Armas, Científico

Tanques e Campos de Força


campo de força

Legal né? Parece que o esse futuro distante está, pelo menos um pouco, mais próximo de se tornar realidade.
Se você não sabe de quais Campos de Força estou me referindo, são aqueles que agem como um escudo protetor, repelindo ou neutralizando ataques inimigos que tanto vemos na TV.

Onde podemos encontrar Campos de Força:

– Star Wars.
– Independecy Day.
– Star Trek (Hunf.. só pra constar vai…).
– Rambo 1, 2 e 3[1].
– Duro de Matar 0.89beta, 1, 2, 3 e 4.21
– Filme que não lembro o nome 1.
– Filme que não lembro o nome 2.
– Jessica Alba.
– Sonic 2 e 3.
– Out of this World (lembra?).
– Homeworld.
– Starcraft*
– N-séries de ficção científica.
– N-séries de desenho animado.
– N-livros de ficção científica.
– N-jogos.

Esses famosos Campos de Força são tão comuns e manjados nas histórias de ficção que já viraram clichê. Tanto clichê que já conseguiram desenvolver um equipamento equivalente a um campo de força só para pararem de falar deles nas histórias de ficção!

Como funciona?

O sistema não é tão maravilhoso e mágico como os da ficção, mas funciona basicamente do mesmo jeito, ele protege o veículo de ataques a uma certa distância.
Quem começou com essa brincadeira foram os russos com o Drozd APS em 1983 (eu hein!). O dispositivo, muito engenhoso, só conseguia proteger o veiculo em certos ângulos e nem sempre funcionava perfeitamente, mas esse sistema foi aperfeiçoado e o resultado foi o Arena APS.

campo de força - arena
Arena em ação!

 
Um radar detecta a aproximação de um projétil / granada-propulsada / Míssil / Tijolo / Bumerangues metálicos e passa os dados a um computador que seleciona e dispara uma das cargas montadas em pequenos silos sobre o veículo. Essas cargas possuem um explosivo que quando detonado dispara vários fragmentos da carga em direção ao item voador descrito acima. O projétil até chega a colidir com o veículo, mas esse está completamente desarmado ou tão danificado que mal consegue provocar danos consideráveis no veículo, como se pode ver abaixo:

Agora é a vez dos Israelenses! Estão testando um sistema muito parecido com o Arena, só que… melhorado. O Trophy Active Protection System consegue fazer um proteção de 360° e ainda tem um tempo de reação menor que o Arena.

Além do Arena, o Russos inventaram um outro sistema que interfere nos sistemas de orientação dos mísseis anti-tanque, uma solução menos ogra[2] do que tacar coisas nos projeteis, mas isso é assunto para um próximo post! Hehehe…

E o Azar?

Tudo isso pode parecer uma maravilha, mas acho que para um soldado do lado de fora do tanque esses sistemas devem dar muito medo. Imagine estar perto do tanque, talvez tentando se abrigar de fogo inimigo, e disparam um RPG contra ele? Eita! Grandes chances de ficar machucado com fragmentos da munição do tanque amigo ou do projétil danificado inimigo… ou pior, nem quero imaginar isso funcionando perto de uma Rabuda II. No final das contas, tudo está na concentração de ázarons por volume!

Moral do post: Sabe aquele cara azarado da sua Unidade? Livre-se dele!
=/

Notas do Autor:

[1] Por que acha que praticamente nenhuma bala acerta ele?
[2] Respeito! Ogramente foda, isso sim! Por que não é fácil conseguir acertar um projétil voando em sua direção a 1200m/s.

* Valeu Magister!



9 especialistas já comentaram!

  1. Ivan

    Fisico e suas patifarias….
    como sempre eu nunca fico sabendo se o que ele escreve existe ou não…
    mérito dele! parabens cara!

  2. Magister Technomage Todesurteil

    Adorei, eu amo essas belas coisas bélicas…

    Qual o tipo de engenheiro que projectou essas coisas???

  3. moita

    insano!
    parece que vão ter que começar a usar mísseis blindados heuaheuaheuahea

  4. Realmente… também podem fazer um míssil com o mesmo sistema e ai seria um sistema anti-anti-míssil!

    =/

  5. Henrique Pinto.

    Vi tua postagem sobre campo de força!Conheço o sistema de defeza que mencionou!Por sinal o Discovery fez menção à eles esta semana,o sistema está longe de ser um campo de força propiamente dido,mas sim um sistema de defeza inteligende de reação contra ação!Um grade abraço!

  6. E o que foi que eu disse?
    =s

  7. iso e muito legal eu tenho 7 anos
    eu quando creser eu vou ser sientista

  8. Leonardo

    É só usar monitores de crt na parte externa do tanque e que fica um esquema de gerar matéria através de energia…dá um belo campo de força…mas como ninguém colocou em prática ainda então não sei.

  9. Msf

    Esse tipo de avanço tecnológico, assim como a tecnologia stealth, parecem muito legais, mas as pessoas se esquecem de que forçosamente haverá um avanço nos meios de detecção e ataque, que acaba por obrigar novas formas de defesa, e assim sucessivamente…

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén