< Á | News > Cientistas confirmam: a galinha surgiu antes do ovo

Publicado em 14 de Julho de 2010

  

Nessa última segunda-feira, cientistas da Universidade Federal de Sherwood, no Reino Unido, conseguiram responder uma das perguntas mais antigas da história da humanidade: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”.

Galinha e ovo

 
Antigos resultados apontavam para o ovo ter vindo primeiro, uma vez que o ovo já era um design conhecido e largamente utilizada por outras formas de vida anteriores às galinhas, fato esse que nos levavam a crer que as galinhas apenas teriam copiado essa técnica. Porém, essa nova descoberta aponta na direção contrária: a galinha teria vindo antes do ovo.

Segundo pesquisadores, a formação do ovo depende de uma estranha proteína, ovocledidin-17, que cataliza o processo de formação da casca do ovo – também é um poderoso laxante e anti-depressivo – que só é encontrada em ovários de galináceos. De posse dessa nova informação e usando lógica simples, conclui-se que os ovos de galinha só existiram depois do primeiro ovário de galinha que, por sua vez, só existe (funcionando corretamente) em galinhas inteiras. Portanto… depois da galinha.

Fóssil galinhaUm super computador – chamado “Eggtor” – foi utilizado para fazer simulações numéricas de úteros de galinhas e confirmou as hipóteses dos cientistas. Os resultados também estão de acordo com fósseis recentemente encontrados de galinhas grávidas na Nova Guiné, pondo fim a essa questão.

A conclusão final é de que as galinhas vieram primeiro e com o passar do tempo desenvolveram a habilidade de fazer ovos. Quanto ao motivo para tal… este ainda é desconhecido, bem como o porquê dela ter atravessado a estrada.

Notícia verdadeira: Terra


ARTIGOS RELACIONADOS :

    Prezados leitores, nesse momento estou passando por dificuldades técnicas, teóricas, existenciais e culinárias.[1] A crise se deve a um relatório final de conclusão da minha iniciação/estágio/bols ...

    Uma mancha estranha, mas muito estranha mesmo, e brilhosinha surgiu nas nuvens do planeta Vênus. A mancha foi avistada pela primeira vez em 19 de julho por um astrônomo que realizava... filmagens ...

    Segundo astrônomos da Agência Britânica de Observadores do Sol a Olho Nu, um asteróide com cerca de um quilômetro de diâmetro pode colidir com a Terra em 21 de março de 2014. Se for seu aniversári ...



50 especialistas já comentaram!
Participe dessa importante discussão que pode... SALVAR O MUNDO!! MUUHAUHAUH...
 

Naga Riddle
14/7/2010 , 17:51

“Um super computador – chamado “Eggtor”” – MTO bom!!!

Ufa finalmente poderei dormir a noite!

^^


Evil Fuinha
14/7/2010 , 17:51

galinhas são tão saborosas….


Leafarneo
14/7/2010 , 17:56

oh não, o que será daquela antiga e clássica pergunta…

p.s: aproveitar esse primeiro comentário dizer que acho seu blog é muito bom e que acompanho ele faz tempo.


DukeGod
14/7/2010 , 17:58

cool o-o
agora só falta descobrirem o significado secerto de Quarenta e Dois


albert
14/7/2010 , 19:44

Faz diferença alguma, na hora do omelete e do franguinho com macarronada de domingo, o sabor continua bom :D


QF
14/7/2010 , 19:54

@Naga É! Vou ganhar horas e horas a mais de sono! =D

@Evil Fuinha… isso me lembrou que tem pizza de frango com catupa na geladeira! ^^

@Leafarneo Agora só sobrou aquela: “Pq a galinha atravessou a rua?”
Muito obrigado pelo comentário! Volte sempre! ^^

@DukeGod Já tem um computador processando a resposta pra qual seria a pergunta cuja resposta é 42 né? Não lembro mais UHAUHAHUAHHU

@albert Olha, realmente…. não fez diferença no sabor da minha pizza de frango com catupa! :s


Elaisyun Elderan
14/7/2010 , 20:11

Agora vou ter que pensar 2 vezes antes de comer um omelete….
agora a prioridade é pra galinha…
mas e quem nasceu primeiro: o Ornitorrinco ou o Pato?
Tio Patinhas ou Patolino?


QF
14/7/2010 , 22:27

@Elaisyun Depende do que você considera pato… o ornitorringo é uma tangente que “deu certo” da linha evolutiva do pato…
:S auhuhauhahuahuahuauhahuauhuhauha

@Juliano UHuhahuauh… não é atoa que isso virou uma “Á-news” =D
Se reparar bem… eu neguei o lance do ovo ter vindo primeiro com o argumento do cara… e depois afirmei o contrario com o mesmo! Uhauhuhahua… essa é a mágica da questão da galinha.


candyman
14/7/2010 , 22:40

cara, e como as galinhas “saíam” antes? D:


QF
14/7/2010 , 22:46

@Candyman Cissiparidade… e as vezes, mas nem sempre, por estrobilização. =D
HUauhuhauhauhauh


Fernanda
14/7/2010 , 23:53

Muito legal!
Até fui ler a noticia verdadeira (mas a sua está bem fiel, quase não precisou zuar muito o texto) rsrs…
Esses ingleses viajaram, né? Por mais que exista essa proteina e tal, isso deve ser resultado da evolução da galinha, tipo, começaram a produzir isso para proteger melhor os filhotes e tal (enquanto são ainda Ovo)…
Mas… o OVO (digo no sentido assim, de concepção geral) veio antes da galinha. É só ver como como se reproduziam os dinossauros! Tem até ovo fossilizado em Museus por ai. E vai dizer? Q eu saiba naquela ainda não existiam galinhas há 65 Ma (q eu saiba). Imagina! Uma galinha dando de cara com um T-Rex, elas iam ser mais estéricas do que são hoje, né???!
kkk
Viajei nessa! =P
Liga não… é q estou passando pela “Fase terminal de dissertação”, é uma das fases que leva o pós-graduando ao coma… vc ainda vai passar por isso…


quasebiológa
15/7/2010 , 01:42

kkkkkkkkkkkk, muito boa….nasciam por estrobilação…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pow cara vc conceguiu….isso é biologia evolutiva!!!! O.o


quasebióloga
15/7/2010 , 01:44

eu sei a pergunta para 42…….mais não posso falar ou o mundo como o conhecemos estará em grande risco….


Evil Fuinha
15/7/2010 , 03:20

Patos são saborosos, castores também, logo ornitorrincos tambem são saborosos. principalmente quando servidos com ovos fossilizados.


Caveira
15/7/2010 , 12:08

@Evil Fuinha – discordo. Os ovos fossilizados não são um bom acompanhamento para Comer ornintorrincos.
O problema é que eles são muito duros e de difícil digestão, obrigando o comensal a ingerir estrato de bilis de equidnea para permitir a correta digestão dos ovos.
Como a carne do ornintorrinco é bastante macia, beber o estrato de bilis não será agradável.

Recomendo servir da seguinte forma: Ornintorrinco assado inteiro em autoclave vulcânica acompanhado de salada de holothurioidea ao creme de mantídeos.

Os ovos fossilizados poderão ser servidos em outra ocasião como poché.


DukeGod
15/7/2010 , 15:12

ou como o Pato Donald nos ensina em varios gibis,ovos prehistoricos são o ingrediente principal de uma Omelete Gigante


QF
15/7/2010 , 15:37

@Fernanda A cena da galinha vs T-rex devia ter sido explorada em Jurassic Park né?? Mas não vamos falar mais sobre isso… senão inventam de fazer o JP 4 só por isso! HUahuhuahuahuahua…
PS: Deu medo de ver os efeitos de “fase terminal de dissertação”

@quasebiologa então eu consegui fazer o post com piadas de bio??? =o
É, melhor não contar… o mundo pode deixar de existem no instante posterior…

@Evil Fuinha Me disseram que moqueca de mustelídeos ao molho madeira é bem gostoso… só falta o mustelídeo…
RUNNNNNN!!!!!!

@Caveira e @DukeGod agora sim temos um mistério… ovos fossilizados… são comestíveis ou não? Se sim… são gostosos?


Evil Fuinha
15/7/2010 , 23:02

moqueca de mus…telideo?? n..na..naoo…. nao é bom nao…
ouvi dizer que dá cancer, diarreia, trombose e impotencia (tudo ao mesmo tempo). Cuidado!


PokerChemist
16/7/2010 , 02:44

Não comam ornitorrincos! T___T
eles são mamíferos aquáticos e também botam ovos!
Voltando as galinhas… uma coisa que me deixa com dúvidas é por quê o sabor da galinha é base pra qualquer sabor exótico? @_@
Tipo “ah! carne de Moa Gigante tem gosto de galinha!”
(Exemplo maléfico não faça em casa, se por acaso avistar uma Moa gigante não a coma!)


quasebióloga
16/7/2010 , 03:01

é vc conceguiu!!!!
PokerChemist, vctem razão……tuuuuuuuudo tem gosto de galinha, rã, cobra, MOA GIGANTE…….a terrível besta de GRAAL deve ter gosto de galinha tbm……( ou deve achar q temos gosto de galinha…..)
omelete de ovos focilizados teriam gosto de ovo de galinha????O.o


QF
16/7/2010 , 13:31

@Evil Fuinha Blerg….puuhh… (cuspindo tudo)

@PokerChemist Que eu saiba, americanos dizem isso “tem gosto de frango” qdo a coisa não tem gosto de nada! HUuhahuahuahu

@quasebiologa ovo fossilizado deve ter gosto de terra… uhauhahuhauhua


quasebióloga
16/7/2010 , 15:55

Meu mundo caiu……..( musiquinha depre)
quer dizer que não vai dar pra eu comer omelete de ovo de pterossauro no meu aniverssário……QUE VAI TER GOSTO DE TERRA!buááááááááá”a


Mauricio
16/7/2010 , 17:56

@ Evil Fuinha => Os efeitos malignos dos mustelideos são anulados com o consumo de cogumelos… cogumelos alucinógenos… xD

que tal uma mukeca d musteideo ao molho madeira com sopa d cogumelos? e ae QF, bora faze?

@ QF: o ‘computador’ processando a pergunta para a qual a resposta ’42′ encaixa foi encomendado por dois ratinhos de laboratório. uma vez que o pensador profundo só sabia a resposta, mas não a pergunta, então, os ratinhos encomendaram um computador enorme, mas tão enorme q ocupa um planeta inteiro, planeta esse que é destruido 5 minutos antes da informação ser completamente processada para dar espaço a um desvio interplanetário.

=] viciado é foda ><


Fernanda
16/7/2010 , 18:23

@QF TERRA NÃOOO! ROCHA!!! =/
O gosto deve ser assim bem siálico… tente engolir um pouco de areia (aquelas de praia, bem quartzosa) q já dá pra ter idéia…


Elaisyun Elderan
16/7/2010 , 19:09

mas ainda não estou certo se a galinha veio antes…
tudo mudou, as galinhas tambem podem ter mudado, assim como o ser humano… antigamente ele ouvia Backstreetboys…


Elaisyun Elderan
16/7/2010 , 19:12

P.S.: o ovo fossilizado fica melhor frito ou cozido?


Caveira
16/7/2010 , 23:44

ASSADO!!!


Evil Fuinha
17/7/2010 , 01:32

@Mauricio é uma enganaçao da industria de cogumelos alucinogenos essa historia. O efeito real é q vc fica doidao e nao percebe tudo de ruim que te aconteceu ao comer moqueca de mustelideo. PORTANTO, NAO COMA!!

@Fernanda se ovo fossil tem gosto de areia eu nao sei, mas que tem cheiro caracteristico de fossil isso sim!
gosto do cheiro de fossil… faz cocegas no nariz XD


quasebióloga
17/7/2010 , 14:41

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, faz cocegas no nariz! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


QF
17/7/2010 , 15:32

@Mauricio Esse tipo de vicio é saudável! =P

@Fernanda Rocha! Desculpe!! É fruto de uma vida de ignorancia geológica! =P
Quando ao sabor… é coisa de experimentar. Sou da opinião de que “se vc não tem um espectrômetro de massas… põe na boca!”

@Elaisyun e @Caverna ASSADO… em magma! =D

@Evil Fuinha… vc deve dar trabalho em escavações né?


Caveira
17/7/2010 , 23:02

@QF, putz… “caveRNa”???

Pior que na UnB tem um maluco que o apelido é Caverna. Volta e meia aparece alguém procurando por ele e falando Caveira, ou procurando por mim e falando Caverna… ¬¬

Principalmente a calourada…


QF
17/7/2010 , 23:13

@Caveira… foi mal! Dislexia…. HUuhahuahuahu…
Qdo termino de escrever um post (ou comentário) tenho que ficar relendo várias vezes… sempre tem erros do tipo… e as vezes… eles passam! HUahuhuahuahu


Knapas
18/7/2010 , 02:53

Pronto.

Agora só falta recriarem o Big Bang e teremos todas nossas questões resolvidas.

E depois o que faremos ? Morreremos de tédio.Um mundo sem questionamentos é impossível.

Um pouco de inteligencia pode ser perigoso, nunca deveriam ter revelado essa descoberta.

Quem sabe o que os países hostis podem fazem com isso !


Knapas
18/7/2010 , 03:02

Eu também tenho dislexia.

Poca gente sabe , mas quem tem dislexia tem dificuldades para aprender a andar de bicicleta. Fato, pois eu nunca aprendi a me equilibrar nela; nunca passei da segunda pedalada.

Existe algum Guia para aprende a andar de bicicleta ? Quanto mais eu aprendo física, menos eu tento andar de bicicleta.


Knapas
18/7/2010 , 03:05

…42, vejo em todo lugar :)


JuB
18/7/2010 , 12:51

Ce sab que eu tenho medo de ler notícias aki neh? Anos e anos eateh hje eu n sie detectar o q é vdd e o q eh piada…kkkkkkk pior é qeu jah assisti esa reportagem, e , ainda sim, vc suuper me confunde! aushaushuahsuahsa

Saudade s2


caiomz
18/7/2010 , 17:08

Mad scientist’s ToDo list:
(checked) Fundir robôs assassinos com samambaias
(checked) Provar quem veio 1o, ovo ou galinha
( ) Provar se uma sequóia faz barulho quando cai no meio duma floresta
( ) Conquistar a Bulgária, Papua-Nova Guiné, Brodowski e 24 territórios a sua escolha
( ) Complete todas as missões anteriores pra liberar a missão final
( ) Missão final – Dominar o Mundo MUawhuAhuwhauha


Raphael Barboza
18/7/2010 , 19:03

Rapaz =/, fiquei chateado com a história… uns falam que sim, outros contestam… e afinal… como eu fico o.o?? com essa dúvida cruel… sempreeE???


Leonardo
18/7/2010 , 20:36

Caramba, QF, noobs fuçando no teu blog atualmente.

O que me espanta são esses biólogos que escrevem “biológos”. Imagino a cena desses “lecionando”!!!

¬¬ antigamente havia os nerds, cadê a eles???


DukeGod
20/7/2010 , 12:27

caio,desiste de conquistar o mundo
Madagascar ja fechou suas fronteiras u_u


Faok
21/7/2010 , 02:05

A galinha veio antes…
ela roubou o ovo dos ricos e deu para os pobres…

pena que ela estava abaixo da linha da miséria pois ainda não havia entrado com a papelada para o Bolsa Família (faltava a prole, que ela buscou.)

Ela atravessou a rua para entregar a papelada no cartório mais próximo para autenticar. Cartório esse que ficava do outro lado da rua.

Agora a galinha não está mais nessa vida de Robin Hood e pode passear por livre por todos os paises (e mesas dos esfomeados).


caiomz
21/7/2010 , 16:46

@DukeGod Nãããããããããããããããããããããão =(
Madagascar não podia ter dado tamanha mancada…não resta dúvidas, terei que começar meu ataque com protozoários cheios de mid-chlorians, em Madagascar…é hoje que esse castelo será mEeeeu, Meeeeu, MEEEEU MuAWhauHuhauhwuhA
ps: pandemic 2 ftw


DukeGod
21/7/2010 , 18:19

ainda nao consegui vencer Pandemic no Realistic.Nao tenho a sorte de começar em Madagascar X_X
Alias aposto que eh culpa do QF que tossiu XD

[...] Notícia: Cientistas confirmam: a galinha surgiu antes do ovo. [...]


v4ccine
29/7/2010 , 12:02

Ovo de galinha, obviamente vem de uma galinha. Pode a derivação preceder o primitico? O fato do gênero ter se especializado neste tipo de reprodução não quer dizer que o tenha originado. Caso contrário seria outro táxon. A questão é que eu acredito na evolução e a menos que Deus a tenha criado espontaneamente, de maneira nenhuma a galinha veio antes. O ovo não é peculariedade da galinha, assim como um centro nervoso não é do Homem.


Bruno
24/10/2010 , 19:53

Fernanda, se o ovo veio primeiro pq antes os dinossauros já colocavam ovos, isso leva a pergunta: Quem veio primeiro, o ovo ou o dinossauro?


ÇóComentandoaqi
11/11/2010 , 21:01

Não faz sentido.Pois a pergunta é “Quem veio antes,o ovo ou a galinha?” e não “Quem veio antes,o ovo da galinha ou a galinha?”.E Muito antes de existirem galinhas,os dinossauros já colocavam ovos. Fosse “Quem veio antes,o ovo da galinha ou a galinha?”,estaria certo,pois se refere ao ovo da galinha apenas,pois algum antepassado da galinha colocou um ovo que originou a galinha,e como podem ter nascido mais,eles se reproduziram e assim foi.
Viram? não é por que veio primeiro na PERGUNTA…


Isabel
30/4/2013 , 06:35

Gostei demais da publicação. Sou professora de Ciências e sempre que começo a falar sobre dinossauros os alunos perguntam logo: quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Agora tenho subsídios para responder tais perguntas. Graças aos cientistas. Muito obrigada e sucesso nas pesquisas sempre!


Pedro Antonio
15/11/2014 , 16:04

A sim. Quando eu li que o ovo havia vindo antes da galinha eu meio que aceitei a hipótese da formação do embrião que gerou o ovo e consequentemente a galinha. Mas esse é realmente mais plausível, mas agora resta saber de onde veio a galinha. Esse estudo é mais uma prova de que a evolução é verdadeira. Mas pra ter 100% de certeza só voltando no tempo e ver o processo. Mas por mais potente que seja um computar eu nao, EU, nao acho 100% confiavel.


Faça um comentário! Mas antes...

...saiba que:
O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu.
Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.