Á-News

< Á | News > Astronautas estão perto de concluir reparos na ISS


Em primeiro de agosto uma falha cŕitica na geladeira da Estação Espacial Internacional (ISS) obrigou os astronautas a canceleram uma festa surpresa de aniversário (link) e também a desligarem diversos subsistemas de refrigeração: a geladeira, o ar condicionado, dois frigobars e a máquina de raspadinha.

A Nasa, em nota oficial, afirmou que “os astronautas não correm risco de vida, mas que, com toda certeza, a festa surpresa foi comprometida”.

foto: ISSOs astronautas Doug Funny e Kara “Starbuck” Trace foram obrigados a realizar uma caminhada espacial de 12 horas e conseguiram desativar com sucesso, nesta última quarta-feira, uma das duas bombas de CFC danificadas da geladeira da Estação Espacial Internacional (ISS). O próximo passo – que está sendo realizado agora mesmo – é substituir a geladeira por uma nova, frost free.

A nova geladeira, repleta de mantimentos e guloseimas, chegou na ISS na madrugada de domingo a bordo da espaçonave russa Soyuz.

Esta complexa operação de substituição da geladeira antiga pela nova deve ser realizada pelo lado de fora de ISS, o que acrescenta um risco enorme aos astronautas que já estão a mais de duas semanas com sua alimentação debilitada – sem refrigerante gelado, picolés e maionese temperada.
A Nasa reconheceu que a operação de hoje é uma das mais complicadas de toda a história da ISS, mas novamente negou que a vida dos tripulantes da estação espacial corram perigo.

A previsão é de que os reparos terminem as 14h00, horário de Brasília.

Notícia verdadeira: Terra 1, Terra 2

*Assista essa operação ao vivo: http://www.nasa.gov




8 especialistas já comentaram!

  1. Caveira

    Estou querendo trocar a geladeira lá de casa e vou vender a velha, isto é, a antiga (ista palavra sempre valoriza o produto…). A velha, isto é, a antiga, é frost free.

    Será que a NASA não se interessaria em comprar?

  2. QF

    @Caveira Acho que se for num precinho amigavel… pq não??
    Se não rolar, você sempre pode rifar sua geladeria! =P
    UHhauhahuahuauh

  3. Faok

    Aceito a geladeira antiga deles como doação…

    será que eles conseguem entregar no trabalho com precisão?

  4. QF

    @Faok HUuhahuahua… sei não…
    Já ouviu falar em geladeira cadente??

  5. Faok

    @QF Poderiamos usar um neutron quente como indicador de posicionamento… vai que a geladeira está com fome de energia… XD

  6. Buzina

    Frost Free é melhor mesmo… imagina só pra descongelar e aquele monte de água voando pela estação pela falta de gravidade…

  7. QF

    @Buzina HUuhauhauh… com toda certeza!
    Fazer isso aqui em casa já é um saco… que dirá em gravidade zero!

  8. Fuinha

    Doug Funny e Kara Trace???? Jamais imaginei ve-los juntos!!!

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén