Ham?

Reddit? Reddit.


Há cerca de dois anos eu estava enfrentando alguns problemas na instalação e configuração de um jogo e seus periféricos[1]. Todos os manuais e procedimentos de instalação fornecidos pelos fabricantes foram respeitados e seguidos à risca… e mesmo assim, nada de sucesso. Quando esse tipo de coisa acontece, é natural pensar: Será que sou o único tapado que não conseguiu fazer isso funcionar? Seu próximo pensamento, ainda mais natural que o primeiro, é procurar por casos/experiências semelhantes na INTERNET. Pode-se dizer essa é a solução trivial para os problemas de hoje. Não sabe resolver algo? Procure na internet. Os resultados da sua busca vão te levar a uma dessas situações: (1) Você resolve o problema: Perfeito; (2) Você resolve o problema parcialmente:  Muitos não consideram isso solução, mas… ¯\_(ツ)_/¯; (3) Você descobre que é especial: Você é o único FPD DO MUNDO que tem esse problema[2].

Mas por que esse papo todo? Bem, porque foi assim que descobri o Reddit. Na verdade, sinto que foi uma espécie de redescoberta, pois há um certo teor nostálgico envolvido. O reddit me fez lembrar daquela internet de antigamente… lenta e cheia de gifs animados um Universo de possibilidades, cheio de coisas interessantes a serem descobertas! Eu sei, eu sei, ela ainda é esse Universo todo e muito mais… mas lembre-se, vivemos em um país no qual 55% da população acha que A INTERNET é o Facebook (Link para a notícia).

Mas… o que é Reddit? Como funciona?

O Reddit é um site que produz conteúdo de maneira colaborativa e que se organiza em comunidades, chamadas subreddits. No Reddit, as pessoas podem publicar links com fotos, videos ou notícias sobre qualquer coisa que acharem interessante e pertinente a um subreddit particular. Uma vez publicado seu link, qualquer pessoa do Reddit poderá votar com UP (Interessante e/ou relevante) ou DOWN (Desinteressante e/ou irrelevante) de acordo com o que acharem da sua publicação[3]. Sendo assim, esse sistema de votação faz com que as notícias, fotos e videos mais interessantes fiquem em destaque e com que as tranqueiras não apareçam… Como resultado, quando você entra no Reddit é como se você pudesse ver o que há de melhor sendo discutido naquele momento, ou no mês anterior.. ou no ano anterior, você escolhe.

Mais um detalhe importante sobre o sistema de votação: ele é anônimo. Ninguém sabe quem deu UP e quem deu DOWN… Ou seja, no Reddit você nunca terá problemas com aquela sua tia ou avó que fica reclamando que você não ama elas por que você não curtiu todas as publicações delas. Ainda sobre anonimato, não existe perfil… pelo menos não como em uma rede social usual com sua foto de perfil, seus álbuns de fotografias, seus gostos e as comunidade que você curte. Você não tem nada disso no Reddit… e isso é ótimo! O foco todo é em conteúdo. Ninguém vai saber quais subreddits você segue ou mesmo quem é você. A maioria dos perfis são anônimos… as pessoas falam o que querem, sobre qualquer assunto, sem medo algum. Claro, se elas falarem muita m*rda, existem moderadores que limpam toda a sujeira.

Além disso, diferente do facebook (e similares) que te apresenta uma linha do tempo composta das coisas que seus “amigos”[4] curtem e publicam, a linha do tempo do Reddit é composta por publicações de tópicos do seu interesse! SEU! E é você quem escolhe! Mas fique esperto, quando você faz o cadastro no Reddit, ele te inscreve em vários subreddits famosinhos… dê uma olhada nos que te interessa e exclua os outros. Depois, liberte sua mente e comece a pesquisar por subreddits de tópicos do seu interesse… Com o passar do tempo, sua linha do tempo vai ficar cada vez mais com sua cara.

Ok, se você está cético e quer ter uma ideia do que você pode encontrar no Reddit… vamos a alguns exemplos: Vamos supor que você é um amante de capivaras! Isso capivaras! Será que existe um subreddit pra elas? Claro, /r/capybara/. Agora, você curte ficar discutindo filmes e acha que poderia ter feito melhor que o diretor/roteirista, tem um reddit sobre isso /r/fixingmovies/. Se você está triste e acha que um desenho de dinossauro poderia te animar, /r/dinosaurdrawing/. Talvez um animalzinho bonitinho? /r/aww. Ok, que tal comer uma macarronada (/r/pasta/) enquanto você assiste um filme de Segunda Guerra Mundial indicado pelo /r/warmovies/? Hum.. talvez algo mais picante, como… insetos fazendo sexo? /r/insectsex. E se você quiser passar o tempo construindo algo? /r/diy/ e /r/diy_tech. Que tal construir um computador novo? /r/buildapc. Que tal discutir sobre aquela conspiração alienígena? /r/conspiracy/. Tem dúvidas sobre relatividade geral? Pergunte no /r/askscience/ ou /r/physics/. Acho que deu pra entender né? Esse é o Reddit… discussões sobre os assuntos mais banais até os mais sérios. E se você não achou o que queria por lá, faça você mesmo um novo subreddit!

Agora a parte ruim… O grande ponto fraco do Reddit, na minha opinião, é a interface. A interface dói, é tão ruim que chega a doer! Porém, nem tudo está perdido, existem add-ons e extensões que alteram a interface do Reddit. Mas não recomendo nenhum deles, pois todas que encontrei tinham termos de privacidade extremamente invasivos (mimimi). Minha sugestão é usar o Reddit no celular. O app oficial dele é muito bom e tem uma interface muito superior a essa daí de cima..

É isso pessoal! Se você já conhecia o Reddit… tem algum subreddit pra me indicar? Se você não conhecia, experimente.. vale a pena!

=/

Notas do autor:

[1] O jogo e os periféricos em questão não importam agora, mas fiquem tranquilos, vou falar deles em um artigo futuro.
[2] Se não achou nenhuma solução na internet… existem questões éticas associadas a essa situação. Já parou para pensar que talvez, seja seu destino resolver o problema e publicar a solução na internet?
[3] É importante mencionar que não se deve confundir o UP com o famoso Curti do Facebook. Não é a mesma coisa. Veja esse exemplo: Alguém publica uma notícia que trata de um desastre áereo. Um avião com todos os membros de uma comissão que iria assinar um tratado de paz permanente no oriente médio cai em cima de um hospital veterinário especializado em tratar bebês pangolim com câncer na Etiópia. Você clicaria em “Curti”? Como você iria dormir sabendo que clicou em curtir nessa notícia? Seu monstro(a)! Viram? O UP é mais adequado, ele diz: dê destaque a essa notícia, ela é importante e merece ser discutida. ;) Não quer dizer que você gostou ou não gostou.
[4] Quantas amigos do Facebook são de fato seus amigos? Quantos publicam conteúdo que você considera interessante ou relevante?




6 especialistas já comentaram!

  1. Robson

    Prefiro o 55chan.

  2. Johnata Brayan

    Ah Reddit, que belo lugar! Foi minha rede social preferida durante muito tempo. Hoje diria que é a minha segunda. Conhece o Imgur? As pessoas geralmente o conhecem como um site pra hospedar imagens, mas se você procurar direitinho lá dentro você encontra um rede social que pode ser razoavelmente descrita como “um Reddit de imagens”. Ainda entro bastante no Reddit pra me informar e ver “como se encontra o mundo”, mas o Imgur é o lugar onde entro pra matar o tempo, ver memes e fazer parte de uma comunidade sui generis na internet.

  3. QF

    @Robson Não conhecia…

    @Johnata Brayan Conheço sim! =D Boa parte das imagens postados no Reddit são dai… Dica: Se você quer um “Reddit de imagens”, entre no endereço do subreddit que você quer e coloquei um p depois do reddit. Vc tem um slideshow das fotos postadas naquele subreddit. Exemplo: http://redditP.com/r/missileporn/

  4. AH /r/insectsex/! Que bom que eu faço Biologia, ai tenho desculpa para entrar nesse sub! <3

  5. Ja usei muito, hoje em dia acesso de vez em quanto, só para ver como anda as coisas por la.

  6. Sempre acessava o 9gag … Vou conhecer o Reddit agora :D minha esposa vai… Me odiar para sempre por ficar rindo para a tela do celular… De novo…

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén