Jogos

+ 12 jogos (de PC) que fizeram minha infância


Há algum tempo atrás, escrevi um post sobre alguns jogos que foram cruciais na minha formação moral e cívica! Mas acabei me limitando a citar jogos de video game, afinal esses foram meus primeiros contatos com o mundo dos jogos. Todas… cof cof… quase todas as minhas impressões, lembranças e influências… desde o atari até o super nintendo podem ser encontradas no post: 9 jogos que fizeram minha infância. É, foi difícil fazer essa seleção e sei que cometi erros terríveis por deixar certos jogos de fora ou até mesmo por tê-los esquecido… mas… mas… isso é passado e não quero me lembrar, ok? (emocionado)

Mas, no final daquele post… fiz uma promessa[1] que estou para cumprir com esse novo post: fazer uma seleção de jogos antigos de PC! Vou tentar colocá-los em ordem cronolembraçalógica (que nada mais é do que uma ordem cronológica com erros associados a minha memória de batata-palha). =D

Tudo começou com um 486 DX4 com 16MB (ou 32MB, não lembro) de RAM! Acreditem esse bichinho de 100MHz era um aviãooo! [2] Vamos aos jogos!!

Aces over Europe:..
Sempre fui apaixonado por aviação, especialmente pela aviação militar e ainda mais especialmente pela aviação militar da Segunda Guerra Mundial, dai podem imaginar que esse jogo caiu como uma luva pra mim!
Ok, olhando as imagens do jogo você pode duvidar que era divertido, mas era… e muito! Além de ter um visualzinho todo “3Dzinho” (algo FODA pra época), todos os aviões tinham caracteristicas próprias e painéis muito bem feitos! Tudo isso associado a uma ótima jogabilidade…. e o mais legal: o jogo permitia que você pilotasse tanto como piloto da US Army Air Force, como da Royal Air Force e até da Luftwaffe =D.
A missões eram de todo tipo: interceptação, bombardeio, ataque ao solo… enfim, um prato cheio! (de lasanha com queijo ralado…)
Video: Gameplay

Raptor:
Esse, também de avião, era um jogo mais comum e próximo aos padrões da época. Eu não sei qual o nome exatamente desse tipo de jogo, mas é daqueles que você pilota um aviãozinho, na vertical, vendo tudo “de cima” e vai atirando em tudo que ouse cruzar seu caminho nesse violento mundo 2D.
Ele é bem “padrãozão” mesmo. Você atira, mata, pega itens, fica mais foda, atira mais, mata mais, pega itens, fica mais foda ainda, atira mais ainda, mata mais ainda e assim vai até o infinito ou você morrer. (a segunda possibilidade é mais frequente)
Video: Gameplay

Another World:
(ou Out of this World[3])
Um dos jogos mais criativos que já joguei e que me orgulho de dizer: EU TERMINEI SEM CHEAT CODES!!
É assim: Você tem um carro maneiro e além disso é um Físico, cof cof… e ainda mais: você tem um acelerador de partículas só seu pra brincar com ele a qualquer hora do dia ou da noite ou até mesmo durante tempestades!! E é ai que a coisa fica interessante!
Durante um de seus experimentos, realizados durante uma tempestade, um raio cai no seu laboratório e te transporta para…. outro mundooooooo!!! Você chega nesse outro mundo, no fundo de uma lagoa (eu gosto de pensar que era uma piscina) e ai começa o jogo!
Você está em outro planeta/dimensão e tem que se virar! E óbviamente, esse novo mundo não se parece nada com a terra dos teletubbies… é um lugar hostil, perigoso e com alienígenas que querem ver você morto!!
Recomendo fortemente esse jogo até hoje!! Vai parecer fácil olhando o video, mas nem de longe esse jogo pode ser definido como fácil! Leva muito tempo até você entender como sai dos problemas.
Video: Gameplay < - Jogo inteiro... em 23mins, mas não se engane! Alone in the Dark:
Eu me borrava jogando esse jogo! E é como o nome diz… você está sozinho, no escuro numa casa mal assombrada e desprovido tecnologimente de um celular para chamar os caça fantasmas! (ou mesmo de construir uma mochila plutônica ali mesmo)
Basicamente, você está nessa casa… cheia de fantasmas e de todo tipo de manifestações ectoplásmicas e tem que… bem, sobreviver!! E você faz isso andando pela casa, resolvendo um mistério (nada no esquema scooby doo) e coletando itens pela casa para melhorar suas chances… mas nem quero falar mais sobre esse jogo…
Video: Gameplay

Mais ou menos nessa época comprei meu primeiro “kit multimidia” (huauhahuahu). Drive de CD, caixinhas de som e tal…
É, antes do CD e da Internet as coisas eram punks! Softwares e jogos você só conseguia pegando de amigos seus e/ou de BBS´s ou comprando mesmo. Dai você ia lá e compactava tudo no ARJ na casa do seu amigo e dividia em 20 disquetes! Tudo usando lindas linhas de comando de DOS. =D
Mas isso é outra história… vamos continuar, pois com os CDs os jogos ficaram mais nervosos!!

Full Throttle:
O primeiro jogo de CD que joguei! Você é um motoqueiro machão (ui..) num futuro pós-apocalíptico bem ao estilo Mad Max, com ambientes desérticos e devastados cheios de gangues de todo tipo procurando todo tipo de encrenca/combustível/mulheres limpas. O jogo também tem uma história boa e uma moral melhor ainda: Nunca passe com sua moto em cima de uma limosine branca flutuante!! Nunca!! Pois isso pode te trazer muitos! Mas muitos problemas!
Video: Gameplay

Worms:
Um dos jogos mais divertidos dessa época! Muito bom de se jogar sozinho e estupidamente bom para se jogar acompanhado!
O jogo tem várias versões mais atuais, mas pra quem não conhece… é assim: Dois times de minhocas combatentes são dispostos em um terreno (geralmente sem sentido e estranho) para lutar até a morte.
Para isso, suas minhocas são equipadas com um vasto arsenal que varia de: empurrões até ataques aéreos. Mas calma, ele funciona por turnos, as jogadas são de uma minhoca de cada vez alternando entre os dois times!
É bem divertido e engraçado! (E a musiquinha da abertura é de chorar! =D)
Video: Gameplay

Descent:
Imagine Doom… ok? Ok, Agora imagine Doom num ambiente com gravidade zero e que você pilota uma navezinha cheia de armas que tem total liberdade para se movimentar nos 3 eixos e que tem que passar por fases que são enormes labirintos tridimensionais. Imaginou? Então o que você imaginou é esse jogo!
Foi muito boa essa sacada – afinal justifica a capacidade de carregar tantas armas e munição, que nenhum jogo de tiro conseguiu explicar até hoje.
Eu ainda tinha amigos que não jogavam por que alegavam ficar enjoados!! HUhuahuauha
Video: Gameplay

Z:
Um jogo de estratégia (de guerra entre robôs) muito no estilo EÁ! As batalhas, videos, cenários e todo tipo de situações possível de se encontrar num jogo desse tipo tinham sempre algum detalhe cômico. Nunca mais vi outro jogo com essa caracterista tão forte. (talvez ninguem tenha gostado, só eu)
Além disso, ele também era diferente na parte estratégica. Você não construía bases… elas já estava espalhadas pela fase. O que você tinha que fazer era tomar posse delas e enquanto a bandeirinha dela fosse da sua cor, ela estaria produzindo pra você.
Video: Gameplay, Zod

redalertC&C – Red Alert
A única “distribuição” dos C&C que eu gosto! Red Alert é um jogo de estratégia classicão que explora o cenário de “Guerra Fria”. EUA vs URSS.
No jogo, Albert Einstein – trabalhando para os americanos em 1946 – construi um dispositivo que o permite viajar no tempo… e assim ele vai até 1924 e mata Hitler e põe fim (sem nem mesmo deixar começar, mas que já tinha acabado) a Segunda Guerra Mundial, porém todo mundo sabe que o equilíbrio da cadeia alimentar de ditadores/lideres mundias é bem delicado e disputado. Ao matarem Hitler, um novo vilão toma seu lugar… Stalin! =D E essa é a história – até onde me lembro.
O jogo não tem nenhuma das comodidades dos jogos atuais, como: fazer filas de produção nas bases. Não não.. você tem que ficar esperto no “unit ready” pra ir correndo na base apertar de novo pra produzir o que você quer. Senão ela fica parada. Era bem frenético e depois de um tempo… se você escutasse “unit ready” em qualquer situação da sua vida… saia desesperadamente procurando produzir mais um tanque.
Outro detalhe legal… é sobre os videos dos generais explicando a sua missão (e que também servem para contar a história do jogo) são muito engraçados, são mal feitos de propósito, com filmagens e interpretações pastelonas de péssima qualidade que fazem novelas mexicanas da década de 90 parecerem ter sido gravadas em HD e interpretadas por atores fodas.
Video: Gameplay, Intro Red Alert 1, 2, 3

mechwarriorMechWarrior 2:
Está ai um jogo que sempre gostei… mas que nunca tive oportunidade de jogar na versão completa. Eu tinha uma versão demo, que veio naqueles CDs de banca (muito comum antes da internet torná-los uma fonte obsoleta de jogos e programas).
Em resumo, é um jogo futurístico em que as guerras são travadas por robôs gigantes super bem armados e você, bem… você pilota um desses robôs. Não sei mais muito sobre o jogo… mas foi legal lembrar que ele existe!
Qualquer dia vou ver se consigo jogar! =D
Video:Gameplay, Intro

megaraceMegarace 2:
Um jogo de corrida… bem maluco e bizarro!! Dois detalhes me chamavam atenção: 1) O fato de você colocar armas no seu carro e destruir os outros competidores. Usando mísseis, minas e poças de oleo =D 2) Os programadores do jogo tiravam uma sacada incrivemente boa! E por isso conseguiram fazer cenários que não eram “possíveis” de se gerar pelos computadores pessoais da época. Era assim: eles renderizavam um video… da pista em movimento e enquanto os carrinhos estavam andando, esse video “tocava”. Ou seja, seu PC não tinha que ser capaz de gerar aquelas imagens, apenas de toca-las. Claro! É bem feito, não dá pra perceber isso logo de cara… ou dá, sei la. Mas fica evidente se vc tenta andar na pista na contra-mão! =D (adoro fazer isso)
Video: Gameplay

destructionderby2Destruction Derby 2:
Se Megarace 2 era legal por que você podia colocar armas no seu carro e destruir os outros competidores, esse é mais legal ainda por você usa seu próprio carro como arma! É uma corrida que vale… TUDO! Ganha quem conseguir os melhores tempos E sobreviver nas corridas. (ou só sobreviver mesmo)
Passei várias tardes jogando isso sem parar! Eu recomendo fortemente a todos aqueles que estejam pensando em começar as aulas práticas na auto-escola! =D É um curso rápido de direção defensiva/ofensiva! Enfim, você fica apto a voltar pra casa vivo!
Video: Gameplay

Ufa!! Que post enorme!!! Melhor parar por aqui! Hunf, pior que novamente… com toda certeza estou fazendo mais uma injustiça! Certeza que assim que eu publicar esse post vou me lembrar de mais jogos! Mas, prometo que se forem suficientes para mais uma continuação do post… o farei com prazer! =D
Grande abraço!!

=/

PS: E, É CLARO!! Sintam-se a vontade para falar dos jogos que fizeram a infância de vocês! =D

Notas do Autor:

[1] Lembrei desse promessa, sobre computadores velhos, por ter feito o post sobre os computadores do Apollo.
[2] Mas mesmo nessa época, alguns jogos já eram coisas PESADAS e era comum você ter que fazer discos de boot para liberar memória para determinado jogo. Lembra disso? De ter que fazer discos de boot… alterar os autoexec.bat? Config.sys? UHuhauhhua bons tempos! =D
[3] O jogo foi lançado com um “Another World” em alguns países e com “Out of this World” em outros.



63 especialistas já comentaram!

  1. caraca… eu nem sou tão velho e já joguei a maioria desses jogos… xD

  2. @Candyman Uhauhahuahu bem vindo ao clube da terceira idade gamestica!! =D

  3. chronos

    lol…
    bons tempos…
    vc esqueceu commander keen…..
    eu tenho o raptor!!! :p
    tem o descent 2 e o 3…
    eu so jogei o 2 pq o 3 n pega aki…
    tem duken nuken….
    puxa…
    as vezes acho q tinha mais jogos legais naquela época…..
    =\

  4. Diogo

    Uau seu 486 tinha mais memoria q o meu…
    drive de cd na epoca pra mim era um sonho!
    e Worms é realmente sensacional!!!

  5. Fuinha

    Caraca!! a parte que me faz me sentir velha é quando falam de DOS, dividir arquivos em milhoes de disquetes… ptz…
    quanto a jogos, dessa sua lista ai só joguei Full Throttle. Alone in the Dark comecei a jogar, mas n terminei… medooo!!
    eu joguei muitos adventure’s game: Monkey Island, Grim Fandango, e um outro q n consigo lembrar o nome…
    jogava tb: MDK, Warcraft [1, 2 e 3 – ta, o ultimo n foi taoo infancia assim], e uns outros de DOS, que nao faço ideia de como se chama, o unico q lembro o nome era Cats, acho… q vc era um gatinho e tinha q entrar nos apts subindo pelo varal… adorava!

  6. AndreR

    nossa… soh jogo fera!

    Full throtle… mto bom. e destruction derby! nao encontrei um jogo que nem aquele ateh hoje!!!

    e ah, um 486 dx4 tinha 100mhz nao? e devia ser 16 mb de ram, pq 32 é muito!!

    eu lembro quando meu pai comprou o “kit multimedia”, com cd rom QUAAAD SPEED! (sim, 4x de leitura)

  7. “clube da terceira idade gamestica” putz!
    Isso parece a minha história, só que comecei com um 386 de 33mhz 8MB. Lembro que a placa de vídeo suportava enfiar chipzinho pra expandir até 2MB!
    Antes do Kit Multimidia eu era viciado em Commander Keen, Simon The Sorcerer e Blockout (um tetris 3D), Wolfenstein, Catacomb Abyss também. Nessa época eu jogava mais era Megadrive/SegaCD (eu tinha SNES mas não gostava!).
    Depois do KitMM Foi Heretic, Blood, Carmageddon. O modem que veio junto permitiu que eu acessasse BBS onde eu praticamente baixei tudo.
    Depois com a internet eu conheci a emulação num canal de IRC, e adivinhe… :D

  8. GHofXaos

    Só uma coisa, o nome do jogo não era “Another World”, e sim “Out of this World”. :P

  9. tarso

    – worms é perfeito pra uma reuniao de amigos…. todos devidamente alcoolizados… fica mto divertido, hahaha;

    – eu tbem tinha amigos q ficavam enjoados jogando Descent… eu me divertia mto.

    – full throttle e destruction derby sao classicos….

    – soh faltou vc falar de stunts, indy500 e TIM (The Incredible Machines, akele q tinha as missoes para serem concluidas criando “maquinas” absurdas, usando bolas, velas, gatos, aquarios….hahaha).

  10. hmmm…. X-com, Civilization, Loom…. Starflight II… Wing Commander…. X-Wing

    E eu nem mencionei os jogos de MSX

  11. @Chronos Todo mundo fala desse Commander Keen. Nunca vi! Snif!!

    @Diogo Worms até hoje… comanda!! Mas ainda prefiro o 1!

    @Fuinha Eu lembro desse jogo do gatinho!!!

    @AndreR É verdade!!! 100MHz sim!! Vou corrigir lá! =D
    HUuhauhauha é engraçado né? Antes deles os sons eram de speakers do gabinete! hehe

    @Sorete Você é outro que fala bem de Commander Keen! Nunca vi! =(
    E ahh… eu tb tive a época do mIRC Hhahua

    @GHofXaos Acabei de pesquisar… o jogo é conhecido por esses dois nomes. Bizarro né?
    Another World e Out of this World

    @Tarso e @Bruno Caramba! Tá vendo!! Eu sabia que ia fazer injustiças!! Stunts e Wing Commander eram DEMAIS!!!

  12. Nuss *.*

    Minha infância só foi baseada em MegaMan, Mario e Chrono Trigger =/

    Nunca fui fã de jogos para PC =P

    Mas sim =D, jogos atuais como Prince of Persia ou Assassins Creed, me deixam muuuiiitoo entertido por um bom tempo =D

  13. Mauricio

    poxa, meu 1° pc, eu não lembro qual era, mas… era algo usado que meu pai “amavelmente” comprou de um amigo dele que deixou o pobre num estado em que rodava paciencia na lerdeza… e mario world que só tinha umas 4 fazes que eu “emprestei” de um colega meu…
    @ raphael: tu já jogo prince warrior within? sabe o que tem que faze pra sai da parte onde vc ganha a espada ‘lion sword’? tem 1 mes que eu tento e não consigo..

  14. DukeGod

    @Mauricio:da uma olhada na GameFAQs ^^
    só da certo se voce entender ingles porem

    Nunca ouvi falar na maioria desses jogos…
    Pudera eu comecei minha vida ja com emuladores de GB rodando por ai…

  15. Por isso que amo Prince xD

    ^^, depois que você ganha a Lion Sword, você volta para aquele salãozinho

    e finca a espada no meio (no encaixe no centro do mapa), e gira, os suportes vão se movimentar =D, dai é só achar a posição ideal para você alcançar aquela porta lá em cima, se não me engano fica na parede esquerda de quando vc entra no salão =D

    ^^

  16. QF não pode tirar a carteira de motorista, carro andando na contra mão na sau cidade cuidado Pode ser o QF

  17. eu só joguei o Raptor shareware… a Apogee gostava de soltar sharewares…

    eu ainda tenho o CD original de destruction derby 2 :D

    e o CD original do MechWarrior Mercenaries *-*

  18. chronos

    lol….
    @QF: eu tenho o commander keen em casa…
    se vc quiser eu te passo… é bem levinho…XDD
    @QF: Contra mão??? q historia é essa??? O.o”
    @Raphael: poxa… o prince é mto bom tb… tanto é que existe eaté hj….
    @soretinho: Pq ninguem lembra do commander keen?? TT

  19. DukeGod

    ele não foi na contra mão XD
    só queria provar o que ocorre quando duas forças se colidem em direçoes opostas…

  20. @DukeGod e @Diego UHuhauhahu boa!! Isso mesmo! Era só um experimento científico! Hehehe =D

    @Chronos Opaa… eu já dei uma olhada na net! Depois a gente conversa no msn!

    @Candyman Inveja de você!! Você jogou Mechwarrior Mercenaries!! Snif snif…

  21. Não era Another World e sim OUT OF THIS WORLD!
    e realmente ele era animal!!
    joguei todos esses jogos, mas pra mim faltou o classico STUNTS e HEXEN

  22. @Willx03 Então… todo mundo ta me falando isso, mas os dois nomes estão “certos”.
    Olha o video do jogo e veja qual nome aparece… ^^

    E realmento, to triste por ter esquecido de falar de Stunts! Era demais! =D
    Fica pra uma próxima seleção.

  23. Passava horas jogando o Raptor!

    Valeu pelo flashback XD

  24. Cara, sou de 92, joguei alguns poucos desses jogos aí, mas tem uns que fiquei curiosíssimo pra baixar e jogar, adoro esses jogos classicos e fazer chacota deles com seus gráficos fudidos nos computadores dessa nova geração…
    Gostaria de compartilhar minha história com games antigos: comecei a dar bola pra pc games qnd tinha uns cinco anos de idade, vendo meu irmão, toda vez que passava as férias na casa do meu pai, batendo final em prince of persia (na época apenas conhecia por prince já que era o nome no MS-DOS), confesso que até hoje nunca zerei o Prince; depois fiquei anos fantasiando como seria um jogo que meu pai deve ter comprado em 95 com o Nome “The journeyman Project ‘Turbo!'” (pelo amor de deus, algum outro brasileiro conhece esse game?), que na época o nosso 386, n tinha memória suficiente pra rodar seus gráficos 3D “Fotorealísticos” (fiquei ncantado qndo descobri uns 7 anos depis que seus gráficos eram videos renderizados), então meu pai nunca conseguiu jogar este jogo e ainda com o 386 eu me contentava assistindo repetidamente (coisa de criança q n tem o q fazer) o Trailer e o making Of do jogo (coisa raríssima naquela época, por isso eu digo “jogo revolucionário”, pena que a empresa que fazia o jogo faliu…. ), n entendia nada e viajava muito imaginando o q era .quilo… até cantarolava a musiquinha do trailer. Bom, qnd finalmente joguei o Tão misterioso jogo num K6-2, e bati final, qnd tinha 12 anos descobri q o jogo se tratava de viagens no tempo (oba!) era ridículamente pequeno (3 fases); Porém me tornei Fã fanático dele, principalmente depois que descobri que existiam continuações do jogo, descobri meios para baixá-las (e aprendi a usar torrent) e tenho um acervo ridiculamente desnecessário com arquivos das histórias do jogo, trailers e os próprios jogos é claro. Mais uma coisa a Sua última Versão “The journeyman project 3 – Legacy of Time” foi o primeiro jogo a ser vendido em versão DVD-PCgame, e como n era comum DVD´s em 99 tinha tb sua versão em 3 CD´s, logo depois do lançamento desse jogo (chatinho…), pelo q eu li, a empresa (presto studios) faliu por encontrar dificuldades na entrada do ramo dos consoles. Pessoal acho q me extendi demais no meu comentário… e bons jogos… já q não se tem o q fazer parado em casa com essa gripe suína…

  25. Adriano

    Duke Nukem 3D (absoluto clássico), Blood, Quake, Doom, Outlaw. Esses fizeram a minha cabeça na época do “Pentium 100 com kit multimídia”!

  26. Renato

    Esquecerem do fantastico PRINCE OF PERSIA, quake.

  27. botelho

    Forsaken, Viper Racing, Intersate 76, Quake… esses tbm são bons e bem velhos.

  28. Marcelo

    Falaram do MSX aí. Eu lembro do Nemesis, Penguim Adventure, Kings Valley 2. Esses eram meus favoritos. Só que não vi falarem de outro jogo muito legal da década de 90: Flashback. Joguei as versões do Commodore Amiga 500 e Megadrive. Jogo bem doido.

  29. Esse não é tão velho, mas gostaria de acrescentar a sua lista devido as inovações que ele propunha na época de seu lançamento:

    Phantasmagoria

    Foi o primeiro jogo que vinha em 7CDs!! que propunha uma realidade visual muito aprimorada (não é a toa que eram 7 CDs na época) junto a uma história interessante. Pra época, tiro meu chapéu pois eles capricharam nos gráficos.

  30. PJCM

    Cara , 1ª vez que vejo alguém dizer que gostou do Descent. Já sonhei nele e já tive dor de cabeça de tanto jogar. Joguei os 3 Descent, Descent II e Descent III. Muito bom, músicas ótimas. O foda era o último robozão nos dois primeiros jogos. Os misseis eram de arrasar. Enfim muuuito bom.
    Faltou citar um: Total Anihilation. Músicas, abertura, missões. Acho o melhor de todos os games de estratégia dos anos 90.

  31. Cara, o Another World é muito foda, penei pra zerar! Foi um estresse e raiva prazerosa, porque me senti satisfeito!

  32. Fernanda

    Eu adorava Worms!!! ^^
    E provavelmente era o único que rodava no meu computador… :/ rsrs

  33. Curti horrores esse post. Full Throttle foi o segundo jogo de cd q eu joguei, simplismente um dos melhores games dos anos 90! xD

  34. Technomage

    Esqueceste de Tyrian e Jazz Jackrabbit >(

  35. chronos

    lol…
    o EA ta bombando!!!
    huahauahuahua
    momento nostaugia… ^^

  36. tom

    o nome do 3º jogo nao é another world, é OUT OF THIS WORLD, só pra constar mas era um jogaço

  37. japa

    Ta faltando ai o Prince of Persian, Lotus, Doom e Dukenuke

  38. Ísis

    Os jogos que fizeram minha infância foram atari(lógico xD), vidiogame Sega.. e outros joguinhos de PC..(+ alguns CD-roms)
    ^^

  39. trollnet

    Quantos anos o autor do topico tem? Eu diria que nao mais que 22, pelos jogos citados e pelo jeito “axim” de escrever! De fato ai tem muita coisa boa, mas seria legal limitar a faixa que voce pesquisou…porque senao vao ficar citando aqui Day of the Tentacle, Monkey Island, Stunts, UFO e outros tantos jogos que sua geração provavelmente não teve oportunidade de jogar.

  40. Leandro

    Faltou Flashback, na minha opinião o melhor jogo daquela época!

    fantástico!

  41. Full Throttle era muito massa, ainda tenho disco, que não roda em nenhum pc daqui de casa.
    Eu jogava também The dig, Prisioner of ice, Arkritz (todos em BR hehe), MDK também é muito legal, e tinha Mist também, mas este último eu nunca consegui fazer nada nele…

  42. Olá..
    Parabéns!!
    Seu post está em destaque na home do BombaNet.
    Confira:
    http://www.bombanet.com.br

    Até Mais!

    Jéssica (Equipe BombaNet)

  43. Flavio

    caraca, faltou varios jogos ai.

    Ultima 8: Pagan
    Syndicate Plus
    Warcraft 1
    Warcraft 2 (Esse já era mais moderninho)
    The Dig (clássico da lucas arts)
    TIM (era fantástico o quebra cabeça)
    Pimball Fantasies (quem nunca jogou???)
    Rebel Assault (Classsico jogo de SWs).
    Dark Forces (um dos melhores shooters de SWs)
    Lemmings !!!!!!

  44. Flavio

    meu primeiro micro foi um 486 dx4 100 mhz com 2mb de memoria e hd de 200mb!!!!! (kit multimidia creative com o fantastico cd rom quad-speed, que parecia levantar voo!!!)
    dai eu dei um super upgrade depois de 1 ano (pq já tava ficando lento alguns joguinhos – e tive que colocar placa de video de 2 MB pra jogar alguns jogos) e coloquei um HD de incriveis 800 MB e 8 mb de ram… fodastico!!!!

  45. o.o”… eu acho que não faltou tudo isso de jogos ae… se vocês lerem bem, tá escrito, + 12 jogos (de PC) que fizeram “MINHA” (Enfoque o MINHA) infância…

    o.o’, ou seja é a infância do QF não nossa o.o’

  46. JOHN WAYNE

    Entao eu tinha ou melhor eu tenho um IBM pentium K46 guardado aqui em casa com tdo montado so nao ligo ele a uns 8 anos…heuheuehuhe
    e foi nele q eu joguei boa parte destes jogos…mto bom…
    lembro tbm como foi citado acima de KKND, MDK, TIM, STUNTS…

    Bons tempos…

    acho q vou tentar roda-los no meu 2 duo..heheheheh

    Abrazzz

  47. Henrique

    Meu! Me senti um jurássico aqui….
    Mu primeiro computador foi um AT-286, 22Mhz, sem memória estendida(!!!), tela de fosforo branco… E era “um jato” perto dos XTs!…
    Tinha um jogo de Truco, via MS-DOS, que eu jogava muito naquela época!! :)

    Acabei de comprar um laptop novo, e quando ele chegar, acho que vou abrir uma outra partição, instalar um windows 98 e jogar um desses joguinhos que eu consegui salvar da minha coleção de disquetes de 5 1/4, e que não roda no Vista ou no Wine nem a porrete… :-)

  48. Cacete, eu gostava muito de Descent! Porém depois de um tempo jogando, quando levantava da cadeira, tinha pouco de tontura sim.. huahuahauhaua
    Ótimo post..

  49. Lol nao joguei nenhum souda nova geração auheauheu dos gamers!

  50. Boto

    warcraft ll, redneck rampage, ufo, flashback e hexen…salve

  51. Ulisses Crasso

    “Bixinho” se escreve com “ch”, vem de bicho, logo, o certo é “bichinho”.

  52. eu quero jogois do naruto dexa eu comenta um site pra as crimça bota habbo la em cima faz seu habbo tem que bota emai-l nome senha tudo obrigatorio e então vem e se divirta e não da virus no conputador

  53. jorge Pinho

    parabens pela iniciativa

    amei isso pois sou desta epoca ate de bem antes da epoca do tk81, tk90, sinclair e o amiga (melhores jogos) e vi tudo em informatica pois meu pai era tecnico e chegamos ate mesmo a comprar uma versao so doom 1 que era so um demo da primeira parte rsrsrsrsr( hoje em dia comprasse um jogo”granturismo prologue” e tambem e so um gostinho)

    gan hei de um cliente meu a 2 mese de niver um libretto um nanobook n”coisa que nem se falava na apoca de 96″ e to colocando coisas assim oldscool pois ele e um pentium 70mhz (over to 133) 32mb ram e 780mb hd

    mas sabe deixo meu mostro e gta4 grid e tudo mais pra jogar nele pois sabe os jogos eram muito mais divertidos e menos tecnico isso que contava a tentativa de fazer o melhor com o que tinha

    e viva os velhos tempos

    esqueceram de 4 clássicos cannon fuder e magic carpet (se ñ me engano e o primeiro joo que dava pra fazer aqueles óculos 3d de cor azul e vermelha), um jogo que se chamava pyro-alguma coisa era como o decent so que quando a nava estava avariada ela soltava a parte da frente e so atirava lazer, time commando!!!!

  54. Borges

    Boa tarde, realmente eram bons jogos. Mas eu gostava de um e não acho para baixar.
    Adolf – para PC.
    Se alguem tiver, e puder me mandar. o email é cidfatec09@yahoo.com.br.
    Obrigado.

  55. Marcos M.

    Full Throttle pra mim era o melhor. Eu tinha Doom e Duke Nukem que tbm eram muito legais. Eu tinha tbm um jogo muito bom soh que esqueci o nome. Era um cara que viajava pelo tempo. a primeira fase era na pré-historia. ele lutava com uns homens da caverna e com um urso. Tinha fase na roma antiga e a ultima era no futuro, parecia até dentro do pc. Se alguem lembrar manda o nome pra mmusardo@hotmail.com. Abç.

  56. Velho

    cara existe um jogo onde controlo um submarino e partes da fase uso um submarino de menor porte pra acessar partes da fase e concluir a missao tem um boss que um polvo gigante anum lembro o nome do jogo me ajudem tem seis anos que tento e naum consegui achar o nome do jogo !! Obrigado!!!

  57. Irae

    Genteeee, alguem conhece um jogo acho ke da dcada de 90, issooo realmente mto antigo, que vc era um menininho e ele entrava numa ”caverna” que tinha a boca de um dragao, e tinha umas grutinhas escuras que tinham umas ”laranjas” brilhantes que vc tinha que pega , e se vc entrase na gruta errada ficava tdo escuro e vc morria.
    se alguem souber que jogo é esse manda um email irae_n@hotmail.com

  58. Durwal

    Boa tarde, estou a muito tempo procurando um jogo da década de 90, era um jogo de corrida de pega de carros para pc bem antigo, que para numa lanchonete e desafia os carros antigos, e ia pra garagem modificar este carro, quem souber o nome ou onde eu baixo agradeceria bastante, pode mandar pro meu e-mail notícias, desde já agradeço!!!

  59. F4310

    Pow alg sabe o nome de um jogo de submarino que numas fases voce controlava uma sonda menor e tinha um mestre que era um polvo gigante pow esse jogo era muito manero mas naum lembro o nome alg poderia ajudar???
    Brigadaum a tds!!

  60. Rafinha

    Muitos jogos bons mesmo.
    Alquem conhece um de colonizar dos anos 90, que manda sonda no planeta pra pegar minérios, me ajudem, preciso jogar ele novamente, haaa nele dá pra melhorar a tecnologia tbm … super maneiro

  61. FM

    Faltaram Road Rash, Fifa 96 à 99 e Commandos ;)

  62. LUIS ROBERTO

    E O LAKERS VS CELTICS E O KARATEKA EM VGA , HAHAHAHAHA. ERAM MUITO BONS.

  63. Bianca

    Worms e Destruction Derby sao os melhores!! Algué por um acaso sabe o nome de um jogo que era de robôs, que eles eram bebês e se transformavam e ficavam grandes? Eu não lembro muito bem dos detalhes, mas eu era apaixonada por esse jogo, jogava todos os dias.. Queria muito lembrar dele haha

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén