Videos

#7 Seleção de Videos – Como os helicópteros funcionam


Sim! Sim, eu sei… faz tempo que não publico nada. Mas vamos deixar os mimimis de lado e ir para o que interessa: os videos!! =D Recentemente topei com os videos desse sujeito, o Destin, e fiquei impressionado com a clareza com que ele apresenta diversos assuntos interessantes… um deles em particular, sobre helicópteros, me chamou muita atenção e gostaria de compartilhar com todos vocês! ^^

Os videos estão em inglês. Então… se você entende inglês, manda ver logo no play!! Agora, se você não entende, fiz um resuminho de cada um dos videos e acredito que se você acompanhar os dois, dê pra pegar as ideias principais.

19) CONTROLES DE UM HELICÓPTERO 101

 
No primeiro video dessa série ele só mostra um helicóptero RC fazendo acrobacias… Então, pulei ele! Já que é no segundo video que as explicações começam a aparecer. Nesse video Destin procurou saber como um helicóptero se mantém estável e controlável no ar. A primeira, e talvez mais básica, pergunta é por que o corpo do helicóptero também não gira no eixo do rotor? [1] Bem, acho que maioria das pessoas consegue responder essa… ele não gira por que existe um pequeno rotor na cauda dos helicópteros [2] que gera uma força contrária à rotação do rotor principal. Moleza!!

Mas e os outros controles? Como um helicóptero é controlado durante o voo? No video ele mostra como isso é feito modificando o ângulo de ataque das pás do rotor de forma cíclica (ou seja, mudando o ângulo das pás só em uma direção específica do ciclo de rotação) ou coletiva (quando o ângulo de todas as pás é modificado por igual). No caso de uma mudança coletiva, no ângulo de todas as pás, o helicóptero sobe ou desce [3] e para as mudanças cíclicas, pode-se fazer o helicóptero inclinar pra frente, pra trás e para os lados. Não entendeu? Assista o video que fica mais fácil…

20) VOANDO DE CABEÇA PARA BAIXO

 
No terceiro video ele mostra todos esses controles em ação – inclusive fazendo o helicóptero voar de cabeça para baixo – usando videos em slowmotion e também com uma câmera montada bem na traseira do helicóptero, permitindo que você veja os controles sendo passados para as pás do rotor durante o voo.

21) CONTROLES DE UM HELICÓPTERO 202

 
Se você achou que deu pra entender tudo com o primeiro video… está enganado! Agora é que as coisas complicam! Imagine que você queira fazer o seu helicóptero se inclinar para frente, como você faria? Se você pensou algo como “mudar o ângulo de ataque das pás do rotor quando estas estiverem paralelas ao corpo do helicóptero para gerar mais sustentação na traseira e menos na dianteira”, sinto muito… você errou!!

A resposta para isso é meio contra-intuitiva. Mas vamos lá… o rotor de um helicóptero pode ser entendido como um disco em rotação, um giroscópio, e sendo assim… ele está sujeito ao efeito da precessão giroscópica. Ela diz o seguinte: se uma força é aplicada a um giroscópio, o efeito dessa força acontecerá 90° após o ponto de aplicação da força (na direção da rotação). Portanto, para inclinar o helicóptero para frente é necessário mudar o ângulo das pás do rotor quando ela ainda está ortogonal ao corpo de helicóptero. É estranho mesmo! Se você não se convenceu, confira no video os experimentos que eles fizeram para demonstrar esse efeito [4].

Acabou? Não, o tal Destin produziu mais videos sobre helicópteros [5] e outros assuntos igualmente interessantes… eu recomendo todos! Confiram o canal dele no youtube (link), vale a pena.

Espero que tenham gostado dessa indicação! Abraços.

=/

Notas do Autor:

[1] Rotor de um helicóptero são aquelas pás longas que giram na horizontal logo acima do corpo do helicóptero. Ele é o componente responsável pela sustentação e também pelo controle do helicóptero em voo. Não confunda rotor com as hélices de um avião, são coisas diferentes!
[2] Existem helicópteros sem rotores na cauda: 1. Helicópteros equipados com um sistema chamado NOTAR (link). No final das contas, o NOTAR é só uma forma diferente de gerar uma força contrária na cauda. 2. Helicópteros equipados com dois rotores principais girando em sentidos opostos, o que anula o torque efetivo sobre o helicóptero. Estes podem ser de 3 tipos: Coaxiais, quando os dois rotores giram no mesmo eixo. Exemplos: KA-52, KA-50; Entrelaçados, quando os dois rotores giram em planos que se cruzam. Essa configuração é muito pouco convencional e foi utilizada em um dos primeiros helicópteros. Exemplos: Fi282, HH-43; Tandem, quando os dois rotores estão montados em posições diferentes do helicóptero. Exemplo: CH-46.
[3] O helicóptero controla sua altitude modificando o ângulo de ataque das pás e não girando as pás mais rapidamente. A pás do helicóptero estão sempre girando na mesma velocidade.
[4] Se você ainda não se convenceu… pegue papel, lápis e um bom livro de física clássica. Procure o capítulo sobre “coisas que giram” e testemunhe o terror!!! Acredite, se existe um inferno… ele gira!
[5] Coisas como: É possível pousar com segurança em um helicóptero com o motor desligado? E também videos em que ele substitui as pás do rotor por lasers para ver melhor o efeito das mudanças cíclicas e coletivas.




75 especialistas já comentaram!

  1. Fuinha

    Yeeeee!!
    talvez agora eu melhore a minha capacidade de dirigir aeromodelos de helicopteros!!!

  2. Caveira

    @QF, quem é vivo sempre aparece… No seu caso, morto-vivo…
    Como está a preparação da defesa?

    @fuinha, aeromodelos de helicóptero podem até salvar a tua pele, para uma eventual fuga. Mas tenho uma bateria antiaérea de tamanho adequado para abater estes brinquedos. Portanto CUIDADO!

  3. Caveira

    @fuinha, acabei de adquirir um brinquedinho extra para caso você tenha ideias malévolas utilizando aeromodelos de helicóptero: http://www.youtube.com/watch?v=SNPJMk2fgJU

    Comprei o protótipo e eliminei o projetista. Assim o projeto agora é meu! EXCLUSIVO!!!

    MUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  4. QF

    @Fuinha Será????? =o

    @Caveira É! Estou na correria da defesa e também correndo pra preparar tudo pra um congresso na semana que vem. Vou marcar a defesa pra começo de agosto!! =o

    Eu quero um quadricóptero com metralhadora!!! =D Fica a dica de presente de aniversário! Huhahuahuahuuah mas o video parece fake… =(

  5. Buzina

    @Caveira Os vídeos do Professional Russian são os melhores do youtube, na minha opinião. Vale a pena conferir o canal dele. O meu preferido é o que ele entra com um tanque no drivethru do mc donalds…

    @QF …cara, estranho pq faz mto tempo que não entro no blog, aí agora há pouco pensei “será que tem atualização?!” Mandou bem nos helicopteros!

    Abraços

  6. Caveira

    @QF, não é fake não (apesar de ter uma ediçãozinha básica…). O russo é totalmente insano e desmiolado! E cria uns brinquedos muito show.

    @Buzina, concordo contigo. O canal do cara é o que há!

  7. Buzina

    Pessoas, tenho que me corrigir!
    O Professional Russian é o 2o melhor canal do youtubiu… hj conheci o “Marcelinho lendo contos eróticos”! É de rachar de dar risada! Faz mto tempo que não vejo coisa tão engraçada! Acho que passou o FPS Russia na “The Horn’s List of Youtube Channels” =P

  8. Faok

    @QF – QF malvado… ¬.¬*

  9. Code

    Zombies… Zombies everywhere… xDD

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5802429-EI8141,00-Nova+droga+pode+ter+motivado+caso+de+canibalismo+em+Miami.html

    Salvem suas vidas! Corram para os Helicopteros…! xDDD

  10. Code

    @TODOS

    O Sisitema de Gerenciamento Azarônico do site não marcou coretamente toda a URL que colei acima xDDD Assim sendo, para acessarem corretamente o link, copiem todas as duas linhas acima (e não somente cliquem no “link parcial” criado).

  11. Code

    @QF

    Se você continuar MIA desse jeito, vão todos fugir de helicóptero daqui :P

  12. Faok

    @QF – QF malvado… =P

    @Code – O QF está AFK… não está MIA…

  13. Code

    @Faok,

    Eu achava que ele estava KIA-BNR, mas quis ter esperanças de que seria somente um MIA xDDDD

  14. code

    Lurkers… lurkers everywhere… flying Helicopters… xD

  15. Code

    De interesse dos lurkers… olha o que achei por ai na “Livre Iniciativa DIgital”!

    http://goo.gl/WsRJj

    :x

  16. Code

    É verdade o que eu soube através de meus Batalhões METAL?

    Todos no EA estão MIA?

    o___O

    Eu ganhei a guerra como único membro sobrevivente da AAF (Aliança-Anti-Fuinha) por W.O.?

    O___o

    Só sobrou eu e as baratas (e os helicópteros)…? xDDDD

    ó___Ò

  17. METAL

    E nós, os Batalhões Metal.

  18. Code

    E agora que todos se foram, o que vamos fazer para nos divertir? O___o

  19. METAL

    CODE.

    TODOS OS BATALHÕES METAL ESTÃO PEDINDO PERMISSÃO PARA PASSEAR DE HELICÓPTERO.

  20. Code

    Permissão concedida, Batalhões Metal! :)

    Boa diversão :D

  21. Code

    Aproveitem e bombardeem a casa da @Fuinha e do @Faok, que podem ainda estar escondidos por lá. Vocês já tem o endereço.

    xDDD

  22. METAL

    ORDEM RECEBIDA.

    INICIANDO OPERAÇÃO.

    ALVO PRIMÁRIO: RESIDENCIA DOS RESILIENTES

    – FAOK
    – FUINHA

    MISSÃO DESTRUIR.

    PEDINDO PERMISSÃO PARA USO DE 01 OGIVA NUCLEAR DE 10kTON.

  23. Code

    Batalhões Metal: Permissão negada!

    Os cidadãos daquela cidade não tem culpa dos resilientes viverem entre eles. Destruam apenas a residência oficial dos alvos, sem atingir os inocentes (e suas residências) à volta.

    Liberado o uso de Napalm e armamento leve.

    (mas tudo bem… levem umas 5 ogivas de 10kTon só por precaução…)

    xDDDD

  24. METAL

    CODE.

    AFIRMATIVO.

    INICIANDO OPERAÇÃO.

  25. Caveira

    @Code, mande o Esquadrão Metal se apresentar em Brasília, pois tenho algumas novas armas que gostaria que eles testassem. Como vão fazer um ataque mesmo…

    Estou aguardando no bunker 6

    QAP/QRV

  26. Code

    @Caveira,

    Tenho ao todo 200 BATALHÕES METAL, cada qual com 1000 unidades funcionais de ataque. Normalmente quando precisamos fazer um ataque desse tipo (uma cidade), mandamos apenas 10 Batalhões Metal por alvo. Eu já mandei um deles para atacar a casa daqueles dois resilientes, por isso ainda faltam 190 BATALHÕES METAL “ociosos” (ou brincando de passear de helicóptero) xDDD

    Mas como é um pedido seu, e o motivo (provavelmente) é para ajudar a limpar o Centro do Caos desse país (Brasília), vou mandar 80 Batalhões Metal completamente armados xDDD

    E, além da farta gama de armamentos “divertidos” que cada unidade/pelotão carrega, cada Batalhão também terá à disposição — como armamento especial — 20 ogivas nucleares de 10MTon. Então você terá 1600 ogivas para brincar ai por Brasília xDDD (…só uma já é suficiente pra destruir Brasilia “pela raíz”, mas é sempre bom ter “reservas”…)

    xDDDDDD

    Então, além das armas que você vai fornecer para eles testarem, estou mandando muitos outros brinquedos divertidos para apreciação…

    MUAAAAAHUAHUAHUAHUAHUA®

    Eles estão temporariamente sob seu comando xDDDD

    Divirta-se

    @BATALHÕES METAL

    Novas ordens:

    – 80 Batalhões completamente armados a disposição temporária (inclusive de comando) do @Caveira
    – Cada batalhão deverá partir completamente equipado.
    – Cada batalhão terá como extra 20 ogivas nucleares de 10MTon (uso restrito)
    – Partida imediata
    – @Caveira aguardando no Bunker 6

    Assimilar ordens!

  27. METAL

    CODE.

    ORDENS ASSIMILADAS.

    DESTACANDO 80 BATALHÕES PARA AÇÃO IMEDIATA:

    – BATALHÕES COMPLETAMENTE EQUIPADOS
    – EXTRA: 10 OGIVAS DE 10MTON DE USO RESTRITO POR BATALHÃO
    – COMANDO TEMPORÁRIO DOS 80 BATALHÕES METAL PELO HONORÁVEL @CAVEIRA
    – PARTIDA IMEDIATA
    – PONTO DE ENCONTRO: BUNKER 6

    INICIANDO OPERAÇÕES

  28. Caveira

    @Code, passando rápido só para comentar que as novas armas estão se mostrando bastante eficientes. Uma pena que o casal maléfico não foi encontrado em sua residência (que foi adequadamente reduzida a cinzas). Mas os esquadrões Metal que você me enviou continuam buscando os meliantes.

  29. Code

    @Caveira,

    Você finalmente conseguiu infriltar alguns integrantes dos Batalhões METAL na FAB durante a cerimônia de troca da Bandeira?

    xDDDDDDD

    http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/07/caca-da-fab-em-voo-rasante-destroi-fachada-de-vidro-do-stf.html

    Fique sabendo que eles adoram passer de caça em MACH 2 a baixa altitude xDDDDD

  30. METAL

    CODE

    CAÇAS MIRAGE F-2000 SÃO EXTREMAMENTE LIMITADOS E LENTOS.

    PEDINDO PERMISSÃO PARA USAR NOSSOS PRÓPRIOS CAÇAS PARA SOBREVOAR BRASÍLIA A BAIXA ALTITUDE EM MACH 5

  31. Caveira

    @METAL, não sei se é uma boa ideia… Conseguimos jogar a culpa no pessoal do Cindacta, mas se utilizarmos nossas próprias aeronaves vai dar na cara e vamos ter que arcar com os prejuizos.
    Vamos efetuar alguns ataques na Síria, onde alguns dos meus espiões me garantiram que encontraram pistas de mustelídeos.

  32. METAL

    HONORÁVEL CAVEIRA.

    ORDEM ASSIMILADA.

    INICIANDO OPERAÇÕES ANTI-MUSTELÍDEOS NA SÍRIA.

    DESLOCANDO 40 BATALHÕES METAL PARA AS COORDENADAS-ALVO.

    40 BATALHÕES PERMANECEM EM AÇÃO, A SUA DISPOSIÇÃO, EM BRASÍLIA.

  33. Code

    Zombies… Zombies everywhere… [again +2] :/

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/07/mulher-sofre-ataque-canibal-de-motorista-bebado-na-china.html

    Pessoal! Se tiverem que encarar o Apocalipse Zombie sozinhos e precisarem se armar, sugiro a AA-12 :D

    [CODE SEAL OF APPROVAL] :D

    Essa arma faz com que todos tenham o mesmo sentimento: “F*CK RELOADING” xDDDD

    Vejam alguns vídeos legais:

    http://goo.gl/r5y1M

  34. ZiON

    Eu adoro helicópteros. Adorei os videos, QF. rs.

  35. DukeGod

    Pow QF? Nenhuma noticia do Boson de Higgs ainda?

  36. Faok

    @DukeGod – O Boson colidiu com o modem do QF e ele está temporariamente incapacitado de postar… Apenas por causa do deslumbre… XD

  37. Code

    A melhor tirinha até o momento sobre o Bóson de Higgs… xDDD

    http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/05/17/humor.htm?abrefoto=40#fotoNav=41

    Impagável xDDD

  38. Code

    @ZiON

    Ótima piada com o Bóson de Higgs xDDD

    Mas pelo que parece ele não está mais perdido… xDDD Já podem retirar esse cartaz de “Desaparecido…” xDDD

  39. Code

    @ZiON,

    Acho que poderíamos recriar esse cartaz, só que agora para tentarmos encontrar o @QF

    Detalhes do cartaz:

    – Responde por “Quase-Físico” mesmo já tendo se (re-)formado.

    – Atrai espontaneamente “Partículas Azarônicas” para si próprio (e ainda reclama).

    – Tem medo de “patos”, pavor de “mustelídeos”, e horror (quase-morte) de “ornitorrincos”.

    – Possui TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) por terremotos e sai para caçá-los mundo afora.

    – Ultima vez que foi visto estava limpando uma tubulação do acelerador de partículas do CERN (sim, faxineiro-físico contratado recentemente pela instituição), momentos antes do início dos testes com potencia máxima que possibilitaram a identificação do Boson de Higgs…

    xDDDD

  40. Code

    Para ser mais exato, poderíamos criar um cartaz para cada “desaparecido” aqui no EA xDDDD

    E a culpa dessa “proliferação desenfreada de Lurkers” é única e exclusivamente do @QF

  41. DukeGod

    Pooow, a armadura do mal aqui nunca botou medo no coração do QF?

    Deviamos espalhar esses cartazes na cidade natal do QF, alguem lembra qual é?

  42. Caveira

    Nosso departamento de pesquisas acabou de entregar a mais nova versão do Quadcoptero, agora rebatizado de QuadCATcoptero: http://www.youtube.com/watch?v=5Kslv7l75jQ&feature=player_embedded

  43. Makoto Bakura

    Depois de um longo tempo sem vir aqui, voltei…

    E que legal! Todo mundo ainda está por aqui!
    Caveira, Faok, Fuinha, DukeGod…

    Como pude ficar tanto tempo longe desse lugar? Onde mais eu aprenderia como pilotar um Helicóptero sentado na cadeira do quarto?

    E como sempre, nunca lembro qual e-mail eu usava pra aparecer minha foto do lado do Comentário…
    Tomara que eu acerte =P

  44. Makoto Bakura

    Oba! Acertei!

  45. Makoto Bakura

    Hmm… Estava lendo os Comentários e parece que tem sumido gente por aqui

    Será que eu ía ganhar um Cartaz de Desaparecido se não tivesse voltado hoje? o.O

  46. Caveira

    Depende @Makoto… Se vc se aliar aos mustelídeos do mal, logo estará “desaparecido”…

  47. Makoto Bakura

    Não, nem arrisco arranhar meu Daileonzinho me metendo nessa guerra

  48. Caveira

    E como diria o @Code, lurkers, lurkers everywere…

  49. Code

    Para os que querem voltar aos tempos de criança, mas dessa vez usando o método científico xDDD

    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/castelo-de-areia-perfeito-precisa-de-99-de-areia-e-1-de-agua-diz-estudo.html

  50. Code

    @Caveira,

    E para não perder a oportunidade:

    Lurkers, Lurkers everywhere… flyinig helicopters [2]

    xDD

  51. Code

    @Caveira,

    Quer comprar algumas máquinas HEBO?

    http://www.youtube.com/watch?v=8qGHWZm0C-o&feature=related

    :D

  52. Caveira

    @Code, como assim comprar? Eu JÁ TENHO a coleção completa!
    Uso para fazer castelos de areia…

    Nossa sonda espiã chegou em perfeitas condições em marte, escondida na capsula da Curiosity. Já estou recebendo informações. Logo teremos mais uma nova base de ataque aos mustelídeos.

  53. Code

    @Caveira,

    Uma pena que você não conseguiu mandar o mustelídeo junto xDDD Vou ter que cancelar o envio de oxigênio que chegaria na próxima missão (em 2020), e a comida (em 2036)…

    xDDDDD

  54. Caveira

    @QF, PARABÉNS PELO MESTRADO!

    e se prepara que agora tem o doutorado…

  55. Code

    @QF, PARABÉNS PELO MESTRADO!

    e se prepara que agora vem o doutorado… [2]

    :D

    @Caveira

    Agora é que ele não aparece mais aqui no EA xDDD

    Deve estar tremendo de emoção, a 8.9 na escala Richter, de tanta felicidade :D

  56. Faok

    @Caveira – Te mandei um e-mail… dá uma olhadinha… ^.^

  57. Faok

    @Makoto – E aí rapaz!! =)

    O que andou fazendo??? ^.^

  58. Caveira

    @Faok, eu lí o e-mail… dá uma olhadinha na mensagem que eu deixei lá… ^.^

  59. Makoto Bakura

    Faok, eu ía dizer que estava migrando para o Sul, mas infelizmente só uso o nick de Loro-Jose no Irc, então vou ter que dar outra desculpa esfarrap…
    Digo, outra explicação =D

    Eu sou enrolado… u.u

    E tava tentando preparar um site pra colocar as baboseiras que legendo na Internet

    E só pra não cortar a onda…
    QF, Parabéns pelo Mestrado \o/ \o/ \o/ \o/ \o/
    E se prepara que agora vem o Doutorado

    E caramba! Tão atacando a Fuinha até de Marte!
    E ela parecia tão inofensiva… o.O

  60. Faok

    @Makoto – O problema é a união do mal que está sendo formada… mhuahauahauahuaha…

    Até sequestramos o QF durante uma época… dizendo que era questão do mestrado e talz…

    O problema é que o perdemos por aí em algum lugar e não o encontramos mais… XD

    E enrolados todos somos… XD

  61. Caveira

    @Makoto, só pra te inteirar do assunto: em pouco tempo teremos pequenos ornitorrincos passeando pelo site: Faok e Fuinha vão se casar!

  62. Makoto Bakura

    Que bonitinho! Ornitorrincozinhos (que palavra linda) andando pra lá e pra cá, fazendo ornitorrincozices engraçadinhas

    Que coisa curiosa essa… Sumi temporariamente do site bem pela época em que anunciaram que tavam namorando num post aqui de Dia dos Namorados (na verdade, foi um post onde o QF se desculpava por não ter feito um post de Sugestões para Presentes de Dia dos Namorados) e agora volto quando vão se casar

    Todo mundo já deve ter dito isso, mas como tô voltando agora, lá vai…
    Parabéns, Faok e Fuinha \o/ \o/ \o/

    Não sei como fiquei tanto tempo longe daqui…
    É um dos poucos lugares onde não me sinto um completo maluco, já que todo mundo é tão ou mais maluco que eu

  63. Makoto Bakura

    Espero que o fato de eu ter saído pra comprar DVDs e não ter encontrado nenhum nas 4 lojas de Informática dessa cidade não seja culpa dos Ázarons que voltaram a me afetar por ter retornado ao site o.O

  64. DukeGod

    Ei, espera. O QF terminou o mestrado?

  65. Makoto Bakura

    Esse site sempre me surpreendendo

    São 17:40 do dia 15/08 e o DukeGod mandou uma mensagem às 19:20 do mesmo dia… Do Futuro!

  66. Makoto Bakura

    Finalmente! Finalmente consegui!
    Criei um Blog! Ahhh, eu tô maluco!

    http://legendazoada.blogspot.com.br/

  67. QF

    Eu estou aqui!! Eu estou aqui!!
    Realmente, como o @Faok disse, eu estava AFK… não literalmente, mas metaforicamente azarônicamente falando.

    Terminei o mestrado. Bem… não terminei terminei! Eu já defendi e deu tudo certo. Agora só estou correndo atrás de documentações e frescuras pra enfiar a dissertação pra impressão. Também estou correndo atrás de fazer uma versão dela pra participar de um concurso (pra tentar ganhar algum dinheiro né? huahuahhau)..

    Passando isso, vou começar a escrever novamente. \o/

    @Buzina Faz tempo até que eu não entrava aqui! Hehehehe…
    Bom de ver por aqui de novo! =D

    @ZION Huhahuahuahuahuahu boson desaparecido!

    @Code Cartaz de busca do QF? HUahuhauhuauhauhauah
    “Tem medo de “patos”, pavor de “mustelídeos”, e horror (quase-morte) de “ornitorrincos”.” =P Tenho medo é de Ets!

    @DukeGod A cidade natal é Mirassol! =P
    Sim, terminei! Defendi dia 6…

    @Caveira Valeu cara!! Agora sou mestre! F*ck yeah! =D

    @Makoto Obrigadooooo! \o/
    Um blog? Tá de blog agora? Hehehehe

  68. Code

    @QF

    Medo de ETs???? o___O

    Por que? O que os pobres coitados, baixinhos e verdinhos (as vezes cinzas, quando desbotam) fizeram para te deixar com tanto medo?

    xDDDD

    Quanto a ganhar dinheiro com um prêmio pelo seu TOC com terremotos… digo… sua tese de mestrado, tenta esse daqui:

    http://science.slashdot.org/story/12/07/31/1952225/internet-billionaire-creates-huge-physics-prize

    E depois me manda uma cópia dela para eu ler (se não tiver problema com isso :)

  69. DukeGod

    Sim Sim QF! Colocastes aqui vossa tese, para que nós possamos não entendermos ela maravilhosamente, criar teorias doidas, dar ideas insanas e tirar incontaveis frases fora do contexto para provar que você é na realidade XENU!
    Vaza daqui ó Thetan! ESCONJURA!!

  70. QF

    @Code e @DukeGod Então, já defendi… mas agora tenho que fazer algumas pequenas correções (tipo… uma crase que estava faltando e coisas assim), montar essa versão final, enviar pra biblioteca, pra impressão… Enfim, tem todo um processo que vai levar uns 2 meses até ela estar disponível mesmo. Daí, passo o link do sistema de biblioteca e lá vocês podem baixá-la! ^^

  71. Caveira

    Titio Caveira de marcapasso novo! Agora com bateria de plutônio.

    @QF, achei um presentinho ótimo para você: http://genesiscustomsabers.com/?p=971

  72. QF

    @Caveira De plutônio? Você não vai ter problemas com envenenamento tipo o do Ironman não né?

    Cara!!! =D Que negocio bem feito!! E realmente dá pra lutar com ele! =O

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén