Científico

Um Planeta com manteiga de um lado só sempre cai com esse lado virado para um Buraco Negro?


Na última < Á | News >, o leitor Caiomz levantou uma questão da qual não pude deixar de responder… e que mesmo assim, não me senti satisfeito e resolvi transformá-la num post! Aos que já viram essa discussão… relaxem! Tem desenhos agora! E se você ainda não viu… vale a pena, eu acho! Bem, aqui vai:

caiomz: Fiquei com dúvida agora: supondo um meteoro composto basicamente por água, gelo, h2o em estado sólido e manteiga, e um planeta XYZ perfeitamente esférico, distante de 10 u.a. do centro de uma galáxia espiral. Em um instante t0 qualquer, o dado meteoro colidirá com XYZ. Supõe-se, ainda, que a colisão se dê na direção normal à superfície do planeta, e o calor gerado pela explosão seja suficiente para derreter 85% do meteoro. Pergunta: o planeta cai no buraco negro com a face coberta de manteiga virada para baixo ou para cima?

Resposta: Caramba! Sua pergunta é extremamente importante!! Muito bom!
Legal saber que inspiro as pessoas sobre esses questionamentos profundos =D

Mas agora, sem enrolação. Sua pergunta é muito importante, pois nos leva as questões relacionadas ao azar, ou seja, a interação azarônica no escopo da astrofísica. A resposta pra sua pergunta é: Sim! Ele cairá com o lado amanteigado voltado para o Buraco Negro (ou Estrela… ou qualquer outro Objeto Astronômico do mal*). Mas você pode se perguntar: Mas por quê?? Por quê???

A explicação é um tanto quanto complexa, mas irei resumir aqui.
Lembram-se de que a interação azarônica só consegue influênciar as forças Gravitacional e Eletromagnética? (se não lembra, clique aqui). Pois bem, esse é um caso em que levamos mais em conta a influência gravitacional, uma vez que estamos lidando com corpos massivos. Estamos tratando de “Dinâmica (ou não) Orbital Azarônica Clássica – DOAC” (dizemos clássica, pois não estamos levando em consideração efeitos relativísticos azarônicos)

buraconegro

 
O que acontece é que enquanto o Planeta citado (com um hemisfério com manteiga e outro não) descreve uma trajetoria espiral na direção do Buraco Negro – existe a possibilidade dele cair diretamente, mas é bem pequena – forças de maré atuam sobre o Planeta em questão de forma a estabilizar o seu período de rotação, sob seu próprio eixo, de forma que este fique sincronizado com a órbita descente em direção o Buraco Negro. Fazendo com que… no momento do impacto com o Buraco Negro (ou Estrela… ou qualquer outro Objeto Astronômico do mal*) o Planeta esteja com o lado com manteiga virado para o Buraco Negro (ou Estrela… ou qualquer outro Objeto Astronômico do mal*) [1].

Viu! =D Espero que tenham gostado!
Abraços!

=/

Notas do Autor:

[1] Um efeito parecido acontece com a Lua. Ela está sempre com a mesma face virada para Terra, pois efeitos de forças de maré desaceralaram sua rotação de forma a sincronizá-la com seu período de rotação em torno da Terra. Tadam!

* Dentre os Objetos Astronômicos do mal, podemos citar: 1. Estrelas, 2. Buracos Negros, 3. Sistemas Desintegradores Binários, 4. Quase-quasares Torradores de Qualquer Coisa e 5. Galáxias fagocitadoras from hell.

buraconegro2

 
Update (01/09/09)

No msn…
Bianca: Mas QF, como você pode dizer que uma estrela é um objeto astronômico do mal?
QF: Dê um abraço em uma…
Bianca: ¬¬ você está certo.




20 especialistas já comentaram!

  1. O planeta objeto de estudo (não é do mal… hehe) do post em questão tinha um satélite natural, de forma retângular, constituído por manteiga. O satélite foi derretendo por causa da sua posição em relação a estrela do sistema e consequentemente se chocou com o planeta. Pergunta: Como se formou a lua de manteiga? O leite espacial se condensa e de tanto “orbitar” vira manteiga??

  2. @A Nerd do Inferno Exatamente.. leite proveniente da “via lactea” (sacou sacou? piadinha infame) se condensa e se transforma em nata que devido a impactos com meteoritos se torna uma emulsão que conhecemos como “manteiga”.

    Também é muito comum o surgimento de Luas de Queijo e Requeijão cremoso.

  3. uuaauuu QF!!! Demais essa sua pesquisa! Bem detalhada!

  4. Diogo

    QF, agora eu te faço outra pergunta [a qual se nao me engano ja foi comentada aqui no EA]: se pegarmos a mesma manteiga da atual questao e passarmos nas costas de um gato que tende sempre a cair em pé e o lancarmos de uma altura considerável, o que poderia acontecer?
    O bichano ia entrar num loop infinito tentando se virar e as interações azarônicas forçariam ele a cair de costas, cirando assim um moto contínuo??

  5. Fuinha

    temos sorte da nossa lua ser de queijo e nao de manteiga! seria possivel que os nazistas da lua estejam planejando transforma-la em manteiga para, assim, em 2012, nos jogar em direçao a um buraco negro??

    nota: como objetos astronomicos do mal podemos citar tambem planetas-que-deixaram-de-ser-planetas-e-que-ficaram-ffffffuuuuuu-com-isso-e-agora-querem-dominar-a-galaxia? ex: Plutão

  6. Ísis

    (não tenho nada de interessante para comentar, mas resolvi comentar mesmo assim! =D)
    \o/

  7. Thalita

    haushasuashuashasuahsuashaushaus, galaxias fagocitadoras from hell foi a melhor de todas!!! hausahsuasha!!!

  8. @Diogo Então cara… não dá! Já foi tentado na década de 70. Os gatos com manteiga nas costas não mantem a mesma amplitude. O movimento é amortecido e tende a se estabilizar. Uma pena! :(

    @Fuinha Fiquei com medo de uma possível vingança de Plutão!

    @Ísis \o/

    @Thalita UHauhhua elas tem as “organelas galáctica” que dão medo.. muito medo!

  9. O.o”, Meu Deus *.* esse post foi um divisor de águas… minha vida nunca mais será a mesma depois disso \o/

    Vlw QF você ampliou minha visão sobre o mundo *.*!

    PS: você me consegue um mini Quase-quasares?

  10. @Raphael =D
    Abra um microondas… geralmente tem 2 lá dentro!
    UHauhhuahuahuahuahuahu!!!

  11. Causei uma discussão que poderia….salvar o mundo? O.o me senti o próprio Austin Powers vestido de Beakman agora.
    Será a lua a verdadeira origem do queijo emmental?
    Espero que a combinação Plutão + estrela (do Mario) + galáxia fagocitadora from hell não nos transforme em croutons pra um foundue de lua…

  12. popa

    cara esse blog é d+, conheci a pouco tempo por isso ainda num to muito por dentro, mas to morrendo de rir por aqui rss

  13. @caiomz HUauhhuauhahua…
    Croutons pra foundue é foda!! HUauhhuahua

    @popa Valeu =D Tem post antigo pra caramba! Mas pelo visto… já pegou o jeito: tá rindo! Heheh =D
    Abraço

  14. Anderson Henrique de Oliveira Conceição

    @caiomz Creio que a lua seja realmente de queijo, porém, de queijo estragado, pois os Ázarons já passaram por lá, por isso, antes mesmo de chegarmos lá via Apolo, já tava estragada. :/

    Mas agora, raciocinando, creio que no centro da galáxia (que nem Spore e os Grox) há uma raça de Vacas, onde elas produzem cometas de manteiga para destruir outros planetas, e eles estão sob efeito dos Ázarons, para dominarem a galáxia! -> conhecimento à base de Spore.

  15. Update

    No msn…
    Bianca: Mas QF, como você pode dizer que uma estrela é um objeto astronômico do mal?
    QF: Dê um abraço em uma…
    Bianca: ¬¬ você está certo.

  16. Hugo Aboud

    Cadê o buraco de minhoca nos objetos astronômicos do mal? ):

  17. @Hugo Mas… mas…. minhocas…. são…… LEGAIS! =D

  18. kiddo

    hum… aprende-se muuuito por aqui ! jamais havia pensado na influência da manteiga na queda de corpos celestes e gatos… mas quanto a essa história de minhocas serem legais… não sei não… com ou sem manteiga ?
    sim, é claro: e dependendo do uso… no dos outros, né ?

  19. pah_kiddo

    Hahaha. Muito idiota isso, ri pra caralho!
    mas pensei muita merda, não entendo de física. Mas hein ?

  20. Mauricio

    to sem nada pra comenta, só vim aqui ve qual era o proximo post e me coalhei d rir(ainda bem q 60 kg de manteiga não sao fortes o suficiente pra isso, nsenão.. estaríamos… condenados!)
    quantas pessoas já se coalharam de rir lendo isso? e se elas tivessem tomando nescau? teriamos manteiga d chocolate no estomago delas… qf… acho que vc não está mais estudando o universo para dar o troco… já está dando o troco… querendo que todas as pessoas q tomaram nescau riam tanto que o leite e o chocolate nos seus estomagos coalhem e virem manteiga…

    rsrsrs

    ***
    comentario infame/OFF/
    ***

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén