Ivan Vanko – O Físico

Publicado em 19 de Maio de 2010

  

Hoje é 19 de maio, dia do Físico! Incrível, eu nem sabia que tínhamos um dia só nosso… ou será que fiz questão de esquecer? Hunf… odeio quando isso acontece.

Pois bem… como é dia do Físico, que tal falar de um físico?

ATENÇÃO!!
Esse post possue conteúdo ALTAMENTE spoileristico sobre o filme IRON MAN 2!
Se você já assistiu ou não liga pra isso… fique a vontade! Tire os sapatos e se ajeite na cadeira…
Ivan Vanko

 
Ok! Um físico da ficção! Vou falar de Ivan Vanko, o vilão de Iron man 2!
Físicos sempre dão ótimos vilões, mas esse foi diferente e me chamou muito a atenção pelo seguinte: Eu nunca havia visto o ciclo de vida de um físico ser retratado com tamanha precisão, minúcia e teor realístico por hollywood! [1]

Várias das fases pelas quais nosso vilão-físico passa durante o filme se assemelham e muito com as de um Físico de verdade! Vejamos:

1. A graduação em Física será tão difícil quanto viver na Russia sem ter um emprego e ainda tendo que cuidar de um pai moribundo.
Algo fácil não é verdade? Algo que qualquer pessoa, por mais tapada que seja, possa imaginar a dor e sofrimento envolvidos. Será uma experiência tão gratificante que terá surtos psicóticos comparáveis aos de um veterano de guerra ao escutar coisas como: Auto-valor, Hermitiana ou Harmônicos Esféricos…

2. Ivan Vanko não é nem um pouco reconhecido por sua fodonicidade.
E é assim mesmo! Não que seja o caso de todos os Físicos, muito menos o meu! Mas reconhecimento da profissão aqui no Brasil… é nulo.

3. Ivan Vanko vive na merda.
Depois que conseguir seu rolinho de papel tão sonhado, o título de Físico, descobrirá que ele não serve para muita coisa. Descobrirá que você não tem uma profissão e que vai ter apenas duas opções: dar aulas ou carreira acadêmica (vivendo de bolsas que mal pagam o aluguel do seu kitnet).

4. Ivan Vanko não tem dinheiro e até tentou fazer armas nucleares para conseguir algum troquinho…. e se deu mal. Foi preso.
Consequência do item anterior! No desespero sempre tentamos a alternativa C e bem… não é difícil ser pego pela ONU.

5. Quando Ivan Vanko arrumou alguém que se interessasse pelo seu trabalho, trabalhou de graça pra esse alguem!
Claro, mas não foi totalmente de graça! Ele trabalhou ganhando o suficiente para se manter vivo e movido por seu ódio e desejo de vingança (sentimentos bem familiares aos Físicos).

6. Pra começar a trabalhar, Ivan Vanko foi dado como morto…
Depois que começar a trabalhar, você será consumido por seu trabalho, na tentativa de ganhar um pouquinho mais ou conseguir algum reconhecimento… Então, por que já não ser dado como morto? Facilita as coisas.

7. Ivan Vanko partiu do presuposto de que iria perder (por isso colocou bombas em todos os drones e até nele mesmo).
É… é… isso é triste! A física faz maravilhas a sua auto-estima!

8. Ivan Vanko foi arrogante até quando estava morrendo! (- you loseee…muhuahua you lose…)
Outro mal que atinge muitos físicos formados e até alguns em formação! Uma boa parcela, que fique claro que não são todos, se tornam donos da verdade e extremamente arrogantes.

9. Ninguem entende o que Ivan Vanko fala.
No caso dele é por que ele fala russo, mas russo e jargão científico dá na mesma! Será comum você se encontrar no meio de uma conversa, em que está falando coisas que considera super interessantes, mas que todos a sua volta estarão com cara de “ham?”.

10. Ivan Vanko trabalha sozinho.
Uma característica que faz parte daquelas que foram pro lado da arrogância. Não querem dividir crédito e escondem solutions de livros texto para parecer o fodão depois prova de quântica e coisas assim…

11. Como todo físico foda, quando termina o trabalho da sua vida…. morre.
Bem, nem todos serão grandes. A bem verdade é que uma puta minoria faz alguma diferença apreciável e uma menor ainda é que realmente faz diferença.
Obviamente também não é meu caso!

12. Fora do meio acadêmico, poucas pessoas conseguiram diferenciá-lo de um mendigo.
Sem grana pra viver dignamente, roupas decentes, sem tempo pra banhos e ainda falando coisas que quase ninguem entende… vão pensar que você é o que??? Mendigo! Claro! Talvez um mendigo meio arrumadinho…

Pronto! Foi isso que consegui ver no filme [2]! o_O

Resolvi escrever esse post por ter visto uma boa e acalorada discussão, num post anterior (link), sobre ser ou não ser físico e infelizmente, meus amigos, vou pender para o “não seja!!”. Claro, essas ideias e opiniões que expus aquii estão cheias de exageros e regadas com algum tempero cômico… mas são ideias baseadas em minhas experiências de antes, durante e depois da graduação em física.

Isso tudo com certeza não se aplica a muita gente que seguiu o mesmo caminho que eu… e você não deve se basear no que apenas EU digo! Se você tem interesse pela área, converse com mais pessoas antes de tomar uma decisão dessas… tanto com relação a Física quanto sobre qualquer outra carreira.

A física com toda a certeza mudou a forma com que vejo o mundo e acho que nenhum outro curso teria feito o mesmo por mim… mas isso teve um preço que até hoje, não sei mensurar se valeu a pena.

É isso! Espero não ter desanimado ninguem… mas é isso que tenho a dizer sobre.
Abraços

=/

Ah sim! Feliz dia do Físico!

Notas do Autor:

[1] Claro, o filme tem grandes erros, interpretações errôneas e situações absurdas… como sempre! Estamos falando de um filme e não de um documentário da BBC.
[2] Vi mais coisas no filme, mas ahhh… achei melhor não contar tudo mesmo e deixar alguns mistérios para os que pretendem se aventurar nesse mundo.


ARTIGOS RELACIONADOS :

    É isso ai!! O ano de 2010 ficou pra trás enquanto caminhamos nessa dimensão temporal maluca que ninguém entende... e para mim e para o EÁ esse foi um ano muito.... ham... significativo! (calma, ai ...

    Lembrando que dia 19 de maio teremos a Blogagem Coletiva - O Físico e a Sociedade, sugerida pelo Renan do N-dimensional. Nesse dia os blogs participantes darão idéias/opiniões sobre questões rel ...

    Um amigo me enviou uma notícia bem interessante hoje! Ela me fez pensar e lembrar de uma coisa que me pai sempre dizia: "Primeiro faça um curso para ganhar dinheiro... depois faça o que você gost ...



42 especialistas já comentaram!
Participe dessa importante discussão que pode... SALVAR O MUNDO!! MUUHAUHAUH...
 

ghofxaos
19/5/2010 , 12:09

Só precisa comparar o físico, Ivan Vanko, com o engenheiro, Tony Stark! Isso responde tudo! :P


Ruvânia
19/5/2010 , 12:14

“Feliz dia do Físico!” huahuahauahua

QF, vc tá bravo? huahuahauahua

O importante é viver a vocação, se vc não tivesse feito física, ficaria a vida toda pensando em fazer.


Tiago
19/5/2010 , 12:25

“A física com toda a certeza mudou a forma com que vejo o mundo e acho que nenhum outro curso teria feito o mesmo por mim… mas isso teve um preço que até hoje, não sei mensurar se valeu a pena.”

Faço minhas as suas palavras.


13
19/5/2010 , 12:43

HUAHUAHA vc me deu alguns conselhos que me ajudaram muito, bem na verdade viu!
a fisica é sim, linda, fodastica, e ao mesmo tempo vc estando nesse curso, o resto da sua vida não existe. e não é só durante a graduação, levando pelo fato de que quem faz fisica, geralmente segue pela carreira academica e vai fazer um mestrado, doutorado, pos doc.. ou seja, a vida toda aquela agonia de “tenho que estudar hoje durante 213135456 horas!”
e é aquilo, todo mundo precisa da fisica, mas só cospe no prato que comeu =//
de qualquer forma, tony stark pega tudo e todas HUAHAUH nao precisa falar mais nada =/


AP
19/5/2010 , 12:47

Feliz dia da Física e do Físico!!

Fazer ou não física é algo difícil de dizer, ou muitos “não faça física, faça alguma engenharia”, mas sei que não seria feliz como engenheira, nada contra, mas não é pra mim.
Pensem bem antes de entrar na física, e lembrem-se: sempre haverá um novo vestibular, seja pra aumentar o CR (coeficiente de rendimento), pra não ser jubilado, ou pra mudar de curso mesmo!!


Fuinha
19/5/2010 , 13:19

Feliz dia do Físico!! o seu primeiro dia do Físico como Físico diplomado!!! yeeeeee!!!

nao li o post pq ainda n vi o filme… hehhe


Sibele
19/5/2010 , 13:30

“A física com toda a certeza mudou a forma com que vejo o mundo e acho que nenhum outro curso teria feito o mesmo por mim…”

E esse não é o grande mérito da Física? :)


Sibele
19/5/2010 , 13:32

And for last but not least: P-A-R-A-B-É-N-S a todos os Físicos! \o/


Michele
19/5/2010 , 14:10

@Ruvania concordo plenamente com vc!!!

@Ap todos me perguntavam isso tbem!!!

Entretanto estou aki, no 6° semestre do curso de licenciatura em física. Vivo de bolsa e sei q na física a gente não fica rico, porém terminando a facul, dando aulas ou conseguindo um mestrado já vou ganhar mais q meu pai. Sempre penso na engenharia, pois desde de criança queria ser engenheira, mas até hj num tive coragem de fazer outro vestiba e abandonar a física. Sou completamente apaixonada por ela!!!

FELIZZZ DIA DOS FÍSICOS PRA NÓS!!!

P.S.: Obrigada QF, por sempre nos mostrar em seu blog q não estamos sós nesse mundo… Parabéns pelo dia do físico, vc mais do q ninguem merece seguir em frente e ter muito sucesso!!


guilherme atencio
19/5/2010 , 15:20

Sou formado em Biologia, mas vi muitas semelhanças…


Buzina
19/5/2010 , 16:04

Sejam TODAS as suas palavras as minhas!! E Além de Hermitiano [que me deu um frio na espinha] coloque também “Estado microcanônico”, por favor!!

Deatlhe é que ado vi o filme estava com uns amigos do Direito e um deles ao ver o Stark fazer aquele “acelerador de partículas” [posso chamar assim aquilo?!] me perguntou “Cara, sua vida é assim? Pq se for eu desisto do Direito hj mesmo!!” e eu respondi na hora “…é, eu achei que ia ser. Não desiste não…se quiser trocar de lugar me dê sua vaga q passo a minha pra vc…”

“A física com toda a certeza mudou a forma com que vejo o mundo e acho que nenhum outro curso teria feito o mesmo por mim…”
Sim…sumiu toda a poesia, toda a mágica! Tudo [ou quase] é explicável…isso é complicado… =/

FELIZ DIA DO FÍSICO PRA VCS TB!! E ÂNIMO!!!!


Fabio
19/5/2010 , 16:21

Vire matemático, no mínimo você vai trabalhar em um banco qualquer


Janaína
19/5/2010 , 20:32

Putz. Adorei, vou ver o filme só por causa deste post. Sou Física há uns 3 anos e realmente a faculdade foi muito frustrante…bem diferente do que imaginava, mas a profissão e a ciência são ótimas. Feliz dia do Físico.


Buzina
19/5/2010 , 20:42

Uhm…coloca ae tb que enqto o eng Tony stark tem todas as minas que queira o físico Ivan só tem um passarinho…e mesmo assim ele perde este…


QF
19/5/2010 , 21:44

@Ghofxaos Exatamente…a velha richa física vs engenharia! Heheheh…

@Ruvânia Eu? Bravo?? Hehehhe… que nada…
Estou tranquilão…

@Tiago ^^

@13 E você escapou né?? Ex-QF mesmo??

@AP Jubilado!!! Outra palavra que aterroriza qualquer quase-físico!!
Nossa, até fiquei arrepiado só de lembrar! =(

@Fuinha! Vá já ver o filme!!!
Como assim… a super-vilã do EÁ não estar por dentro de novos planos de dominação global!

@Sibele Esse é o mérito sim, o problema é a recompensa de todo o investimento e dedicação investidos.

@Michele Valeu!! Nós estamos sós não!

@Guilherme Acho que é assim com as ciências de base… acho que só química que consegue ter boa aceitação no mercado.

@Buzina Estado microcanônico??? Tremendo na base… (não-ortonormal)

“Sim…sumiu toda a poesia, toda a mágica! Tudo [ou quase] é explicável…isso é complicado… =/” [2]
Verdade!!!

@Fabio uhauhhuauhahua… banco, vendendo coco… o que aparecer tamos ai!! =D

@Janaina Veja sim! Eu recomendo fortemente.

“Sou Física há uns 3 anos e realmente a faculdade foi muito frustrante…bem diferente do que imaginava, mas a profissão e a ciência são ótimas” [2]

Valeu pelos parabéns pessoal!! Parabéns a todos os Físicos e Quase-Físicos!!


Faok
19/5/2010 , 23:51

@QF: Parabéns… ou meus pêsames por ter escolhido física… sei lá… XD

@Ghofxaos: LOL


PokerChemist
20/5/2010 , 00:31

Só eu não sou formado aqui? (Nem passei no Vestibular ainda T_T)
me sinto inferior XD
Bem… admito não gosto de Física nem de Direito nem de outra coisa, pretendo ser Veterinário ^^
ENTÃO a única coisa que me interessou no filme foram os passarinhos 8P
Eles foram ótimos atores! principalmente na parte que ele voa com medo dentro da gaiola ao ver seu novo Dono Vilão – Físico com cara de Mendigo 8P
Brincadeira ^^ mas sei lá assisti o filme praticamente por assistir, não foi ruim, mas tirando Hellboy não sou fã de “Super Heróis” americanos ^^
Ah Parabéns! \o/


Ronan
20/5/2010 , 00:46

É QF, parabéns pra gente, tb sou físico!

Quase morri de rir com este post, o melhor até agora, talvez por trazer tantas lembranças, boas e ruins. Falar (e compreender) coisas q ninguem entende, ah isso é “natural”, está no nosso DNA!

Abração!!!

[...] Primeiramente, explicações: Como todos sabem (tá escrito ali em cima, sobe lá!), sou um quase-físico (não “O” Quase-Físico).  Nesses meses, me mantive recluso numa fria caverna (também [...]


Caveira
20/5/2010 , 09:59

Pow galera, vcs tão pessimistas demais… Existe sim uma luz no final do tunel.

Vou dar a dica: 1º façam um concurso para cargo de nível médio. Para um físico, é bem fácil passar, e em alguns casos já vão começar a ganhar mais que um professor universitário. 2º já confortavelmente instalados em seu cargo público (com estabilidade garantida) façam um novo concurso para um cargo de professor. Sim! Isto é perfeitamente possível. E a lei permite EXPRESSAMENTE.

Pensa no cenário: uns 4000 como técnico nível médio (início de carreira), mais uns 3000 como professor assistente (início de carreira). São 7000 contos por mês, mais que muito advogado recém formado.

E com o tempo, conhecendo as pessoas certas, você pode conseguir uma transferência para algum instituto de pesquisa, tipo CNEM, mantendo a remuneração do cargo de origem (ou escolhendo a nova remuneração, se ela for maior…).

Pensem nisto!

E feliz dia do Físico (atrasado – ontem não entrei na web durante o dia e tive prova de cálculo 2 a noite).


Michele
20/5/2010 , 13:11

@Caveira vc é do mal!!!!!!! =]

Adoreiiiii!!!!!!!! Sempre soube que passar num concurso seria o ideal pra mim, mas essa sua jogada estratégica do mal é perfeita!!! Valeu por compartilhá-la!!!


Mauricio
20/5/2010 , 16:57

@poker chemist: tbm ñ sou formado, mas seguirei exatas tbm, porém… CIENCIA DA COMPUTAÇÃO BABY! e tecnólogo em games (vo tentar fazer as 2 ao mesmo tempo… deve d dar :P)

hell yeah! eu farei GAMES!

e o caveira tem razão, parem de chorar! o mundo é um coco pra todo mundo, seja pros otimistas ou pessimistas… apesar de pessimistas não acharem que esse coco servirá pra adubar alguma coisa…

fazer o q, a vida é +- nesse jeito mesmo…


Mauricio
20/5/2010 , 17:05

ps: tbm nem começei ainda, tenho d viajar DE VOLTA pra cidade onde eu morava, pq só tem ciencia lá, ou em ctba…

e, bem… é uma longa história, talvez eu poste no MIO blog! (sim, eu fiz um…)

Ps2: hellboy é d+

Ps3: feliz dia do físico atrasado 1 dia e 1 coment! ;D


Buzina
20/5/2010 , 19:56

@Caveira “Pow galera, vcs tão pessimistas demais… Existe sim uma luz no final do tunel.”: normalmente é o trem!! [brincadeira, não pude evitar]

Eu não disse que vamos ser desempregados, eu disse que com o qto ralamos para nos formar merecíamos ganhar mais. Não digo tanto em salário (atenção: TANTO, este devia ser bem maior tb) mas mais ainda em reconhecimento. Se vc é físico a sua imagem é do nerdzinho louco e nunca de um profissional respeitado [ou tão respeitado que as pessoas tê medo......hehe]


Leonardo
20/5/2010 , 22:22

Po, QF, mas seu pai ainda lhe perguntou: – Tem certeza MEEESMO que não quer ser engenheiro????? – E você disse: – Não, pai, quero ser Físico!!! Véi, daqui pra frente vai ter mais uma fila pra você pegar : A Fila do “remédio-de-malucos” no hospital estadual mais próximo do seu futuro psiquiatra, que provavelmente é sempre uns 15 km longe do ponto mais longe da sua casa e do médico que vocÊ frequentará … Mas isso é sigilo, num conta pra ninguém que Físicos, Químicos e até Biólogos frequentam psiquiatras, ok?


Faok
20/5/2010 , 22:36

@Caveira: Cara!! Nível tecnico ganhando 4k?? meu… é mais do que o meu de nível superior… e olha que eu tenho adicional de periculosidade… é em gabinete de alguma coisa?? o maior que vi para técnico foi 3k como fiscal agropecuário do estado de são paulo… 1300 candidatos/vaga (quem falou que vestibular era concorrido??)
você deve querer ter dito CNEN. De fato… a CNEN, INB e Eletronuclear são bons lugares para físicos…
E a transferência ainda depende MUITO dos seus contatos e da esfera governamental do seu concurso… pense nisso… ;)


@biscoita
20/5/2010 , 23:18

PARABENS QF e todos os fisicos do brasil e do mundo
(ta eu realmente nao li a materia sem paciencia pra isso)


Diego
21/5/2010 , 00:56

Li duas coisas fodasticas hoje, a primeira foi o seu post, a segunda mas não menos importante, o comentário do ghofxaos.


Caveira
21/5/2010 , 14:37

@Faok, na verdade 4K foi só uma média… Agências Reguladoras estão pagando 5800, Banco Central e Receita estão pagando em torno de 6500, Ciclo de Gestão 7000 e congresso perto de 10K. Isto tudo nível médio.
É claro que os concursos são concorridos, não existe “almoço grátis”…
Mas que é possível, é! E Físicos tem sim vantagem por terem (normalmente) um melhor raciocínio.


Faok
22/5/2010 , 16:00

@Caveira: Agora entendi o cargo técnico que se referia… é bem diferente se comparado com técnico de laboratório, apesar de também ser técnico.

Mas sei lá… mesmo ganhando menos gosto de, pelo menos, pensar que trabalho com algo da minha área (porque trabalho mais com ADM do que com química mesmo… ¬.¬°)


Raphael Barboza
23/5/2010 , 21:55

QF ^^ tava só esperando eu assistir o filme pra comentar =P, e fui assistir ontem….

Realmente –’, FÍSICO é uma profissão depreciada….

Quantas vezes você já ouviu….
- Meu filho vai ser médico
- Meu filho vai ser um advogado
- Meu filho é um engenheiro

???

Mas quantas vezes você ouviu
- Meu filho é um astrofísico….
- Meu filho é um físico teórico
- Meu filho é um físico quântico o.o”?

só perde para músico =P

^^

Mas em geral, é apenas no brasil essa depreciação =), por isso todos nossos físicosm e outras profissões fodásticas e insignificantes para o fator trabaklhista brasileiro, vão tudo para o exterior, aonde receberão bem mais, talvez fazendo menos –’

Volto na tecla do Canadá… que se tudo der certo ESSE ANO EU CONSIGO IR!

aonde a profissão de professor por exemplo é muito apreciada em faculdades, já que você precisa dar apenas 3 horas aula por semana, e o restante você pode usar para fazer pesquisas, e etc…
DETALHE: RECEBENDO POR ISSO!

=D

t+ QF =D

Iron Man 2 – Péssima Continuação, ótimo filme!


Ca-chaN
24/5/2010 , 12:03

@Raphael Barboza
Que sorte a minha em ser uma futura Fisica eeeee Musicista, não ? hahahaahhahaha

Mas é vdd… Meus pais no inicio até tinham um certo orgulho, e minha mãe principalmente, enchia o peito pra falar “Minha filha estuda Fisica e toca violino, teclado e violão (H)”
Mas isso se perdeu com o tempo ‘-’ e só eles tinham esse orgulho tbm… Atualmente acho q só meu namorado o tem, e ultimamente tem sido bem fraco esse orgulho tbm –’ (Mérito meu, devo confessar)

Devo concordar que eu ri MUITO com esse post.E é, muita coisa nele é verdade (feliz ou infelizmente).

“A física com toda a certeza mudou a forma com que vejo o mundo e acho que nenhum outro curso teria feito o mesmo por mim… mas isso teve um preço que até hoje, não sei mensurar se valeu a pena”
Concordo plenamente , mesmo ainda estando na metade da graduação.
De qrr forma, ainda atribuo o fato da falta de certeza perante a escolha (mesmo gostando MUITO MESMO do curso) ao meu poucoquasenada tempo disponivel para me dedicar a tal.
Quem sabe as coisas mudam em breve (e assim espero…)
Mas acho que é aquilo que a Ruvânia disse: “Se não tivesse feito, ficaria a vida toda pensando em fazer” – FATO²

[/desabafo] :P


QF
24/5/2010 , 13:44

@Faok Valeu! huauhuhauhahu

@PokerChemist Veterinário? Não sabia dessa não!
O lance do passarinho é foda! “Quero meu pássaro” uhHUAHUAHU
E Hellboy é foda mesmo! =D

@Ronan Muito obrigado! =D
Desde pequenos eramos assim né? Só oficializamos

@Caveira A questão não é “não ter opções”, elas existem e você mesmo listou algumas. A questão é escolhar algo para dedicar a sua vida, algo que vc queria trabalhar e viver daquelo e não poder… e não poder justamente por não darem valor a profissão.

@Buzina Concordo… e adiciono o que disse anteriormente ao @Caveira

@Leonardo Meu pai tinha visão… foda isso!
Fui querer viver de sonhos e agora nem dinheiro pra comprar um na padaria eu tenho.

@@biscoita Valeu! =D

@Diego WOW!! Muito obrigado!! HUahuuahuha
Ghofxaos foi foda! UHauhuhauha

@Raphael Tem que cair fora mesmo… o nosso país despreza a categoria, temos mais que é que cair fora e assistir o barco afundar.

Ah! Boa sorte com a viagem!!! =D

@Ca-chaM Que combinação hein?
Eu não sei tocar instrumento algum, ou melhor… sei! Reco-reco!!
(foi o único que tive coordenação suficiente pra “tocar” na formatura do jardim de infância)
Aguenta firme o curso… muitas coisas ainda virão! =(


Mauricio
25/5/2010 , 03:31

@Raphael> tbm quero ir d novo pra canadá, cara, vais pra que cidade? se pá a gente da um role junto :P


Mauricio
25/5/2010 , 03:31

@Raphael> tbm quero ir esse ano pro canadá, cara, vais pra que cidade? se pá a gente da um role junto :P


Mauricio
25/5/2010 , 03:33

maldição, fui responder teu post, acabei escrevendo o que vc escreveu…. e nem deu pra cancela =\

azarons combinado ao sono….. é isso… só pode…


Raphael Barboza
25/5/2010 , 10:39

Bom =D… ano passado cheguei beeem perto de pisar em solo canadense ^^’… pena que mal consegui sair do aeroporto ¬¬”

Quem sabe esse ano consigo fazer tudo certinho –’

Vancouver vamos lá =D


chronos
26/5/2010 , 19:00

ahh….
preguiça de ler tds os coments agora…
depois eu leio…
enfim…
Fliz dia do fisico atrazado qf….
e podia ser pior…..
pense nos pobres dos matemáticos que ou dão aula ou er…
bem…
enfim… acho q deu pra entender….


Henrique
26/5/2010 , 21:52

QF poderia ser pior , vc poderia ter feito Engenharia Fisica ( curso novo) que é o pior dos dois mundos !!!!! Vc não é reconhecido no meio academico(pq não é pesquisador ) e não é reconhecido na engenharia pq não é engenheiro ! Além é claro do salario de fisico, e de não desenvolver nada !


Gabriel
11/6/2010 , 11:35

QF é assim mesmo cara, ninguem é reconhecido na sua profissão, sou analista de redes eu ando pelo predio ninguem sabe quem eu sou, se falo com alguem, a pessoa me pergunta seu trabalho aqui! veja só! na minha area é assim se não te conhecem parabens! vc é um otimo profissional pois esta tudo funcionando e ninguem se da conta da sua responsabilidade nisso, agora se a rede cai direto, falam que é o !@#$%¨ responsavel por essa #$@%* de rede!!!


Ezequiel
15/6/2010 , 22:55

E eu que desisti do curso de física porque não tinha quem me ajudasse a pagar o bus até a capital (Porto Alegre), quem mandou ser do interior né.

Mas bah Tche !

[...] Ivan Vanko – O Físico [...]


Faça um comentário! Mas antes...

...saiba que:
O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu.
Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.