Jogos

9 jogos que fizeram minha infância


O último episódio dos ortonormais (artes dos tempos de escola) acabou me sensibilizando e me flagrei num estado de total nostalgia na frente do computador. Associando esse estado ao bombardeio excessivo de fótons que recebia da tela do computador, minha memória resgatou os maravilhosos momentos em que eu passava horas jogando video game, com os olhos fixos na tela da tv até os mesmos ficarem secos e trincados!!

Foram bons tempos com objetivos bem simples, como: zerar determinado jogo a qualquer custo! Dessas lembranças, alguns jogos foram… especiais! E é deles que vou falar agora!

Tudo começou com um Atari da CCE!! Era um mundo 2D puro, de cores fortes e brilhantes.. em que o console esquentava mais (e mais rápido também) que qualquer George Forman Grill! Na minha era atari, os mais marcantes foram:

megamaniaMegamania:
Basicamente se trata de uma versão modificada de Space Invaders, onde os Ets/Naves se organizam em formação de paradas (como as fanfarras de 7 de setembro) e descem para a Terra com o objetivo de nos matar ou escravizar! Seu objetivo é não deixar que isso aconteça atirando sem parar nesses difíceis alvos quase-móveis. Pode parecer uma droga, mas foi e ainda é extremamente divertido para mim jogar isso!

 
riverraidRiver Raid:
Nesse temos um avião, um rio, inimigos e uma margem de rio… bem alta! Saiu de cima do rio… bateu! Essa é a regra e ela fica muito clara nos primeiros 5s de jogo.
Este foi o primeiro “simulador” de que tive contato, e para uma criança que comprava a revista FLAP em vez da Turma de Mônica aos domingos… isso era um sonho realizado!
Existe o mito de que River Raid seria um jogo infinito, outros dizem que Chuck Norris conseguiu zerar… mas eu não sei! O que eu sei é que depois de algumas horas jogando a sala cheirava como se eu tivesse queimado em pneu nela… dai eu parava de jogar.

enduroEnduro:
Um divertido jogo de corrida de carros, que ajudou os Físicos a provarem algumas características relativísticas, como o fato do carrinho subir cada vez menos pela pista quanto mais você acelera e acelera… e ganha massa inercial e vai acelerando, acelerando e… c@ralho… nunca chega a velo da luz! =/

seaquestSeaquest:
Você comanda um submarino e seu objetivo é claro: Resgatar mergulhadores estúpidos e destruir submarinos russos outros submarinos (bons tempos de Guerra Fria). Mas não é tão simples assim… você tem que administrar oxigênio que seu submarino a diesel e sua tripulação de 128 pixels consomem.

E assim acaba minha seleção desse período videogamológico. Agora chegamos a era Turbo Game! Uma mistura estranha, um híbrido de dois consoles num só… tinha duas entradas de fita, uma para nintendinho 8bits e outra pra sei la o que (rezo para que não seja dynavision!!!).
Esse foi meu segundo video game e gostaria de destacar os jogos:

marioMario 1, 2 e 3:
Isso mesmo! São três jogos um tanto quanto diferentes, porém… iguais! Talvez o mais estranho e desconhecido deles seja o Mario 2, onde você podia escolher com qual personagem queria jogar, incluindo a Princesa e o Toddy, arrancar tubérculos do chão de dar com eles nos inimigos!
Mas o mais divertido sem dúvidas é Mario 3! Levei muito tempo para conseguir zerar numa sentada… (sem usar flautinha) e durante o treinamento para conseguir tal feito… foram várias escapadas da escola, alegando: “Professora…. to… passando.. mal…” com cara de =( Funcionava sempre! =D

tmntTMNT:
Foi a época de ouro da séries das Tartarugas Ninja no Brasil e por consequência das séries de jogos! São 4 tartarugas, ninjas, adolescentes e mutantes… que descem o cacete na galera do Clã do Pé! Simples assim. Ahh! Nem vem, o Michelangelo é o melhor de todos eles!

*Fato curioso:
antenaNessa época, como todo bom Físico, fiz uma descoberta acidental! A de que eu podia transmitir o sinal gerado pelo video game!!! Tudo surgiu devido ao ócio: eu com preguiça de tirar o cabo da antena da TV e colocar o do video game toooda santa vez que eu ia jogar… soldei os dois juntos e daí que quanto eu começava a jogar a minha antena de TV passava a transmitir o que eu estava jogando para as outras TVs do quarteirão (bem curto alcance). O legal é que muita tias da rua perdiam a novela pra assistir eu jogando video game!! Muuuhauhauhauhauhauhauh!

Assim chegamos ao final de mais um período e entramos na era do Megadrive!!

sonicSonic:
Acho que sonic dispensa apresentações não é? Só para dizer que não falei nada sobre o jogo… vou colocar um citação do meu amigo Cafetron ou Dot (não lembro quem disse! hhuauhauha) “Sonic é um jogo sobre um porco espinho, que tem um tenis vermelho e que corre como um fdp
Agora… me lembrei que Sonic é um jogo do bem! Afinal.. você não mata os bixinhos… você na verdade os liberta de uma prisão cibernética! Lembra? Você pulava nele… e puff! Daquele robô do mal… saía um animalzinho feliz e fofinho.

streetofrageStreet of Rage:
Um joguinho no mesmo estilo de TMNT, onde você sai andando pela rua descarregando sua raiva batendo em punks, usando as mãos ou canos de metal que você encontrava pelo caminho! Ah… é claro, não podemos esquecer dos deliciosos franguinhos assados ou maças que você encontrava em cabines telefônicas ou…. no lixo (é.. é verdade) para recuperar sua barra de vida.

Era pré-computador, onde eu jogava Super Nintendo na casa de amigos…

starfoxStarfox: Eu literalmente quase morri assim que vi esse jogo pela primeira vez! Era perfeito…. 3Dzinho…. e a musiquinha da primeira fase era de chorar de emoção (lembre-se estamos falando de jogos do século passado). Bem… era de se esperar né? Uma raposa com um caça “espacial” TEM que ser demais! É como abrir o Firefox no terminal de uma X-wing!
Acho melhor eu parar de falar desse jogo… to ficando emocionado!! Não sei se vocês sentiram a mesma coisa, mas achei um video que pode ajudar vocês a se lembrar… ou mesmo… conhecer pra quem nunca viu!

 
E desse momento em diante, nunca mais tive um video game! Mas foi por uma boa causa… meu pai mandou decidir entre não lembro o que… e um computador! Fiquei com o computador e com ele muitas portas se abriram para mim, inclusive a porta daquelas menininhas bonitinhas que queriam que eu fosse instalar o windows 3.11 pra elas! Ai ai…

Bem, vou parando por aqui! Já estou com os olhos cheios d´água de emoção…. vou deixar para falar dos jogos de pc antigos num próximo post! =D
Abraços!

=/

Notas do Autor:

Ficou nostálgico também né? Talvez seja uma boa hora de procurar aquele seu velho video game, tirar da caixa e brincar um pouquinho! Ahh… você não tem mais né? Mas agora você é uma pessoa bem sucedida e cheia da grana, compre uma dessas relíquias!!

*Você pode se perguntar… por que 9 jogos e não 10? E eu é que te pergunto… por que não? Acha que tudo é assim? Redondinho? O Universo não trabalha assim meu amigo! É 9 e ponto! huauhauhuah



44 especialistas já comentaram!

  1. Fernanda

    É… vc teve uma infância mais legal que a minha.
    O video-game de casa era uma da época do meu pai (caixa de madeira ainda!), e consistia em dois pauzinhos que iam para cima ou para baixo, e tinha q defender a bolinha (que na verdade era um quadrado) que ficava quicando.
    Depois, tivemos um Philips (ou era Panasonic?!) Ai rolavam altas disputas com os primos… eu sempre ganhava nas corridas (era parecido com o Enduro)…
    Já no jogo dos Aliens (tipo Megamania) eu sempre morria… =(

  2. Acho que você fala do (Super)Chip-8
    http://www.pong-story.com/chip8/

    Êta nostalgia… Adorava desmontar os videogames e ficar testando dar curto nos circuitos pra alterar a jogabilidade… :-|
    Enduro sem carros, Pacman sem fantasmas, muito antes de aprender a modificar valores na memória, com ou sem GameGenie…

  3. Eu tinha um controle TURBO pra Mega Drive… você apertava um botãozinho azul e acendia uma luz vermelha em cima do A, B ou C. Aí era só manter pressionado que você estaria pronto para chutar milhares de bundas por segundo ao invés de corroer o dedo de ficar apertando repetidas vezes.

    Era lindo pra dar 1000 moedas pro Sonic (2) e transformá-lo num Super Sayajin :~

  4. Puuutz, o Turbo Game! As duas entradas eram pro nintendinho, um pro console americano e outro pro japonês…o meu maior trauma de infância foi quando meu pai conseguiu pra mim um cartucho de Super Mario 3, e aí eu, com toda a animação do momento, fui lá e coloquei o cartucho ao contrário e liguei o console. Aí quando vi a cagada que tinha feito e coloquei o cartucho direito, já era tarde…só aparecia a metade de baixo da tela, e toda zoada XD.
    E eu sempre joguei o Megamania, mas nunca soube o nome dele…meu jogo preferido do atari era um do Homem-Aranha, que você ia escalando um prédio e desviando dos grandes blocos amorfos jogados pelo grande arquinimigo do Aranha, o Grande Bloco Colorido Voador!

  5. Eduardo BnT

    Fernanda, o nome desse console que tinha caixa de madeira, se é que se pode chamar aquilo de console, era Telejogo, e o jogo era o famoso PONG, alias o precursor de todos os videogames do mundo.

    Acho que ficou faltando o Golden Axe, seja do Master System ou do Mega Drive, e sem duvida ficou faltando o Altered Beast, aquele que o o seu bunequinho cominha bolinhas prateadas que flutuavam pela tele, gritava “AurAH” e virarva algum ser metamorfico dependendo da fase. Anos depois vim a descobrir que o verdadeiro significado do grito era “Power UP”, mas como eu devia ter uns 8 anos e o som era um MIDI ridiculo, “AurAH!” tava sufuciente

  6. Caraca!! Saudade do atari que herdei dos meus irmãos, mas adorava o River Raid, Enduro, mas gostava tb de um bonequinho que pulava no gelo e ia construindo uma casinha, não lembro o nome…Mas acabei me mudando para o interior do país e lá o video game não resistiu as brincadeiras na rua, aos banhos de rio. Já pulei depois pro computador, mas meu marido é viaciado e desenterrou uns jogos do Mario e Final Fantasy o que rendeu boas brigas, pois já queria ensinar o filhote de 3 anos a jogar…rsrsrsrs
    Beijos, gosto muito desse blog.

  7. Putz… Eu sou mto nostalgico. Consigo sentir saudades até de coisas que nem vivenciei. Eu não tinha video-game, claro que tinha os familiares que tinham, mas os lazarentos nunca deixam o primo mais novo jogar. uhahuuhauhauha As vezes eu dava uma jogadinha de Mario e Top Gear… Ahh, Top Gear. Não sei como tu não citou. Aquele jogo é mágico. As músicas são FODAS! Da uma sensação de poder quando joga ouvindo aquilo!

    Felizmente existem computadores e emuladores, entao pude experimentar esses bagulhos. E não tem jogo melhor que isso. Sempre vem uns amigos meus falarem de Tekken e outros do genero. Tekken my ass. Nada melhor que Street Fighter e Mortal Kombat.

  8. Controle TURBO é cheat!!! Hunf…
    (falo isso só pq nunca tive um…)

    *Sonic Sayajin é foda! Huahuhauha

  9. Colocar invertido? Dava? Eita… sacanagem!
    O do homem-aranha era legal tb! =D

    Ahh.. você me garante que não era um dynavision né? Hehe!

  10. Video game gerando brigas entre marido e mulher? Ai ai..
    O mundo geek cresce cada vez mais!
    Lindo, não?
    ^^

  11. Candyman

    tenho 16 anos e joguei no Atari! da CCE! HAHAHAHA, eu ainda tenho ele.

    já zerei Super Mario Bros 3 no nintendinho =D
    joguei streets of rage =D

    faltou o Pitfall =(

    joguei meu irmão mais velho jogou tanto o Sonic 2 que os cheats ficaram marcados na mente dele, mesmo depois de quase 8 anos ele ainda se lembra =D

    top gear? (sei tocar a música, uhhul!)

    Enduro!

    eram 50 moedas pro sonic 2 virar o super sonic. Tinha o hyper sonic, que ele fica branco, já viram?

    Altered Beast?

    (tá sei que não é um post só pra joguetes mas ainda assim =P)

  12. UHuhauhauh tranquilo!
    A idéia é resgatar esses bons momentos mesmo!!

    Mas poo… Altered Beast? Eu odeio esse jogo! Huauhauh
    Meu megadrive veio com ele… =(

  13. Sonic albino? Não lembro disso..

  14. Candyman

    http://www.powersonic.com.br/games/detonados/sonic3k/media/fig18.gif

    apenas ninjas conseguem… (essa foi a única foto boa do jogo mesmo que eu achei, as outras eram desenhos =P)

  15. Wow… mas calma! Você fazia isso… naquela época?

    Caramba meu!! Eu aqui achando que meu pai naquela época era o McGyver por lixar cristais de quartzo de radios pra aumentar os ranges de frequência.. e você mexendo nos circuitos dos cartuchos!!

    Isso sim é ser cheater!!! Mas.. pera… isso era reversível??

  16. O jogo que ficará na minha memória
    que eu jogava quando criança é o Super
    Mário do Super Nintendo, eram horas e
    horas jogando para zerar o jogo e depois
    de zerar começava a jogar tudo denovo,
    jogo muito bom que ficará na história.

    Abraços!

  17. JuB

    Minha infancia foi tãos em graça…=S
    eu tinha CENTENAS de bonecas e ursinhos e brincava disso sozinha o dai inteiro, nunk tive primos, minha vizinha roubava ou quebrava meus brinquedos favoritos(relatório d mame, eu só lembro q eles sumiam e reapareciam na ksa dla, pra miiim, ela pegava amprestado…asuahusahs)
    Assistia MTOOOOS filme durante o fds, mas em gerla em repetidos q nmu tinah a diversidade de hj em filems infantis, e os mais diversificados eram PODRES…então tem filem infantil q eu LITERALMENTE decorei :)
    Maior alegria da minah vida foi ir rpa escoale bricnar com otras crianças, pooorém, minah dificuldade em relacionamentos e timidez aliada a outra coisa q nums ei nome, em fazia discutir brigar MTOOO, ao invés d aceitar com a maioria, e isso emd eixava chata (até hojee!)…
    Enfim…brincar d balanço sozinha, de roda sozinha,fazer castelinhos an areia ( mto d vez emq ndo pq eu morri d nojo da areia da escola dpois q vi um cocozinho d gaot laah!=/ )
    Depos eu gostava MTOOO de ler, e eu tinah mtooos livros, fui a priemria a aprender a ler e era mto mto boa nisso…gostava mtooo de desenhar, principlamente nas paredes =D, por isso meu quitnal tinah uam lousa até grandinha, para q eu a rabiscasse a votnade mas deixasse as paredes em paz…
    Gostava mto d dançar na frente do espelho! \,,/, e minah ksa sempre teve mtos espelhos, me maquiar, andar de bicicleta e coisa assim sme graça…

    A cosia mais divertida q euf azia era no domingo q almoçava na ksa d uam amgia d mame e jogava no video game da filha dla, mas eu ajht inah uns 10 anos…
    E no computador eram jogos MTO MTO chatos, eu preferia ir costurar rioupinhas pras minhas bonecas :)
    Fim.

  18. JuB

    Eu sofro de alguam sindorme do comentário gigante. =/

  19. o.O
    *pensa um pouco*
    O.O!!!

    QUE NINJA!!! Cara, que doido! To sem palavras! Que troço foda pacaraio!

    Minha infancia teria sido mais feliz assim…
    Eu desmontava os bagulho e não conseguia montar de novo então tinha que jogar fora huauhahuauhauhahua
    E tb nem entendia direito nada, então só me interessava pelos motores, leds, e outras coisas que se mexem e acendem.

  20. Diogo

    Nossa!! Me lembro da primeira vez que joguei mariokart pro super nintendo. Eu quase caia da cadeira tentando fazer aquelas curvas alucinantes. Eu tinha tb um 386 que so conseguia rodar emulador de atari, onde o meu irmao um dia ficou umas 4 horas jogando enduro…Bons tempos!

  21. Sofre.. hauauhauuah…
    Mas a gente te aceita e gosto de você desse jeitinho que você é, JuB…

  22. UPDATE!!

    Acabo de perceber que fiz um grande injustiça!
    Esqueci de colocar o jogo HERO do atari!!
    Estou me sentindo mal.. snif snif…

    =(

  23. Candyman

    wow!

    eu joguei hero… um cara com um helicóptero que disparava laser e jogava bomba =D

    eu gostei =)

  24. VHS

    Mario e Sonic são classicos :D.
    Só temo que amanhã os classicos sejam jogos violentos ocmo Counter Strike. Não que não seja um jogo bom pra se jogar, mas não é um jogo que deve lembrar nossa infância, pois a infância deve sempre relembrar coisas inocentes. Mais uma vez, parabéns pelo site, muito bom!

  25. Mauricio

    Cara…Tinha tanto jogo bom naquela época…
    Lembro que um dos meus favoritos era um de hoquey em duplas.
    O problema é que a partir do momento que vc ‘chuta’ a ‘bolinha’,ela não parava mais…
    Como eu e meu irmão éramos muito pequenos,dava trabalho pra chegar na bolinha…hehehe…A graça do jogo era chegar na bolinha,e não fazer o gol.
    Lembro também que meu vizinho dizia que o atari era o video game da ‘última geração'(é…ele estava certo…última…hehe)
    Bons tempos aqueles em que se era feliz e não sabia…

  26. Dae QF, grande lance!

    Joguei todos.Parece que compartilhamos o mesmo tipo de infância!

    Tartarugas-Ninja, consegui uma fita com 99999999 de vida, só assim consegui fechar.

    Faltou Double-Dragon 1&2, que também fechei graças a 9X10³ de vida.

    Ótimo post!

  27. pedro

    hauhau…li o post ontem e baixou o McGyver em mim! To adaptando um controle de SNES meu pra porta de impresora (aquela grande e antiga, nao a usb) pra poder jogar emulador com o controle. =DDDDD

    vou ter um snes com todos os jogos lancados e milhares de mods ilegais =D

  28. Enduro é a cara da minha infância. Meu pai tinha os jogos pro pc, e eu AMAVA isso, quando eu era pequena (e não faz muito tempo¬¬) ficava puta pq eu era péssima. Mas tem aquela história, ser brasileira, não desistir nunca… Até que um dia eu consegui, e tchammm fiquei indignada pq não tinha nenhuma comemoração, saca? nada. foi frustrante. Nunca mais joguei Enduro.
    Megamania eu era ótima!

    Aí, depois da infância, larguei os jogos.
    Fiquei frustrada pq eu queria um N64, só porque minha vizinha tinha e tal… Não tive, e nunca mais dei bola pra jogos.
    mentira, infernizei todos em casa pra conseguir o PS2. MAs fui convincente demais, e agora tenho um irmão e um pai viciados, não jogo nunca mais =P

    =***

  29. UHuhauhauha isso já aconteceu comigo também!!

    Eu convenci meu irmão a “meiar” comigo um joystick (eu não tinha grana pra comprar sozinho), mesmo ele nunca tendo jogado ou curtido jogos de avião… criei um mostro! Ele passou a gostar e sempre queria jogar simulador!

    =/

  30. CS é violento mas.. ainda vai… mas… o GTA novo é insano de violento!! Que coisa..

  31. JuB

    Nhoo!
    Tb te ADORO³ qeéfi!
    xDDDD
    fazer o q né?!
    suahsahsuas
    xD

  32. Marcela

    Sinto falta do alexkid. Eiita joguinho bom.

  33. Everton

    Alguns outros que fizeram a minha infância:

    – Pitfall
    – Frost Bite
    – Decatlon (das olimpíadas)
    – Pac Man (é o clássico, sem comentários…)

    – Micro Machines (Nintendo)

  34. Candyman

    tinha micro machines pra PC também =D

    SkyFree!

  35. Pri

    Eu gostava mais do Alex Kidd pro Master do que pro Mega.

  36. Ah e tinha HERO e seus morceguinhos mortor por meu super laser… e Pitfall (:

    Eu era ótima nos dois!

  37. Aposto que sou melhor que você no Hero!!
    =P

    Huauhahuauha!

  38. Nossa, joguei muita coisa que tá nessa lista: enduro e river raid, sonic, Streets of Rage. Só jogo bom.

  39. rute

    adorei

  40. Eric

    O dobonequinho de gelo era o forstbite, ia montando um iglu e tinha que fugri do urso….

  41. L.F

    Double Dragon porra!!

  42. predador00

    “.. O legal é que muita tias da rua perdiam a novela pra assistir eu jogando video game!! ..”

    lawl

  43. Noooossa… Eu não era o único!!

    Saudades da minha infância hauwiahwioauho

  44. que saudades da minha infÂncia com minhas amigas agora estou aki linda maravilhosa e rica né fazer oque né seus pobre

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén