Científico, Filmes/Séries

Desenhos Animados Fisicamente Corretos!


Num post anterior, falei sobre como os experimentos podem ser importantes na aprendizagem da Física e das demais ciências. Pensando um pouco sobre o assunto, percebi que existem outros meios interessantes de “prender” a atenção dos mais jovens (dos mais grandinhos também) de forma que esses acabam aprendendo conceitos físicos importantes sem perceber.

Estou falando do maravilhoso mundo dos Desenhos Animados! Muita coisa pode se aprender com eles, desde que esses sejam feitos por profissionais e com a preocupação de passar apenas informações verdadeiras para nossas jovens mentes.

Como estamos nas Era da Informação e não se pode confiar em tudo que se encontra por ai, então fiz uma pequena lista de desenhos que são julgados corretos pela comunidade científica e de alto teor educacional. A lista contém o nome do desenho e os principais temas abordados por eles:

Padrinhos Mágicos[MW]Padrinhos Mágicos[/MW]:
Conceitos básicos de magia e de como ela é importante na definição de nossa realidade. Um desenho comprometido com ensino de física e química através das aventuras de um garotinho com seus padrinhos físico-químicos.

 
 
DragonBallDragon-Ball:
Noções de Física Moderna, equivalência de energia em massa, onde os personagens convertem massa muscular integralmente em energia por E=mc2 e destroem planetas.

 
 
Bob Esponja[MW]Bob Esponja[/MW]:
Mostra claramente e em uma linguagem fácil e divertida como os efeitos da alta pressão hidrostática em nossos corpos geram distúrbios psicológicos e alucinógenos irreversíveis.

 
 
Três espiãsTrês Espiãs Demais:
Noções de como fazer compras, combinação de cores, combate ao crime, manuseio de dispositivos high-tech e mais importante ainda, saber que ter uma organização secreta milionária bancando suas despesas é muito importante.

 
Tartarugas NinjaTartarugas Ninja:
Ensina que o manuseio de substâncias tóxicas sem os devidos cuidados ou a presença de um adulto responsável podem acarretar em acidentes graves, mutações e em aulas de ninjitsu ou tudo de uma vez só. Também possui densos ensinamentos religiosos: Santa Tartaruga!!

 
 
 
Cavaleiros do ZodiacoCavaleiros dos Zodíaco:
Trata de evidenciar o poder dos astros sobre Terra e as pessoas. Deixando claro que não somos o que somos por que somos, mas sim que somos o que somos por ter nascido quando éramos pra ser. Também são tratados assuntos como: transferência de momento linear, resistência dos materiais e escoamento laminar e turbulento de sangue.

 
Pokemon[MW]Pokemon[/MW]:
Noções básicas de genética, cruzamentos entre espécies diferentes (ex: tartarugas e sambaias, hamsters e tomadas). Podemos perceber também a grande enfase nas disputas por melhoramentos genéticos que se dão por meio de rinhas de apostas onde os animais lutam até ficarem com um X ou @ no lugar do olhos.

 
DinosaucersDinossaucers:
Desmente teorias ultrapassadas sobre os dinossauros terem se originado na Terra. Hoje em dia está mais do que provado de que esses seres são originários do Planeta Reptilon e que visitavam com frequência nosso planeta a milhões de anos atrás com seus incríveis naves em forma de dinossauros.

 
Transformers[MW]Transformers[/MW]:
Mostra que sempre existe “muito mais do seus olhos podem ver”. Viu? Não? Tsc tsc tsc…

 
 
 
Jimmy NeutronJimmy Neutron:
Deixa claro que a vida de um Físico ou um Quase-Físico é uma aventura sem fim onde não se tem em nenhum momento situações chatas, tristes ou envolvendo cálculos tensoriais pesados.

 
 
Johnny QuestJohnny Quest:
Se ser um Físico é uma aventura interminável… ser o filho de um Físico te coloca nas mais incríveis aventuras pelo mundo a fora… e o melhor de tudo é: sem precisar saber porr* nenhuma sobre Física.

 
 
Dick VigaristaDick Vigarista e Muttley e as suas Máquinas Voadoras:
A fidelidade história é marca registrada desse desenho. Nele se pode ver como todo o conhecimento aeronáutico se desenvolveu devido a seleção natural. (no início da aviação era comum os projetistas serem também os pilotos de teste e que permitia a seleção natural atuar: os bons sobrevivem e os ruins morrem).

Por enquanto é isso, mas eventualmente serão feitos mais posts sobre a contribuição da aprendizagem de Física pelos desenhos animados.

Update: Continuação do post, Desenhos Animados Fisicamente Corretos #2

=/




25 especialistas já comentaram!

  1. muito bom o post!
    concordo a respeito do bob esponja… aprendi muito com ele…

    mas como a física explica a existência do “ki” “chacra” e “cosmo”?…

  2. Gabriel

    Ivan Henrique… a Relatividade restrita explica esses conceitos através do conceito de massa de repouso :)

  3. aahhhmmmmm claro! massa de repouso!!!
    ??? hehe

  4. Bom… acho que faltei nessa aula.
    Mas sempre achei que o Cosmo fosse o Cosmo / Universo mesmo e que Chakra fosse uma fazenda pequenininha.

    Agora o Ki é explicado devido ao fato de nosso Universo ser Holográfico onde são possíveis meios de comunição etéria (via ethernet) por tunelamento em que as informação viajam mais rápido que a luz… pelo menos foi isso que aprendi na disciplina: Físico-Exoterismo Quântico Aplicado a Comunicações Relativisticas e a Jardinagem 101 ( codigo da disciplina FEQACRJ-101) no primeiro semestre. Mas já faz tempo… posso ter misturado as coisas! UHAHUAHUAUHAUHAUH

    =/

  5. plac plac plac plac! hahaahahhahah
    genial como sempre…

    mas acredito ser meio dificil descrever o ki… a julgar pelo wikipedia pelo menos, há 6.10²³ significados para “ki”

  6. link wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Ki

    bom… pesquisando mais afundo, abandonei as raízes sábias do wikipedia e parti pra um lado mais sério… descicloPEDIA! e vejam só:
    http://desciclo.pedia.ws/wiki/KI

  7. Isso foi o que um passarinho me disse depois de tentar roubar um pedaço do meu pão de queijo. Eu espantei ele e ele ficou olhando pra mim… com cara de bravo e disse: KIIIIIIIIIIIIII!
    Acredito que deve ser algum xingamento…

    Sério…

    =/

    Pardal safado!

  8. Rizzo

    Adorei a Desciclopédia!
    http://desciclo.pedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

    De certo modo, o caráter repórter-sensacionalista seriedade em passar a verdade muito mais NUA do que CRUA, lembrou-me um blog que eu visito… diariamente.

    Opa! Concorrência no AR!!!

    O que será que o QF dirá a seus vários amigos Nerds e Hackers da faculdade?

  9. Kkkkkkiakaikiakia sempre com posts muito bons hsiaushiaushuai vou colocar no meu blog tambem (com devida referência)

  10. Ah Rizzo.. mas ai é que tá!
    É concorrencia? É, mas prefiro achar que a Desciclopédia é feita a várias mãos, sem carinho, sem amor e sazon. Hehehehehehe!

    Brincadeira. Mas tirando essas diferenças, outra coisa legal que rola aqui é a participação de vocês. Sem isso esse blog não seria é o que é hoje, mesmo não sendo muita coisa! Hehehe…

    Valeu pelo link Caramujo!!
    Abraços Galera!!

  11. Hummm… não sei não…
    Estou começando a achar que esse post precisa de uma continuação! Heheheheh

  12. Angus Musashi

    Excelente , ótimo , sensacional.

    A linguagem como você descreve , está muito bom.

    [Interessante… , quando tentei falar a mesma coisa , contar a verdade, em datas anteriores fui perseguido e tratado como marginal … ]

  13. Gabriel

    http://fisicast.mypodcast.com/
    hehehhe isso me lembrou o conteúdo desse podcast…
    Ele fala sobre a relação de ciencia com quadrinhos

  14. igor

    Faltou falar do coyote e papa-leguas…. :)

  15. Opa…
    Sensácional o post. Tão bom que merece o Selo QPPC (Qualidade Polegar Pra Cima).
    Seu post foi citado no meu blog http://www.polegarpracima.blogspot.com

    Parabens pelo post.

  16. Quase-Físico

    MEU DEUS!! O mundo está perdido!!

    Olha como caíram nesse post:
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=padrinhos%20magicos%20porn&meta=

    Sem comentários…

  17. Quero um desenho mosrando frequência na fisica.

  18. Camilla… é facil!

    Em “O Papa-léguas” temos a própria definição de frequência.
    Frequência é igual ao número de tentativas do coiote de pegar o papa-léguas por episódio ou ciclo de temporadas.

    =/

  19. Tania Carvalho

    é…em “O Papa-léguas” pode perceber que quando ele cai de um precipício ele cai reto….e na vida real…qualquer pessoa ou animal ou o q vc quer que seja….vai cair praticamente na diagonal para baixo…

    xD

  20. JuB

    o do bob esponja foi OOO melhor…
    ri mto³

  21. sabina poderosa

    odorei todos os comentarios sobre o bob esponja e a fisica esta otíma

  22. adorei todos muito legal demas

  23. Baybe

    Muito legal o trabalho de vcs adoreii;p sou muito fã do Jimmy neutron muito bacana;) continuem assim vou estar sempre por aii vendo as novidades e comentandoo BJOOS!!

  24. Giselle Hannah

    Eu não consigo acreditar que pensei que haveria algo sério nesse post… #facepalm

  25. adris

    gostei muito o do bob esponja foi muito massa

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén