Científico

O Fim do mundo e a inversão dos pólos magnéticos da Terra


Predições sobre o fim do mundo vem e vão e a grande maioria delas não passa de subprodutos da mente insana de alguns indivíduos. No entanto, algumas predições representam sérios riscos à humanidade. Recentemente passamos por um evento cataclísmico dessas proporções, era a Profecia Maia de 2012 (Para saber mais sobre isso, clique aqui).

calendariomaia
Versão original, de 829d.C., de um calendário Maia
na página do Juízo Final.

Felizmente o mundo não acabou, mas não por um erro de predição! Não, não! O mundo simplesmente não acabou porque fomos capazes de intervir a tempo, um ritual foi necessário para perpetuar a vida na Terra. Esse ritual foi realizado no dia 21/12/2012 e envolveu o sacrifício de crianças durante uma partida de paintball em uma cerimônia para celebrar a união de um pato e uma fuinha. A humanidade esteve a beira da extinção, mas interviemos.

Segundo informações divulgadas recentemente, novamente nos encontramos próximos a outra catástrofe! Um fenômeno geofísico conhecido como inversão geomagnética está para acontecer. Na verdade, ele já está acontecendo há cerca de 150 anos…

Mas o que isso quer dizer? O_o

Quer dizer que os pólos magnéticos de Terra estão trocando de posições. Isso significa que depois dessa transição, sua bússola que antes apontava para o norte, que na verdade era um polo sul magnético, agora irá apontar para o sul, que virou de fato um polo sul magnético. =D Em termos de tempo geológico essas mudanças são mais comuns do que você pode imaginar. Na média, temos uma inversão de polaridade a cada 450.000 anos, podendo levar entre 1.000 e 10.000 anos para a troca efetivamente acontecer. A última delas ocorreu a 780.000 anos atrás[1]… É, estamos meio fora da média, mas médias são isso ai.

Ainda não sabemos ao certo as causas dessas inversões, alguns cientistas acreditam que se trata de um fenômeno em conformidade com a teoria do dínamo ou geodínamo, teoria essa que tenta descrever como os movimentos de rotação e convecção de fluidos condutores (ferro) do núcleo exterior em torno de uma bolota incandescente de níquel e ferro do centro do nosso planeta geram campos magnéticos. Outros acreditam que fatores externos causam essas inversões, eventos como: A) O afundamento de placas tectônicas, que podem interromper os movimentos de fluidos em torno da bolota; B) Grandes impactos com outros corpos celestes, que perturbam os fluidos em torno da bolota; C) Contrabando de imãs de neodímio-ferro-boro da China, pois essa redistribuição de material magnético pelo planeta incomoda muito os fluidos em torno da bolota. D) Alienígenas, que querem nossa bolota.

Certo, mas por que eu tenho que me preocupar com isso?

Porque durante a inversão a intensidade do campo magnético da terra pode sofrer reduções drásticas! Logo abaixo, temos uma simulação que mostra o que acontece com as linhas de campo magnético de terra durante a inversão. Essas linhas formam o que os cientistas chamam de magnetosfera e ela tem uma função particularmente importante para nós: ela nos protege do vento solar e dos terríveis raios cósmicos.

inversaopolar
Linhas de campo magnético da Terra antes e durante a inversão geomagnética.
A imagem do depois, achei melhor não publicar…

Filtro solar não adianta! Estamos falando de radiação da pesada, daquela que pode fazer maravilhas com seu DNA e te dar super-poderes! =/ Portanto, nada de sair de casa para ficar olhando auroras[2], pois veja o que acontece quando uma pessoa é atingida por uma raio cósmico: Link (Atenção, cenas fortes).

Além dos perigos a nossa saúde, a inversão também pode afetar o funcionamento de satélites, comunicações por rádio e provocar apagões (nada que não estejamos acostumados). Estejam preparados[3]! Minhas recomendações são, encontre/faça um bunker, estoque água e comida (dê preferência para as que tem longos prazos de validade como miojo e baconzitos) e baixe o máximo de séries que conseguir… Lembrem-se de depois do evento… sul é norte, norte é sul, esquerda é direita de que vem e direta é esquerda de quem vai. Caso fique perdido, tenha sempre um mapa atualizado para consultar (logo abaixo) e não se esqueçam de inverter todos os bits dos seus dados no dia 29 de julho (0 vira 1 e… Ah, vocês entenderam).

novaordemmundial
Terra depois da inversão dos pólos magnéticos. Encontre mais
mapas como esse em upside-down-maps.com

É isso! Boa sorte a todos!

=/

Notas do autor:

[1] Houve uma inversão completa (S->N->S) por volta de 41.000 anos atrás, chamada Evento Laschamp. Mas como foi e voltou pra mesma coisa rapidinho, quase ninguém liga… Só o Laschamp.
[2] Boreais? Austrais? Equatoriais? Não sei, vai estar a maior zona mesmo…
[3] Porque acham que tirei férias? Um mês antes do “fim do mundo”… Pensem nisso…




42 especialistas já comentaram!

  1. PokerChemist

    Eu estou mais preocupado com o lançamento de Pokémon GO no Brasil que a inversão dos polos, afinal eu me perco a duas esquinas de casa com os polos do jeito que estão (sério, quando acho o caminho de casa eu falo tipo “Eu estava aqui o tempo TODO?”), então não vai mudar nada pra mim. :/
    Notas do comentarista:
    1- Dizem que Baconzitos duram pra sempre, vou comprar um hoje e guardar para o próximo evento de fim do mundo (se nenhum raio cósmico me transformar em uma pilha de matéria orgânica úmida).

  2. Ainda estou decidindo… se ficarei escondido por todo o evento, ou darei uma chance ao caos… e tentarei obter super poderes.

  3. Caio

    Não interessa o prazo de validade, miojo e baconzitos (cebolitos também) não duram uma semana aqui em casa…

  4. Faok

    Péssimo padrinho que não sabe a data do casamento………… -.-‘
    Tá errado ali…
    Tudo bem… 211 212 parece um conjunto números muito estranhos para lembrar mesmo…

    Aliás… Já comprei o queijo para conter a fúria da fuinha no dia do aniversário dela, então esse próximo cataclisma não ocorre na data indicada…
    =P

  5. Evil Fuinha

    Meu casamento ja salvou o mundo uma vez, agora vou destrui-lo no dia do meu aniversário!! Muaaaahhahahaha

    @faok MAIS QUEIJO!!!!!

  6. QF

    Dislexia vale como desculpa?

    Huhuhahuahua… putz, errei mesmo! Mas já corrigi, uma data como essa não pode ficar errada…

  7. QF

    Só agora me toquei… dias 21/12 e 29/07. Que medo!

  8. QF

    Mas a solução é muito simples! É só comprar a uma taxa maior do que se pode consumir. =P Huhhuahuahuahua

  9. QF

    Eu dia que é 50-50…

  10. QF

    Nesse caso, acho melhor ficar em casa mesmo, o sinal de GPS não vai ser muito confiável…

  11. Elaisyun

    Talvez seja aqui que as histórias da marvel viram realidade! Poucos irão se aventurar fora de casa, esses poucos se tornarão mutantes e as outras pessoas terão preconceito dessas. Ou o jogo Fallout vira realidade…

  12. Marlene Costa

    Tecnicamente já somos mutantes. O máximo que pode acontecer é desenvolvermos teratomas, eles se tornarem sencientes e exigirem pensão alimentar ou emancipação.

  13. QF

    Pesquisei o que são teratomas…. acho que vou ter problemas pra dormir. =/

  14. Ruvânia

    Então, o QF voltar a escrever é indício do fim do mundo? Eu sabia, alguma coisa estava me dizendo: QF publicou de novo, corra para as colinas! :(

  15. Johnata Brayan

    Na parte de baixar o máximo de séries possível, não se esqueçam de armazená-las em um SSD e não em um HD, para não terem problemas com informações perdidas em HDs desmagnetizados por raios cósmicos. Película cinematográfica também é uma opção, um pouco mais cara, mas bem mais elegante, hehehe.

  16. QF

    Só tem que ficar esperto que algumas dessas películas são altamente inflamáveis… Heheheheh…

  17. QF

    O fim está próximo… wooooooo…….

  18. Raphael Barboza

    Faltam 2 dias!!! Só gostaria de agradecer a todos pela vida, agradecer minha família, e a minha professora de biologia do 1º ano.

  19. QF

    Bora fazer a vigília do fim do mundo na sexta-feira? =D

  20. Raphael Barboza

    Fecho, eu levo lasanha. Afinal… é o fim do mundo… merecemos lasanha…

  21. QF

    Fechado!!! Huhahuauhhuaa…

    Epa, espera… é bolonhesa né? =D

    Fiz um evento no facebook, a Vigília do Fim do Mundo! Confiram: https://www.facebook.com/events/1127689087277110/

  22. Makoto Bakura

    Oh, céus! Já é dia 30 e o mundo não acabou…
    Mais um Fim do Mundo equivocado… Quem diria, não?

    Acabarei ficando depressivo com tantas decepções assim na vida u.u
    Mas… Hmm… Pensando bem, o mundo não ter acabado tem seu lado positivo…
    Poderei assistir Dr.Estranho e Rogue One… E ler mais gibis… E assistir os episódios restantes de Grande Hotel com a mamãe… E aumentar o level dos meus heróis no joguinho de celular… E comprar o novo jogo de South Park… E Civilization 6… E os jogos novos do Sonic…

    É… Acho que foi melhor o mundo não ter acabado mesmo
    Que bom que dessa vez a taxa de ázarons foi inferior à de… Qual o oposto dos ázarons? Os sórtons? o.O

  23. Makoto Bakura

    Hmm… Acho que eu deveria ter postado meu comentário anterior por aqui, não respondendo o último da lista… Bom, agora já foi

    A propósito, por que eu não posso responder meus próprios comentários? Isso é preconceito… Não posso fazer um monólogo, respondendo a mim mesmo! Como vou me auto-contrariar a mim mesmo se não tenho como responder minhas próprias respostas? u.u

  24. Makoto Bakura

    Hmm… Nesse comentário eu posso me responder, mas no outro não…

    Será que tem um limite de respostas e eu fui o último antes da cota ser atingida? Ou será que é aleatório? Joga-se um d20 e dependendo do resultado, posso responder ou não… Ou então o site analisa meu comentário e se aprovar e julgar oportuna uma resposta, permite-a… Se não gostar do que escrevi, proíbe a resposta! Talvez eu não tenha podido (será que isso tá conjugado certo?) porque escrevi o comentário no lugar errado… E agora que escrevi no certo, pude responder… Ou então o sistema de atendimento ao cliente é muito eficiente e já atualizaram o site pra que eu possa responder depois que reclamei de não poder fazê-lo! o.O

  25. Raphael Barboza

    Existe um limite de até 3º nível para replicação de comentários =P, por exemplo, agora… ninguém pode me responder uahsuahsuhasua.

  26. Raphael Barboza

    Droga… o mundo não acabou, e eu “vendi” todas as minhas coisas e troquei por plástico bolha =/…. O que eu vou fazer com plástico bolha sem um apocalipse?

  27. Faok

    Será que não?

  28. Faok

    Aparentemente eu respondi a mim mesmo em mais que 3º nível…

  29. Faok

    Você conhece a iniciativa Jackass?

  30. Faok

    Acho que é o 5º nível…
    Pelo menos é o que bloqueia aqui pelo celular…

  31. QF

    Uma vez comprei vários metros de plástico bolha pra uma ex-namorada minha… ela adorou! Ficava rolando em cima dele e estourando bolhas! HUuhauhhauhuahua #ficaadica

  32. QF

    @Makoto Certo… O mundo não acabou, mas não vamos fazer disso o fim do mundo, ok? Huhuhahuauha
    É, o jeito vai ser arrumar algo interessante pra se fazer! Mas vc já falou um monte de coisa boa, Dr.Estranho, Rogue One, Sonic, South Park… Pelo menos vai dar pra matar o tempo. =D

    E não, não existem sórtons… Hunf! O que existe é ausência de ázarons.

    OBS: Meu, fiquei muito confuso com essas respostas em nível misturadas!

  33. QF

    É essa a regra, até o 5º nível, mas gostei daquela que o Makoto sugeriu “Joga-se um d20 e dependendo do resultado, posso responder ou não… “

  34. Caveira

    O mundo não acabou… Mas isto não significa que não vai acabar… E na eventualidade da ocorrência de um fenômeno geomagnético, a possibilidade de sermos atingidos por poderosas descargas eletro magnéticas É MUITO REAL!!!
    Mas e daí? Daí que pulsos eletro magnéticos (PEMs) simplesmente FRITARIAM todos os dispositivos eletrônicos do planeta, remetendo-nos à idade média…
    Sugiro iniciar imediatamente pesquisas à respeito de construção em adobe (a técnica, não a companhia…), arqueria primitiva e metalurgia ancestral, para poder prover casa, comida e ferramentas.
    Eu estou tranquilo: já domino todas estas técnicas, MUAHAHAHAHAHA!!!!

  35. QF

    @Caveira A publicação de setembro* estará diretamente relacionada a esse seu comentário! Sobrevivência em primeiro lugar…

    * Sim, já tenho vários posts na manga e vou soltando aos poucos…

  36. Caveira

    @QF, precisando de material de apoio para a publicação sobre sobrevivência, tenho farto material disponível…

  37. Caveira

    E sim… Aquelas “pedras brilhantes” no final são exatamente o que você está pensando…

  38. Evil Fuinha

    Cade o proximo post???

  39. QF

    @Caveira Muito legal o video! Assinei o canal do cara e vou melhorar minhas chances de sobreviver… heheheheheheh

    Sobre ajudar no post, estou pensando em maneiras de tentar fazer o pessoal participar ou até mesmo publicar textos aqui… mas ainda não sei como fazer isso… Pensando…

    @Evil Fuinha Está chegando… =P

  40. marcelo

    A gente procura uma posição discutível sobre o tema, e se depara com essa asnomalia. Perdem o tempo de vcs deixando os brasileiros ainda mais burros.
    Disponham.

  41. QF

    @marcelo Não entendi… você não queria algo discutível? =/

    De nada! =D

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén