Manuais

Leitor desesperado pede ajuda ao QF =/


Acredito o aspecto mais legal sobre os blogs seria a maior proximidade entre o escritor e o leitor. Nada melhor do que pode ter o feedback de seus leitores imediatamente apos uma postagem e também de poder ir dar sua opinião sobre o que você acabou der ler! É… é a tecnologia!

Diante dessas facilidades da vida moderna, não é difícil algum leitor me adicionar no msn ou no orkut para dar suas sugestões, opinar, xingar, pentelhar e também pedir ajuda na lição de casa ¬¬
Isso tudo é muito divertido e recompensador, conheci várias pessoas legais que, mesmo não conhecendo pessoalmente, já considero minhas amigas. Porém algumas vezes… acabo tendo que lidar com problemas complicados. Como o desse leitor, que pediu por minha ajuda e eu não pude deixar de ajudar!

Com a permissão dele, resolvi fazer esse pequeno post sobre o assunto. A identidade dele será mantida em total sigilo e NEM QUE VOCÊS TIREM O EÁ DO AR DE NOVO.. eu conto! HUuhahuauha.. Então vamos a história do Jovair (nome fictício, =P)

Estava eu, feliz da vida no msn, quando um novo contato me adiciona… era Jovair. Imediatamente apos eu clicar no “aceito” ele já me chamou pra conversar.

Jovair: QUASEFISICO preciso da sua ajuda cara
QF: Opaa.. manda! Vamos ver…
Jovair: eu estava desempregado faz um tempao e dai apareceu um emprego legalzin pra mim mas eu nao sei nada diss cara
QF: Mas ué… eu posso ajudar? Como um Físico vai te ajudar? Você vai trabalhar em Angra? HUauahu
Jovair: eh seriow
arrumei um emprego num planetario
ja ta tudo acertado mas so que nao sei nada veio
vc tem que me ensinar
QF: Como assim? O que vc vai fazer lá? Te ensinar o que???
Jovair: eh cara eu vou mostrar tudo pra mulecada e nao sei nada dessas paradas de estrela
QF: HUahuauhuhauhauhauh caramba! Mas como vc conseguiu esse esquema então??

[CENSURADO]

QF: Ahh.. então são daqueles planetários “infláveis” e você vai trabalhar com criançinhas pequenas…
Jovair: eh iss
QF: E vc começa qdo?
Jovair: depois de amanha vou levar ele pra uma escolinha.
QF: Qdo vc for apresentar, vai ter alguem lá? Tipo… chefe…
Jovair: nao eh soh eu e mais um cara que so monta as coisa
QF: Ahh então, acho que não tem muito segredo e outra, crianças pequenas… dá pra enrolar!! UHuhauhahu Faz o seguinte… ENQUANTO você não tem tempo de estudar a fundo a coisa (depois te passo links legais pra você estudar) vai enrolando! Afinal você só vai apresentar essa vez e depois tem o final de semana todo pra estudar!
Relaxe.. a criançada vai ficar já abobada com o planetario funcionando, nem vão ligar pro que vc ta falando… dai é só usar frases legais como:

“se vocês olharem para cima agora…. vão ver….. estrelas….”
“se não tivesse nenhumazinha nuvem… é assim que vcs as veriam”
“como podem ver… algumas brilham mais do que outras”
“pessoas desocupadas e solitárias da antiguidade curtiam ficar fazendo desenhos com elas e ainda davam nomes a eles”

planetario

“maquina maneira né? Não parece que estamos na sala de controle de uma nave?”

Jovair: rsrsrsrsrsrsrsrs será que elas nao vao fazer perguntas que nao sei responde
QF: Já dizia um amigo meu! CONVICÇÃO é tudo! Se elas perguntarem sobre constelações aponta pra algum ligar e diz: é lá!! Só não me vai apontar para 4 estrelas falando que são as 3 marias! Do resto… vc pode tudo! HUuhahuauhahu
Brincadeira hein!!!
Jovair: rsrsrsrsrsrsrs
QF: Qualquer coisa, vc fala pras crianças que você também está aprendendo.. e que é seu primeiro dia. Crianças são muito compreensivas qdo não são uns capetas! uhauhauhuha Não vai querer enrolar elas demais tb… tipo:

– Tio, onde fica o cruzeiro do sul??
– Infelizmente estamos no equinócio de verão polar orbital… que nos faz ficar ao norte heliográfico do sistema solar… ou seja amiguinho… vênus fica na frente do cruzeiro do sul o tempo todo nessa época do ano, desculpe.

Jovair: rsrs mas acha que consigo me vira esses dias
QF: Acho que sim! Não fiquei preocupado demais… é seu primeiro dia. Vai olhando o que te passei e não manjo muito de astronomia, mas to arrumando info pra você.
Mas é aquele negocio, vc tem que se dedicar.. senão já viu né?
Jovair: nao cara vou estudar sim
valeu mano
QF:^^

E esse é um resumo da história… e ontem recebi um e-mail dele, dizendo que correu tudo bem… que se divertiu pra caramba com a criançada e que até aprendeu coisas junto com elas! Não é demais??? E também que ele passou o final de semana estudando e que está adorando astronomia!! =D

Essa é a parte legal do ensino, ainda mais desse tipo… onde a criançada vê coisas mais concretas e cheias de novidades interessantes! Ai ai.. isso me lembrou dos meus estágios! Hehehehe…

=/

PS: Alguém já foi num planetário? Eu recomendo fortemente…




25 especialistas já comentaram!

  1. Brontops

    Eu bem que disse que a gente precisavam existir mais blogs ou sites de divulgação científica…

    Tem este blog lusitano (que eu acho que já recomendei):
    http://dererummundi.blogspot.com/

    Onde tem vários tópicos sobre Astronomia.

    (É legal dar uma espiada nos comentários: teve altos paus principalmente qdo eles brigam com os criacionistas e este povo super-religioso)

    E de lá tem links para vários sites (mas todos em inglês).

    Seria legal se ele pudesse achar em algum lugar a série Cosmos…

    Abs

  2. Cara… depois dessa você vai pro céu.

  3. Fala pra ele dar uma olhadinha num programa que chama Stellarium também, é muito bacana pra ficar fuçando em estrelas e constelações!

    Sabia que tem uma constelação que se chama “Telescópio”?

  4. Candyman

    eu já fui no de fortaleza… e um amigo meu já participou de uma reca de OBA =D

    ele ficou no top 50 nacional da OBF até =D

  5. Para a constelação chamada “Telescópio”… uma palavra:

    Afff….

  6. Orra!! Olimpíada Brasileira de Astronomia né?
    Dahora!! Seu amigo é “boludo”
    ^^

  7. Zucco

    Alem de um bloger gente boa, arranjamos um Severino (QF) Quebra galho!
    Quem precisar de ajuda pode pegar o msn dele que ele ajuda!

    ô/

    PS: Sejam rápido antes que ele começe a cobrar taxa!!!

  8. “e que até aprendeu coisas junto com elas!”

    Era de se esperar, heheheh

    Boa sorte aí pro Roberva… Astrogil… Jovair. É uma pena que os estudos sobre astronomia não sejam tão divulgados nas escolas. Quem conhece mais a fundo e percebe o quão interessante nunca mais olha pro céu da mesma forma. Tenho certeza que o leitor aí vai se divertir muito.
    É incrível q depois que vc aprende onde ficam as constelações, não consegue mais olhar pro céu sem imaginar as linhas ligando as estrelas uhahhuaauhuhauh

    E esse da constelação do Telescópio é foda. Outro dia um cara tava falando que as constelações foram criadas na antiguadade que eles não tinham aparelhos, e tem nomes de criaturas mitologicas… Falei “E a constelação do telescópio?”. Ficou sem o que dizer uhauahuahuauhuhaau

  9. Dot

    Convicção é tudo! AUHuAHuHAuHAahAu

  10. Dot

    Eskeci da evilol

    MU HA HA HA

  11. É Dot.. lembrei desse seu sábio conselho… e passei ele adiante!
    Espero que o cara faça bom uso dele! =D

  12. Thati

    Cara, eu adoraria, mesmo, do fundo do meu coração aprender mais sobre astronomia, mas simplesmente não existem cursos! A gente comprou até um binóculo em casa, mas continuamos na mesma… Todos os cursos que encontro envolvem matemática, física e coisas complicadíssimas que me tiram o animo… Vamos ver, agora a Unesp aqui de Bauru abriu o observatório para o público, talvez comece a ter cursos legais.

  13. Luís (Cronos)

    HUahuahusuahsahu caramba ajudar ate gente com empregos! boas açoes hein shausauhsauh….

    Thati eu pesquiso muito sobre astronomia e relacionados, ate agora que eu encontrei só existe uma universidade do Brasil com astronomia, fica no rio de janeiro, não tenho certeza mas parece que é a UFRJ… de toda forma sim, via envolver um bocado de matematica e fisica… hehe..

    pq desanima? é legal! =D

  14. A info do Luíz procede…
    Sei pq uma vez… eu fui pego por uma AstroFísica da UFRJ!
    UHuhauhahuauhauhahuauhauhahuauhahu

  15. Ola QF, ouço o podcast e sempre estou nosite, mas esse post é um do melhores, já ficou no meu top five junto com o post da “garota das probabilidades infinitamente nulas”, e outros, parabéns pelo trabalho e pelo pod, se der faz uma visita lá no blog, coloquei teu link lá, não tenho tanta regularidade mas, sempre posto lá…

    Abraços

  16. Giuliana

    Eu fiz um planetário pra apresentar numa feira de ciências uma vez. E foi MUITA gambiarra, claro, sorte que tinha uma universidade no evento que tinha um barracão só deles e ajudou a gente a fazer um lugar “escuro”.. mas enfim. eu tive que decorar 5 folhas de caderno, cheias de informações do tipo “a temperatura de tal lugar é tanto, seu diametro é tal, possui n satelites, e o nome deles são…”
    Em três dias de feira, muitos alunos saíram na metade (HAHAHAHAHA divertídissimo vc chegar em netuno e perceber que já estava sozinho desde marte…), alguns ficaram até o final, e foi gratificante, porque pelo menos reconheceram o nosso empenho. E o pior: tinha uma banca depois. Deu um branco , gaguejei, troquei dados, mas no fim deu tudo certo, e com certeza foi uma experiência ótima: ensinando, se aprente ! =D

  17. JuB

    O QF é o severino dos meus sabados a noite!
    aushaushauhsahusa
    não foi uma sóv ez q ele ficou em explicando fisica e trigonometria(q por sinal esta ele detesta mas me ensina msmo assim)
    Pooor isso q ele é xuuuxuuu³ s2
    sauhsuahsuahsa

    Enfim, nunk pude ir num planetário, a minha escola levava até os alunos da 6 série no comecim do ano, mas eu trei no meio do ano da sexta =/ (Será que foi uma ação de ázarons?!provável ^^ )

  18. Pedro

    BH tem um planetario super legal c/ equipamento de projecao alemao que projeta toda a esfera celeste! Ou pelo menos teria a mais de um ano se a maldita tim (que esta financiando) nao tivesse fazendo merda com o projeto desde o inicio (o projeto e da UFMG)… Triste =(

  19. Putz, valeu cara!! =D
    Fico muito feliz de saber que gosta!
    Grande abraço!!

    PS: Logo tem podcast novo! =D

  20. Luís (Cronos)

    husahusahuas… eu ficaria até o final ^^’

  21. Hum!!! Agora sei quem chamar na hora do aperto. Capitão Azaron…rsrsrs, dá uma nova camiseta, hein?
    Beijos

  22. Como faço pra colocar um avatar aqui?

  23. Ginurse!! Então.. pra fazer um avatarzinho desses… é só entrar em:

    http://en.gravatar.com/

    Cadastrar seu e-mail e colocar a imagem que você quiser…. dai, sempre que vc comentar em qualquer blog e usar o e-mail que vc cadastrou lá… vai aparecer a imagem que vc escolheu! =D

  24. Obrigada, já fiz, depois capricho mais na imagem…rsrsrs
    Beijos

  25. Pinguin

    Pog aplicado a astronomia?!

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén