Manuais

Faça você mesmo um LAVA LAMP


O grande sucesso de um post antigo do EÁ, o Faça você mesmo seu ACELERADOR DE PARTÍCULAS, me inspirou a escrever esse novo manual. Assim como seu antecessor, o objetivo desse post é criar possibilidades, ampliar horizontes e facilitar a vida de quem os lê por meio da construção de dispositivos caseiros e de fácil acesso.

Introdução

Os lava lamps, surgiram na década de setenta como fontes alternativas de energia para motores de Kombi. A grande aceitação e eficiência desse dispositivo alemão o fez dominar com grande rapidez o mundo automobilístico e logo passou a gerar energia para indústrias e residências, não apenas fornecendo energia elétrica (com a construção do primeiro Reator Lava Lamp X14), mas funcionando como aquecedor de água na maioria dos lares estadunidenses e alemães. Hoje essa tecnologia alcançou um nível extremamente alto de desempenho e está presente em praticamente todos os países exportadores de gelatina do mundo.

Usinas Lava-Lamp
A mais nova Usina Lava Lamp Chinesa na cidade de Jin Pan Chen Kong Iun

Material Necessário

Como se trata de um Lava Lamp caseiro, vamos construir uma versão bem primitiva com materiais de baixo custo. Para isso, você vai precisar de:

– Broca de perfurar poços de petróleo (o pessoal da Petrobras é gente fina, eles emprestam)
– Algumas Toneladas de Aço Caborno
– Algumas Toneladas de Titânio
– Algumas Toneladas de Cimento
– 300 Caixas de veda-rosca
– Um tronco de cone de vidro blindado e temperado de alta resistência de 10cm de espessura x 2m de altura com o raio inferior na medida do diâmetro da broca e superior 10% menor.
– Sonda sísmica de alta potência e precisão
– 50 Válvulas de panela de pressão
– Tesoura
– 2 Colheres de sopa de Sal
– 500 dissipadores de alumínio de processador
– Solda para alumínio.


Construção

Lava-lampO primeiríssimo passo é escolher o lugar onde vai querer instalar seu Lava Lamp. Nesse caso temos que levar em conta duas variáveis distintas e quase sempre conflitantes: a melhor posição estética e a melhor posição geológica/geográfica.
Sugiro que faça uma listagem de locais onde você gostaria de colocar seu lava lamp e depois com a ajuda da Sonda Sísmica determinar os locais ótimos para que perfurar menos até encontrar magma ou determinar a posição de falhas geológicas que poderiam acabar com sua casa, caso você perfurasse naquele local.

Feito isso, você está liberado para iniciar a construção dos alicerces. Para não dificultar demais as coisas, que foge completamente de nosso objetivo, leve o titânio e o aço carbono a uma fundição e encomende a construção de um tubo de uns 50 a 150m de comprimento com uma válvula de alta pressão em uma das extremidades, todo ele no diâmetro próximo da broca que você irá utilizar, ele servira para “encapar” as paredes do buraco que será escavado pela broca e para manter uma base estável para seu Lava Lamp (não é necessário que o tubo chegue até o magma, como mostra a figura ao lado! Seria custoso demais… o objetivo dele é apenas garantir uma base firme, melhorar o escoamento do fluxo, evitar riscos do solo ceder e não sujar tapetes!). Mas por que isso, QF? Por que se você não fizer, corre o risco de ter vazamentos de magma em sua sala de visitas, quer isso?? Quer? Então!

Agora é hora de perfurar! Perfurar e perfurar até a profundidade determina pela sonda anteriormente. Na verdade, não é necessário se preocupar muito com a profundidade, saia.. vá tomar um café e quando começar a brotar magma do buraco você já pode parar de perfurar. Nessa hora, coloque rapidamente o tubo citado anteriormente com a válvula fechada e vede as extremidades com o cimento. Pronto! Sua fonte de lava está assegurada e podemos ir para a próxima fase, a construção do Lava Lamp.

Utilizando o esquema ao lado, que por seu enorme nível de detalhes, facilita e não permite nenhuma ambigüidade na montagem, monte a base do seu Lava Lamp acima da válvula de segurança principal do tubo de magma (passos 1 a 56 no esquema), instale o vidro acima dele (passos 57 a 65), monte o sistema de “alívio” de pressão com as válvulas de panela de pressão (passos 66 a 89), solde todos os dissipadores em uma peça única, feita para facilitar as trocas de calor e fazer seu Lava Lamp manter um movimento mais bunito (passos 90 a 123).

Pronto, você pode abrir a válvula de segurança principal e deixar a lava fluir. A lava, ao ser resfriada na parte superior pelos dissipadores de processador, volta a descer[1] realizamento o movimento característico de um autentico Lava Lamp. As válvulas de panela irão garantir um alívio constante de pressão, juntamente com um som extremamente agradável e relaxante. O ambiente/cômodo pode ficar um pouco aquecido, mas nada que um bom sistema de ar condicionado não resolva[2].

Curta seu Lava Lamp com responsabilidade (sem abraçá-lo), mostre a seus amigos e vizinhos ou passe a cobrar pelas visitas, pois Lava Lamps turísticos são uma grande atração hoje em dia.
Espero que tenham gostado. Qualquer duvida é só deixar um comentário.

=/

Notas do Autor

[1] Você pode usar isso para aquecer água para seu banho! Talvez montar uma sauna.. enfim, faça o que sua imaginação mandar!
[2] Não abuse do ar condicionando, ele pode empedrar a lava e estragar seu Lava Lamp.

* A construção do Lava Lamp não é recomenda para os seguintes locais: quartos de crianças menores de 10 anos, celeiros, paióis de explosivos, tobogãs e casas de pessoas de signos de água.



22 especialistas já comentaram!

  1. Oi,

    Eu adquiri o esquema detalhado para montagem do Lava Lamp mas estou com uma dúvida em particular.

    Will it blend?

  2. Olá QF. Tenho uma dúvida:

    Esse vidro temperado é temperado com que? O tempero não pode encarecer o projeto e causar problemas à pessoas com pressão alta, cardíacos e diabéticos?

    Eu estava pensando em usar molho de mostarda, adoro molho de mostarda.

  3. Bem lembrado Renan!!
    Me desculpem por esse erro, eu devia ter falado…
    Mas podem usar Shoyu ou Curry =D

  4. hauhauhauhauhauauhua, muito bom Quase-Físico. Excelente idéia….a melhor idéia da net pra se conseguir energia limpa. Òtimo que ainda pode se ver a lava flutuando lá dentro. Nossa isso fará muito sucesso na minha terra!

  5. Danilo

    QF, tenho lido seus posts e já até construi meu acelerador de particulas caseiro (tive que fazer uns 5 pra acertar, mas no final deu tudo certo)

    porém o meu maior interesse mesmo, que ajuda até o meio ambiente, é fazer um teletransportador, pode parecer bobagem, mas imagine descer as escadas do metro, e lá ter umas portas, cada porta te leva instantaneamente para uma outra estação (sair na mesma seria inútil)…

    isso com certeza reduziria o nro de carros na rua, tanto pela novidade quanto pela agilidade deste modelo de transporte…

    grato,

  6. Danilo

    esqueci de comentar….
    graças ao acelerador de particulas, já peguei varias mulheres… sou realmente popular no curso de ciências contábeis….

  7. Danilo, fico muito feliz de saber que deu tudo certo com seu acelerador de partículas e que ele te ajudou com mulheres!

    Quanto ao teletransportador… bem, ainda estamos na tentativa. Infelizmente esse dispositivo ainda não funciona bem, mas acredito que logo podemos ter um por ai.. e é claro, um manual aqui!!
    Abraços

  8. technomage

    Houston, we got a problem….

    Eu sou do signo de fogo, mas a minha mãe é do signo de água. Existe alguma forma trivial e elegante de resolver esse problema e montar um sistema funcional com problemas despreziveis??

  9. CandyMan

    Hey Quase-Físico, dá pra usar um vulcão ativo ao invés de um buraco na crosta? Assim sai muito mais em conta :D

  10. Technomage, confira a escritura da casa. Caso ela esteja no nome da sua Mãe não recomendo a construção.

    CandyMan!!! A idéia é muito boa! Dá pra baratear alguns reais mesmo! =D Só tome cuidado e lembre-se de sacrificar virgens periodicamente para não enfurecer o Deus Vulcão.
    Abraços!

  11. BiLL

    Sobre o Teleporte… Eu tenho um em fase final de testes!! =D
    O problema é o acúmulo de moscas nas redondezas… E todos sabem o que acontece se uma mosca entrar no módulo de teletransporte, não é mesmo?????

    Sobre o Lava Lamp eu tive um problema: encontrei um lençol freático no meio do caminho, agora ñ sei o q fazer… =(

  12. Uau! Construa umas Torres Tesla pra ficar dando choque nas moscas! Pode funcionar… hehehehehe

    Quanto ao lençol freático, bem.. você está com muita sorte. O último cara que passou por um “problema” como esse seu.. ficou rico. Ele continuou perfurando até encontrar magma, depois usou a água quentinha pra abrir um resort de águas termais!
    Pense no assunto e se precisar de sócios… tamos ai!!
    Abraços!!

  13. Saudacoes, Quase-Fisico,

    Nao pude deixar de notar alguns detalhes em relacao so seu projeto, alguns valores que talvez estejam subestimados. Tenho a impressao que um tubo de 50m a 150m seria muito pequeno, e a nao ser que vc estivesse perfurando dentro de um vulcao, a chance de encontrar magma a essa profundidade eh muito pequena. Aumentando seu orcamento em alguns poucos reais (no maximo uns R$50), voce pode juntar material suficiente pra conseguir um tubo 100 vezes mais longo, e assim ou voce acha petroleo, ou magma, com quase 100% de certeza.

    Segundo a termodinamica, podemos melhorar em muito a eficiencia do lava lamp, se trocarmos os dissipadores de aluminio, por sistema de refrigeracao a nitrogenio liquido. E para que a lava nao empedre, eh so utilizar um pouco de teflon transparente na parede do vidro temperado na regiao superior, de tal modo diminuindo o atrito da lava com o vidro, e assim nao permitindo que pedras se formem perto do sistema de refrigeracao. Sei que algumas Usinas Lava Lamp da Lituania ja utilizam esse tipo de tecnologia.

    Nao pude deixar de notar que o passo 53, menciona um capacitor de fluxo!? Eh isso mesmo, ou apenas um erro de digitacao?

    E como sempre, congratulo-o pelo texto altamente didatico! E digo que lava-lamps desse tipo tem um potencial muito grande de atrair as famosas Maria-Lava-Lamps, essas meninas que so vao se interessar em voce por causa do seu lava-lamp.

    Abracos

  14. Ahh então, mas os tubos são só pra servir como alicerce e proteção perto da sua casa deixando uma base estável para instalar o lava lamp para não correr riscos do solo ceder e tal.. Não é pra chegar no magma não.. não precisa (encarece!)… se bem que acabei de ver que o desenho da a entender que precisa. Mas beleza! Vou adicionar uma observação ao post!

    Quando ao sistema refrigeração com nitrogênio, realmente deve ser melhor! Esses lituanos sempre inovando. Quem puder usar… manda bala!

    Sobre o passo 53, realmente foi um erro da minha parte. É costume… sempre acabo colocando FLUXO depois da palavra capacitar! Mania.. desculpem.. eu to tentando parar!

  15. Fernando

    pessoal, como que vcs conseguem esse material? será q posso fazer no pátio da minha casa? a minha lava lamp queimou, não sabem um site com material mais barato pra fazer? vcs tão de brincadeira ou dá certo mesmo?

  16. Sweet

    Invejo fisicos!!! AMO essas coisas, mas se eu fosse uma, ia fazer tanta tranqueira…… ARRASOU ;)

  17. Rodrigo

    QF, não tive sucesso com meu lava lamp. Devido a restrições orçamentarias tentei construí-lo com apenas um dissipador de K6-2 e no teste do projeto houve superaquecimento do sistema que acabou derretendo uma das válvulas de alívio… como tenho a ventoínha do cooler, pensei em montá-la junto com o dissipador. Será que vai funcionar??

    Outra coisa, preciso de uma orientação tecnica: Estou trabalhando em um desintegrador de asteroides (tenho sofrido muito com quedas de asteroides em minha residência), baseado em um aplificador AB2000. O problema é a fonte de energia. Já tentei de tudo desde minha bomba H feita com copinhos de iogurte (achei o projeto na revista Nosso Amiguinho) até uma garra pet cheia de água perto do relógio de leitura de luz e nada… sempre cai o disjuntor quando ligo… por favor me dê uma luz!!!

  18. Rodrigo

    Mais uma pergunta: Posso trocar a pasta térmica por pasta de dente no dissipador??? Estou pensando em usar uma de menta que é mais geladinha….

  19. Rato_loko

    so uma duvida

    eu posso trocar a solda de aluminio por estanho???
    eh que a verba ta pouca

  20. Fuinha

    Uma dica: caso vcs queiram uma lava lamp de cor diferente, basta adicionar corante alimenticio! funciona e fica bem legal!
    eu fiz uma verde e um azul.
    ah, lembre-se sempre de checar a solubilidade do corante, pois alguns podem nao se dissolver completamete dentro do lava lamp e ficar empelotado…=/

  21. lucas

    eu ja montei o meu so nao sei como eu ligo pq ele nao ta funcionando???

  22. esse vucão e fudido

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén