Á-News

< Á | News > Pesquisas bizarras do IgNobel podem ter verba cortada


O IgNobel, uma sátira do prêmio Nobel, é dado as pesquisas mais bizarras, estranhas e inúteis produzidas no ano. Segundo seus idealizadores, o prêmio não tem como objetivo humilhar e desmoralizar publicamente pesquisadores que dedicam seu tempo e empenho em pesquisas consideradas estranhas pela maioria, mas sim, divulgar pesquisas que primeiro te fazem rir e depois, pensar – umhum, acredito.

Mas o IgNobel pode estar com seus dias contados! O governo dos EUA anunciou que pretende cortar as verdas do “Fundo Destinado a Pesquisas Inúteis e Gastos Desnecessários”, que é a principal fonte de recursos desses pesquisadores, excluindo é claro, o dinheiro fornecido pelas mães deles.

A situação ainda é incerta e provavelmente existe alguém estudando essa questão inútil a fundo. E para você que se interessou pela produção intelectual desses sujeitos, temos logo abaixo uma seleção com os últimos vencedores do prêmio na categoria Física.

 
2008 Dorian Raymer e Douglas Smith, provaram que “Montes de corda ou cabelo inevitavelmente embolam“.

2007 L. Mahadevan e Enrique Cerda Villablanca, fizeram “Estudos teóricos sobre como as folhas de papel amassam“.

2006 Basile Audoly e Sebastien Neukirch, “Reflexões sobre porquê o espaguete seco sempre se quebra em mais do que dois pedaços“.

2005 John Mainstone e Thomas Parnell, pelo “Experimento de gotejamento de piche de 9 em 9 anos“. Onde, piche foi colocado num funil para escoar muito lentamente e gotejar, à razão de uma gota a cada nove anos.

2004 Ramesh Balasubramaniam, Michael Turvey e Haskins Laboratory, por seus estudos sobre “Dinâmica de bambolês“.

2003 Concedido a Jack Harvey, John Culveno, Warren Payne, Steve Cowle, Michael Lawrance, David Stuart e Robyn Williams pela pesquisa: “Uma análise das forças necessárias para se arrastar uma ovelha sobre várias superfícies“.

2002 Para Arnd Leike, por demonstrar que a “O decaimento exponencial da espuma da cerveja“.

2001 David Schmidt, pela sua descrição completa do “Efeito da cortina do duche“, que é uma cortina de banheiro tende a fectir para dentro durante o banho.

2000 Andre Geim e Sir Michael Berry, por usarem “Ímãs na levitação de sapos e lutadores de sumô“.

 
Caso o corte de verba realmente aconteça, muitos pesquisadores e os próprios idealizadores do IgNobel pretendem lançar um programa de doações via telefone, que até então tem o nome provisório “Pesquisa Esperança”.

Notícia verdadeira em: Terra

 
PS: Nunca foi tão fácil escrever uma Á-News! UHauhuhauhauha
Ah! Quer mais IgNobel? Visite a lista da wiki com todos os vencedores.. ou o site oficial.




37 especialistas já comentaram!

  1. Ohh nãooo!! Qf, como vai ficar a sua pesquisa “Um pato de uma perna só nada em circulos?” se cortarem a sua verba?

  2. E-eu… eu…. não consegui bolsa com eles! Snif snif snif!!

    Fiz tudo com meu próprio dinheiro…

  3. QF é um pesquisador autonomo!
    E ainda fez a pesquisa toda sosinho (foi né?)! “Uma análise das forças necessárias para se arrastar uma ovelha sobre várias superfícies“ gastou 7 pesquisadores e te garanto que o resultado não é tão interessante =D

  4. Ísis

    Ah.. que pena! Essas pesquisas com certeza devem ter alguma utilidade para a humanidade(como divertí-la)! Por exemplo a “Efeito da cortina do duche“ sempre foi um mistério para mim.. rs
    Afinal de contas eles resolveram pesquisar isso por algum motivo, né? ;P

  5. Olá!

    Gostamos do seu post, e ele é um dos destaques de hoje aqui na home do Blogblogs.

    Confira!

    Abraços,

    Equipe Blogblogs.

  6. chronos

    lol…
    IgNobel com dias contados é um absurdo….
    q pena….
    enfim…
    TT^TT

  7. Fuinha

    Nao podem cortar a verba!! o que pesquisadores (como eu) farão da vida?
    Fazer ciencia vai deixar de ser algo agradavel, a qual vc dedica seu tempo e amor para se tornar uma forma de ganhar dinheiro? de forma que todo pesquisador somente vai se importar com numero de publicaçoes, ao inves das aplicaçoes destas!?

  8. @Cássio Verdade né? Precisaram de 7 putos pra isso! É quase uma daquelas piadas de: vc tem 1 físico, 1 matemático, 1 engenheiro, 2 antropólos…..

    @Ísis Eu concordo! Tudo vem da alguma necessidade… que felizmente, não conseguimos ver daqui! HUauhuhahua

    @Vânia YEAHHHHH!!! Valeu!!!
    *olhando a página inicial do blogblogs*

    @Chronos e @Fuinha É!! E agora? Hein? Hunf… ainda bem que não dependo desses fundos pra produzir minhas matérias! =P

  9. DukeGod

    QF,faça o seguinte estudo e voce fica milionario
    “Efeito dos Ázarons nos jogos de Truco,Poker,Cara ou Coroa,Caxeta e Vinte Um”
    dai tudo que eh cientista ruim nessas coisa vai ter uma razão pra ter perdido

  10. Sabiam que o Brasil nunca levou um Nobel, mas já conseguimos um “IgNobel”??? Sim, foi um sobre arqueologia… Dois estudiosos fizeram um trabalho sério sobre a zona que os tatus provocam nos sítios arqueológicos, levando material de um nível de solo para outro, prejudicando muito a datação de itens baseado no nível de solo em que este se encontra… Já li uma entrevista com os caras que “levaram numa boa” o prêmio…

    (li esta notícia faz um tempão na Folha de São Paulo)

    Abs

    Brontops

  11. Ísis

    Estava lendo outro dia que um pesquisador brasilerio pode levar o Nobel.. O Miguel Nicolelis, já ouviram falar?
    O próprio diz que não acredita que pode levar o prêmio.. por enquanto, rs, mas ele desenvolveu pesquisas super interessantes na neurociência, como uma solução para o Parkinson e a ligação cérebro-máquina.
    :)

  12. Luís Cláudio Gouveia Rocha

    Cara, a pesquisa da levitação de sapos é até útil. Vai que, um dia, as pessoas podem até aprender a levitar outras coisas?
    E eu acho que todo mundo já quis saber porque cordas sempre embolam. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  13. chronos

    eu li um artigo uma vez que falava que um certo dia choveram sapos (isso mesmo.. sapos….) em uma cidadezinha dos states…..
    será que ec estudo foi feito por causa desse fato???

  14. Luís Cláudio Gouveia Rocha

    @Chronos: Eu também li sobre isso, cara! Deve ser mesmo! Tipo, quando os sapos começarem a cair, eles os mantém em suspensão. :O

  15. Caraca o.o’, deve ser foda =/

    Pô =/, você passa aproximadamente 24 anos, 3 meses, 2 semanas, 1 dia, 7 horas, 43 minutos, 38 segundos e 96 milésimos, se dedicando para a pura ciência =/, que talvez um dia você consiga provar que Algodão doce, quando entra em contato com Alta quantidade de Iodo Oxidado, pode se transformar em torresmo =/… para receber uma notícia dessas =/ pô =/

    Até desanimei agora ='(… se cortarem a verba, como fica a pesquisas de nossos bizarros físicos, químicos e biologos =/?

  16. DukeGod

    as pesquisas vão parar nas mãos dos Cylon que de alguma forma as transformam em armas impressionantemente fodas e nos atingem com coisas que poderiamos ter tido mas não o fizemos porque as pesquisas não ocorreram XD
    aquela dinamica sobre bamboles por exemplo garante que os Cylons que se disfarcem de mulheres tenham de fato as medidas anatomicas perfeitas no quadril para parecerem gostosas e consigam se infiltrar em locais importantes U_U

  17. Mauricio

    poxa……… até desanimei agora… justo eu que estava projetando um motor perpetuo…. que usa um sistema d agua com açúcar e garotinhas ruivas em estado de choque para gerar força…. =\

  18. OH NOES! D=

    Eles eram a minha última esperança de tentar fazer alguma pesquisa sem gastar nada do meu próprio bolso D=

  19. Makoto Bakura

    Também li sobre essa chuva de sapos num livro sobre coisas estranhas, tipo um tal Experimento Filadélfia bem interessante, que deixou um navio e sua tripulação invisíveis e que até hoje não consegui descobrir se foi real ou não… Se você souber, QF, por favor, diga, porque se foi real aquilo… Nussa! Foi muito legal! Menos pros tais militares, porque uns não voltaram da dimensão onde foram mandados e outros que voltaram disseram que tinham criaturas estranhas lá (devem ter parado na dimensão por onde o Noturno dos X-Men teleporta)

    Enfim, a chuva de sapos pode ser explicada por um furacão que passou pelo brejo bem na hora em que estavam comemorando o aniversário do Sapo Cururu! Aí os sapinhos sairam todos voando e cairam sob forma de chuva… Ou pode ter sido também um avião que estava fazendo o transporte de sapos e, durante uma turbulência, chacoalhou tanto que abriu aquela porta/rampa traseira e os pobres batráquios cairam todinhos… Ou foi uma guerra entre os Battletoads e os Ursinhos Carinhosos onde o time sapal perdeu e foi enxotado das Nuvens Rosadas…

  20. Essas historias de chuva de sapos tem aos montes. Em Paracatu/MG, uma vez teve uma chuva de peixes, procurem no SeuToba (youtube) que tem a reportagem do jornal local =p

  21. Elaisyun Elderan

    Sinto acabar com o mistério, mas meu amigo Jacky descobriu que um pato com uma perna só NÃo nada em circulos…
    Descobrimos o porque:
    Ele usa sua pata como um motor, dando impulso, e as asas são seu leme…
    se voce notar ele nada com as asas encostando na agua…

    como vocês veem aqui na roça também tem nerds….

  22. Makoto Bakura

    Elaisyun, mas o fato dele ter uma pata só deixa o peso dos lados desproporcional, então ele vai inclinar para o lado que tem a pata, o que fará com que a asa do lado inverso fique fora da água, portanto, apenas um leme vai guiá-lo, fazendo com que nade em círculos

    Na roça pode ter nerds, mas eu piloto o Daileon e derrotei Satan Goss u.u

  23. Thalita

    Poutz, só pq eu ia apresentar meu trabalho sobre germinação in vitro de plantas azuis…. =p

  24. Desanimei agora quanto ao meu TCC =(
    Tinha alguma esperança dele servir pra algo além de me atazanar por alguns meses, ocupar espaço na mesa e estragar minhas partidas de futebol de botão =|

  25. Elaisyun Elderan

    Makoto, infelismente tenho que discordar de voce…
    o peso que está desiquilibrado pode ser compensado abaixando um pouco mais a asa do lado contrario a perna, que por sua vez é inclinada para dentro para recuperar o equilibrio..

    você pode pilotar o Daileon, mas eu ajudei o Sephiroth a derrotar os teletubies e ganhei na queda de braço do power ranger vermelho \o/

  26. Makoto Bakura

    Por isso os Teletubbies sumiram da TV… E por isso que eu gosto do Sephiroth =P

    É hora de dar tchau… É hora de dar tchau…

    Tchauuuuuuu o/

  27. @Brontops Tá vendo, acho a pesquisa dos caras super válida…. hehehe

    @Chronos, @Luis Chuva de sapos? Eu sou da opinião do @Makoto HUuhauhahu De qual algum avião com sapos explodiu no ar! Hahuuhauha

    @Raphael É verdade.. eu to morrendo de medo de ficar sem grana!

    @Makoto, vou procurar saber sobre o tal projeto! Muuuhahuauhauh…

    @Elaisyun O problema, é que ele deslocar a asa, por ela ser muito leve, não irá mudar muito o centro de gravidade de bichinho, na verdade nem é com centro de gravidade que devemos nos preocupar, o centro de pressão também (do arrasto da água no pato) e a asa, mesmo que encostando na água não iria contruibuir muito para o deslocamento. (testei na minha banheira huahuauhahu mentira..)

  28. Mauricio

    @ qf: mas qf, quando o pato poe a asa na agua, ele muda o sentido de exaustão do fuildo, o que altera o curso do nado do pato
    é como um leme.

  29. Elaisyun Elderan

    @QF: Testamos com um pato de verdade!!!!!
    ahuhauhauhauha!!!!!!
    (Nenhum animal foi ferido durante os esperimentos, exeto um dodô e 6 cachorros, mas a culpa do pato ter uma pata só não é nossa (diretamente))

  30. Bom =/ 1 semana sem post T.T vou entrar em depressão!, meu cérebro necessita de informação \o/

    xD

    Elaisyun ='(, pobre pato =/

  31. Makoto Bakura

    Elaisyum, você tem um dodô??? Então é o último do planeta, porque os dodôs estão extintos desde 1681 o.O

    Pelo menos é o que diz na Wikipédia…

  32. @Elaisyun Droga! Malditos patos de verdade que estragam a física! huahuhuahuauha

    @Raphael Informação? Vocês quis desinformação né? UHhuahuauha

  33. Makoto Bakura

    Não satisfeito em sempre contrariar as Leis Temporais, sempre postando meus comentários com o horário de daqui a 2 horas (ou seja, tecnicamente eu ainda não postei esse comentário que acabei de postar), QF, seu blog agora resolveu embananar mais ainda minha cabeça…

    Se eu posto um comentário, quando ele aparece, acredito que seja o último a ter sido postado até o momento… Então, como raios eu postei e já tinha um comentário seu postado depois do meu???? Eu consegui a proeza de postar no presente um comentário do futuro que saiu no passado ou foi você que postou do futuro um comentário no passado, que saiu no presente? Ou alguma variação dessas alternativas? o.O

  34. DukeGod

    muio simples Makoto,voce esta em um campo de dilatação temporal!Ainda que voce tenha postado esse comentario daqui a 2 horas o campo alterou a passagem do tempo fazendo com que duas horas se passassem para voce em questão de segundos e portanto o comentario do QF estava na frente
    respostas tão na cara e ninguem nunca pensa nelas ¬¬’

  35. @Makoto e @DukeGod A verdade é que eu deixei o EÁ duas horas no futuro… por mera conveniência.
    Claro, foi um pouco difícil, mas meus conhecimentos relativísticos vieram a calhar!

  36. Moita

    po, uma das melhores ficou de fora, direto do site oficial deles:
    “PEACE PRIZE. The Swiss Federal Ethics Committee on Non-Human Biotechnology (ECNH) and the citizens of Switzerland for adopting the legal principle that plants have dignity.”

    “Premio da Paz. O Comitê Federal Suiço de ética para Biotecnologia não humana e aos cidadãos suiços por adotar o principio legal de que as plantas tem dignidade”

  37. @Moita…. CHOCADO!
    Demoraram tanto pra isso… eu sempre tratei minhas plantinhas dignamente! ^^

    =P

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén