Científico

Fim do Mundo: E se a Terra parar de girar… AGORA?


Essa pergunta me foi feita por uma leitora, Vanessa, no meu perfil do Orkut. Acho que todo mundo já deve ter topado com essa questão em algum momento e vários cenários prováveis (e improváveis) surgem dessa suposição. Vejamos…

Comecemos com alguns dados! A velocidade linear de um corpo na superfície da Terra – devido a sua rotação – não é constante, ela varia de acordo com sua latitude e vai de aproximadamente “quase-nada” nos pólos até 1670 km/h no equador [1]. Nós, brasileiros, experimentamos diferentes valores dessa velocidade (ou seja, pessoal que vive no norte e no sul do país estão a velocidades diferentes). Agora, para motivos de simplicidade, vamos dizer que em média todos nós experimentamos 1400km/h. Ok? Ok!

Você está feliz, é uma sexta-feira e você está no caminho da padaria (para comprar pão de queijo) e não se sabe por que diabos… a Terra resolve parar de girar instantaneamente! O que vai acontecer? O que você deve fazer? Você vai ter tempo de pensar nessas questões? Acho que não!
Vamos começar levando somente em consideração a sua conservação de momento e depois deixando mais e mais geral, pensando em todas as outras coisas a sua volta. A Terra parou de girar!! PUF! E você? Bem, como você imagina, seu corpo vai “querer” continuar em sua trajetória… a míseros 1400km/h na direção leste!!!! Você provavelmente não vai sentir muita coisa – cof cof – porque todo o ar a sua volta também vai continuar se movendo a essa velocidade (já que ele também estava girando a essa velocidade) ou seja… você provavelmente sairia “voando” sem saber exatamente o que está acontecendo… até se chocar VIOLENTAMENTE com a construção mais próxima e a leste de você. Mas, será que os prédios e construções suportariam essa desaceleração repentina… e permaneceriam parados??? Acredito fortemente que não! Mesmo as construções mais firmes iriam se desprender e continuar seu movimento junto com você e as massas de ar. Mas ainda podemos pensar um pouco além, será que o solo seria firme o suficiente para se manter no lugar também? Também acho que próximo a superfície da Terra… não!! Só as rochas mais firmes e bem “presas” ao planeta conseguiriam se manter no lugar (é nelas que você bateria! Hauhauha =D).

Acha que acabou? Não… hehehe além de todo esse caos incrivelmente caótico e cataclísmico, ainda tem mais! Pense nos oceanos. Toda aquela massa oceânica também está girando junto com a Terra, na aproximação que fizemos aqui, a 1400km/h!! Ou seja, teriamos uma pequena onda de proporções globais se movendo na direção leste a 1400km/h com graaaande parte de toda a massa oceânica!!!! Fazem idéia do que é isso? Essa onda, meus amiguinhos, faria uma Tsunami parruda parecer uma tênue perturbação na água de um copo devido a um flato involuntário de um senhor de idade a 15 metros de distância do copo (exageraaaado…). Pra nossa sorte, temos os Andes a oeste, que deve servir porcamente, como um escudo (é claro, se partes deles não saírem voando também).


É muito… mas muito, MUITO pior do que isso!

 
Tudo isso, estaria acontecendo ao meeeesmo tempo. Demais não??? É praticamente a definição de fim do mundo!

Acha que pode sobreviver a isso? Difícil! Apenas algumas poucas espécies suportariam tal cataclísma. Quais? Ursos polares, pinguins e doninhas do ártico. MAS DE QUE DIABOS VOCÊ ESTA FALANDO, QF??? POR QUE ESSES BICHOS? Pensa só, nos pólos essa velocidade é MUITO menor, chegando a singelos cagalhésimos de kilômetros por hora. Para alguem BEM próximo ao pólo, a Terra parar de girar não deve ser lá grande coisa. Talvez suficiente pra te jogar no chão ou mesmo só te desequilibrar. ¬¬

Quer sobreviver a essa catástrofe iminente? Vá morar nos pólos! [2]

Sobrevivendo a toda essa droga, ainda teríamos o efeito de modificar a duração dos dias! Agora o dia duraria cerca de 6 meses, e outros 6 meses de noite (que correspondem a metade do período de órbita da Terra em torno do Sol). Isso faria maravilhas a sua pele durante os 6 meses de dia e lhe garantiria noites de 6 meses bem fresquinhas e confortáveis ¬¬.
Outra coisa interessante, caso a Terra pare, é que poderíamos perder o nosso campo magnético! Nossa principal linha de defesa contra os terríveis raios cósmicos comedores de criancinhas.
Enfim, estaríamos… CONDENADOS!! =D

 
Espero que goste do post-resposta, Vanessa! E fica o convite a todos que tiverem alguma dúvida ou sugestão de post a se manisfestar aqui, no orkut ou no msn.
Grande abraço a todos!

=/

Notas do Autor:

[1] Lembre-se de que estamos falando de velocidade linear. A velocidade angular de rotação da Terra é a mesma em qualquer lugar. Porém como a velocidade linear depende da distância em que você se encontra do eixo de rotação da Terra, ela é diferente para cada latitude.
[2] Não me vai morar no pólo magnético hein!! É no geográfico!!




105 especialistas já comentaram!

  1. Isis

    Hahaha xD

  2. Ruvânia

    QF, vc tem que achar um jeito de fazer a terra girar de novo caso isso aconteça! Iria virar um super-herói nerd que salva o mundo!! Òtimo post!! ^^

  3. Manoel

    Eu sou o quase-físiquinhuuu!

  4. chronos

    lol…
    verdade
    mto bom post…
    pra variar…
    XDDD
    continue assim…

  5. Eu me sinto muito chique!!! Ficou muito bom o texto e deu medo, espero que isso nunca aconteça.

  6. Fuinha

    é um bom momento para eu pensar em rever minhas tias doninhas-do-artico e ficar por lá….

  7. @Ruvânia Achar um jeito de fazê-la voltar… humm, mas pode ser no outro sentido? HUauhuhauha

    @Manoel… =/

    @Chronos! Valeu!! ^^

    @Fuinha Corra!! Corra como você nunca correu antes!!! HUahuuhauha

  8. Guilherme Jedi

    hehe, me lembrou muito o mundo de beakman… haeuoeiuh muito legal

  9. Everton

    Só eu que pensei que dá pra fazer um filme com isso?

  10. Patola

    Ainda bem que esse blog é em português. Considerando a qualidade e fidedignidade científica de filmes como “Armageddon”, “The Day After Tomorrow” e “The Core”, eu prefiro que Hollywood JAMAIS tenha contato com tal idéia. :-/

  11. @Guilherme Caramba! Pra mim isso é um mega elogio!! Valeu! =D

    @Everton e @Patolo ESTOU ESCREVENDO O ROTEIRO AGORA!!

    “Era uma vez (pq filme bom… começa com “era uma vez…”) um Quase-Físico… charmoso… que… ”

    HUuhauhauhauhauh brincadeira! =P

  12. Henrique

    Muito bom tá de parabens !!!
    Só acho que isso não vai acontecer
    por causa do mercado de azar futuro
    (pq ter azar se vc pode ter muito azar)

  13. K-prA

    Mas e se a Terra continuasse girando e desligassem a gravidade (faço uma ideia do que aconteceria mas queira ver vc dizer heheeh)
    Se postar por favor me manda um e-mail (lucas.kpr@gmail.com) pq to num computador q o feed num funciona (num sei pq)

  14. Fernanda

    HUAHUAHUAHUA! Muito boa QF!
    Eu só espero que qdo isso acontecer eu esteja em trabalho de campo! Há! (só vc vai entender essa!) ^^

    PS.: Parabéns! Fiquei muito orgulhosa com o uso correto do termo “rocha”! ^^

  15. Menel

    só um detalhe (leitor chato bagarai)
    o campo magnético da terra não é causado pela rotação do planeta… mas pelo movimento do magma e outras porcarias no interior do planeta…
    caso contrario, o polo magnético e geográfico seriam o mesmo… ou ao contrario… mas não em posiçoes diferentes ;]

  16. Diogo

    é por isso q eu nao aceitava naquele desenho ‘guerreiros das sombras’ existir uma maquina q saía empurrando os planetas por ai, acho q isso seria bem mais traumatico do que se o planeta parasse.

  17. Guilherme

    O Super-Homem devia ler esse post antes de sair por aí invertendo a rotação dos planetas.

  18. @Henrique Demais essa de “mercado de azar futuro” UHuhauhauha qualquer dia ainda uso essa! Abraço

    @K-pra Boa! Vou ver se fazer um postzinho sobre! ^^

    @Fernanda UHauhhuahua eu acho que entendi! Hehehe… yeah! eu sei algo de geologia! ^^

    @Menel Então… eu acho que o movimento de rotação de Terra pode ter alguma relação com o fluxo de magma lá dentro. Talvez não seja “o responsável”, mas pode ter alguma influência.
    Conheço alguns geólogos, vou perguntar pra eles! E respondo aqui. ^^

    @Diogo Eu conheço esse desenho! HUahuhua eu tb não gostei dele!

    @Guilherme É! O Super-homem ta mais pra super-mega-vilão por fazer isso!

  19. Fernanda

    @Menel e @QF
    Então, o problema é de conceito… O magma é o material rochoso derretido, ele só fica liquido qdo está em pressão atmosférica. Dentro do planeta o “magma” está sólido, e nesse caso o nome certo é “manto”. O manto é sólido.
    A parte única parte líquida dentro do planeta é o núcleo externo, esse sim é um monte de ferro e níquel derretido, que fica girando lá, e realmente é devido ao movimento de rotação do planeta. O nucleo externo girando que causa o tal dínamo e consequente campo magnético (bom… ai o QF já explica melhor q eu!) hehehe

  20. Makoto Bakura

    Imagina só as histórias do próximo Azaron Awards se a Terra parasse de girar… Haja Yoshi pra escolher o vencedor (se bem que ano que vem, o sistema de Yoshis já deve mudar)!

    E obrigado, Diogo, por me lembrar o nome daquele negócio! Guerreiros das Sombras… Pensando bem, povos (se bem que parecia ter só uns 3 habitantes por planeta, com excessão do Planeta Comedor de Planetas) capazes de empurrar planetas com uma máquina devem ter colocado uns chipzinhos ou algo, pra regular a desaceleração dos corpos, o campo magnético, as tsunamis e etc…

    Vou ver se hoje de noite consigo colocar um rosto nesses meus comentários… Ficar com cara de Bonequinho de Papel é sem graça u.u

  21. Makoto Bakura

    Será que quando eu fizer Faculdade, vou falar tão naturalmente sobre magma, manto, dínamo, campo magnético, aceleração, pólo magnético e sei lá mais o quê?

    Hmm… Se sem falar sobre isso, já deixo o pessoal doido no MSN, imagina metendo aceleração constante, diferenças de velocidade devido ao eixo de rotação e outras coisas… Tenho que fazer uma Faculdade (não construir uma, porque isso daria muito trabalho) logo! =D

    Outro dia mesmo (acho que foi anteontem), tava na maior discussão lá em casa pra tentar arranjar um jeito de explicar o NADA absoluto e tentar achar um lugar pra enfiar a possibilidade dele existir sem fazer tudo ficar sem sentido… Se sem entender quase nada disso, já pareceu tão nerd a conversa, imagina se eu soubesse colocar umas fórmulas ou umas palavras tipo “quântico”, “dobra espacial” e “metonímia” (essa última seria difícil ficar no contexto) =P

  22. Fagundes

    Prezado Quase-Físico, gostaria de saber o que aconteceria com um gato com pão e manteiga amarrado nas costas atirado do oitavo andar de um prédio arremessado ao leste caso não só a rotação da terra parasse mas todo seu movimento ao redor do Sol e ao redor da galáxia.

  23. @Fernanda Valeu Fer! Já é nossa consultora de assuntos geológicos! ^^

    @Makoto Com seus amigos pode ter certeza que vai rolar muita conversa assim, agora com professores é bem dificil. A ideia que eu tinha universidade e tal… é muito diferente da realidade. Não tem nada a ver com “espaço para discussão e conhecimento e blablas..” É triste.. mas é verdade!

    @Fagundes Aconteceria o seguinte:
    A Terra parando em sua orbita iria “cair” no Sol. A galáxia, parando, ia “cair” sobre o buraco negro que está no seu centro e o gato com pão com manteiga nas costas iria permanecer flutuando alguns angstrons acima do horizonte de eventos desse buraco negro. =D

  24. giovanni galvão da silva

    isso foi uma droga, nunca vi coisa mais ridicula como essa. Essa coisa é um monte de abobrinha

  25. QF, mas se tu fizer a terra rodar na direção contraria vc vai fazer tudo voltar no tempo (Superman ftw!!!) huhuu

  26. @Giovanni Muito obrigado! Voltei sempre! ^^

    @Cássio Então, além de falhar miseravelmente nessa tentativa, o super-homem ainda ia acabar matando todo mundo! Hhuahuahu…
    O Batman nunca seria tão estúpido! Nem o Spiderman.. pq ele é “físico”! uahuahuhua

  27. MGJ

    Makoto Bakura, o NADA existe! Ele está entre o núcleo e a eletrosfera! (falando de átomos)
    Para se ter noção do tamanho deste NADA, se vc tirar o espaço entre o núcleo e a eletrosfera, o Pão de açúcar (sim, aquele lá no RJ) caberia dentro de um dedal…

  28. Makoto Bakura

    Sei lá, acho que esse NADA aí é muito pequenininho… Tipo, sei lá se é um NADA mesmo ou se só não acharam o que tem ali…

    Eu tava falando dum NADA grandão mesmo, tipo, o NADA que tem do outro lado da fronteira do Universo! A gente tava conversando em casa sobre o Universo ser Infinito e mesmo assim haver um NADA fora dele e conseguimos ainda arranjar espaço pro Universo Infinito conseguir ficar maior ainda…

    Agora, escrevendo isso ficou meio sem nexo ¬¬ Mas na hora parecia muito legal, lógico e sábio u.u

    E Viva! Consegui colocar um rosto nos meus Comentários! \o/ \o/ \o/

    Nota adicional: MGJ, re-li (sei lá se isso tem tracinho segundo as novas regras do Português) e agora que entendi o tamanho desse NADA aí… Mas eu ainda tava falando de um NADA maior que esse u.u

  29. Makoto Bakura

    Li meu Comentário e acho que eu tô viajando demais ultimamente, mas enfim… =P

  30. sartori

    procure achar o conto, “o homem que fazia milagres” de H.G.WELLS é justamente sobre isso.

  31. Julio

    Cara!!! Só de pensar, mesmo sendo, “meio” ficção, tomara!!! Dá medo. Agora, se é que você já não fez, como seria o sol se apagando. E isso vai acontecer, não é? Vai demorar um “pouquinho”, mas vai.

  32. “isso foi uma droga, nunca vi coisa mais ridicula como essa. Essa coisa é um monte de abobrinha”
    UAHUEHUAHEUHAUEHAUHEUAHEUAHEUHUAHEUHA

  33. @Sartori Owww.. um outro leitor tinha me falado desse conto, mas não lembrava o nome! Valeu! Agora vou poder dar uma olhada…

    @Julio É! Vai durar um pouco mais ainda.. huahuahuahu é só alguem não tropeçar na tomada dele.

    @Cássio É! Faz parte!! UHauhuhauha

  34. Robson

    Hum, se a terra parasse, provavelmente teria um monte de nerds imitando o vôo do superman.=p

  35. Alex

    O unico ” problema” é que não iria parar instantaneamente…mas gradativamente.
    Aos poucos a terra iria diminuindo a velocidade até chegar a zero…o que demoraria cerca de umas 30~48 horas. Nada se moveria, nem sentiria…

  36. Jhon

    correto alex.. isso de pisar no freio de uma vez não dá certo não =)

  37. @Alex e @Jhon Claro que dá.
    Tudo depende do que estaria fazendo a Terra parar de girar… desde a influência da mão divina, cheia de amor e compaixão, que nos desaceleraria bem devagarzinho pra gente não sentir nada (mas que nos daria uma morte terrível com os desequilíbrios climáticos violentos que iam ocorrer) até um choque com um meteoro, bem certeiro e no sentido certo, que pararia quase instantaneamente a rotação.

  38. Makoto Bakura

    Às vezes é tão tranquilizante ler os posts do QF… Terra parando instantaneamente, meteoros certeiros, desequilíbrios climáticos, LHCs…

    Só imagino os posts que vão sair próximos de 2012, que relaxantes que vão ser

  39. @Makoto É verdade!
    Aqui não tem lugar para neura!! Só conteúdo tranquilo, sereno e relaxante!
    (suspiro relax…)

  40. Bom =X, outro jeito da terra parar de girar… é a gravidade de um dia para o outro… acabar… devido a alguma força do mal (Isso me lembra MegamanX4 quando o Sigma tenta destruir a terra com a X Weapon o.o’)

    =X

    Deve ser lindo ver as pessoas do nada… VOANDOOOO e colidindo a outros objetos em movimento (ou parados já) *.*

    Só veriamos restos de nossos corpos flutuando em um mundo de gravidade 0

    \o/

    Viva a matéria estranha .. o.o”?

  41. @Raphael Mas.. mas… ela girar sobre si mesma não tem nada a ver com “ter gravidade”.

    Mas se acontecesse isso tb seria um belo de um desastre. Todos morreríamos hehe.. você, a atmosfera e tudo mais iria “embora”.

  42. Sim, eu sei =x, mas se a gravidade acabar, ela não irá girar entorno do sol… =X, (certo?)

    A terra pararia os movimentos de Rotação e Translação ao mesmo tempo *.* (Seguindo seu post e a gravidade acabando).

    Mas vai lá… ia ser lindo não o.O”?

  43. @Raphael Sim e não. Translação pararia… a Terra ia sair pela tangente. Mas a rotação não.. ela ia se manter de boa… ^^

  44. Abraão

    ahushsuashuas…mtoo boom o post

    o mundoo eh de se surpreendeer!
    haushasusha

  45. Diogo

    credo *.*

  46. dacaserna

    não li todos os comentários, então posso estar chovendo no molhado…. mas….
    tem outra coisa. Nós sentimos nosso peso numa relação equilibrada entre a gravidade e a velocidade de rotação. O que isso significa? bom, na real, o movimento de rotação emite uma força da mesma forma que as centrífugas enxugam a roupa, ou seja, jogando longe! o que nos mantém fixos na terra? o equilíbrio desse movimento com a gravidade. Se o movimento de rotação cessasse, a força da gravidade agiria com toda o seu poder! e provavelmente, seríamos achatados contra o solo como panquecas.

  47. dacaserna

    ah, mais uma coisa… adorei o post. =)

  48. kkkkkkkkkk adorei esse post!!! Nossa, terrível cara!
    Nunca tinha pensado nisso!!!
    MEDO!
    Abração do Saci!
    Vou linkar esse post nos SaciLinks de sexta :D

  49. Salve!!
    Muito bom o post. Será que a terra para algum dia desses?!

  50. Steeve

    Nao vai parar, eu axho…AHSUAHSUAHAS
    Otimo post

  51. ta bom do jeito que tá.. :B

  52. jonatas

    não teria por que a terra parar dessa forma, se por algum motivo parasse, seria uma desaceleração lenta

  53. jonatas

    dacaserna , se a gravidade ajisse de acordo com a velocidade da rotação a gravidade nos polos seria maior !!??!!??!!??!! (nao seria ?)

  54. E se a terra Girar mais rapido ?

  55. QF, post fantástico! Pegou um tema chamativo pra cacete e escreveu muito bem! Meus parabéns.

  56. ramon

    CARA é só pensa um poko … se a terra para…agente chama o Super Man pra ele voa em sua auta velocidade fase tudu volta ao normal :D

  57. Makoto Bakura

    Nem precisa chamar o Superman… É só todo mundo começar a correr na direção inversa ao mesmo tempo que ela volta a girar, igual aquelas coisinhas pra hamster

  58. @dacaserna Valeu cara! ^^ E sim, você está certo, a força centrifuga acaba reduzindo os efeitos da gravidade sobre a gente, mas não é la muita coisa de diferença.

    @Saci Pirata! Opa! Obrigado, sinta-se a vontade…

    @Mörgånus De Sanctis Hehehe acho difícil, mas nunca se sabe! Heheheh

    @Jonatas Sim, a gravidade nos polos é maior. Além disso, ainda tem o lance da terra ser achatada nos polos… o que ja ajuda tb.

    @Leocosta Interessante… mas acho que se for gradual e não chegar perto da velocidade de escape, blz! Uhauhahu tirando que iamos ter dias de menos de 24h! =(

    @Atila Muito obrigado mesmo!! =D

    @Ramon e @Makoto UHauhuhahua… a galera correr pro outro lado é foda! UHahu

  59. claudia

    Ai, me diz aí, por favor, o que aconteceria se houvesse uma desaceleração bem lenta. Do tipo de parar de girar completamente depois de 10 anos, mais ou menos? Dá pra viver?

  60. @Claudia Não sei não se daria pra viver. Com os dias de 6 meses e noites também de 6 meses a temperatura na terra ia ser muito alta na parte iluminada e muito baixa na escura. Isso deve gerar várias complicações climaticas pra gente.

  61. Débora Dias

    kkkkkkkk, muito bom seu post….

  62. lepideixon

    te que colocar um sistema igual aquele de roda gigante de parque de diversão.
    aquele pneu que fica girando que faz a roda girar..
    acho que uns 2 de trator já faria que a terra girasse novamente em caso de uma parada.
    néé?

  63. Thalita Palaretti

    yuhu! ^^’
    Hum, seria mais legal se a terra parasse de girar 1400km/h na direção leste para 1400km/h na direção oeste… igual quando agente cansa de mexer o suco pra um lado e resolve mexer pro outro e vira um pequeno turbilhãozinho no meio sabe?

  64. Robson Dantas

    Qe maldade Thalita. Hahahahahahaha

  65. wellington

    vamos fazer o seguinte construimos roupas espaciais que dem para ficarmos no universo ai vai as pessoas pro universo a gente se junta e fica girando a Terra até ela rodar sozinha e pronto

  66. Jefferson

    Será que se a terra para-se de girar, ela ia “freiar” instantaneamente, ou iria pisando no freio devagar, até ficar totalmente parada?

  67. @Débora Valeu! =D

    @Jefferson Então… DEPENDE! Hehehe… Depende do por que ela ia parar, ou melhor: o que estaria fazendo ela parar?
    É isso que vai ditar a razão de frenagem.

  68. Porra espero que isso nunca aconteça com a terra e se um dia acontecer eu Salvo Vcs.rsrsrs

  69. weliqton e você iria comer o quer? Se vc ia esta no espaço.

  70. Moita

    de qualquer forma o ozório acertava o alvo :P

  71. Fernanda S.

    Outro dia fui jantar na casa de uma colega e o marido dela pôs-se a profetizar em tom sério sobre 2012, etc. etc. Fui instantaneamente lançada para os sets das cenas do planeta “desértico” de Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan. Frio na barriga. Tenho medo quando falam sobre fim do mundo assim com tanta convicção.

  72. Mauricio

    Acho q 10 dias sem comentario não ‘aposenta’ o post…
    agora, qf, preciso de uma ajuda sua nisso: vamos parar a terra… primeiro, construiremos um superultramega³³³²²¹³ compressor de ar e liquidos.

    segundo: construiremos um monte de reservatorios para combustivel(gasolina, diesel, açucar fermentado, aceleradores de particulas, plutonio, etc…

    terceiro: um monte de reservatorios de ar comprimido(comprimido até ficar liquido, pra isso o compressor, pra comprimir o ar e o combustivel)

    quarto: faremos uma turbina-composta utilizando onibus espaciais que porventura cairem em solo brasileiro… turbinas de caças velhos, foguetes de agua artesanais e cata-ventos, e uma tomada de ar(seria como uma turbina-foguete

    quinto: calcularemos a força desse “brinquedinho”, a partir da equação: velocidade de saida dos atomos oxidados na turbinaX a quantia de atomos(lei de ação e reação)

    sexto: já que sabemos q o empuxo dessa turbina-foguete é suficiente não apenas para parar a terra, mas reverter e duplicar a velocidade da mesma, iremos fazer um suporte com algumas toneladas de titanio, diamantes(espero encontrar beem grandes, pra fazer os engates desse monstro, pra não ter que pedir aquele submarino do filme ” viajem ao centro da terra” emprestado, se é que me entendem.), e outros metais e minerais bem resistentes ao calor e a torção(e de sairem voando junto com o foguete, lembrem-se que a função disso é manter a turbina-foguete presa à terra)

    sétimo: apontaremos a saida dos gases para a direção oeste e…. LIGAREMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!! MHAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHAUHUAHUAHAU!!!!!

    o fim do mundo em 7 passos! hashahushuahu

  73. Mauricio

    desde que todo o combustivel e ar saiam da turbina instantaneamente, acho que isso seria o fim instantaneo do mundo, agora, se isso fosse gradual, e levasse tempos pra a turbina desacelerar a terra, a gente teria que conviver com a gravidade elevadissima, e as mudanças climaticas que outros leitores comentaram!

  74. Mauricio

    só dois dias depois me toquei q meu comentário foi um quase-post… rsrsrs

  75. Junior

    Mauricio: tal suporte seria arrancado junto com o chão e sairia rodopiando pelo espaço até cair de volta em espiral.
    Lembre que o chão é composto de pedras grandes soltas e areia. Teria que finca-lo muito fundo numa área muito grande pra pegar uma placa tectônica inteira da superfície até o magma.
    Ela (a placa tectônica) talvez fosse arrancada como a casca quebrada de um ovo, levantaria do lado da direção dos foguetes enquanto o magma abaixo entra em contato com o ar e a vaporização da água incineraria o hidrogênio.
    Claro, o centro de gravidade disso tudo mudaria e nem sei calcular tudo envolvido no processo.
    E a atmosfera fininha do jeito que é se dispersaria violentamente pelo espaço.

    Deve ser legal ver uma placa tectônica sendo arrancada e sair voando. xD

  76. Evo Luí

    Posso sugerir outra na mesma linha?
    E se o sol explodisse? (o que seria da terra naquele exato instante e algum tempo depois…)
    Parabéns pelo blog, o descobri pelo link do Rainha Vermelha!

  77. Bem que eu achava que aquele episódio do Castelo Rá-Tim-Bum meio mentiroso…

  78. Camila Rique

    Nossa, espero que Deus já tenha vindo buscar o seu povo escolhido…

  79. gui

    MENTIROSO!!!!!!!!!!!!!!

  80. alex

    essa ssena e fixe

  81. tiago

    sabe a terra se sofrer muitos terramotos tambem poderá sofrer danos iguais???? sabe se lá ainda há muito a descobrir sobre a terra

  82. marcus

    esse e mesmo o fim do mundo!!!

  83. manow

    qqqqqqqqqqqqqqeem ler isso é um viado ou puta ou biskate XD XD XD XD XD XD

  84. tata

    c
    ff,df.klflç kld\ksl~çalçsk`ç \.Çxx.;,x\z2222222222222222222222222222222222222222222

  85. eliete maria motel

    que porra…merda.PUTAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  86. Eric

    Porra maluco! Já tem especialista com teoria e tudo dizendo por aí ki isso vai mesmo acontecer e em 2013, pô mano, Os Maias de 2012 tão di brincadera então…………….?..rs Pô seis num decide logo como a terra vai acabar Katso!

  87. Adorei o post.

  88. tati

    gostei, pior só mesmo 2012…. aquele desespero!!!!!!!!!! até o fim

  89. ola pessoal tudo bm

  90. teti

    que bom assim vou poder ver meus avos la artico e eu fico bor la

  91. vc e realmente inteligente.existe ate um filme q chama: o nucleo viagem ao centro da terra.vc e muito inteligente e acredito q isso podera acontecer a daqui a poucos anos devido a buracos na camada de ozonio causados justamente pelo homem(hipoteticamente falando)bom amigos oq nos resta a fazer quando isso acontecer e rezar bastante ou fazer oq a nossa amiga inteligente disse:irmos morar nos polos do planta

  92. Gabriel

    Nós iria-mos morrer todos e não teria para a onde escapar

  93. wellington

    vc esqueceu de falar da força da gravidade. nosso peso aumentaria significativamente, devido a exclusão da força centrifuga da terra.
    abraços

  94. QF

    @Evo Lui Opa! A ideia é muito boa!
    Vou deixar aqui na lista de ideias para posts! =D
    Ando meio sem tempo por causa do mestrado, mas quem sabe um dia não me inspiro e mando ver… ^^

    @wellington Então, a contribuição dela na aceleração é muito pequeno. No equador, onde ela é mais forte… muda em menos de 0,5% o valor da aceleração.
    Ela influe, mas não é tanto…

  95. muito bom gostei muito desse artigo…

  96. i,,, ACHO Q VOU FAZER COMPANIA PROS MEUS COLEGAS URSOS POLARES…KKKKKK

  97. Giselle Hannah

    Muito boa a matéria! Já sou fã do Efeito Ázaron. Já havia lido sobre isso antes, mas a sua explicação bem humorada foi ótima.

  98. eu tambem acho gisele e por isso tambem que se a terra parar nos seres humanos nao iriamos ter para onde ir + nem so porem u mundo e tao fiel assim ok ?????????

  99. a gora eu quero ver quem soulta a sua franga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!e pra extarraxar

  100. marcia aline

    eu morro de medo

  101. lucas

    Muahahahaha

  102. Quindim

    O post é daora pra caramba mas lendo os comentários vê-se muito a respeito de fim do mundo…
    Quem já jogou “Max Payne 1” vai se lembrar dessa:

    “Depois do bug do milênio, o fim do mundo se tornou um clichê.”

    Agora todo ano é um fim do mundo diferente e quem cria isso acredita tanto no que diz que lança a ideia de o mundo acabar um ano depois da previsão já feita ^^

  103. Quindim

    Só acrescentando: o termo “fim do mundo” está ERRADO !

    O mundo não acaba. O termo correto seria “fim da humanidade” e caso isso acontecesse não seria nenhuma grande catástrofe (filosóficamente falando).

    Os Dinossauros não se extinguiram pra dar lugar pra gente? Tenham certeza que pra eles também era fora de cogitação que eles todos morressem pra dar lugar a novas formas de vida dominantes no planeta.

    Pensem nisso ;-)

  104. paloma

    legualllllll

  105. euripedes

    O comparativo se a terra parasse agora e tremendamente desproporcional com as explicações anteriores . Se vc sai de sua casa situada nas imediações da linha do equador , para ir a padaria comprar pães caminhando sobre uma massa colossal que e a terra , e mais girando numa velocidade linear de aproximadamente 1600 km , e que derrepente para de imediato vc e tudo a sua volta teria um efeito catapulta tornando assim

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén