Científico

Energia eólica é limpa? Nem tanto…


Nosso mundinho anda passando por sérias mudanças, das quais muita gente acredita que somos os culpados[1]. A partir dessa preocupação, surgiram nobres esforços para substituir as principais matrizes energéticas do planeta, uma vez que as atuais acabam por trazer diversos impactos ambientais e sociais.

energia eólicaDos vários exemplos de alternativas consideradas limpas – ou seja, que não trazem grandes impactos ao nosso planeta – vamos falar um pouco sobre a Energia Eólica. Mas vamos começar do início! O que é essa tal energia eólica??
Pois bem… A primeira coisa de que vocês tem que entender é de que a energia eólica é um subproduto da energia solar.

– Aff.. o QF ta surtanto…

Não to não, calma! Hehehe… A energia dos ventos é gerada pelo Sol! Ele aquece nossa atmosfera e devido a diversas condições locais, de posição no planeta, não devemos esperar que esse aquecimento seja por igual em todo lugar e é a partir dessas diferenças de temperatura que vamos ter diferenças de pressão na atmosfera. Essas sempre vão tender, naturalmente, a se anularem e dessas tendências é que surgem os ventos. Massas de ar se movendo tentando entrar em equilíbrio.
Concluindo, a energia dos ventos é consequência de um grande efeito dominó que começa no Sol (Curiosidade: cerca de 1 a 2% da energia enviada pelo Sol é convertida em energia eólica)

Agora, como aproveitamos essa energia? Fazemos isso através de aerogeradores, que nada mais são do que cata-ventos gigantes! Estes são posicionados em regiões que possuem um certo regime regular de ventos – claro, para garantir que vão produzir energia a maior parte do tempo – e através de um gerador que ao ter suas pás movidas pela energia contida nos ventos gera energia elétrica.

aerogeradores
Modelos de aerogeradores.

 
Simples assim! Não é nada extraordinário! O processo que faz essa conversão é basicamente o mesmo de qualquer outra central de produção de energia elétrica. Mas o problema é que as Leis da Termodinâmica são claras: Não existem almoços grátis! [2] O que isso quer dizer? Quer dizer que não vamos obter energia sem pagar um preço por isso e segundo os entusiastas da energia eólica, os maiores preços/desvantagens dessa tecnologia são:

1. Poluir – visualmente – a paisagem com feios, porém charmosos aerogeradores.
2. O movimento das pás do aerogerador podem gerar ruídos mais chatos que Rebolation.
3. As pás dos aerogeradores podem acertar, eventualmente, a cabeça de algum pardal e leva-lo a óbito.
4. Provocar estranhos efeitos hipnóticos em usuários de aparelhos odontológicos (Ok, essa é brincadeira!)

Olhando pra essas desvantagens… convenhamos: é um preço baixo. Na verdade EXTREMAMENTE baixo pra ser verdade! Mas parece que falta algo… Vamos pensar um pouco: Como dito anteriormente, os aerogeradores convertem a energia dos ventos em energia elétrica, certo? Então quer dizer que os ventos que passavam onde instalamos os aerogeradores (aquelas regiões em que os ventos são bastante frequentes e intensos) ficaram com menos energia do que antes. Com menos energia esses ventos não vão mais até onde iriam, devido a presença dos aerogeradores!

aerogeradores
Hordas de cata-ventos from Hell

 
Se o uso dessa tecnologia se popularizasse demais (lembrando que são necessários vários desses aerogeradores para se obter uma quantidade apreciável de energia) poderíamos influenciar o clima do planeta inteiro! Será?? Podem achar que estou exagerando, mas por via das dúvidas resolvi pesquisar (Afinal… com certeza eu não teria sido o primeiro a pensar nisso, ainda mais no chuveiro). E como era de se esperar, já pensaram bastante no assunto e já realizaram várias tentativas de mensurar esses impactos climáticos (os links para os artigos com esses estudos estão no final do post).

mudanças climáticas
Ahh!! Meu Deus!!! Tem diagramas!! Isso é ruim!! Só pode ser ruim!!

 
Utilizando modelos matemáticos para representar a atmosfera da Terra conseguiram estimar essas mudanças climáticas… e elas são reais! [3] Porém, não tão expressivas a ponto justificar que saiamos durante a noite com tochas, moto-serras e explosivos caseiros para derrubar fazendas de aerogeradores. Pelo menos… por enquanto! Hehe

Moral da história: Pensar no banheiro é legal, pode render horas de pesquisa e de quebra… um post!

=/

Notas do Autor:

[1] Não concordo que temos tanta influência sobre um sistema tão grande e complexo, do qual nem mesmo compreendemos completamente.
[2] Créditos da frase a um antigo professor meu do IFGW. Não vou colocar seu nome aqui… talvez ele não goste! Eu não gostaria! Huhuauhauha…
[3] Para se chegar nos valores mostrados nos diagramas esses modelos chegaram a assumir malhas de aerogeradores cobrindo até 10% da superfície da Terra!! Então, não precisamos nos preocupar… por que é coisa pra caramba!

*Alguns links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Environmental_effects_of_wind_power
http://www.pnas.org/content/101/46/16115.full
http://globalchange.mit.edu/files/document/MITJPSPGC_Rpt175.pdf
Mr. Fusion – A empresa ecologicamente correta!




47 especialistas já comentaram!

  1. “[1] Não concordo que temos tanta influência sobre um sistema tão grande e complexo, do qual nem mesmo compreendemos completamente.” – não entendi.

    Vc não concorda que o ser humano possa influenciar em um sistema se esse sistema for grande, complexo e pouco conhecido?

    A aplicar esse raciocínio, então é mentira que a Mata Atlântica tenha sido devastada pelo ser humano. Ou que a Amazônia e o Cerrado estejam sofrendo graves problemas pela interferência humana no bioma. São todos sistemas enormes, complexos e pouco conhecidos.

    Se for por outro motivo, teremos então uma boa discussão. Os dados de que há alteração climática – pelo menos na temperatura média da troposfera – e de que isso se deve à ação humana são claros.

    Fiz um resumão disso em uma série de três postagens:
    http://genereporter.blogspot.com/2009/04/aquecimento-global-parte-1-de-3.html
    ————–

    []s,

    Roberto Takata

  2. Michele

    E eu q achava q energia eólica era o bicho….
    tadinho dos pardalzinhos!!!
    =(

  3. PokerChemist

    Vou instalar um cata-vento pra acabar com a infestação de pardais no meu telhado ._.
    MENTIRA! @_@ eu amo eles! são fofos e fazem um barulho infernal as 4:30 da manhã! D8
    Ah! dá pra ser feio e charmoso ao mesmo tempo? *-*
    Se um cata-vento pode ser charmoso mesmo sendo feio eu também posso! 8P

  4. Ruvânia

    Muito inteligente a sua opinião, obrigada por dividir sua reflexão e pesquisa conosco.

  5. Ruvânia

    Ah.. mais uma coisa… quem é vc e o que vc fez com o QF?

  6. Mauricio

    Quando o QF falou sobre idéia pensada no chuveiro no mural de recados…. eu sabia que teríamos que correr para as colinas, mas não imaginava que seria com tochas e motoserras :P

    MWHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAU
    a fuinha que se cuide! as fazendas eólicas são mais from-hell que ela! hehehehehe XD

  7. QF

    @Roberto Takata Concordo que alteramos sim, porém não sei se sabemos mensurar exatamente o quanto. Por que além de ser um sistema enorme, ele depende de muuuitos fatores (alguns dos quais desconhemos) e nem como todos eles se relacionam.

    Existe aquecimento global? Existe. Concordo totalmente, mas não sei se ele é majoritariamente devido a influência humana ou não. Isso que quero dizer… ^^

    @Michele… mas ela é! =D

    @Pokerchemist “Se um cata-vento pode ser charmoso mesmo sendo feio eu também posso! 8P” To me borrando aqui!! =D

    @Ruvânia… o banheiro faz muita coisa pela gente! (seria essa outra frase inteligente?)

    @Mauricio UHhauhuahuahua não conta pra Fuinha não!

  8. Um modo de se avaliar a ação humana é pelo cálculo da forçante radioativa:
    http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=11175
    —————–

    Há algumas incertezas, mas o indicativo é de que os fatores antropogênicos são muito influentes – gases de efeito estufa, alteração do uso do solo, lançamento de material particulado…

    Usando-se modelos climáticos – ajustando-se os parâmetros para os fatores de ação humana – para retrodizer as temperaturas passadas (para as quais há registro confiável), há um grau muito bom de adesão entre os resultados dos modelos e os dados registrados.

    Por isso que a hipótese do aquecimento global antropogênico é bem robusta.

    []s,

    Roberto Takata

  9. Ironicamente são esses aerogeradores que alimentarão os ventiladores domésticos quando estiver abafado demais por causa da redução de ventos.

  10. Mauricio

    @ sorete: faz sentido… a gente párou o vento, depois a gente começa o vento d novo, em outro lugar, com o nome de um eletrodoméstico com o nome de algum designer frutinha q deu o nome pro tal eletrodoméstico….

  11. @QF

    A discussão entre qual é a parcela de culpa da humanidade no Aquecimento Global é longa. Mas não podemos manter o argumento da dúvida quando todas as evidências estão a favor de um lado. Todos as evidências científicas qualificadas mostram que a forçante antrópica é a principal na alteração da concentração de gases estufa atual. Existe sim uma importante parcela natural, mas ela não chega perto da antrópica.

    Podemos ficar falando sobre incertezas, como os modelos são complexos, como as variáveis são difíceis de serem mensuradas. Mas acho que isso não leva a nada. Se aparecerem evidências que a forçante natural é mais importante podemos começar a discutir, mas enquanto isso não aparece a complexidade dos fatores não pode ser argumento.

    Bem essa é a minha opinião. Quanto a energia eólica achei bem interessante o post. Parabéns. Nem tudo o que é rotulado de “verde” é completamente limpo.

    Abraços.

  12. Mauricio

    @ luiz bento> caca de nariz também é verde… as vezes até vômito é verde… e nem por isso é limpo…

    na verdade, limpo é exatamente o oposto… =O

  13. QF

    @Luiz Bento e @Roberto Takata Vou dar uma olhado no livro sim! =D

    Negar que temos alguma influência, é bobagem! Nem a ideia do post e nem da frase não eram discordar disso.
    Minha preocupação/desconfiança pessoal com relação a esses estudos é que, pra mim, eles se distanciaram da ciência de verdade. Tudo envolve muito dinheiro e industrias muito poderosas. Tanto a industria do petróleo já consolidada quanto essa nova que vem ganhando mais e mais força, a industria do ecologicamente-correto.
    Um vem com estudos de paleoclimatologia e mostra dados que já tivemos períodos naturais de aquecimento global no passado e que esses poderiam ser fruto de influência solar, dai o outro grupo vem com dados de material lançado na atmosfera e diz como ele pode influenciar no aquecimento…

    Nessa questão, EU acho que a ciência virou apenas uma ferramenta e a situação ficou muito similar ao que um advogado irresponsável faz: usa nuâncias de um código penal para tentar livrar seu cliente não se importando se ele é culpado ou não. Uma “sinal” dessas disputas nada científicas foram aqueles e-mails que “forjavam” dados que “vazaram”.

    Mas também não sou a favor de manter as coisas como estão, impacto existe e se é pequeno ou não… não importa. Minha ideia com o post não era dizer que Energia Eólica é ruim e ideia era fazer pensar. Nos dois artigos que citei no final, o pessoal até faz uma comparação… mesmo que coloquemos aerogeradores em 10% do planeta o impacto seria mínimo, claro, considerando que estaríamos aposentando meios mais poluentes. Uma coisa compensaria a outra e a balança ia pesar mais pro lado da diminuição de impactos (de qualquer dimensão que fossem)

    Wow, acho que foi a maior resposta em comentário que já escrevi!

    Graaande abraço!

    @Sorete HUauhuhauhauhauhauha

    @Mauricio Vai virar designer de ventiladores?

  14. Bem, se teve uma coisa que eu aprendi jogando SimCity 2000 é que a energia eólica não deve ser usada pra substituir outras formas de energia, mas sim servir como forma auxiliar.

    Mas e aí, e quanto a energia solar?

  15. Buzina

    @Canyman a solar é complicada…muito cara e ainda pouco desenvolvida. Os painéis com alta performance são caríssimos, os “baratos” são ruins. A vantagem da solar é cada casa ter a sua “miniusina” – creio. Mas imagina a revolução social pra isso.

    Na minha opinião temos que investir na nuclear. É a mais limpa, menos impacto ambiental – e vai dar emprego pra gente, QFs da vida hehe

    Ambientalistas detected? Temos que saber muito sobre impactos ambientais, mas não deixarmos de fazer muito por causa deles. Lembro de um congresso de biotecnologia que eu fui… tinha um ambientalista fundamentalista…era complicado, acho q só posso dizer isso sem ofender ngm…

  16. pedro h

    Os aerosgeradosres tambem criam zonas de alta pressao que matam grande parte dos animais voadores. Os morcegos sao as principais vitimas. Pode parecer insignificante, mas um mundo sem morcegos seria bem, mas bem incomodo.

  17. Mauricio

    Tá me zuando, qf?

    to mais afim de programa video-game

    mas, me diga se isso não é coisa de frutinha, e se esse cara não tem nome de frutinha:
    http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI98588-16352,00-EMPRESA+BRITANICA+CRIA+VENTILADOR+SEM+HELICE.html

    sacanagem… e pensa que essa joça nem se parece um ventilador “normal”.
    =\

  18. Podemos deixar de lado ideias conspiracionistas, basta atermo-nos aos dados.

    P.e., o Sol não pode ser uma fonte importante. Não há uma correlação atual entre sua atividade e a variação da temperatura observada. (Há pouco o Sol estava no *mínimo* de atividade e a temperatura aumentou.)

    Sobre as variações passadas da temperatura, discutido rapidamente em:
    http://genereporter.blogspot.com/2009/12/jogo-dos-erros.html

    []s,

    Roberto Takata

  19. Makoto Bakura

    Esqueceram de mencionar outro impacto ambiental que teríamos se 10% da superfície terrestre fosse coberta por Geradores Eólicos

    Provavelmente tantos Cata-Ventos (junto ou separado, com hífen ou sem hífen) iriam tirar a Terra da rota, ou fazê-la parar… Aí, pra saber a desgraça que isso seria, é só ler o post onde o QF descreve os efeitos de parar o planeta instantaneamente

    E, se os Geradores ainda fossem todos colocados num só continente, ou sobre uma só placa tectônica, isso a faria se deslocar, talvez trazendo de volta a Pangéia, ou sei lá o quê

    Agora, não sei o motivo de tanta discussão sobre de quem é a culpa pelo aquecimento global… Todo mundo sabe que a culpa é do El Niño, do Calendário Maia e do Hercólobus!

  20. Elaisyun Elderan

    na minha opiniao tudo deveria ser substituido por energia a carvao. \o/
    Mas ainda quebro a cabeça tentando planejar um gerador de energia infinita…

  21. Imagino que tantos cataventos iriam estabilizar a Terra na atual inclinação de seu eixo, uma vez que tantos objetos girando possuiriam um tremendo momento angular, e não consigo pensar numa forma de torque grande o suficiente pra alterar a direção desse momento…uma alavanca intergaláctica, talvez?

  22. A propósito, pensei em um moto perpétuo baseado nesse sistema de energia eólica:
    http://img709.imageshack.us/img709/9862/imagemtok.jpg
    supondo 2 cataventos isolados, em um referencial inercial, livres de atrito. (não venham me dizer que, livre de atrito, o vento não vai girar o catavento. O referencial e o atrito são meus, e eu digo que o vento VAI girar eles.). Outra suposição, um catavento é movido apenas pelo vento gerado pelo outro, e vice-versa. Basta apenas que alguém dê um eventual “contaaaaato!”(imaginem o picapau dando partida em um avião), pra iniciar o sistema.

  23. DukeGod

    bem falado QF
    no fim das contas todos deviam saber que a unica energia 100% limpa é gerada pelas termoelétricas das Empresas Duke,vendidas através de um preço relativamente baixo e 100% a prova de apagão!
    E na compra de 150petawatts de energia voce leva de graça por uma taxa adicional seu próprio poste,totalmente customizavel!
    Empresas Duke,fazendo a vida do dono delas melhor…

  24. Mauricio

    @ DukeGod: hasuhsauhsusahushushusahsau

    largo o ramo de mercenário pra vira um barão da energia a carvão? MWHUAHUAHAUhHU

    hehhehehehe

  25. Eu

    O “Nenhum almoço é grátis” é frase de Mankiw, ganhador do Nobel de Economia. Seu prof reproduziiu e n deu créditos..hehe

  26. Mauricio

    ” De graça por uma taxa adicional…” hasushsauhasu euribagarai =D=D=D

  27. DukeGod

    na verdade as Empresas Duke “Fazendo a vida do dono delas melhor!” são apenas algo que eu faço pra me divertir de vez em qdo
    somos tipo a Acme e produzimos de tudo,não posso garantir que não havera mais propaganda

  28. Mauricio

    Hey, por falar em Acme, tu viu que elas contrataram um novo garoto-propaganda? o papa-léguas agora está só nas pontas, enquanto tem outro cara fazendo as merchans principais.

    para mais info digite 1227 no google e clique em “estou com sorte”

    aquele cara, na minha sincera opinião, é mto pior q o papa-leguas… =\

  29. Evil Fuinha

    Desculpe a ausencia, estou plantando cata-ventos feios e charmosos em 11% da superficie terrestre.. ta dando um trabalhao…

  30. Cambraia

    Legal a postagem! Você só esqueceu de anotar um detalhe: se utilizarmos 10% da superfície da Terra para energia eólica, geraríamos mais energia do que consumimos. Ou seja, é um percentual de ocupação totalmente fantasioso.

    Depois dá uma pesquisada sobre energia solar, você vai chegar em conclusões ainda mais surpreendentes….

    Abraço!

  31. SENAM

    Uma prova de que se pode alterar o meio ambiente é vc mesmo pois estava no banheiro esaiu de lá sem fazer tudo o que devia e soltou um post na nossa cara e nós ainda ficamos aqui cheirando e aplaudindo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  32. Que espécie de post é esse? Você não apresentou nenhuma razão racional para explicar porque energia eólica – na sua mente perturbada – pode ser suja.
    Aerogeradores não poluiriam visualmente, matariam passaros ou alterariam os ventos (haha, essa foi de matar) mais do que um prédio. E nós temos cidades cheias deles. E para manter estas cidades – aí sim – utiliza-se meios de energia nada limpos.
    É triste ver alguém denegrir – a troco de acessos – a imagem de uma parada que pode melhorar a vida como conhecemos.
    Pesquise sobre Jacque Fresco e o Projeto Venus: A energia eólica, em conjunto com a solar e a de marés, poderia produzir energia suficiente a ponto de você não precisar pagar mais por ela.

  33. Davi

    “Se o uso dessa tecnologia se popularizasse demais (…) poderíamos influenciar o clima do planeta inteiro!”

    Você está tentando me dizer que a gente passa os ultimos 100 anos causando industrialização pesada, combustíveis fósseis, intervenções geograficas e a porra da porcaria de umas merdas de hélices vai foder o planeta???

    “O planeta está bem. As pessoas é que estão fodidas” – George Carlin

  34. QF

    @buzina Sou mais a fusão nuclear! =D

    @Makoto Huhuhauhahuahu… você foi bem além! =D

    @Caiomz eu pensei nisso qdo era pequeno! Uauhauhahu

    @DukeGod as empresas serão fundadas num futuro próximo??

