SOBRE O EFEITO ÁZARON

Se você é novo por aqui, está no lugar certo! Nesse artigo você encontra tudo – ou quase tudo – que precisa saber sobre o Efeito Ázaron, sua história e seu autor.

O QUE É?

A primeira coisa a saber e também a mais importante: o Efeito Ázaron é um blog de humor! Calma! Não se sinta ofendido por ter lido isso, mas é que já aconteceu de muita gente que lê o Efeito Ázaron – de agora em diante, EÁ – pela primeira vez, achar que se trata de um blog sério e por esse motivo ficam extremamente revoltados com o conteúdo que publico aqui.
Muita dessa confusão toda se deve ao meu jeito de escrever… e confesso que me divirto absurdos de ver pessoas revoltadas! ^^

Aqui você não vai encontrar conteúdo ctrl+c / ctrl+v como em muitos blogs que existem por ai! Esse não é o objetivo do EÁ! Aqui é produzido conteúdo e a qualidade sempre está acima da quantidade, o que faz com que o EÁ não tenha artigos novos todo dia. Gostaria muito de poder escrever todos os dias, mas diante de minha atual situação… é impossível. O normal é um ou dois artigos por semana.

QUEM ESCREVE?

NOME: Jorge H. F. Jr.
IDADE: 33 anos
FORMAÇÃO: Licenciatura em Física, Mestrado e Doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo
UNIVERSIDADE: UNICAMP
OCUPAÇÃO: Pesquisador e blogueiro casual
HÁBITOS ALIMENTARES: X-miojo, nuggets e queijo

PERFIL: Facebook e Twitter

PÁGINA NO FACEBOOK:EÁ no Facebook

GTALK:

COMO TUDO COMECOU?

O blog surgiu em abril de 2007 quando ainda estava me desanimando graduando em Física na UNICAMP. Entrei na faculdade com 19 anos… e adorava Física! Cresci vendo muuuita TV e queria ser como os “cientistas” que via desde pequeno. Construir robôs gigantes, estrelas da morte, raios mortais e bombas atômicas. Mas como sempre o Universo preparou uma pra mim…

O curso de Física, no geral, era extremamente massante, chato e mecanicista. Tudo que você tinha que fazer era resolver listas, listas e mais listas de exercícios – já que as provas são baseadas nelas – e de quebra, você ainda era definido por suas notas. Diferente de tudo que eu podia imaginar sobre como seria o meio acadêmico. Criatividade? Você não precisa disso lá!
Desanimado com tudo isso e passando dificuldades para me manter motivado a continuar a graduação, acabei conhecendo os blogs – por meio de um amigo e começamos um blog de nossa república – e logo peguei gosto pela coisa. Quase que imediatamente depois, criei o Efeito Ázaron!

No começo tudo era bem precário, eu não tinha muito conhecimento sobre sites, hospedagens, blogs, photoshop e tudo mais. Para ter uma ideia, conheça a Evolução dos logotipos do EÁ. Mas com o tempo as coisas foram tomando forma. =D

Outra característica inicial do blog era que nessa época eu escrevia anonimamente. Bem, justamente por estar usando o blog como válvula de escape para toda a insatisfação com a faculdade. Assim eu poderia escrever tranquilamente, sem o medo de alguém da faculdade ou até mesmo um professor ver que eu perdia tempo com isso (é, pra eles seria uma enorme perda de tempo). Então, eu me apresentava como Quase-Físico, mas hoje como já me formei esse nick já não faz mais tanto sentido. Porém, por motivos históricos resolvido contraí-lo para QF e manter assim.

QF ou Jorge? Não faz diferença, vou atender pelos dois… Hehehe…

E por falar em formatura… no final, já com uma boa parte do curso concluída, resolvi desistir do bacharelado em física, pois não via meio de sobreviver com esse diploma (que nem é considerado uma profissão no Brasil) sem ter que ficar preso o resto da vida ao meio acadêmico e suas picuinhas. Acabei indo para a licenciatura em física, onde a ideia de poder ensinar física me pareceu bem mais divertida e promissora… claro, na pior das hipóteses, eu sempre teria um emprego de professor.
Mas mesmo assim, no final das contas, a vontade de fazer ciência foi maior e acabei entrando no mestrado em Ciências e Engenharia de Petróleo. Durante o mestrado também ministrei algumas disciplinas de graduação na UNICAMP (MA141 e MS220). Tão logo concluí o mestrado, fui contratado para trabalhar como pesquisador em um centro de pesquisa. Dois anos depois ingressei no doutorado na mesma área e defendi minha tese em abril de 2016.

HOJE

Hoje o EÁ cresceu, amadureceu bastante e também acredito/espero que não tenha mudado em nada sua essência. Mas isso não quer dizer que não tem mais o que melhorar, tem… e muito!.
Nesse tempo, uma família se formou. Muitos dos leitores do EÁ estão sempre interagindo e comentando cada um dos artigos publicados, seja pelos comentários do blog, no twitter ou no msn, contribuindo muito no desenvolvimento do blog. Tudo que o EÁ é hoje, se deve a essa forte interação. Sim, vocês leitores também tem culpa nisso aqui! ^^

BLOG:

+300 Artigos publicados
+12.500 Comentários

TRÁFEGO:

+1.050.000 Visitas únicas
+1.550.000 Páginas lidas

NA MIDIA:

Entrevista no E-farsas
Citação na Folha Online

 

MAS… O QUE SÃO ÁZARONS?

Pois bem, essa é a temática principal do EÁ: a física dos ázarons. Você nunca se perguntou sobre o azar? Sobre como ele funciona e por que certas coisas que pareciam estupidamente improváveis… simplesmente acontecem? Eu já, e foi assim que surgiu a Teoria dos Ázarons, ou melhor, o Efeito Ázaron:

O Efeito Ázaron é um dos principais fenômenos que integram as famosas Leis de Murphy. Este é caracterizado como um efeito de perturbação nos mediadores de certas forças fundamentais da natureza.

Interessante? Bobagem? Seja lá o que for, se quiser saber mais sobre isso, recomendo a leitura do artigo: O Efeito Ázaron – A definição do azar.

Mas ainda não respondi o que são os ázarons, né? Bem, ázarons são partículas elementares mediadoras de interação azarônica, ou seja, elas são as responsáveis pela manisfestação do azar como o conhecemos e você pode aprender mais sobre suas propriedades no artigo: Mas… o que são Ázarons?

POSTS CLÁSSICOS

Continuando esse tour pelo blog, vai bem uma selação com os melhores artigos, na minha opinião, mais famosos, mais visitados e comentados da história do EÁ. *Os artigos estão em ordem cronológica.

Faça você mesmo seu ACELERADOR DE PARTÍCULAS

Motor Perpétuo de Ázarons

Cantadas de Físicos

Mas… o que são Ázarons?

O Capacitor de Fluxo / Viagem no Tempo

Manual de Segurança no Laboratório

Estrela da Morte

LHC – O Grande Colisor de Hádrons

O Efeito Ázaron – A definição do azar

Projeto HAARP

Minas Terrestres de Ázarons

Mr. Fusion ou Sr. Fusão #1 – A empresa ecologicamente correta!

Desenhos Animados Fisicamente Corretos!

Como invocar os Demônios de Maxwell

Faça você mesmo um LAVA LAMP

Ortonormais Podcast #1 – Rússia

A garota das probabilidades infinitamente nulas

Bósons de Higgs e Martelos

QF deduz: E=mc2

26 coisas que aprendi assistindo animes

Como cuidar de um bonsai

Tempestade solar! Fim do mundo é em 2012

9 jogos que fizeram minha infância

Guia quase-completo para observar OVNIs / UFOs

14 de Outubro chegou! Extraterrestres e Naves aparecem pelo mundo todo!

Amigo Secreto QUÂNTICO

Como construir um intercomunicador usando telefones

Um pato de uma perna só… nada em círculos?

O Guia Ilustrado para Compra de Naves Usadas – Não seja enganado!

PIMP MY BIKE – Saiba como tunar sua bicicleta velha!

Fim do Mundo: E se a Terra parar de girar… AGORA?

+ 12 jogos (de PC) que fizeram minha infância

Um Planeta com manteiga de um lado só sempre cai com esse lado virado para um Buraco Negro?

A grande farsa do Forno de Microondas

Como conseguir filtros polarizadores (sem gastar nada)

Energia eólica é limpa? Nem tanto…

Ivan Vanko – O Físico

Classificações físicas de namoros problemáticos

Qual a poltrona mais segura para se sentar num ônibus?

Sobrevivência e Dinâmica de Supermercados Supercríticos

Experimento: Faça você mesmo uma Borracha Quântica – Parte 1

Guia quase-completo de sobrevivência e etiqueta para abduções

Guarda-chuvas e as Leis de Conservação de Azar

Hologramas feitos em casa

FAQ

As famosas “Perguntas Freqüentemente Perguntadas”. Acho que ter um FAQ é uma boa idéia, já que meu blog não deve fazer sentido para muita gente. *Esse FAQ se encontra sob constante atualização. Qualquer dúvida é só me enviar um e-mail.

1. DE ONDE VOCÊ TIRA TANTA BOBAGEM?
Isso nem minha mãe saberia explicar. Muitos podem definir como estupidez, mas para meu próprio bem mental, prefiro chamar de criatividade. =P

2. VOCÊ PRETENDE PARAR DE ESCREVER UM DIA?
Não sei, acho que enquanto isso for divertido e me fizer bem, não tenho por que parar.

3. TENHO DÚVIDAS SOBRE FÍSICA, POSSO TE ENVIAR UM E-MAIL COM ELAS?
Não, não tiro dúvidas sobre física, a menos que essas não façam o menor sentido físico.

4. POR QUÊ VOCÊ ODEIA TANTO STAR TREK?
Desculpe, não tenho tempo para responder essa pergunta, tenho muito o que estudar e ainda tenho que limpar meus droids.
PS: Do novo filme eu gostei, mas realidade alternativa não conta!

5. VOCÊ SABIA QUE O MCGYVER É FÍSICO?
Sim, por que acha que fiz esse curso?

6. SE VOCÊ APARECER PARA VOCÊ MESMO DIZENDO SER DO FUTURO, VOCÊ IRIA ACREDITAR?
Não! Conhecendo a natureza dos ázarons, sei que qualquer experimento com um nível de complexidade tão alto com minha participação, como viajar no tempo para encontrar a mim mesmo, é improvável de ocorrer sem que o Universo colapse.

7. MAS, VOCÊ JÁ PARA PRA PENSAR QUE VOCÊ TER APARECIDO PARA VOCÊ MESMO PODE TER SIDO POR CAUSA DE UM ERRO?
Colapso em T-10… 9… 8…

8. CARA! A MONTAGEM DO EINSTEIN COM A RPG FICOU DEMAIS! FOI DIFÍCIL FAZER? ME PASSA O PSD?
Que montagem? Esse era um dos principais passatempos dele! Para cada Lagrangeana que ele resolvia, ele ia dar um tirinhos. Ele era bom!
E não, não passo o psd não! =P

9. O ORTONORMAIS PODCAST ACABOU?
Para quem não sabe, este era um podcast humorístico criado por mim e mais 4 amigos blogueiros e foram produzidos 8 episódios. Acabou porque com o tempo esses amigos acabaram desanimando de blogar e também de gravar os episódios. No final, sobrou…. só eu! E bem, monólogos não são nada interessantes, pelo menos eu acho.

10. POSSO SUGERIR UM TEMA PARA UM POST?
Claro! Suas sugestões e participações são muito bem vindas!! Basta entrar em contato via e-mail.

11. QUEM É A FUINHA E POR QUE EU DEVO TER MEDO DELA?
A Fuinha, ou Evil Fuinha, é uma leitora do EÁ que sempre está pelos comentários do blog e que devido as suas ideias um tanto quanto terroristas, megalomaníacas e malígnas… ela começou a ser vista pelos outros leitores como uma super-vilã dos comentários! Portanto, tome cuidado.

12. COMO FAÇO PARA TER UM AVATAR/IMAGEM PERSONALIZADO NOS COMENTÁRIOS?
Isso é fácil, não depende do EÁ e uma vez que você o fez… terá seu avatar em qualquer blog que suporta esse serviço. Basta fazer uma conta no site gravatar.com e registrar seu e-mail. Daí é só escolher uma foto e fazer o upload no site. Pronto! Agora, sempre que você comentar no EÁ ou em outro blog, use o e-mail que você se registrou no gravatar no campo “e-mail” e sua imagem vai aparecer automaticamente. ^^

13. EU TINHA UMA DÚVIDA E NÃO ENCONTREI A RESPOSTA DELA AQUI. O QUE DEVE FAZER?
Guarde-a com você …. hehehe. Brincadeira, se quiser perguntar alguma coisa ou sugerir alguma pergunta para entrar nesse FAQ é só me mandar um e-mail.

Atualizado em 15/07/2016

Theme by Anders Norén