Manuais

Como conseguir filtros polarizadores (sem gastar nada)


Esse post pode parecer completamente aleatório e sem sentido… Afinal, por que vocês iriam querer um filme polarizador? Ahhh… pra muuuita, mas muuuuuuuita coisa e logo vocês vão descobrir. ^^

Mas o que é um filme/filtro polarizador? Bem, resumindo… podemos encarar a luz como ondas que oscilam seus campos elétrico e magnético perpendicularmente. Até ai ok! Mas elas podem variar a orientação com que esses campos oscilam aleatoriamente, a isso damos o nome de luz não-polarizada (como você pode ver no desenho ao lado – as setas indicam a orientação da oscilação dos campos). Se passarmos essa luz por um filtro polarizador, somente as ondas que oscilam em determinada direção – ou seja, no eixo de polarização do filtro – vão passar. As outras componentes dessa onda serão absorvidas pelo filtro.

Daí podemos brincar de vários jeitos, associando polarizadores e vendo o que acontece (depois de ler esse post vão poder fazer isso em casa). No primeiro caso do desenho temos luz não-polarizada passando por um polarizador e depois por outro, que polariza a luz no mesmo sentido do anterior. Nesse caso a luz passa, com menor intensidade, mas passa (sempre vamos ter redução de intensidade). No segundo caso, temos luz não polarizada passando por um filtro que a polariza num sentido e depois em outro que a polariza no sentido perpendicular. Como vimos anteriormente, os componentes que não estão no eixo de polarização do filtro são absorvidos pelo filtro, logo… nenhuma luz passa nessa caso. Lindo não?
Ok! Só mais um exemplo? Um mais concreto, sem desenhos de esquemas malucos…


Na esquerda os dois polarizadores estão no mesmo sentido e na direita os dois
estão perpendiculares, nao deixando a luz passar por eles.

 
Esses filtros/filmes polarizadores tem muuuuitas aplicações interessantes em física, em química, em mineralogia, em fotografia, em numerologia quântica e mais uma tuleba de coisas! E num post futuro, vou ensinar a fazer um experimento fodástico que utiliza essas belezinhas.

– Mas… QF, onde eu encontro esses filmes? Onde? Meu Deus!!

Há! Depois dessa introdução vem a parte boa! Como conseguir esses filtros? Pois bem, existe uma fonte bem acessível desses filtros: telas de LCD de aparelhos eletrônicos, aqueles mostradores digitais de calculadoras, relógios, cd players, enfim praticamente qualquer porcaria que se compra em camelô possui essas telas e com certeza você tem um desses itens quebrado na sua casa. (prefira as telas de LCD mais simples, as coloridas tem outras características que não são interessantes para os nossos propósitos)


Exemplos de telas LCD. (ignorem a lente de óculos, apesar dela ser polarizada também)

 
Se você não tem nada quebrado que possa utilizar, basta visitar uma loja de manutenção de eletro-eletrônicos e pedir por essas telas de LCD, que no caso de aparelhos quebrados seriam jogadas no lixo. Se o sujeito não quiser entregar, diga – com cara séria – que elas são radioativas e que necessitam de descarte especial para não destruir o meio ambiente e não provocar câncer. Acredite, funciona.

Agora que já tem seus LCDs, retire-os da estrutura deixando apenas essa placa de vidro escuro da foto ao lado… é dela que vamos retirar o polarizador.
Tome cuidado na hora de desmontar tudo! Não use objetos pontiagudos que possam danificar o vidro… ou você mesmo. ¬¬

Os filmes polarizadores estão depositados na parte mais externa do vidro e ainda mais, existem dois filmes polarizadores colados em cada lado do vidro. (veja mais sobre o funcionamento do LCD aqui e aqui).

Agora vem a parte mais difícil, complexa e perigosa: retirar os polarizadores do vidro. Tentei durante vários dias, usando diferentes tipos de solventes tóxicos/cancerígenos e falhei miseravelmente… Num momento de fúria, joguei um dos vidros com polarizador numa vasilha com água e fui fazer algo menos frustrante. Quando voltei – um dia depois – para minha surpresa, os polarizadores descolaram do vidro.
É sério ¬¬ é só isso! Água. Mas cuidado para não deixar os polarizadores por muito tempo na água depois de descolados, pois alguns deles acabam se dissolvendo nela.


Filme polarizador retirado de um LCD com água. ¬¬

 
Agora três coisas podem acontecer: 1. O filme polarizador vai sair do vidro, mas vai ter a consistência mole de uma camisinha usada, como o da foto acima… não serve! 2. O filme polarizador vai sair do vidro e ter a consistência de uma folha de transparência (aquelas de usar em projetor)… serve! 3. Uma detonação nuclear… não serve.

Agora sintam-se livres para conseguir seus polarizadores e fazer seus experimentos. Em alguns dias vou postar aquele experimento supimpa que prometi! ^^ RECOMENDAÇÃO DE EXPERIMENTO: Construa você mesmo uma borracha quântica!

=/




51 especialistas já comentaram!

  1. Ronan

    Filtro polarizador, muito interesante!!! Será que o experimento é mostrar como ver uma foto 3D num monitor qualquer? Ou demonstrar que os oculos dos cinemas 3D são lentes polarizadas…

    Parabéns, seu sofrimento de anos será recompensado agora, sei bem o que estou falando.

  2. henrique

    Lembrei de quando era pequeno e desmontava meus mini-games 9999 in 1, só pra ver como era por dentro. Vou ver se tenho os restos deles pelo menos das telas XD

  3. Ihaa *.* QF Realizou meu sonho \o ter um filtro polarizador *.* =D, vou fazer um monte.. e talvez dominar o mundo com eles…

    O.o

  4. Ok, agora nos ensina a fazer uma grade de difração linear, de graça. ;D

  5. Ae QF, experimentos são sempre legais, desde que não se tenha que elaborar um relatório após a conclusão do mesmo. A propósito, a conclusão de qualquer relatório é sempre igual…uhahuauha
    Já imagino algo do tipo “lentes de contato polarizadas pra pessoas que não gostem do arco-íris”, uma fonte luminosa que atraia abelhas assassinas (afinal, quem NUNCA quis uma caixa de abelhas na sala, ao lado da tv?) ou mesmo uma nova forma pra remoção de picles do cheeseburguer…=D

  6. QF

    @Ronan aqueles óculos com polarizadores são bem melhores né? Na verdade… só vejo 3D neles! UHahuhuauha
    Sobre o sofrimento… espero que você esteja certo!! =D

    @Henrique produca mesmo! Eles tem telas bem grandes! ^^

    @Raphael EÁ… ajudando você a dominar o mundo! ^^

    @Sorete hummm… a logo devo postar como fazer a grade de difração com sulfite e tesoura! HUuhauhauhauhuhauha

    @Caiomz UHuhauhahuauha to me borrando de rir aqui!!!

    “Já imagino algo do tipo “lentes de contato polarizadas pra pessoas que não gostem do arco-íris””

  7. DukeGod

    legal,a TV do meu vizinho “quebrou” entao eu vou pegar as 46 polegadas arranjar muita agua e dividir o polarizador em varios!

  8. QF

    @DukeGod vixi… eu não sei se funciona com esse tipo de LCD. :S

  9. “Filme polarizador retirado de um LCD com água”
    Não sei onde arranjar um “LCD com água”…

  10. marina

    só quero deixar registrado que eu ainda to esperando um relatório no meu email de uma história de [CENSURADO], sabe.
    TO ESPERANDO.

    :p

    *Seu comentário foi censurado pelo QF. Há!

  11. Diogo

    Hehe já desmontei uma calculadora científica pra poder inverter esse negócio e os números aparecerem brancos no fundo preto. Virei mó celebridade na sala ^^’

  12. Elaisyun Elderan

    Talvez possamos bloquear o sol com um desses gigantes….
    ahuahuhauhuhauhauhauh
    Raphael Estou nessa de dominar o mundo..

  13. Fernanda

    Eu acho q dá pra fazer com papel celofane… Tenta! ^^

  14. chronos

    @QF: legal cara… vc sabe onde eu consigo um polarizador que dê pra fazer um polarizador redondo com 58mm de diametro e outro com 62mm? é pra minha camera… comprar e caaaaaro…=/
    hauhauhauah
    e pq censurar o coment da marina??
    hauhauaha
    agora td mundo quer saber….

  15. Michele

    Ohh muito louco esses filtros polarizadores…
    Adorei, vou descolar uns pra mim!!! =)

  16. DukeGod

    entao a TV dele “quebrou” por nada?
    sorte que a minha que ele de repente descobriu que o beepeer,medidores de pressão e diabetes “pararam de funcionar” também =D

  17. QF

    @Manoel Eu particularmente prefiro os LCDs com doce de leite, mas pode ser água mesmo.

    @Marina Há!!

    @Diogo HUuhauhauhauh clássico!! Muito legal isso ^^

    @Elaisyun Se você se juntasse com a Evil Fuinha, o mundo estaria perdido! UHhauuhauhahu

    @Fernanda acho que não… o celofane vai selecionar comprimentos de onda e não polariza-los. A menos que eu esteja muito errado. Mas acho que eles não fazem isso não.

    @Chronos Você tem que achar alguma coisa que tem um lcd desse tamanho. hunf..
    Sobre a censura… censura é censura!

    @Michele descola! É bem útil! ^^ E vai ser ainda mais qdo eu postar o próximo passo.

    @DukeGod não vá matar ninguem hein! UHuhauhau

  18. MURCILAGO

    ae galera
    ja viram esse clipe
    tu haver . rsrsrs

    http://www.youtube.com/watch?v=Y0DxmthvkKU

  19. @DukeGod eu ia dizer “maldito wii, quebrando LCDs por todo o planeta” mas depois do seu último post, algo me diz que ALGUÉM anda realizando experiências com pulso eletromagnético…mas tudo bem, desde que vc NÃO frite meu ipod, e arranje umas 15″ desse lcd ae UHAuhAUh

  20. Mauricio

    eu nunca inverti as cores daqueles minigames e calculadoras… mas uma vez eu deixei um daqueles esquecido no sol e no outro dia ele tava todo desquebrado…

    a tela se partiu em 3 (os filtros) e alguém tinha pisado em cima… perdi meu minigame =\

    mas, eu tinha 6 anos na época…nem sabia q aquele “vidrinho” servia pra alguma coisa… rsrsrs

    =\

  21. Luís Cláudio Gouveia Rocha

    MUA HA HA HA HA HA HA HA HA! Com isso e com o instructables.com, vou dominar o mundo da fotografia/vídeo 3D. (6) /Hehehesoudomal

  22. QF

    @Caiomz também vou fazer uma encomenda com ele! HUhuahuahua

    @Mauricio Perdeu uma grande oportunidade… graaaande!! ^^

    @Luis Cláudio não deixa a Evil Fuinha ficar sabendo!

  23. Mauricio

    bão… já tenho os filtros (de uma tela d celular q achei no quintal do prédio) e eles estão em um potinho d margarina cm água.. falta sair uns caquinhos d vidro ainda… porém, o “espelho” por trás da LCD implodiu em uma reação nuclear qf… ainda posso usar os filtros? :P

    Ps1> agora estou esperando o experimento batuta q tu prometeu tbm \o/

    Ps2>esses filtros… quando eu giro eles, eles não impedem a luz de passar, apenas muda a cor da luz q eu vejo… se eu viro tudo, a luz fica verde, se eu viro 45° ela fica verde e se eu viro mais 45° ela fica roxa… isso é normal?

  24. QF

    @Mauricio essa cor que fica… é bem escura??
    A tela desse celular era colorida?? Pq não sei como é o de LCD colorido… o que falei vale pra LCDs tipo de calculadora simplão. Nada de cores…

  25. Mauricio

    @ QF: era monocromático… perto e verde -.- mas é um roxo bem escuro… é estranho, pq tanto de “pé” quanto de “lado” ele fica transparente, só com a cor ou verde, ou roxa… e mudando o ângulo se varia a cor, passa literalmente por todas… rsrsrs

    continua sendo estranho…. não fica 100% opaco… eu diria menos d 80% (segundo minha pouca xp em photoshop :P)

  26. QF

    @Mauricio… é, não sei mesmo pq disso. Deve ter algum outro filme depositado nesse ai. LCD de celular é bem mais elaborado…
    Tente com LCD de calculadoras e coisas do tipo…

  27. @QF então, o LCD colorido é o mesmo princípio…qq coisa posto mais tarde um resuminho uhehueuhe tão me apressando aqui -_-“

  28. QF

    @Caiomz o principio é o mesmo, porém num LCD colorido vc vai ter filmes a mais depositados pra filtrar diferentes cores e coisas assim… e acredito que não seja possível retirá-los da mesma forma.
    Por isso, se querem só o filme… usem LCDs simples.

  29. @QF voltei…uhahuauh achei que demoraria…então, pra pegar só o polarizador acho que temos esse problema mesmo com o lcd colorido, e eu viajei BONITO agora, confundindo plasma com lcd…ia falar que tinha fósforo depositado no lcd, mas confundi com tela de plasma..a propósito, se quiser uma boa fonte de luz UV, desmonte a tv de plasma do vizinho =D

  30. QF

    @Caiomz… gostei do detalhe “…desmonte a tv de plasma do vizinho =D”
    HUuhauhahuauhahuahuhauhua

  31. PS:cuidado com os olhos.

  32. DukeGod

    ah,entao a TV “quebrada” do meu vizinho volta a ter utilidade!

  33. Diego

    O QF, bão?
    Voce publicou sua monografia de conclusão de curso?
    Sera que voce poderia mostra-la para nos?
    Acho que não sou o unico curioso.

  34. QF

    @Caiomz… sempre!! =D

    @DukeGod não pro que vou ensinar fazer em seguida… =(

    @Diego a ideia é exatamente essa! Esse post já é parte das coisas que produzi na facul. O experimento que vem em seguido faz perto de um projeto que fiz…
    E a mono, pode deixar… qq dia eu posto ela! ^^

  35. Mauricio

    @ QF>

    pronto, descobri o pq de os filtros meus fazerem aquelas bugação doida… eles estavam… virados ao contrário!

    quem tem um cel monocromático pode tentar isso: meus filtros, quando postos de “frente” um pro outro mudam de cor de acordo com o ângulo de inclinação que eles têm um em relação ao outro. quando estão “em série”, a eles ficam completamente transparentes de um jeito, e completamente escuros de outro (que nem nos exemplos do qf ali em cima, no post…)

    sei q é modafodonicamente ogro, mas isso q acontece, e eu não pude testar elas de outro jeito pq o vidro não tinha saido por inteiro…

    Ps> pronto qf, já tenho os filtros, cadê o esperimento que vai me ajudar a dominar cascavel (e depois o mundo)???

  36. Luís Cláudio Gouveia Rocha

    A Evil Fuinha achou diversos parceiros na tarefa de conquistar o mundo. Dividi-lo, depois, vai ser um problema.

  37. marcus rerre

    o polarizador tem 3 camadas (axo ke todos), ele fica mole se tirar as 2 camadas transparentes ke esta em cima e embaixo dele…
    ali fala “as coloridas tem outras características que não são interessantes para os nossos propósitos”

    ERRADO, eu tirei de tela colorida e é exatamente igual, funciona do mesmo jeito, tirei a do mp4, calcuradola, edo meu celular…..

  38. oláaaaa!

    muito boa esta materia. Sou um recem pesquizador preciso de muita ajuda.

    Será que alguem pode me decifrar porque os projetores datashow quando refletem sua imagem sobre as telas de projeção convencionais não se consegue um angulo de visão maior que 50 graus ?
    haveria possibilidade de abrir até 180 graus?

    por favor me ajudem vão contribuir com o meu desenvolvimento

    vgarla

  39. vera lucia

    Oi, preciso de sua ajuda. Estou com um problema nos olhos e sofrendo muito com a fotofobia. Sou tradutora e trabalho no computador, mas mesmo usando óculos azuis (receitados), sinto dor quando trabalho com tela de fundo branco e letras pretas (no sftware de tradução não há como mudar essa config.). Não adianta reduzir o brilho na config do monitor. Quando o fundo da tela é azul ou de outra cor mais suave, não sinto dor. Me ajuda a fazer um filtro polarizado para colocar na frete da tela do monitor? Minha tela é de LED de 24″. Muito obrigada.

  40. jose paulo akan

    vivendo e aprendendo, com quase 60 anos agora que descobri como esse trem funciona

  41. JVM

    aabei de comprar uma tv de 50 poegadas de led. Acho q vou remover os poarizadores pra fazr uma cortina espcial na janela do meu quarto

  42. Olá a todos,

    Existem dois tipos de filtros polarizadores, os filtros polarizados de forma linear e os polarizados de forma circular. Os de tela preto/branco são lineares, e as telas coloridas são circulares. Claro que existem exceções, mas na maioria dos casos é exatamente dessa forma. No cinema eles dão preferência pela polarização circular, pois na hora de refletir a projeção da tela para os óclos é bem mais fácil, agora nas tv’s é que temos a exceção, pois os aparelhos de tv que usam o 3D passivo (com filtro polarizado (o de cinema xD)), são polarizados de forma lenear, diferente dos celulares de tela colorida que são circulares (é linear na tv, porque as imagens projetadas na tv são lineares e o efeito 3D chega sem maiores problemas na vista do cliente, o ponto fraco é que se você não ficar numa linha reta com a tv, você perde o efeito, e fica tudo embaralhado). Se você usar um filtro polarizado de forma linear, será como na demonstração do QF, lá em cima, mas se você usar um filtro polarizado de forma circular vai ser como o @Maurício descreveu. O linear barra a luz de qualquer lado, agora o circular de um lado, ele muda as cores pecebida pelos nossos olhos, e do outro, age como um linear, barrando a luz.

    E sobre o que falaram sobre ver 3d em uma tela comum, estou tentando fazer isso, à uns três dias. Ainda não tive bons resultados, mas só vou parar até ver o maldito 3d entrelaçado no meu netbook.

    Espero ter ajudado.

    P.s.: É a mesma coisa uma tela para aparelhos preto/branco e telas coloridas, porém, dentro dos aparelhos preto/branco existem apenas as telas com os filtros polarizados dos dois lados do lcd, já no colorido, além das telas com filtros polarizados, existem outras folhas que servem como filtros (os quias não conheço bem o funcionamento, mas se ver através de um deles parece que você se drogou). Geralmente tem uns três ou quatro folhas, uma que serve como filtro de cor, que se você olhar pra luza com ela, em vários angulos, você vê ou tudo azul, ou vermelho, ou verde, enfim, ele separa as cores, da luz que é passada por ela. Falei especificamente desse filtro, pois acho que ele é o responsável pelas cores. Claro, existem outros filtro que eu não sei pra que servem e com efeitos diferentes de um para o outro. Se alguém com conhecimentos profundos nessa área ver que eu estou falando algum tipo de besteira, por favor me corrija.

    Té mais…

  43. P.s.: Não consegui tirar a cola de vários dos meus filtros, mas tirei sem água, na unha mesmo. Será que se eu deixar o filtro na água por um tempo vai sair a cola? Deixei ele em água com detergente, mas não deu certo não, não saiu a cola e formou bolhas estragando meu filtro. :[

  44. claudio

    ola,onde eu consigo compar polarizador para recuperar display

  45. ola,como faço para conseguir polarizadores,preciso recuperar alguns displays e escurecerão,so preciso trocar as peliculas polarizadores,

  46. Ola….sou de Curitiba e preciso comprar este filme, não estou encontrando a não ser em importação, você sabe me dizer onde posso comprar a folha ou placa deste filme polarizado.
    obrigada pela atenção

  47. Renan Vinicius

    show de bola meu bruxo.
    agora, a questão é que preciso de um filtro polarizador VERDE, para substituir em um projetor. será q esse serve?

    valeu pela atenção!

  48. Fran

    será q funciona com sufilme de carro?
    muito foda vlw…

  49. cleiton

    Alguem pode dizer onde comprar?

  50. ROBERTO FARIA

    Pessoal, tudo bem? Trabalho em uma empresa onde usam-se câmeras para capturar placas de veículos. Meu problema é a captura a noite. A noite a câmera usada trabalha em modo Night e usamos um iluminador com luz infra vermelha. Acontece que as placas refletivas vermelhas ficam totalmente brancas e se desvio o iluminador até consigo que fiquem melhores essas placas mas nas outras cinza por exemplo ficam escuras. Será que usando um filtro polarizador teria bons resultados com essas placas, já vi falar também em colocar uma borracha em volta da lente. Alguém tem uma sugestão ou confirma se isso pode dar certo?

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén