Armas, Filmes/Séries

Dinastia TIE


Como um grande amante de Star Wars, sempre me peguei pensando nas tecnologias associadas aos filmes[1] e como um bom Físico ficava imaginando como seriam esses dispositivos e veículos. Por exemplo um TIE Fighter, como seria estar naquele cockpit? Voando enquanto produzia aquele barulho inconfundível – no vácuo – e atirar aqueles raios verdes sinistros…

Mas algo não estava certo. Desde pequeno, quando ainda era um menino que não fazia idéia de seu destino como um pobre Físico, já tinha chegado a conclusão de que os gloriosos TIE Fighters eram uma grande piada (não uma piada ruim, uma piada de MUITO BOM gosto, que isso fique claro!).
Sempre fui fascinado por esse modelo em especial (logo depois dos X-Wing) até porque esse era o meio como eu ensinava meus amiguinhos de escola a acharem a minha casa:

Quando você chegar no bairro tal, vai ver uma antena esquisita que parece um TIE Fighter. É só seguir a antena que é minha casa

Na época meu pai falava muito em rádio amador e ele tinha uma antena muito invocada, era a Quadra Cúbica de 2 Elementos! Ela ficava em uma torre bem alta que dava para se ver do bairro todo (e também gerava interferência em todas as TVs! Hehehhe). Mas… voltando ao assunto…

Nunca achei o design dos TIE lá muito funcional, apesar disso ter feito dele único, sem contar com sua extrema semelhança com um “H” (Não sei porque mas parece que o puto que bolou todas as naves de Star Wars, estava tomando sopa ou cereal de letrinhas). Até símbolos foram usados, como “%” e “*”, veja o TIE % e o TIE WTF? lá embaixo.

TIE – Especificações:

Nome/Modelo Nº.: TIE Starfighter
Projeto/Construção: Sienar Fleet Systems
Designação de Combate: Caça Estelar de Nível Superior
Tripulação: 1 Piloto
Sistema de Energia: Reator de ionização solar SFS I-a2b
Sistema de Propulsão: Motores de íons duplo SFS P-s4 (a 150KTU)
Velocidade: 100MGLT
Sistema de Controle de Vôo: Sistema de Vôo SFS F-s3.2
Taxa de Mobilidade: 100DPF
Navegação: Sistema computacional N-s6 Navcom
Hiperdirecionador:
Armas: Dois canhões laser SFS L-s1(tiro simples ou agrupado)
Escudos e Fuselagem: Sem escudos
Fuselagem de titânio com painéis solares recobertos com aço quadâmico
(a 15RU)

Pelas unidades fornecidas pelo fabricante, acima e em negrito, a percebe-se que eles realmente usam o Sistema Imperial (sacou a piadinha?), o que torna impossível qualquer analise segundo os nossos padrões internacionais e aceitos pela Federação de Comércio. Portanto não farei nenhuma consideração ou contestarei qualquer uma dessas especificações listadas[2].

Além do modelo padrão especificado acima, os caças TIE tem muitos variantes, muitas mesmo, formando uma verdadeira Dinastia TIE:


Alguns modelos selecionados

 
Parece que quanto mais olho para qualquer TIE mais intrigado fico. Já pararam para pensar em como eles pousam? Bem, eu já! Desconsiderando o fato de que eles devem se atracar em gruas ou algo parecido, deixar que elas simplesmente fiquem em repouso sob seus painéis é triste né? Daí imaginei algumas outras formas de faze-la pousar com segurança… ou sem.

Agora, algumas perguntas que não querem calar:
Será que aquelas duas paredes de cada lado do TIE não atrapalha a visão? Um TIE com um painel só voa em circulos assim como patos de uma perna só nada? Por que eles não tem escudos? É caro? Vader é tão muquirana assim? Por que eles não tem hiperpropulsor? Até X-wing tem…

=/

Notas do Autor:

[1] Por favor, não me venham pedir pra explicar coisas de Star Trek!
[2] Sei que algum maluco inventou essas unidades, mas isso é pra ser divertido e não doentio. Não vou ficar seguindo George Lucas pra perguntar isso.




7 especialistas já comentaram!

  1. Hauahua

    O TIE pokemon é o mais hilário.

    E é, realmente doentio seguri George Lucas

    Nice post!

    Grande Abraço!

  2. *ser guri não, seguir. Por obséquio.

  3. Sabe o que é o pior!? É que eu fiz essa conta, pelo menos pras velocidades das naves, na época que jogava X-Wing e TIE-Fighter. Só que eu não lembro mais, mas lembro é que era uma velocidade ridiculamente baixa! Algo da ordem de dezenas de KM/H! Até discutia com um amigo meu, viciado também, que as naves deveria ter um modo de combate, com velocidade baixíssimas, um modo de velocidade sub-luminar, capaz de atravessar um sistema planetário em alguma horas, e o hyper-driver caso se aplicasse a nave. E todos os caças rebeldes, se eu me lembro bem, possuem hiper-direcionador, desde aquela Z-95 Headhunter antiga, precursora dos X-Wings. As TIE’s Fighter, Interceptor e Bomber, não tem hiperdirecionador, não lembro bem o motivo não. Todas as TIEs da geração a partir da TIE Advanced passaram a ter “hyperdrivers”.

  4. Dot

    err… um pato de uma pata só é.. er… fiel.

    obrigado.

  5. Dot

    mas nada em círculos mesmo..

  6. diogo

    Por que tanto ódio com Star Trek!?!?

  7. T.I.E Pilot

    PS: TIE “vader” na verdade é X1-Advanved e a TIE “WTF” – Defender, Ambas tem escudo e Hyperdrives por isso foram produzidas poucas unidades

    Como os TIE-Fighters pousavam? a resposta é simples, eles não pousavam e sim se acoplavam na parte superior dos hangares imperiais…

Comentários estão fechados por motivos obscuros.

Theme by Anders Norén