Ham?

Como foi a Campus Party 2011?


Para começar, gostaria de deixar claro que essas são as minhas opiniões / impressões sobre a Campus Party – baseadas no que experimentei lá – e que certamente não são verdades absolutas! Vai depender de pessoa para pessoa…

Bem, a primeira impressão que tive não foi nada boa! Na verdade, foi péssima… Mas com o tempo ela foi melhorando e chegou ao ponto de “Caramba! Com certeza voltarei aqui ano que vem” e como era minha primeira vez e não sabia como as coisas funcionavam por lá, fui um tanto quanto… apreensivo. Não levei meu PC e fui apenas com o celular, o que limitou um pouco minha experiência, mas vamos direto ao ponto! Para facilitar, dividi o post em partes… cada qual referente a um aspecto da Campus Party…

Entrada

Segundo a desorganização do evento os portões seriam abertos as 13h e assim que cheguei no Centro de Exposições da Imigrantes, as 14h45, me deparei com uma fila ENORME! Claro, inevitalmente existiriam filas, mas não como essa…. Para começar, era tanta gente e tanta zona que você não tinha ideia de onde era o fim da fila, a não ser pelo sujeito que ficava assobiando com um pedaço de papelão escrito “fim da fila”. Juro… um pedaço de papelão! [1] Daí, na falta de alguém com mais credibilidade que o cara do papelão… entrei no suposto fim da fila que ficava exposto a chuva. Sim, estava chovendo… bem fraquinho, mas o suficiente pra molhar você e suas coisas. (Felizmente, não dou chances ao azar… havia colocado minhas malas em sacos plásticos)

O tempo vai passando e a fila anda a passos lentos… e assim vão horas e você está com malas pesadas, sem comida, sem água [2] e as vezes na chuva! Mas para entenderem melhor sobre A fila… não foram duas ou três horas de fila… foram praticamente NOVE HORAS de espera!!

Enquanto estava na fila também pude observar um fenômeno estranho: do nada surgia alguém vindo do começo da fila com váaarias credenciais e distribuía para conhecidos que estavam na fila e esses podiam sair da fila e entrar tranquilamente no evento! Grrrr! Também percebi que muita gente saia da fila e ia para a entrada… e acabavam furando a fila! Isso fez com que o final da fila começasse a se aproximar mais da gente do que da entrada do evento! *Especulava-se até que o final da fila poderia nos ultrapassar…

Se é pra ter fila… ok! Faça direito então, usem SENHAS!! Assim ninguém fura fila! Mas enfim… depois de entrar no evento descobri que ainda tinha que entrar em filas para: 1. Pegar a credencial! 2. Pegar a barraca. 3. Jantar. Era tanta gente lá que você não fazia ideia de qual fila era pra uma coisa ou outra! Não haviam “sinalizações” e as pessoas que estavam nas filas geralmente não sabiam direito para o que elas eram e as vezes nem os organizadores, pois as filas iam se misturando…

Finalmente, as 23h30 consegui chegar na minha barraca… desisti de ir jantar e dormi!

Fila entrada - arena

 
E as filas não acabaram! Quando você muda de área, por exemplo… ir da área de camping para a arena, você será revistado e irão conferir se o equipamento que está portando é realmente seu – o que é ótimo – e isso também gera filas! Mas nada comparável as anteriores! E se você não está com equipamento algum, passa livremente.

Concluindo, as filas foram um dos maiores problemas dessa edição da Campus Party e pelo que ouvi das pessoas que conheci por lá, elas não eram um problema das edições anteriores. [3]

Camping

Não tem muito o que dizer sobre a área de camping! São milhares de barracas acomodadas num galpão que poderia servir de esconderijo para um megazord…

Ah sim! Só um detalhe que é bom saber: você não escolhe onde vai ficar. Quando você entra na área de camping pela primeira vez, um PC escolhe “aleatoriamente” uma barraca para você e lhe fornece seu endereço. Por exemplo: B86 Setor 2 era o meu!
E claro, como se trata de um “processo aleatório” os ázarons vão atuar. Se você ficar na parte escurinha, aquela boa pra dormir, vai descobrir que ela é exatamente atrás do palco principal e que sempre tem som alto por lá! Se você ficar na parte que é clara o tempo todo (dia ou noite), péssima para dormir, vai descobrir que ela é mais “silenciosa” que a outra… enfim, a Universo equilibra tudo! ^^

Restaurante

O restaurante era um exemplo de logística! Funcionava assim: você pega a fila para entrar nele e uma vez lá dentro… você pega seu refrigerante minimamente gelado e…. e…. entra em ouuutra fila! Claro! Para seu refrigerante esquentar! ¬¬ Nessa nova fila você vai fazer seu prato e depois pode ir para as mesas comer. (Conseguir mesas não foi problema em nenhuma das vezes que fui comer).

Depois, quando você terminou sua refeição… é hora de sobremesa, certo? Onde você pega ela? Você tem que voltar tooodo o tortuoso caminho que você fez! Por que a sobremesas ficam ANTES dos refrigerantes! A organização espacial do restauramente estava toda bagunçada!

Resumindo: Você chega, vê as sobremesas, mas tem que ignora-las, pega o refrigerante, esquenta ele na fila até conseguir fazer seu prato, come e volta para a entrada do restaurante para pegar a sobremesa… Será que preciso dizer como deveria ser? Bem, vou explicar! Não por que vocês precisem, mas na esperança de alguém do Buffet leia isso e aprenda um pouco mais sobre seu ramo:

Fila para fazer prato na entrada –> Pegar refrigerante —> Mesas —> Sobremesa na saída

*Hunf, as vezes acho que faltam consultores de bom senso…

Arena / Mesas para PCs

Você encontra um lugar vago, pluga o cabo de rede e pronto… vai ter acesso a internet e a rede interna. [4] É simples assim! Essas mesas também são ótimos lugares para conhecer gente nova e o processo se dá naturalmente! Quando você percebe está conversando com as pessoas em volta sobre coisas como: psicologia, php, mecânica quântica, filmes, exploração espacial… ou só tentando descobrir de onde vem aquele cheiro de misto quente…

Tostadeira Campus Party
Hehe, descobrimos!

 
Um fato curioso – e não sei se foi inédito nas Campus Party daqui – foi o apagão! [3] Parece que a chuva torrencial que caia lá fora deu conta de provocar um blackout… o mais engraçado é que tudo apagou, MENOS a central da Telefonica que ficava bem no meio da arena. Obviamente, todo mundo correu em direção a ela, como insetos seduzidos por uma lâmpada, exigindo a volta da eletricidade.
Em pouco mais de uns trinta minutos tudo estava resolvido… ainda bem! Mais alguns minutos e acho que surgiram pessoas com tochas e machados caçando os responsáveis…

Apagão Campus Party

Banheiros

Os banheiros eram divididos em dois, um só com chuveiros e outro com… o resto! Em nenhum momento tive problemas com filas em nenhum deles. A única sugestão / reclamação é que no box não tinha nenhum gancho para você pendurar suas coisas (sabonete, toalha, roupa limpa, roupa suja etc). Então fica a dica: esteja preparado para isso se você pretende ir ano que vem… leve algo para fazer / usar como gancho. *Ah sim! Estejam preparados para ver qualquer coisa… sério! Qualquer coisa….

Palestras e Oficinas

PalestraUm dos pontos mais fortes do evento! Aprendi muita coisa interessante tanto para mim quanto para o EÁ e o tempo todo tem palestras rolando… chega ao ponto de você querer assistir mais de uma ao mesmo tempo. Mas se preocupe! A organização do evento te fornece uma grade com a programação e você pode se preparar bem antes e caso alguma palestra coincida com outra, relaxe! Sempre vai ter alguem gravando e disponibilizando no youtube! ^^

E os palestrantes não são “peixes pequenos” não! Assisti apresentações do Al Gore, Maddog, Wozniak e até uma do Marcos Pontes, o astronauta brasileiro! Até tirei uma foto e ainda dividi um cup noodles com ele!

QF e Marcos Pontes
Ahhh, quem eu quero enganar? É mentira sobre ter tirado a foto…

Pessoas

O outro ponto realmente forte é esse: Conhecer pessoas! E… hamm… acho que “pessoas” não é uma boa palavra pra isso, porque não são pessoas comuns! Trata-se de uma mistura de todo tipo de nerd, geek e cdf [5] que vocês podem imaginar e como já disse anteriormente, você sempre acaba trocando ideias com alguém, seja na arena dos pcs ou nas palestras…

Foi assim que acabei conhecendo alguns leitores do EÁ que estavam passeando por lá, o @CassioGudim, o @ivanhtp e seus amigos @_igorSoares, @anaritaa, @roobertob e @gabrielgang.
Gostaria de mandar um grande abraço a todos eles e dizer que foi um prazer ter conhecidos vocês pessoalmente! =D

E é isso! Espero que tenham gostado desse “relatório de reconhecimento”. Ano que vem pretendo participar novamente, rever esse pessoal e também… conhecer mais gente! E quem sabe… você ai! ^^
Até mais pessoal!

=/

Notas do Autor:

[1] Infelizmente não tenho fotos disso, na verdade nem me toquei de tirar muitas fotos… não estou acostumado a ter uma câmera sempre a mão. Heheheh… peço desculpas!
[2] Lá pelas 16h os organizadores começaram a distribuir água e clube social para o pessoal da fila. Mas, sabem como é o azar né? Se você ganhou clube social, não ganhou água… e vice-versa! Enquanto isso, oportunistas vendiam água e refrigerante a R$ 4,00!
[3] Seria minha culpa?
[4] Muita coisa você não vai baixar da internet e sim dessa rede internet. Tinha gente compartilhando mais 1,5Tb de dados!
[5] Claro, sempre vão existir impurezas… se manifestando sob a forma de pessoas idiotas.




44 especialistas já comentaram!

  1. Inveja =/ Me matei de rir xD

  2. Evil Fuinha

    vc viu o Al Gore e perdeu a chance de mata-lo????? isso é pior do que comer subway na minha frente, pior do que não me levar c vc na CP, isso te leva ao topo dA Lista!!!
    prepare-se QF, prepare-se!!!

  3. Ruvânia

    Legal!! Próximo ano vou tentar ir pra CampusFila… ops, Campus Party

  4. Ana Rita

    Olá,
    adorei o texto! pura verdade
    foi um prazer te conhecer tbm, e até ano que vem, ah, não esquece o computador, rsrs.

  5. Cassio Godinho

    Eeeee!
    Ainda bem que vc não colocou aquela foto que tirou de mim QF ahuahuaha.

    Muito bom ter te conhecido la cara =)

  6. quasebióloga

    pode deixar QF, não vou deixar a fuinha matar nem vc nem o Al Gore!
    e pow controla esses azarons aí…….. faltar luz cara!

  7. Caveira

    Cara, que inveja… Nunca consegui participar destes encontros mágicos.

    Mas um dia vai rolar… Eu sei que vai…

  8. Henrique Barros

    Nossa , pelo que eu vi foi melhor que a do ano passado, a cara eu acho que a fila não é algo tão problemático afinal tipo quando eu vou no banco chego a perder 3 horas ,ainda pra dar meu o dinheiro pra outra pessoa/empresa

    Qf se chegou a usar os simuladores ?

  9. Faok

    @QF – E não foi dessa vez que eu fui…
    é o 3º CP que não consigo ir…
    mas cheguei mais perto… estava em SP-city…

    @Fuinha – Não entendi… comer subway na sua frente é algo bom ou ruim??? XD

  10. QF

    @Raphael Não fica assim não! Vamos lá ano que vem! =D

    @Evil Fuinha… E-e-estou n-na… LISTA??? =o
    Nem quero saber o que acontece com as pessoas que estão nela… melhor eu sumir por uns tempos! =o

    @Ruvânia Tenta sim! Você ia ter adorado!

    @Ana Rita Pode deixar, não vou esquecer!
    Sabe como é né… menino de interior, nunca tinha ido pra CP… huahuuahhuahua

    @Cássio Ela não ficou muito legal… ficou meio tremida! =(

    @Quasebióloga Isso ai!! Me ajuda ai… pq a Fuinha é perigosa!

    @Caveira Vamos ano que vem!!! =D

  11. Participei ano passado e as filas eram um problema sim. Também peguei chuva. Mas o maior problema era a falta de critério. Às vezes os seguranças revistavam tudo olhando seu equipamento, outras vezes deixavam passar. Conversei com o chefe da segurança num almoço e ele me disse que haviam sido furtados 3 notebooks (acho que já era no terceiro dia). Às vezes eu deixava meu laptop encaixado no cabo em algum puff pra não ter que voltar pra área de camping ou ser revistado e por sorte não aconteceu nada demais.

  12. Leo

    Ah, QF, não levar o pc foi um erro gravíssimo. A experiência está justamente nele! Quanto a fotos, deveria ter tirado mais;lotasse o chip de memória com fotos! Só não vou à CP porque discriminam fumantes que também são cidadãos e eleitores.

  13. Cassio GOdinho

    @Leo nem acho que foi um erro tão grave. Pelo menos pra mim que sou um estupido e não consigo manter o foco em nada o note tinha horas que até atrapalhava lol
    Na minha opiniao nao foi tao ruim o QF ter levado só o smartphone, evitava muitas filas, evitava carregar peso e preocupação de roubarem.

  14. Evil Fuinha

    @QuaseBiologa Al Gore sucks!

    @Faok nhaaa ele m deixou com vontade de subway e estou a 80km ou 12 dias de distância do subway mais próximo! isso é maldade!

    @QF Muaahsuahushaushuahsuahsuah
    vc n perde por esperar!!!!

  15. @Evil Fuinha \o Que Triste… eu moro a 275KM do Subway mais próximo… MAS OLHA QUE INFELIZ REVIRAVOLTA DA VIDA \o

    Tem um Subway abrindo a 3 quadras de minha casa MUHAHAHAAHAHAHAHA!

  16. quasebióloga

    mais fuinha, vc nao pode sair matando as pessoas! destruir planetas ok, mais mirar em um só indivíduo não!!!!!!!!!!!

  17. Faok

    @Fuinha – De onde se conclui que fuinhas andam a 0,0771 m/s; ou 0,27 km/h
    XD
    tá mal, hein…
    (elavaimematar…elavaimematar…elavaimematar…elavaimematar…)

  18. QF

    @Henrique Foda isso! Ficar em fila pra dar dinheiro pros outros…. ¬¬
    Fui nos simuladores sim!! Achei demais… Pilotei um de F18 e consegui abater 2 migs… NA METRALHADORA!! Me senti o “top gun” =P Call me Marevick! =P

    @Narumi Abe Eita, o pessoal com que conversei lá… disse que foi bem tranquilo… mas bom saber que não foi tãooo assim!
    E sobre as revistas, caramba! Agora fiquei encanado! Quer dizer que era loteria então? Ser revistado ou não…
    Acho que se for pra levar PC ou note tem que ficar com ele o tempo todo mesmo! E qdo for em banheiro e coisas assim… deixar com amigos…

    @Leo Poo cara… é só ir na área externa! Vi muita gente fazendo isso, dai pode aliviar esse seu outro vício! Heheheh…

    @Cassio Foi a minha sorte então! Já que fui sozinho…

    @Evil Fuinha =o
    Preciso bolar alguma coisa pra me redimir… tipo, fazer um donativo para uma ONG que cuida da Fuinhas veteranas de guerra… =P
    HUhauhuahuahuauhahu

    @Quasebióloga! Isso!! Me salva!!! =o

    @Faok Ano que vem a gente vai!! =D
    Cara, dizem as más línguas… que a Fuinha entrou numa briga com cracas e uma delas cortou uma patinha dela. Acho que é por isso a velocidade baixa…
    Já pensou se os inimigos dela descobrem?

  19. quasebióloga

    cracas……..ops…..valeu pelos relatos, deu certo……

    lembra q ela me chamou de escrava, depois de toda minha dedicação?……..heauheauheau, aora vou atacar com todos os bixinhos não fofinhos…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ps: cracas, mandaram bem….o pagamento chega em breve…( é cracas são mercenárias….aff)

  20. O que faz eu me sentir bem na EÁ… é que ninguém bate bem da cabeça também auhsahsuahushas =P

    Sim! Cracas são seres mercenários mesmo! Cobram mais barato que seres humanos, e fazem o serviço melhor, sem serem percebidas!

  21. Evil Fuinha

    @Raphael ontem passei pelo Subway e pelo BK, mas comi peixe cru mesmo XD

    @QuaseBiologa Mas n é uma pessoa só! são todas as dA Lista…
    Nãaaaaaao, não te chamei de escrava! eu me referia aos outros estagiarios! vc é mais q isso! é uma aprendiz de Fuinha!

    @Faok ué, eu ia ter que parar para descansar, só me locomoveria durante a noite, teria que perder um tempo antes do nascer do sol para achar um abrigo seguro.. logo, acho é +- isso q vc disse mesmo…

    @QF Donativo pra fuinhas veteranas de guerra… gostei da ideia! peraí que já te passo minha conta pra vc depositar!
    musaaaaushauhsuahsua

    @QF, @QuaseBiologa e @Raphael não me pronunciarei quanto a essas criaturas!

  22. Faok

    @Fuinha – Que decepção… para uma fuinha do mal vc deveria ter mais lacaios para te transportar e fazer o trabalho sujo por você… Inclusive teria lacaios mais rápidos e toda uma rede preparada para saber onde vc vai ficar durante o dia…

    O que houve com você?? A @quasebióloga está te maltratando com as cracas?? Posso te dar uma ajuda nisso… Ouvi falar num método ótimo utilizado em navios cargueiros para acabar com as cracas… (E ainda vai faço com que as cracas cobrem adiantado o pagamento dela na próxima vez… hauahuahauhauahaua…)

  23. Evil Fuinha

    @Faok é q não se pode confiar em ngm hj em dia! e uma Fuinha ter que fazer o que uma Fuinha tem q fazer….
    e não comentarei sobre esses… esses… invertebrados!

  24. cebaum

    Muito supimpa isso tudo :)
    Mas n sou sociavel o suficiente para ficar em um ambiente assim :/

    Al Gore falou sobre o insólito Manbearpig?

    http://www.mopo.ca/uploaded_images/Manbearpig-1-727509.jpg :O

  25. Tava eu quieto e rindO do post, qdo me deparo com esses comments….hahajauahahahauahau
    @QF juro que imaginei que a cp nao tava tao boa assim qdo li twits sobre apagao e filas,,..
    @Fuinha acabei de passar no subway, pedi um bmt com bacon e dobro do recheio, em sua homenagem

  26. quasebióloga

    quer dizer que……eume vinguei atoa…… q vc acredita em mim… como… como…… futura fuinha!

    perdão fuinha, desculpe por minha insegurança e falta de auto-controle…. ainda sou sua estagiária? em em ?

    ( musiquinha emocionante ao fundo)

  27. Evil Fuinha

    @caiomz bmt é meu favorito!! certamente terei de ir ao subway qndo voltar pro esconderijo oficial!

    @quasebiologa é… vamos ver… terá que provar sua lealdade! pode começar se livando daqueles tanques cheios de cracas que vi vc trazendo outro dia!

  28. Faok

    @Fuinha – Ela acreditou nessa??
    Está voltando a velha forma… :P

  29. Nicolas

    QF! tu é um pai de família praticamente! tenho problemas em associar sua imagem ao azaron dos comentários, pensava antes que você era um nerd baixinho e com cara de emoticom.

    E meu ano não melhorou muito não, levei pau nas tres universidades em que tentei medicina, eu é que me animei a estudar e seguir em frente.

    Daí o gosto por biologia e química.

    Abraços, QF! E que os midclorians estejam em perfeita simbiose com suas células!

  30. Nicolas

    Ah! Faz um post biologico-quimico em homenagem a fuinha, a quase-bióloga e a mim QF!

    Eu iria me animar bastante se visse outro post nesse estilo! Abraços!

  31. QF

    @Raphael Hhuhahuauhahu… nunca olhei por esse lado, mas olha… não é que é verdade??? Huahuhauhuahuahuahu… mas veja pela lado bom! Poderiamos estar por ai.. superlotando manicômios… mas estamos aqui, comentando e não fazendo mal pra ninguém! huUHAUHAHUA

    @Evil Fuinha Depositar… PRA VC a grana das fuinhas veteranas de guerra? Melhor não… Prefiro ligar pro Fuinha Esperança!

    @Cebaum Ai que está! O pessoal de não é muuuito diferente de você… Sei la! Me senti bem… “em casa” lá!

    @Caiomz Ainda não sei dizer se fui eu que provocou tudo aquilo! Huhahuahuahua

    @Nicolas Pai de familia? Quer dizer que sou velho??? 27 é velho??? =(
    Mas é isso ai! O lance é não desanimar!
    Quanto aos posts, pode deixar… na primeira oportunidade eu escrevo algo!

  32. Nícolas

    Não QF, você chegou na idade do respeito, não quer dizer velhice!

    Agora você adquiriu o respeito inato que todos os homens têm, mas que só despertam quando os midclorians de suas células decidem dar a sua fisionomia o tom sério de um verdadeiro jedi =)

  33. Nicolas

    Obs.: é incrível como o qf tem o espirito genuíno dos nerds ancestrais, daqueles que comiam um bom passatempo com antartica assistindo dragon ball z.

    Ah! Impressionante as figuras daqui; uma fuinha megalomaniáca, uma quase biologa domadora de cracas mercenárias, e o jiraya que nunca mais apareceu…

  34. Faok

    @QF – Pow… se vc está velho com 27 eu também estou… ¬.¬
    droga…

  35. quasebióloga

    as cracas… ah! é facil sumir com eles é so não pagar mais……..

  36. aushaush Fuinha Esperança é foda =P!

  37. Caveira

    @QF “Pai de familia? Quer dizer que sou velho??? 27 é velho??? =(”

    Quando eu tinha 27 a minha filha já estava com 3 aninhos… Hoje ela tem 16…

    Faça as contas. Estou saindo dos “inta” e entrando nos “enta”…

  38. Faok

    @Caveira – Eu não te acho velho. Bem como não me acho velho. =/
    Mas aproveitando a piada… Agora eu sei por que o seu nome… tá quase chegando a esse estado… XD
    hahahahaha…
    piadinha tosca, né… =P

  39. quasebióloga

    ……. não acreditem tanto na minha inocência……. essa é a última chance dela……………….

    senão eu aprovo um progeto de lei q acabará com o fim das fuinhas…. deixa eu virar bióloga…

  40. Caveira

    @Faok, o meu apelido não é de agora não… É da época da minha primeira faculdade (coisa de uns 20 e poucos anos atrás…).

    É que eu era magro pra caramba naquela época e alguns colegas começaram a me chamar de Esqueleto. Só que já tinha um veterano com o apelido de Esqueleto.

    Daí eu virei o Caveira.

    Os anos passaram, os (muitos) quilos chegaram, mas o apelido ficou…

  41. Evil Fuinha

    @Nicolas, o @QF com um ” tom sério de um verdadeiro jedi”???? hsuashauhsaushuahsuah

    @QF Fuinha Esperança é pras fuinhas bebes q perderam as mamães quando elas engasgaram com espinhos de peixes! to falando, pras fuinhas veteranas de gerras é na minha conta que tem q depositar!

    @QuaseBiologa, isso… não pague as cracas mercenárias!!

  42. QF

    @Nicolas “…fisionomia e o tom sério de um verdadeiro jedi =)”
    Eu fiquei emocionado aqui… e metido! =P Hhauhahuahuauhauhauh

    @Faok e @Caveira É o que estavam dizendo por aqui… e agora? Quem ta certo? Confesso que já achei até rugas aqui, mas e jovialidade da alma? HUhuahuahuauhauhahuhau ^^

    @quasebióloga Quanto tá o quilo da craca?

    @Evil Fuinha Me desculpe, mas não acredito em vc… Prefiro confiar minha doação pra uma mega corporação maligna idonea e manipuladora do que pra vc! UHhuauhahahuahuahuauhauh

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén