Ham?

Calor Específico Relativo de Geladinhos


É isso ai, galera!! =D O carnaval acabou (pelo menos em grande parte do país) e como já devem suspeitar aproveitei para TENTAR colocar em prática várias ideias e projetos inacabados, como sugeri num post anterior (Dicas nerds sobre o que fazer no Carnaval).
Acredito que todos que tentaram, logo perceberam que isso nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando o ambiente não é propício… como ser vizinho de uma pessoa que afina violinos ou morar do lado de um abatedouro de porquinhos-da-índia ou mesmo estar na casa de seus pais onde tem um monte coisas pra fazer. (Como devem ter reparado, ando enfrentando um sério problema para me concentrar, o que fez o número de posts cair drasticamente. Mas logo volto para meu kitnet e tuuudo voltará ao normal.)

Sendo assim, diante das limitações a qual estou sujeito, tentei fazer o possível para me divertir nesse carnaval, bem a maneira nerd… É CLARO! ^^ E os resultados foram alguns experimentos caseiros inspirados em situações que passei. Eles variaram do mais simples, como verificar padrões de batimento em furos de parafusos de diferentes espaçamentos de prateleiras a fim de parafusa-las juntas… aos mais engenhosos como testar se sensores de infra-vermelho de um alarme me detectariam usando uma roupa de papel aluminio e um balde de N2 como chapéu.
Mas achei melhor tratar dos resultados de um outro experimento… um que foi especial e que reforça uma teoria defendida por mim, a dos Ázarons.

DETERMINAÇÃO DE CALOR ESPECÍFICO + CALOR LATENTE RELATIVO DE GELADINHOS

Num belo dia, extremamente quente, durante uma pausa no trabalho com meu pai, resolvi ir até um atacado de doces próximo e lá me deparei com uma promoção: 40 Geladinhos[1] por R$ 3,80! Uma barganha. Na hora… pensei: Isso é a solução para todos os meus problemas!!
Comprei os 40 geladinhos, voltei para a loja e coloquei eles imediatamente no congelador. Como estava um calor infernal, a cada 5 minutos eu me lembrava dos malditos geladinhos e ia conferir o STATUS deles. É claro, eu sei que isso iria aumentar o tempo necessário para que ficassem congelados, mas o calor extremo me fez perder a cabeça… a ponto de ficar esperançoso de que eles virassem geladinhos de Schrödinger, onde existiria uma chance de que pelo menos um deles colapsassem para o estado CONGELADO assim que observados.

Bem, não preciso dizer que isso não aconteceu… mas… de tanto conferir os geladinhos, pude reparar que alguns realmente congelavam antes dos outros. Nessa primeira leva, de uns 10 geladinhos, não consegui perceber nenhum padrão. No dia seguinte, na segunda leva e terceira leva… os separei por sabor e os resultados começaram a aparecer!
Tudo levava a crer que os de sabor Laranja congelavam primeiro, seguidos por Tutti-fruit, Limão, Uva e Morango. Mas ainda não é hora de comemorar! Como um bom Físico neurótico, levantei a suspeita de que a temperatura dentro do congelador não fosse uniforme, fazendo com que algumas regiões fossem mais geladas que outras. Portanto… tratei de fazer mais uma leva de geladinhos organizados em posições trocadas.

Há! Não deu outra! Os de sabor Laranja congelaram primeiro em todas as vezes, seguidos pelos de Tutti-fruit. Porém não vou possível concluir nada a respeito dos outros sabores, pois em cada teste eles congelaram em tempos diferentes ou muito próximos… e também por que acabaram os 40 geladinhos. =/

Resultados:

1) Se você comprou geladinhos e pretende consumi-los o mais rápido possível, a melhor escolha é o Laranja! Fiquei de olho nele!

2) O que parecia uma barganha, se mostrou uma tremenda fonte de gastos. Consumir 40 geladinhos em 3 dias acabou com minha garganta e estou aqui escrevendo esse post a base de pastilhas, borrifadas de mel com própolis a cada 2,31 minutos e com febre! Ázarons…

3) Lendo sobre a composição/ingredientes dos geladinhos (tentando determinar o que poderia gerar os diferentes tempos de congelamento) reparei que usavam um grande número de corantes. E depois de uma leve pesquisada no google, descobri que vários deles são até PROIBIDOS em vários países por serem cancerígenos, por provocarem reações alérgicas bizarras e alguns até tinham ligação com casos de hiperatividade e depressão em quem os consumia.[2]

Demais não? A ciência é assim… fazer o que? Marie Currie se preocupou com os perigos da radiação? Não!! Tudo bem que ela não sabia.. mas isso não vem ao caso!

Bem, melhor eu ficar por aqui. Mas não pensam que só fiz isso no carnaval… num post futuro mostrarei minha obra prima!!! Muuuuhauhahuhauhuauhahuahuahu (risada maligna)
Mas antes de terminar, gostaria de mandar um abraço pro Ricardo e ao pessoal do Colégio Hercules Maymone de Campo Grande, Mato Grosso do SUL (sim.. eu sei que vocês andam lendo aqui! Muuhahuauhuha)

Notas do Autor:

[1] Geladinho é aquele suco que fica dentro de um saquinho comprido que você deixa no congelador e depois faz um furinho e fica chupando. Ele tem vários nomes dependendo de sua região. Coletei algumas informações e elaborei uma lista de equivalencia: Geladinho = Chup-Chup = Chupa-Chupa = Sucola = Sacolé = ???? (sabe mais algum? Conta ai!)
[2] Dentre os que mais consumi estão a Eritrosina e a Tartrazina =(
Acho que vou viver 1 ano a menos por isso!

*É, o post não tem imagens mesmo… mas, poo! Eu to doente!! Me perdoa vai!!



30 especialistas já comentaram!

  1. JuB

    Nossa to chocada *.*
    I’M THE FIRST! ♥
    e com pena d vc =/
    eu devo ter cancer então, pq eu vivi desse negócios pro TANTO tempo q é melhro enm fla…
    Enfim…mamis acabou comrpando pacotinhos pra mim, q euf acia suquinhos mais saudáveis e congelava sem maiores problemas como esses (ela sabia q esses uquinhos d pó usados rpa fazer tem uns corantes q fazem mal, suspeita-se q ajduaram na minha gastrite dos 12 anos…=/)

    MTOOO melhor fazer em casa, o maaiiis recomendado pe ACEROLA COM LEITE…ai delícia…=D~ , babinha escorre dó d imaginar… é PER-FEIITOO!!!

    melhoras qf!
    jah t dei recomendações via msn xD

  2. JuB

    Outros noems tb são rapadinha, geladinhA, sacolinha e pra variar minah memória flo…mas tem MTOOOS nomes pra esse negócio!

  3. JuB

    chups chups!!!

  4. Stipy

    AUHauhuhaAUH geladinho é show de bola… teve um dia q eu tomei tanto geladinho q quando fui fazer xixi saiu rosa :x:x. A diferença no ponto de congelamento ñ seria por causa da diferença da quantidade de soluto em kd saquinho? Pelo menos foi assim q eu aprendi na minha química do ensino médio. :) (Propriedades coligativas FTW!)

  5. Bom… pela ausência de cor do limão, suponho que seja um dos menos cancerígenos. Meu sabor favorito… e que me causará menos câncer!

    Se bem que, agora, pra mim não faz a menor diferença, pois ontem esqueci uma amostra padrão de Cobalto-60 dentro do meu bolso praticamente o dia inteiro… snif.

  6. Ruvânia

    “geladinhos de Schrödinger”

    HUAHAUAHAUAHUAHAUA

  7. Sorte que não tomo isso.
    Em compensação, eu tomo coca zero quando não tem da normal (meu amigo tirou do cu que dá câncer).
    É QF, acho que todos aqui vamos morrer antes do que deveríamos…

  8. Paulo

    Minha mãe chama essas coisinhas de ju-ju!

  9. Pedro

    ansioso pela obra prima. =D

    “Colégio Hercules Maymone de Campo Grande, Mato Grosso do SUL” … what?

    voce me lembrou do restaurante setorial, temos suco de laranja, de verde, de azul, etc… e tambem de sobremessa uns docinhos de banana sem gosto que eu JURO serem barrinhas de piche. XD

  10. Guilherme

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    “geladinhos de Schrödinger” foi demais…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    aqui no DF eles são mais conhecidos como din-dins

  11. Fernanda

    Conheço como “Juju”.
    E… nem se preocupe qto ao câncer, estamos todos fadados a morrer disso, ou vai ser pelos agrotóxicos, ou pelos inúmeros conservantes de alimentos e bebidas, ou por câncer de pele, ou pulmão (poluição).
    Até a inocente água, tá cheia de cloro, que mata os microorganismos, mas que não fazem bem pra gente tbm… =O
    Já era… =/

  12. chronos

    lol….
    um viva a essa maldita sociedade perversa que quer nos matar de cancro… (WTF??)
    @JuB: mew… suco em po da pedra na visicola….
    @Cafetron: Cobalto 60??? Como c conserguiu esquecer???

  13. É verdade né! Tem Juju…
    Mas… Dindins? Eu nunca ouvi esse!!

  14. Lol, geladinhos de Schrödinger rlz…mas vem cá, num sabia que vc conhecia o pessoal aqui de Campo Grande! Não sou nenhum dos citados mas achei curiosa a coincidência!

  15. JuB

    Gnte… nós vmaos morrer antes de ter um cancer! rlx!
    do jeito q anda a violencia, estamos fadados à faca… L³
    E ano q vem eu vo rpa sampa, e PIIIRUUUAAA do jeito q eu sou e revoltosa (vem trombadinha pegar minah bolsa vem!) eu vo morrer rapidinho =X
    asiasuhaushasha
    xD~

  16. Gelinho! Aqui no ABC Paulista chama-se “Gelinho”…

  17. Itu

    durante minha infancia, onde eu morava, chamavamos de laranjinha, n’ao importa o saber que fosse xD

  18. “Chamavamos de Laranjinha… não importando o sabor que fosse”

    HUAHUAUHAHUAHUAHUHU DEMAIS!!! =D

  19. Tq3eufiy

    Caramba, faz tempo que não como isso, tipo, anos e anos.

    Nostalgia.

  20. Eu sempre tomava geladinho de uma senhora que vendia ao lado de meu antigo colégio. E realmente, há uma certa diferença entre pontos de fusão de diferentes sabores da mesma coisa. Por exemplo, Gatorade de alguns sabores congelam mais facilmente que outros.

  21. Nightmare

    ei como eu ponho uma imagem de “avatar”?
    ah whatever
    aqui nos chamamos eles de Dindin
    e como assim cancerigenos?devo fazer uma biopsia?tomografia do corpo inteiro?devo forjar um resultado médico e começar uma radioterapia?????
    X_X

  22. Angus Musashi

    Caramba, tomando geladinho no carnaval. Tinha que tomar a esposa dele, a “GELADINHA” que é bem melhor, principalmente no carnaval.

  23. JuB

    @ Angus: Dã -.-‘

  24. Guilherme

    Esses “dindins industriais”são assustadores, suas cores estranhas… uma vez numa festa de aniversário eu tomei uns e no outro dia tive um “pequeno” desentendimento com meu estômago… assustador…

  25. Chronos

    @QF:
    kra…
    com tanto geladinho vc vai acaba pegando dp…
    doces faz mal……
    hauahuahauhauahuahuahuahau

  26. Ainda acho que todo mundo aqui vai morrer de câncer antes de morrer na faca ou no chumbo.
    TUDO dá câncer hoje em dia.

  27. Thati

    Gelinho!

  28. Luís Cláudio

    Ainda bem que não gosto dessas coisas! KKKKKKKKK À propósito, aqui na minha terrinha, Natal (RN), nós chamamos carinhosamente de “Dadá”. =D

  29. jack

    mas geladinho e uma forma de calor latente?

  30. Rilbson

    tá vendo, exitem muitos produtos que consumimos,mas não sabemos ao certo tomar preocações

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén