Hologramas feitos em casa

Publicado em 30 de Outubro de 2011

  

Isso mesmo, hologramas que podem ser feitos em casa… e você não vai precisar de nada complicado como: lasers, lentes, espelhos, quartos escuros e filmes holográficos! Você só vai precisar de um compasso (ou coisa parecida), um pedaço de plástico/metal e algumas horas de treino!! *Não, não se trata de uma pegadinha como aquela da fissão nuclear com faca de cortar pão e refrigerante diet… Não!

R2d2 holograma
Ajude-me Obi-Wan Kenobi…

 
Mas antes, o que são hologramas? Resumidamente, holografia é uma forma de se “gravar” a luz espalhada por um objeto. Uma vez gravada essa informação, um holograma pode ser reproduzido a partir dela, reconstruindo o objeto inicial com informação 3D sobre ele… algo como uma “fotografia tridimensional”. Além disso, os hologramas possuem uma característica especial: cada parte deles contém a informação do todo, ou seja, se você por acidente deixar seu holograma cair no chão e ele se partir em dois pedaços, cada um deles ainda terá informações de toda a imagem. Lindo, não? Enfim, é uma técnica muito interessante e recomendo leitura e pesquisa sobre o tema…

Ok! Agora que todos já sabem o que são hologramas, preciso dizer que… os hologramas que vão aprender a fazer aqui não são hologramas de verdade!

Acalmem-se! Não fiquem putos comigo, não são hologramas mas são tão divertidos quanto… e com um compasso e um Hologramaspedaço de plástico vocês queriam o quê? Pensem neles como hologramas piratas. Yarr!!

Então, vamos ao que interessa… Como já disse, vamos precisar de um compasso… mas novamente, eu menti! Não se trata de um compasso “comum”, pois queremos usá-lo para riscar o pedaço de plástico. Logo, vamos usar aquela ponta seca do compasso. O ideial seria um compasso com as duas pontas secas. Portando, faça a gambiarra que achar necessária…

Quando ao pedaço de plástico ou metal usado… Tente encontrar um material bem reflexivo para que os reflexos do seu “holograma” fiquem bem visíveis. Dê preferência a materiais escuros, assim vocês garantem um bom contraste entre os reflexos e o fundo.

Como eles são feitos? Vamos começar com uma coisa simples, algo 2D mesmo, só para ilustrar o conceito. Desenhe uma imagem de referência do que você quer “hologramar”, por exemplo… um V. Pegue o compasso e fixe uma abertura e para vários pontos do seu V coloque uma das pontas do compasso nele e trace um arco de circunferência, como mostrado na figura abaixo. Lembre-se, sempre com a mesma abertura.

V-holograma

Como resultado final, o reflexo sobre os riscos vai formar um V e ao variar o ângulo de incidência de luz no plástico, o reflexo vai se mover sobre os arcos de circunferência que você riscou dando uma ilusão de movimento. \o/

Fica ainda mais interessante quando se desenha objetos 3D. O princípio é o mesmo, mas agora… efeito 3D é adicionado variando a abertura do compasso, onde para cada “valor” de profundidade se usa uma abertura fixa no compasso. Logo abaixo, temos um vídeo que explica ainda melhor como isso é feito, confira:

 
Impressionante, não é mesmo? Querem saber mais sobre essa técnica? Confiram esse Link (em inglês), foi lá que descobri a existência dela.

Pretendo tentar fazer um desses nas férias… quando e se eu tiver férias algum dia! Hehehe… E se algum de vocês fizer esse experimento, por favor mandem seus resultados! Quem sabe não publico aqui?

Abraços!!

=/
 


ARTIGOS RELACIONADOS :

    Um dos maiores desafios no ensino das ciências (física, química e biologia) é prender a atenção das pessoas. Existem vários meios de se fazer isso e um dos mais efetivos, na minha opinão, são os e ...

    Aproveitando o tempo livre do final de semana que passei completamente atoa na casa dos pais... me lembrei das indicações sobre o que fazer nos dias de carnaval e acabei colocando em prática uma d ...

    Quem acompanha o EÁ já há algum tempo deve se lembrar do artigo em que ensino como conseguir filtros polarizadores (Se não lembra é só clicar no link. Você vai precisar...). Nele, eu disse que iri ...



19 especialistas já comentaram!
Participe dessa importante discussão que pode... SALVAR O MUNDO!! MUUHAUHAUH...
 

First
30/10/2011 , 21:14

Loco,hein, QF!


Caveira
30/10/2011 , 23:33

Pô @QF… achei que iria passar o mês de outubro sem nenhum post…

Técnica muito legal!


QF
30/10/2011 , 23:40

@First Muito loco! =P

@Caveira É, quase… quaaaase consegui!! =D
Eu tinha programado viajar nesse fds, mas perdi o busão.. daí fiquei trabalhando em casa e acabei adiantando algumas coisas e tive a manhã do domingo livre pra escrever! =D


Code
1/11/2011 , 10:18

@Caveira,

Mentira do @QF!! O Quase-Foragido tava mesmo pensando em escapar naquele busão para poder ficar mais de um mês sem precisar publicar nada no EA. Mas soube através de meus informantes da Rede de Inteligência (Artifical) dos meus Batalhões Metal, que a @Fuinha foi até a casa do @QF ameaçá-lo (Sim! Estamos em Guerra Fria e a espionagem é que manda no pedaço agora xDDD)

E a ameaça que a @Fuinha fez com o @QF foi cruel!!! xDDDD Ele deveria efetuar um post antes de acabar o mês, ou a Evil Maligna iria publicar na Internet todas as notas baixas que ele tirou na faculdade, durante o curso de graduação em Fìsica que ele fez xDDDD (Sim! Ela conseguiu acesso a todas as notas do @QF enqunato Quase-Físico).

Soube inclusive que a @Fuinha rendeu o @QF na entrada do ônibus xDDD Então ele não perdeu o busão… ele foi “perdido” pela @Fuinha xDDDDD

#prontoconteitudo

xDDDD


Evil Fuinha
1/11/2011 , 13:00

@QF é só eu ter algum problema com internet que vc posta… azarons…

@Caveira Recebemos o seu suquinho de piperaceas, está… refrescante…. *lagrimas nos olhos*

@Code Mentira! voce não tem provas! Não incomodo o QF já faz um tempo… acho q a ultima vez com com um avião da segunda guerra… se não me engano…


Faok
2/11/2011 , 00:12

@QF – Você precisa ir pra casa dos seus pais novamente… assim terá tempo de escrever mais coisas…
Alias… Férias?? O que é isso??

By the way… quando que o @QF e o @Caveira vão visitar o covil novo?

@Caveira – Heeey…. você tinha que ver… a @Fuinha derrubou um monte do licor no pão que eu estava comendo… Tá gostoso… =)

Vc fermentou com o que? S. cerevisiae mesmo ou outra espécie?
Já falei que está gostoso???
XD

Não achei tãããoo forte assim não… =P


Fuinha enlutada
2/11/2011 , 20:07

@CAVEIRA, VC MATOU MEU PATO!!!


quasebióloga
3/11/2011 , 00:41

legal, QF, some assim não estava achando q tinha acontecido alguma coisa…..
eu tenho um compasso assim, vou arrumar o plástico!


Caveira
3/11/2011 , 01:23

@Fuinha, quando o @Faok sair do coma (sim, ele esta apenas em coma, não se preocupe…), diga a ele que a fermentação foi feita com L. plantarum.
E quanto à visita, bem que eu gostaria… Mas é difícil o povo da agência me liberar. Sabe como é: segurança nacional…
Mas talvez no fim de 2012 eu consiga me aposentar. É só os maias terem razão… (duvido muito – eu não teria tanta sorte…)


quasebióloga
4/11/2011 , 01:39

Os Maias estão certos, mais infelizmente o Brasil não está preparado para receber um evento do porto do fim do mundo….


Faok
4/11/2011 , 22:46

@QF – QF!!!!!!!! Seu tratante!!! Cade o Azaron Awards 2010 e 2011???????????????????????????????????

E a lojinha de camisetas voltou a ativa???

Não sei porque pergunto… já sei a resposta… ¬.¬*


DukeGod
11/11/2011 , 02:41

QF VOLTOU!
*estava ficando meio desesperado e achando que iria perder seu QI de 3 digitos!*
Da hora essa história
Alguma chance deu conseguir um “wow” duma garota com um desses?


Code
11/11/2011 , 04:51

Quem disse que o QF (Quase Foragido) voltou…? :P


DukeGod
16/11/2011 , 01:33

Mas agora nós podemos usar tecnologia CSI para encontra-lo e sequestra-lo!
QF! SEU UNICO ERRO FOI EXISTIR!!


Raphael Barboza
18/11/2011 , 09:59

Waaaaaahhhh! Acordei de minha hibernação!!!! ^ ^! Olá a Todos do ÉA… e… Cadê o QF o.o’????

Já imaginei que mais cedo ou mais tarde aconteceria isso… QF não foi sequestrado… só foi abatido secretamente… por ser um risco a humanidade.! =/


Faok
19/11/2011 , 00:43

@Raphael – Faaaaala rapaz!!! por onde estava?? =)


Code
19/11/2011 , 14:52

http://science.slashdot.org/story/11/11/18/1255240/opera-group-repeats-faster-than-light-neutrino-results

xDDDDD

Não há para onde fugir mais, defensores de Einstein xDDDD Aceitem as boas novas xDDD ou se mudem para outros mundos xDDD


Caveira
19/11/2011 , 23:28

Como disse o @QF: SEJAM BEM VINDOS AO PRESENTE!!!

E sim, estou com MUITA esperança de que os neutrinos velocistas sejam a prova tão esperada para a Teoria das Cordas.


QF
20/11/2011 , 11:50

Fala pessoal! Eu estou aqui! Tenho acompanhado as mensagens, mas sempre enrolado demais pra pode responder tudo com calma… a coisa anda feia por aqui.

Estou com prazos do mestrado batendo no parte e só comecei a obter resultados condizentes com o que devia antes de ontem!!! Nota: preciso qualificar em fev!!

@Evil Fuinha Vc anda tendo problemas com a internet quando eu publico? Será que não é contrário? =o Assim poderia culpar vc…

@Faok Férias realmente não existem mais… estou numa correria absurda.
Sobre a lojinha… ela sempre esteve na ativa, afinal nunca tirei ela do ar (coisa que talvez devesse hehehe).

@quasebiologa Eu não sumi, só estou escrevendo com menor frequência… e não pq eu queira, mas pq preciso. =(

@DukeGod As chances são boas sim… garotas adoram essas coisas! =D

@Code Eu nunca sai… ^^
Eu tava lendo sobre isso ontem, até pensei em publicar algo…

@Raphael Por onde andou? Hibernando mesmo?

@Caveira É assim que funciona.


Faça um comentário! Mas antes...

...saiba que:
O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu.
Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.