    @Eu muito obrigado!! Isso é bem típico… esse povo não cita fonte! Hunf!

    @Fuinha… olha lá o que vc vai fazer dessa vez hein!!

    @Cambraia Isso leva em conta a taxa de crescimento anual de consumo com o tempo de instalação das fazendas? Mas, ahh… que seja, a ideia era mensurar o impacto de um uso excessivo mesmo. ^^
    Hehehe

    @SENAM raciocínio interessante =P Huuhauhauhauh

    @Mino Vamos lá… 1. Se você não viu nenhuma razão racional, recomendo que leia novamente o post e leia também os artigos científicos que coloquei no final do post como referência.
    2. Pesquise um pouco e verá que muita gente se preocupa sim (apesar de ser absurdo) com “poluição visual”, poluição sonora e com mortes de aves (principalmente de morcegos que ficam insanos com os sons dos aerogeradores)

    Enfim, eu não disse em momento algum que ela é ruim… a ideia era mostrar que ela gera impactos! Impactos locais (como mudança de regime de ventos e chuvas) e pode até gerar impactos globais (minimos em comparação com outros fontes, mas reais). Não disse nada além…

    E sobre sua frase: “Pesquise sobre Jacque Fresco e o Projeto Venus: A energia eólica, em conjunto com a solar e a de marés, poderia produzir energia suficiente a ponto de você não precisar pagar mais por ela.”
    Bem… pode esperar sentado! ^^

    @Davi estou dizendo que elas geram impactos, mínimos.. mas geram! UHhuauha e concordo plenamente com George Carlin! ^^

  35. odair

    Não acredito que perdi alguns minutos nisso!

  36. Olha cara seguinte..
    não sei neim oque dizer.. mas gostei do post..
    uma pena que seja APENAS um post..
    na verdade o mundo vai continuar poluido =/

    Isso tudo que vc descobriu em algum tempo de pesquisa no GOOGLE com certeza jah foi estudado e ‘desenvolvido no papel’ por outras pessoas, mas nunca nada foi realizado de verdade.

    ;*

  37. Eloi

    Eu acho que hoje, mas do que nunca, e cada vez mais,
    A humanidade tem consciencia da questão ambiental, mesmo com toda essa poluição, muitas pessoas estão tomando atitutes no sentido de uma vida melhor.
    Inclusive nos comentários.

  38. jhjh

    impressionante como o blogueiro e os comentaristas sao um bando de analfabetos cuspindo opinioes idiotas sem fundamento. e confesso que perdi meu tempo aqui, mas nao voltara a acontecer

  39. DukeGod

    Deja Vu o-o
    é o post to microondas reacontecendo
    muito bem QUEM CRIOU UM LOOP TEMPORAL!!!??

  40. Robson

    Não só as andorinhas são prejudicadas.
    Vampiros e homens-morcegos também.

    Pois, elas geram turbulência que confundem o senso de direção deles. Então eles são atraídos para perto das hélices e lá estouram seus pulmões devido a zona de baixa pressão.

    Até mais.

  41. Anderson Henrique

    Por isso sou a favor da energia via Hamsters, se mutiplicam mais que tudo na vida, e comem pouco =D

  42. Buzina

    …falando em mundo limpo, aquecimento global, olhem o que nosso querido presidente falou…

    http://www.youtube.com/watch?v=FHzWORHrKcQ

  43. Muito bom :D
    Estava viajando, e vi um desses.. Me policiei para não olhar muito, já que sou usuária de aparelho odontológico,
    ehOAUISEHoauiseh xD

  44. QF

    @Angélica Perigosíssimo!!!!! UHuhauhahua

  45. Doidão

    Hoje em dia só se fala em produção de energia limpa. Pois bem… não seria melhor pagar algumas diaristas para limpar a que temos? Aí agente mata dois coelhos com uma caxa d´agua só! Criamos emprego e não gastamos dinheiro com coisas que ja temos. Heheheh…

  46. Leticia

    aff

  47. eu acho que a energia eolica nao e poluente

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén