Científico, Faculdade, Manuais

Os exames admissionais e seus mistérios…


Bem, quem acompanha o blog já ficou sabendo… mas pra todo caso… sim, o QF passou por esse tipo de exame recentemente e felizmente deu tudo certo. Agora o que vou fazer é contar um pouco sobre minhas impressões.

Pois muito bem… pode parecer ingenuidade minha, mas eu não fazia idéia de que existiam esses tais exames, pra mim… eles eram só um tipo de cena engraçada de filmes onde o protagonista fica constrangido quando dizem: urine nesse copinho, por favor… =S Mas como é uma norma da empresa não admitir drogados, gravidas, pessoas com aliens no estomago e pessoas emitindo altos níveis de radiação[1] eu tive que me submeter a esse exame. Seguindo as instruções das prestativas moças do RH, primeiramente fui extrair alguns bons ml´s de meu valioso sangue fluorescente para que, posteriormente, um médico analisasse os resultados. Tirar sangue sempre é um saco… mas era preciso.

Feito isso, era hora de marcar uma consulta com o médico indicado… nada complicado. Apenas liguei e marquei a consulta para as 10h30 do dia seguinte. No outro dia fui até o consultório do Dr. Médico… e assim que cheguei, não acreditei no que vi! Um amontoado enorme de pessoas na salinha esperando para serem atendidos! Acho que devido a minha cara de “perdido” o sujeito da recepção, perguntou:

– Posso ajuda-lo?
– Pode sim, eu marquei uma consulta para as 10h30.
– Ah sim! Eles também…. – apontando para o exército romano atrás de mim – O Sr. pode preencher esses questionários enquanto espera sua vez?
– =/ Sim, claro…

Estou lá sentadinho, preenchendo um questionário com perguntas do tipo: Algum antepassado seu teve problemas de coração de 1750 para cá? Você é alérgico a fibras de amianto? Quantas horas acha que conseguiria ficar numa sala a 85°C? Você faz uso de ribites ou outros estimulantes para se manter acordado no trabalho?
Enquanto vou me divertindo com o questionário… o médico chegou e nessa hora a coisa ficou mais insana! O médico trabalhava utilizando-se de algum método de produção em série a lá Henri Ford!! Era um paciente a cada 4 ou 5 minutos!! Era tão rápido [2] que comecei a correr pra terminar de responder o meu questionário antes que ele me chamasse!

Não demorou muito e chegou minha vez… entrei na salinha, o médico pegou meu questionário, mediu minha pressão, escutou minha respiração e mais que rapidamente pegou um papel e escreveu: APTO

– Pronto, filho! É só entregar isso na recepção!
– Mas e o exame de sangue? Você não vai ver?
– Aff.. isso não elimina ninguém!
– =/

Caramba!! O que aconteceu com o mundo??? Onde está a seleção disso?? Bons eram os tempos em que os Sábios Frenologistas, através de medidas do seu crânio e corpo, decidiam quais eram as aptidões e personalidades das pessoas.

frenologia
Me desculpem! UHAUHAUHAUHUHA

Bem, depois dessa pequena aventura, acabei sendo contratado e agora sou um Quase-Físico trabalhador. Minha função não é das mais bem remuneradas e nem das mais respeitadas, sou um quase-funcionário.. ou melhor… um estagiário! (Yeah! Existe uma palavra pra definir um quase-empregado. O que é muito bom, afinal.. ser um Quase-Físico Quase-Empregado é de matar hein?). Espero que tenham aprendido mais sobre esses exames tão importantes!

Epa!! Estão me chamando lá… até mais!!

QF no Lab

=/

Notas do Autor:

[1] No meu caso a medida dos níveis de radiação era necessária! Para o caso de dar algum problema lá empresa eles poderem alegar que: Quando o contratamos, ele já era radioativo!!
[2] Uma esteira seria uma boa pra otimizar o processo! As pessoas sentariam nelas e iam na direção do médico! =D




22 especialistas já comentaram!

  1. Meu exame:

    medica pergunta: vc tem algum problema de saúde VISIVEL?
    eu respondo: NÃO.
    medica pergunta: está gravida?
    eu respondo: Espero que não. (risos amarelos pela piada ridicula)
    medica pergunta: tem plano de saúde particular?
    eu respondo: sim.

    PROXIMO!

  2. Ex Fisico

    Hehehehe

    Essa sua experiência com o médico do trabalho me fez lembrar de uma:

    Minha esposa estava com completando o nono mes de gravidez, quando sua medica aconselhou que ela deveria entrar na licença maternidade, então la fomos nos ate o consultorio do médico do trabalho para pegar o documento necessário para a tal licença, entramos no consultorio:
    o médico: Que vc quer?
    minha esposa: Dr queremos entar com a licença maternidade
    o médico: vc está gravida? (detalhe ela estava tão barriguda que não conseguia sair do carro sozinha)
    minha esposa: sim de nove meses
    o médico: ah então vou dar um atestado de risco de aborto
    minha esposa: não dr, estamos bem so queremos a licença
    o médico: ah não importa!

    Bah os caras resolvem ser médicos fazem uma especialização babaca (medicina do trabalho) e não conseguem nem exergar a barriga de uma gravida!

  3. Fernanda

    Nossa! Post novo no meu aniversário! Q legal! =)
    Olha só… até que seus exames adicionais não foram tão ruins… qdo eu fui estagiotária (antes de resolver fazer pós e virar escravotária de professor), eu tive que fazer exame de audiometria, o negócio apitava tão baixo, mas tão baixo, que se eu respirasse corria o risco de não ouvir o treco e ser reprovada.
    Depois tive que fazer exame de sopro (!). E o pior, da primeira vez a médica falou: “Sopra denovo pq sua curva deu muito baixo!”
    Como assim José?!? A minha amiga (que era fumante!) foi melhor do que eu!
    Aparentemente eu tenho insuficiência respiratória e corro risco de morrer pq não tenho capacidade de levar ar o suficiente para meus pulmões!
    E o melhor de tudo! Qdo eu fui no médico, cheguei na recepção e descobri que além de Médico do Trabalho o cara fazia HIPNOSE!?!?!!!

  4. Pri

    Piores que os exames admissionais são os demissionais…como uma job jumper que eu sou, sou expert nos dois ><

  5. UHauhuhauhauha pior que o meu! Nem relaram em você!!
    Sinistro!

  6. Parabéns Fernanda!! =D

    Caramba! Hipnose? Ele não era astrologo e quiromante também? UAUHAUHAUHAUHAUH

  7. Exames demissionais? Como assim?
    Existe isso mesmo? Um exame pra ver se você esta apta a ser demitida?

    =/

  8. É foda… pior que já aconteceu de uma AMIGA minha encontrar uma amiga dela da escola, que não via a tempos, e dizer:

    Nossa!! Que legal.. você está gravida!! É de qtos meses?
    Amiga dela: Não… não to gravida não! =/

    UHAUHAUUAHAUH Imagina a cara das duas?
    UHAHUAUHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA!

  9. posso contar meu exame!?!?! posso? posso? posso???

    ok, lá vai… *cof cof*

    quando eu fiz, eu sentei na cadeira, o médico perguntou algumas coisas tipo… usa drogas? fuma? bebe.. (todas devidamente respondidas de forma negativa).. e me entregou o laudo..

    quando fui ver (dias mais tarde), lá estava a minha pressão, meu histórico de doenças cardiovasculares e tinha até a quantidade de graus em miopia minha em cada olho…

    **até hoje tento saber como ele descobriu que tive pedra no rim só me perguntando se já fumei maconha =/

  10. Quando eu fiz estágio, não me pediram exame admissional nem nada (nem lembro se assinei contrato). Um dia eu fui perguntar pro meu chefe se precisava entregar algum exame, fazer alguma coisa, e ele deu risada. “Rapaz, se qualquer dia a Justiça do Trabalho pintar por aqui, nós vamos te esconder no porão”…oÔ.
    Na firma onde eu tô hoje, o Dr. Engraçadão pegou minha ficha, deu uma olhada por cima, disse que tava tudo ok e que eu tava pronto pra ser demitido já. Aí eu disse que era exame admissional, e ele riu e disse que já não era com ele, preu passar no setor de RH e conversar com o pessoal de lá. Quando eu ia saindo, a secretária me parou: “Não liga não, ele é todo gozadinho assim mesmo” ¬¬.

  11. Poxa… Com tantas histórias boas sobre exames de admissão, fico com vergonha de ser um vagabundo e não ter nenhuma história para contar.

  12. Relaxe! O ócio também é produtivo… olha o meu Blog!
    =D Huauhauhuahuha

  13. Se bobear era o mesmo médico quiromante que a Fernanda foi! Hehehehe

  14. Nem brinca, quando tinha uns 8 anos perguntei a mesma coisa pra minha vó na frente da familia inteira…

  15. Sempre necessitei de óculos, mas nunca usava pois o problema que tinha era muito pequeno e me virava bem sem as lentes. Lembro que quando fiz o exame pra carteira de motorista, o médico (que devia ter uns 240 anos de idade) me perguntou se eu usava. O burro respondeu que sim, mas que não estava comigo. No que ele manda eu ir pegar…

    Fácil assim… demorou duas horas para ir até em casa, encontrar os óculos empoeirados e voltar para a clínica. Tudo isso para, depois, ele inventar de fazer um exame de vista sem o óculos pra ver como eu me saia. “Ah, você nem precisava do óculos não…”

    Ódio…

  16. Dae QF,bem-vindo à turma.

    Já sou estagiário há uns 3 anos e sempre me pedem pra fazer coisas como levar a pedrinha breilhante de cá pra lá ou coisas do gênero.

    Liga não, isso passa…pelo menos espero há um tempo que passe!

  17. JuB

    Qi absuuurdo…!
    asushaushaahaahu

    q medicos ridiculos…Oo
    pelo menos pirados³

    Enfiim…aos meus pequenos e humildes 16 aninhos vivo deibaixo da asinha mame e to nem perto d fazer essas coisas…. :)

    MAS MAME JAAH FEZ!
    xD
    e foi ridiculo³ tb…
    na verdade foi aqle exame de motorista sabee?
    pq faz mto tempo q ela tirou a carteira dla aiht m q refazer os exames e talz…
    * ela levou segundos na sala do médico…q olhou o óculos dla, ouviu o coração, (a pressão a secret\ria tinha emdido jah) e mandou-a emboraa!!! Oo
    jh pensou se ela num enxergasse direito? ai sair fazendo barbeiragem -.-‘

    aiai…=/

  18. infelizmente o unico exame exigido no Brasil é o de “QI”

  19. Olha que tem muita verdade ai!
    Famoso “Quem Indica”…

  20. diego

    ufa! que alivio! acabei de ser contratado para estagiar e ja estava achando que ia ter que mijar no copinho!! :P

  21. liu

    nossa….estou participando de um processo seletivo em uma empresa já faz um tempinho finalmente passei em tudo, mas estou com muito medo do exame adimissional….não tenho certeza mas, acho que estou grávida…e agora????? help me!!!!!!!!

  22. Ana

    Sou médica, e mesmo quando vejo alguém que aparenta barriga de 10 meses, pergunto se está grávida.
    Vai que a mulher é só muito obesa?

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén