Á-News

< Á | News > Neutrinos ultrapassam a velocidade da luz e são multados na Itália


Segundo resultados apresentados pela polícia italiana na última sexta-feira, neutrinos – aquelas partículas elementares estranhamente tímidas – podem alcançar velocidades superiores à da luz.

A infração foi observada enquanto o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nonsense) e o LNGS (Laboratori Nazionali del Gran Sasso) realizavam o seguinte experimento: neutrinos eram gerados no CERN, utilizando o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider) e técnicas de magia negra. Esses neutrinos viajavam por cerca de 730 km até serem detectados no LNGS. Porém, nesse mesmo dia, no entroncamento da rodovia A24 – próxima ao LNGS – uma blitz policial também estava sendo realizada e três policiais munidos de dois radares móveis e um manual registraram a passagem desses neutrinos e perceberam que os mesmos estavam viajando a uma velocidade ligeiramente superior a permitida para aquela via, 299,792,458 m/s.

Caminho do Neutrino

 
A polícia italiana notificou os envolvidos e está avaliando quem será responsabilizado por essa infração gravíssima – CERN, LNGS ou ambos- e encaminhará as multas aplicadas.

Cientistas do LNGS se adiantaram e após uma minuciosa inspeção nos neutrinos coletados alegaram que o CERN enviou neutrinos com velocímetros adulterados, se isentando de participação em tal delito. Os neutrinos envolvidos também confirmaram que seus velocímetros marcavam “c” durante todo o trajeto até o LNGS, quando na verdade estavam acima de “c”.

Os resultados do LNGS e alguns neutrinos que acordaram em testemunhar foram encaminhados a perícia e caso isso fique comprovado, o CERN será responsabilizado.

Mas tudo indica que a situação ainda está muito longe de ser esclarecida. Nessa manhã de sábado, o CERN, em nota oficial, disse que aguarda o resultado um laudo que confirme a precisão dos três radares utilizados pela polícia italiana.

Notícia verdadeira em: Terra, G1, The Telegraph
 




49 especialistas já comentaram!

  1. Tiago J Schimidt

    Só uma multa!?
    O que vem depois?
    Vão violar a princípio da conservação da energia?
    Queimem eles em praça pública para que sirvam de exemplo.

  2. Faok

    Tenho informações seguras que os neutrinos estavam bêbados também! Mas que os guardas não tinham equipamentos adequados para comprovar tal fato.

  3. quasebióloga

    Multa? matem eles, matem agora!!!!
    que q eu faço com o pouco q duramente estudei de física se eles continuam assim em? em?????

    Cortem as cabeças!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. AndreR

    e galera com medo que o LHC produzisse buracos negros… francamente, o que sao buracos negros perto disso?!

  5. ThiagoMath

    aff! pra onde vai tudo q estudei baseado na mardita velocidade da luz! e agora tudo por conta desses malditos neutrinos fora da ”LEI” e ainda por cima bêbados provavelmente! Ninguém mais respeita as leis!

  6. Hugo Miguel

    Esses neutrinos só correm mais rápido que a luz porque eles não respeitam a gravitação! Saem correndo em linha reta e nem desviam de nada, não batem em nada! Vivem como se nada existisse em seu caminho!

  7. Xou

    Não há dúvidas de estes neutrinos foram treinados pelo mestre Yoda e Mestre Splinter
    que queriam jogar videogame na PSN, mas a luz era lenta de mais e demorava muito p/ chegar até o exilio do Mestre Yoda =/

  8. quasebióloga

    boa teoria Xou…..

  9. Caveira

    @Galera… Convenhamos, a única coisa que aconteceu foi provar que os neutrinos são as particulas mediadoras da força diarréica.

    afinal, todo mundo sabe que, quando “ela” vem, não dá tempo nem de pensar e muito menos de acender a luz…

  10. Tiago J Schmidt

    Provavelmente estes neutrinos estavam alcoolizados.
    Uma testemunha viu um neutrinos entrando em um bar.

    Avance este vídeo para 15min25s

    http://fora.tv/2009/11/08/Science_Laughs_Science_Comedian_Brian_Malow#fullprogram

  11. QF

    @Tiago J. S. Só falta isso mesmo… pq violar conservação de massa esses caras já violam o tempo todo! Hunf!

    @Faok Parece que existem testemunhas que vão de encontro com sua suposição, olha o video do @Tiago J.S.

    @quasebióloga Acho que essa parte da física não deve mudar… mas, mesmo que se descubra que TODA A FÍSICA estava errada, as escolas brasileiras vão levar uns 80 anos pra começar a ensinar certo! HUhuahuahahu

    @AndreR Verdade… do improvável, partir para o ilícito… é foda! Huhauhahuahu

    @TiagoMath Foda é que… OS RESULTADOS DO BAFÔMETRO QUÂNTICO FORAM INCONCLUSIVOS! ELES ESTAVAM BÊBADOS E SÓBRIOS! HUuhauhahahu… boa né?

    @Hugo Miguel Isso tb é verdade, eles acham como se existem mais ninguém no mundo… furam filas e tudo mais…

    @Xou O Yoda está um folgado né? Pq ele não se manifestou lá na toca das Tartarugas Ninja pra jogar??

    @Caveira Concordo! E logo…. todo mundo já viajou mais rápido do que a velocidade da luz! Pelo menos, qdo estava passando mal… hahuauhuahuha

  12. Sr Coelho

    Esses neutrinos malditos deveriam logo perder a carteira de habilitação, é um perigo eles andando por aí bebados.

  13. Krani Lupus

    O CERN e o CNRS estão prestes a falir. A multa deve incidir sobre MAIS DE 15000 neutrinos.

  14. =)! que legal o.o’ Einstein talvez tenha errado?! Cool Man!!! Deixa ele saber disso pra ver o que acontece com esses neutrinos…

  15. Faok

    @Raphael – Certeza que o Einsten vai lavar a boca desses neutrinos com sabão…

  16. Ronan

    Droga, já não fazem mais leis da Relatividade como antigamente…

  17. QF

    @Sr. Coelho Um perigo! Ainda bem que eles estão tão chapados que não conseguem acertar nada…

    @Krani Lupus É! Os caras vão ter que fechar as portas e rifar as peças do LHC !!! Huhauhahuahuaha

    @Raphael É só corrigir a equação em vez de um igual, colocar um aproximadamente! HUhauhauhauhahu… vi aqui: http://www.humornaciencia.com.br/blog/2011/09/problema-resolvido/

    @Faok Essa pressa toda… sei lá, acho que esses neutrinos fizeram algo errado e estavam fugindo!

    @Ronan Não mesmo! O que acha da gente implantar uns dogmas na ciências? Funciona bem pra religiões! HUuhauhahuahuahuahu

  18. Ronan

    @QF Postulados são quase dogmas, e volta e meia são derrubados… melhor mesmo criar uma ditadura, o que não concorda com o “certo” vai de baixo dos panos!

    mas isso é bom pra nós físicos, teremos trabalho garantido! heheheheh

  19. Faok

    @Ronan – Ué… mas já não é assim?? Oo
    Afinal… Para a solução do eterno dilema de “árvores caindo no meio da floresta sem ninguém para ouvir produzem som?” pode ter sua resposta simplificada para : “árvores ideais esféricas caindo no vácuo não produzem som.”

  20. Caveira

    Agora, falando sério: a teoria das supercordas (que tenta harmonizar relatividade e quântica), prevê uma partícula (os táquions) que se movem “mais rápido que a luz”…
    O CERN não é nenhum instituto de fundo de quintal…

    Então…

    Não seriam estes “neutrinos velocistas” os táquions previstos pela teoria das supercordas???

  21. Viram eles perto ao horizonte de eventos, eles estavam se escondndo da luz, por isso foram mais rápidos.

  22. Não, pois os neutrinos já haviam sido detectados e os táquions, por enquanto não, eles são hipotéticos e os neutrinos são reais.

  23. Code

    @Cibele

    Você não entendeu o ponto de vista do @Caveira. Há a possibilidade desses neutrinos serem os tão sonhados Takions. A outra possibilidade é que os neutrinos sempre foram mais rápidos que a luz, mas só agora que perceberam (conseguiram medir) isso.

    Bom… em ambas as hipóteses, a física estaria errada mesmo (como eu já suspeitava há mais de uma década) :P

    @TODOS

    Sempre odiei essa “babação de ovo” à Einstein, e essas ditaduras, dogmas, da ciência. A Ciência de Verdade está sempre tentando achar novas respostas, mas antes de tudo, está sempre tentando verificar se tudo o que acumulou de conhecimento, ainda continua “batendo”, “casando”, fazendo sentido ;)

    A idéia é essa: sempre se questionar, para nunca perder o verdadeiro caminho.

    E o que mais essa humanidade fez foi errar, e feio, na ciência (Terra quadrada, terra centro do universo…, etc). Claro que na maioria esmagadora das vezes o culpado era sempre a “Religião”, se metendo aonde não foi chamada :P

    E qual o problema de estarmos errados (mais uma vez) agora? Para achar erros, antes tarde do que nunca, certo!? :D A ciência agradece! E eu sou a favor da teoria das supercordas como um “middleware” para termos uma unificação temporária, até arurmarmos nosso conhecimento, e sairmos dessa “sinuca de bico”, desse “dead end” que a ciência alcançou, mas quase ninguém quer acreditar (ou abrir os olhos para ver) :P

    E desculpem o desaparecimento, mas num de meus experimentos de slidering, acabei parando numa realidade alternativa que não tinha Internet… o___O

    Se vocês acreditam que o inferno existe.. é lá!! xDDD

  24. Caveira

    Exatamente o ponto @Code.

    E mais: Até agora a “Teoria das Supercordas” nem mesmo era considerada uma teoria propriamente dita, já que não prevê nenhum experimento “experimentável”… Mas se realmente os neutrinos velocistas forem os táquions, temos uma previsão testável o que a torna uma “teoria real”.

    Estou torcendo por isto!

  25. QF

    @Caveira Sobre serem os táquions… Acho que se essa possibilidade fosse plausível (ou seja, ambas as partículas tivessem muitas características em comum), já teriam falado algo nesse sentido.
    Não manjo de partículas, mas… o táquion é uma partícula beeeeem exótica, massa imaginária e coisas assim! =o
    Tenso né? Hehehehe…

    Mas se for, que sejam bem vindos ao presente! ^^

    @Code Pooo se você já suspeitava que tinha algo errado, pq não mandou um cartinha pra eles falando onde procurar?? =P Huahuauh

    Agora, sério… Existe a possibilidade de ser um erro, sempre existe. Não podemos descartar nada. ^^ (nem de colocar a culpa em alguém! Huhauhauhahuahu)

    E pooo…. Não entendi direito sua revolta, deu a entender que a ciência é dogmática… O que estamos vendo é justamente o contrário. São cientistas que durante experimentos, encontraram algo estranho. Verificaram tudo, se tudo estava correto, e ainda continuaram encontrando esse algo estranho. Daí, publicaram esse resultado e pediram para seus pares em outros labs tentarem confirmar os resultados. \o/
    Ninguém assumiu nada… claro, todo mundo especula, todo mundo quer tentar explicar, é a função da ciência… mas ciência é baseada em resultados.

    Caso isso se verifique, se confirme… seria ótimo!! Descobrimos algo que nossos modelos não previam e vamos estudar esse novo fenômeno e continuar a busca pela verdade, como vc disse! Mas caso contrário, ótimo também… teríamos mais uma confirmação de que nossos modelos são válidos (note a palavra, válidos).

    Pra toda ideia, teoria, modelo e conceito físico… houveram inúmeros erros! E o bom da ciência é isso… admiti-los e seguir em frente! =D

    Como eu disse no post… “tudo indica que a situação ainda está muito longe de ser esclarecida”. Vamos esperar. Vamos dar tempo ao tempo (ou esperar os táquions voltarem hahuahua ) e ver o que os resultados tem a nos dizer… o que virá depois… é especulação.

    PS: Táquion é coisa de trekker! HUAUHAHAHUAUHUHAUAH <- pentelho mode ON!

  26. Code

    @QF

    Mas é justamente esse o meu ponto de vista. Eu valorizo e muito experimentos como esse, que tentam sempre testar a atual ciência. Minha reclamação acima era sobre os supostos “cientistas” que insistem em baixar a cabeça e dizer Amém, toda vez que houvem a combinação linear de “Einstein” e “E=mc²”. É deprimente :(

    Esse comportamento não difere em nada da arrogância das religiões, que insistem em dogmas absurdos, criando taboos, etc, sem “base científica” nenhuma. E o mundo científico atual (principalmente o brasileiro) se tornou apenas uma disputa política e nada mais… :/ Por isso que eu larguei os meios oficiais de pesquisa, por não aguentar mais essa pura babaquiçe :D

    Quanto aos takions, não é porque eles (atualmente) não falam nada nesse sentido, que podemos descartar a verossimilhança entre ambas (esses neutrinos embriagados e os takions). Na época em que o conceito foi extrapolado, não tinhamos um LHC da vida para experimentar. Se fosse nos dias de hoje, possivelmente inventariam algum outro nome hehe.

    Por sinal, acabei de fazer uma busca na Internet com a sugestão do caveira (de que esses neutrinos poderiam ser os takions), e encontrei um monte de artigos tentando correlacionar os takions com esses neutrinos detectados “acima do limite de velocidade permitido” xDDD

    Inclusive, já se falava disso (dessa possibilidade parentesa) lá em 1998 (achei alguns links sobre isso também). Portanto, não fique assombado com tal suposição. É apenas a história se repetindo ;)

    E quanto aos trekkers, atualmente eles não fazem mais referência aos takions, mas sim as “partículas cronométricas”. E eu acho muito mais legal esse novo termo xDDD

  27. Code

    @QF

    OFF-TOPIC

    Quero fazer uma sugestão para seu blog. Há muito tempo que admiro o trabalho do povo do jsmath, mas eles andavam “meio” parados no seu desenvolvimento. A ferramenta também não era fácil de “instalar” e vinha cheia de bugs.

    Porém, recentemente (inicio desse ano), achei um novo projeto muito mais bem feito e mais simples de usar (e instalar, se não quiser usar ele via CDN), que substitui com perfeição o jsmath — o MathJax:

    http://mathjax.org

    O MathJax começou como um concorrente do jsmath. Porém, nos dias de hoje, ele é visto como seu substituto honorário :D

    Dê uma olhada com carinho nesse projeto. Se implementado digitalmente em blogs, sites acadêmicos, etc, poderá e muito, facilitar a vida de quem quer ver, escrever e entender matemática, visualmente online.

    E o melhor de tudo: o renderizador usa a sintaxe do LaTeX, mas também aceita o “excesso de complexidade” da MathML. A renderização matemáica é feita utilizando fontes reais, e não com imagens toscas sem capacidade de redimencionamento, como muitos workarounds digitais que vemos por ai. Com isso, a (redução de) carga de I/O de rede dos servidores será reduzida consideravelmente :D

    E não me venha com churumelas! “Físico de verdade” usa e abusa de LaTeX. E com o MathJax, também poderá fazer isso diretamente na Grande Rede :D

  28. QF

    @Code Esses caras são paga-pau’s!! Hhauhuahuahua… Não são cientistas… O cientista de verdade está sempre pronto pro que der e ver! Hehehehe Fuck yeah!

    Mas de novo, vamos esperar os resultados se confirmarem. Temos que descobrir o que aconteceu (erro ou algo que fizemos diferente)… pq inúmeras outras observações de neutrinos não demonstraram esse tipo de anomalia. (explosões de supernovas por exemplo, eles levaram o tempo normal pra chegar aqui)

    Sobre o LaTeX… pooo.. uso todo dia! Hehehehe…. escrevi um manual pra petro esses dias! ^^ Valeu pela sugestão, mas nunca senti necessidade de escrever fórmulas aqui… e no aprenda, eu escrevia na mão mesmo, na mesa digitalizadora…

  29. Faok

    Steve Jobs não morreu. Foi contratado por Deus para criar o iHeaven!!!

  30. Code

    …ou contratado pelo Diabo pra fazer o iHell…

  31. Code

    Tirando as piadas, ele, suas idéias, e seu perfeccionismo, vão fazer falta no nosso mundo…

    (Não! Não sou fã nem usuário Apple, mas sei reconhecer um ótimo profissional quando vejo um) :P

  32. Caveira

    Pô @QF, quer dizer que os trekers também falam em táquions??? E eu que pensava que só o Dr. Manhattan tinha problemas com eles…

    E quanto ao Jobs, mesmo eu não sendo um “MacFag” (tive um performa cd, e depois nunca mais…) sou obrigado a admitir que o cara entrou pra história. E o mundo esta mais pobre com a morte dele. Godspeed Jobs!

  33. Code eu entendi sim, mas não acredito que os táquions e os neutrinos velozes sejam a mesma coisa. A física de Einstein vai ser reformulada para a física quantica e etc. isso é física e sempre será. A física é infinita e o conhecimento também

  34. Code

    @Cibele

    Mais um motivo para que seja alta a probabilidade deles serem a mesma coisa ;)

  35. Caveira

    @Cibele, o ponto é que a teoria da Relatividade do Einstein é INCOMPATÍVEL com a Mecânica Quântica…

    Mas, por incrível que pareça, ambas fazem previsões extremamente precisas em seus campos de atuação.

    A Teoria das Cordas (ou das Supercordas) faz previsões matemáticas (não experimentais) que se harmonizam com as outras duas. O problema são as previsões experimentais…

    Uma destas previsões experimentais é justamente a existência de uma partícula mais veloz que a luz. Por falta de outro nome, a galera das cordas batizou esta partícula de “táquion”.

    Com a descoberta de uma partícula mais rápida que a luz, os “neutrinos velocistas”, pode estar aberta a possibilidade de se validar a teoria das Cordas.

    Capicce?

  36. Caveira

    Trocando em miúdos: se for validada, a Teoria das Cordas passaria a ser a teoria de base, enquanto a Mecânica Quântica e a Relatividade seria casos especiais daquela. MQ para os cálculos subatômicos e a Relatividade para as grandes massas.

  37. Code

    RIP, Dennis Ritchie :(

  38. Code

    Ritchie faleceu uma semana depois de Jobs. Igual com Lady Di e Madre Teresa de Calcutá. Mas apenas os primeiros tiveram acesso aos holofotes da história … :(

    Uma pena isso…

  39. Caveira

    Cadê todo mundo???

  40. Code

    @Caveira

    Fugiram de nós dois … xDDD

    São todos físicos (ou quase-físicos) que acham a velocidade da luz, um taboo xDDDD E falar sobre algo (possivelmente) mais rápido que ela é heresia entre os mortais xDDD

    Imagina se comprovam definitivamente que a velocidade da luz não é o limite máximo? xDDDD A quantidade de suicídios vai aumentar entre os pesquisadores e seus seguidores xDDDD

    (Já criando a discórdia no EA xDDD)

  41. Caveira

    Calma gente, não é necessário entrar em pânico… O que Einstein postulou é que existe uma velocidade limite…

    O que acontece é que, talvez, esta não seja a da luz…

  42. Faok

    Bom…

    eu estou em BH… no INAC – International Nuclear Atlantic Conference…

    o povo tá falando de neutrinos e anti-neutrinos aqui…
    mas não é o foco principal…

  43. Caveira preocupado...

    BH? Mas ficou alguem em alguem em casa?

    É que tem que ter alguem para receber o “presentinho” que eu mandei pra vocês…

  44. Faok

    Xiii….

    Pior que só segunda…

    Oo

  45. Caveira

    Bãum… Neste exato momento está em varginha, sendo encaminhado pra poços… Capaz de chegar só segunda mesmo…

  46. Faok

    Ufaa…

    menos mal… =)

    vou avisar a fuinha… ^.^

  47. Caveira

    É… Tentaram entregar ontem, mas não tinha ninguém…
    Segunda feira tão batendo na tua porta.

    Mas olha lá, eim maluco… Apesar de eu ter chamado de “licor”, o treco é de colocar na comida, não de beber…

    (embora que ver alguém beber deve ser muito interessante… – faz o seguinte: bebe, filma a reação e manda pra mim o resultado… >:D )

  48. Resta uma curiosidade: Para que placa foi a multa de trânsito?? kkkkkkk

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén