O Efeito Ázaron – A definição do azar

Publicado em 17 de Julho de 2007

  

O que é azar? Passar praticamente um mês estudando sem parar, fazendo provas insanas e se dar mal em todas… isso é azar! =(

Está bem! Vocês merecem uma definição melhor do que é essa não é verdade? Uma visão científica, puramente analítica, empírica e imparcial sobre o assunto, pois muito bem… lá vamos nós! Acho que chegou a hora de falar sobre minha formulação teórica sobre o azar, a qual gosto de chamar de Efeito Ázaron.

O Efeito Ázaron é um dos principais fenômenos que integram as famosas Leis de Murphy. Este é caracterizado como um efeito de perturbação nos mediadores de certas forças fundamentais da natureza.

Para entender o azar a fundo, devemos primeiramente falar sobre as quatro forças fundamentais da natureza. Todos os fenômenos podem ser explicados por estes quatro tipos de forças, ou interações, fundamentais ou através combinações delas. Estas forças são: Gravitacional, Eletromagnética, Fraca e Forte.
Acredito que todos aqui já tenham ouvido ou até mesmo estudado muito bem algumas dessas forças, por isso vou falar um pouco sobre elas sem muita enrolação.

Forças que agem a distância

Já se perguntaram como essas forças atuam a distância? Como um corpo com massa “sabe” que tem outro corpo massivo perto dele e se atraem?
Para que dois corpos possam interagir é preciso que cada um deles saiba o que está acontecendo um com o outro. Para isso, eles precisam de trocar informações de algum jeito e o modo como fazem isso é criando no espaço à sua volta uma perturbação que é um campo gerado por alguma propriedade intrínseca que ele possui. Por exemplo, todo corpo que tem massa gera um campo gravitacional na sua vizinhança e esse campo é proporcional a sua massa.

Esses campos interagem com outro por meio de troca de partículas chamadas mediadores e cada uma dessas forças fundamentais da natureza tem seu mediador próprio (bem como características diferentes de intensidade e alcance). São eles:

Interação Intensidade Alcance Mediador
Forte 10 Curta Gluon
Eletromagnética 10-2 Longa Fóton
Fraca 10-13 Muito Curta W,Z
Gravitacional 10-42 Longa Graviton

 
Mas para mim, falta uma força que é tão atuante quanto qualquer outra dessas listadas acima, o AZAR. Pensando nisso formulei o conceito de Ázarons, esses seriam partículas mediadoras de azar e eles fazem isso provocando perturbações nas interações dos outros mediadores de duas dessas forças da natureza, a gravitacional e a eletromagnética.
Podemos dizer que todo Azar é uma combinação de perturbações nesses dois fatores independentes, portanto toda situação que envolve azar teria uma contribuição eletromagnética e uma gravitacional.

Felizmente os Ázarons não conseguem influenciar as outras duas forças fundamentais da Natureza: a Força Forte, responsável por manter a matéria estável e a Força Fraca, responsável pelo decaimento radioativo.
Caso contrário o Universo seria um lugar muito diferente de como o conhecemos e muito provavelmente sem vida, pois a matéria não seria estável. Mas por azar… ela é!

Como os mediadores trabalham?

Falar que é outra coisa que faz o trabalho sujo é facil: são os mediadores e pronto! Há! Mas como fazem isso?
Bem, com esse exemplo você vai entender direitinho como esses safados trabalham…

Imagine pessoas e que a cor da camiseta que elas usam representam uma característica delas… que vamos chamar de “carga”. Para que essas pessoas tenham cargas iguais temos estas devem usar camisetas de cores iguais e para cores diferentes temos cargas diferentes.
Muito bem, agora imagine que esses putos estão em um piso cheio de lustra móveis, graxa e KY e que podemos desconsiderar o atrito e cada puto tem um monte de bolinhas. Dependendo de quem estiver perto desse puto, ele irá agir de um jeito… onde temos duas possibilidades:

Camisetas Iguais(cargas iguais)
Quando temos dois putos com camisetas iguais, eles vão querer brincar jogando as bolinhas um para o outro.
Ao fazer isso, eles acabam se afastando devido a transferência de momento no ato de jogar a bolinha e de pegar a bolinha jogada pelo seu amigo (vide diagrama abaixo). Eles vão se afastar até não conseguirem jogar mais bolinhas um para o outro.

Camisetas Diferentes(cargas diferentes)
Quando temos dois putos com camisetas diferentes, eles não vão querer brincar juntos. Vão querer ficar de costas um para o outro e preferir brincar com seu amigo imaginário, que é um jogador de baseball. O jogador de baseball apenas rebate as bolinhas que o puto mandou, o jogador de baseball não tem bolinhas. Isso vai fazer com que eles se aproximem cada vez mais, novamente pela transferência do momento, como se pode ver na figura abaixo.

Essa é uma analogia do mecanismo por trás das forças de atração e repulsão que agem a distância na natureza. No caso elétrico, as pessoas são as cargas e as bolinhas são fótons, já para o caso gravitacional as pessoas são qualquer partícula com massa e as bolinhas são grávitrons[1]. É através dessa “troca” de partículas que existem essas forças atuando.

Certo, mas porque todo esse papo?
Isso é necessário para se entender como os ázarons se comportam e como sua interação pode modificar as outras forças da natureza.

Imagine um dos exemplos anteriores, onde temos duas pessoas com camisetas da mesma cor, brincando com suas bolinhas e se afastando.
Quando um Ázaron entra na jogada, é como se aparecesse, entre as duas pessoas, um palhaço fazendo malabarismo com pinos de boliche em chamas. O palhaço passa o jogar os pinos nas pessoas e essas ficam sem saber o que fazer, acabam se confundindo com suas bolinhas, deixando algumas cairem e até arremessando de volta pinos para o palhaço ou para a outra pessoa.

Essa confusão gerada pelos Ázarons é que faz com que o Azar se manifeste na natureza[2]. Todos estamos sujeitos a esse tipo de fenômeno físico.

Como foi dito anteriormente, os Ázarons só conseguem influenciar os mediadores das forças gravitacionais e eletromagnéticas. E isso é tudo que eles precisam para acabar com sua vida!
Toda situação envolvendo azar que se pode imaginar pode ser explicada por um fator gravitacional e um fator eletromagnético.
Abaixo, podemos ver cada um desses fatores contribuindo de uma maneira diferente para manifestar o azar.

Na esquerda, os Ázarons interagem gravitacionalmente com os dejetos dos pássaro de forma que ele caia na pessoa azarada. Na direta temos os ázarons atuando para desviar um raio e atingir uma pessoa azarada.
Agora, na próxima imagem, podemos ver uma outra possibilidade para o azar se manifestar usando todas as interações possíveis:

Nesse caso temos o dejeto animal caindo perto de uma poça d´água que por sua vez é atingida por um raio que é canalizado pela merda e pela água até a pessoa azarada. Interessante não?

Assim é que o azar se manisfesta! Claro, a teoria ainda precisa de ajustes e muito trabalho, mas o grosso da teoria é isso! Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Mais sobre a natureza dos Ázarons em: Mas o que são Ázarons? e Motor Perpétuo de Ázarons

=/

Notas de Autor:

[1] No caso gravitacional temos apenas a atração. Você pode pensar que seria como se cada partícula que tivesse massa, usasse uma camiseta única, que só ele tem ou pensar que todas as partículas com massa são chatas mesmo e preferem brincar com amigos imaginários.
[2] Você pode se perguntar: Por que tem um coelho morto na figura da interação com ázarons? Bem.. isso eu não sei explicar mesmo, achei que o coelho ficou bem ali, não acharam?


ARTIGOS RELACIONADOS :

    Nada melhor que começar o Ano Novo com o pé direito né? O azar sempre foi um assunto recorrente aqui no Efeito Ázaron. Desde o inicio do blog, muito estudos sérios e experimentos sobre essa manif ...

    "Ázarons são particulas elementares mediadoras de interação azarônica, ou seja, Azar." (Quase-Físico) Através desse post, espero esclarecer todas as dúvidas sobre a natureza comportamental dos á ...

    Um dos assuntos de grande destaque aqui no EÁ é o azar. Como mostrado em posts anteriores, o azar nada mais é do que uma das cinco forças fundamentais da natureza. E quando o assunto é o estudo da ...



28 especialistas já comentaram!
Participe dessa importante discussão que pode... SALVAR O MUNDO!! MUUHAUHAUH...
 

Dot
17/7/2007 , 02:32

cara, sem zoeira.. essa é a melhor explicação de mediadores q eu já vi.. vai se foder!!!


Devil BeTrayer
17/7/2007 , 03:12

Realmente, o texto está excelente! Conseguiu até fazer uma piadinha com o fato da gravidade ser apenas atrativa xD


Jesus
17/7/2007 , 06:11

Gostei pra caramba.
A analogia pra explicar as interações foi excelente! Melhor do que a do barco, que um professor deu, uma vez.
Sua teoria tem futuro, ela explica o inexplicável. Só falta agora a parte matemática.
Esse texto está muito bom para divulgação.


Rafael
17/7/2007 , 10:57

interessante. gostei da explicação!
mas e quanto a azar com mulheres?
curtir balada tipow… fico na minha curtindo de boa.
nao sou feio nao. sou modesto. tb naum sou lindo…
mas pq as mina não xega em mim? preferem xegar nos mais feios
:/
isso eh azar ao cubo


Angus
17/7/2007 , 21:13

…perturbação que é um campo gerado por alguma propriedade intrínseca …

Excelente , ótimo QF!

Legal que você não se propõe esplicar as leis que ninguém conhece! Isso é o máximo. Apenas sabemos que elas ( as leis) existem e PONTO!

ÓTIMO hauhauahuauah


Angus
17/7/2007 , 21:18

esplicar com ‘s’ …vix!!Foi mal


Ichinoose
18/7/2007 , 16:32

Muito lokooo!!! usahuuahshhuhushs…humm…sim! sim! sim…muito bem explicado!!


Cafetão Cubano
20/7/2007 , 15:59

Puta que pariu, isso foi simplesmente lindo! Merece uma divulgação para cada pessoa que me vier falando sobre azar.

Eu não tenho certeza, mas acho que ázarons atraem ázarons e formam um aglomerado maior e mais atrativo, igual àquela supernova do Doutor Octopus no Homem-Aranha 2. A propósito, ela deve ser feita com ázarons, você viu o tipo de objetos que ela atraía para si mesma? Vergalhões, tocos de concreto… nada de tufinhos de algodão ou ursinhos de pelúcia.


Quase-Físico
20/7/2007 , 17:06

Hehe.. valeu! Mas é isso mesmo. Os Àzarons, na maior parte do tempo, são bósons e sempre querem ficar no mesmo estado.

Ficarem se aglomerando é que faz as coisas serem azaradas e que possibilitou o construção do motor perpétuo de ázarons.
Você realmente entendeu como a interação azarônica ocorre, pois nada de atrair ursinhos ou pedaçinhos de algodão quando se tem alguém azarado no caminho é só coisa grande, cortante, pesada, fedidas e assim vai…


…Mari Macleod…
21/7/2007 , 04:16

Nerd fdp!! Superou o motor perpétuo!!
Deveria entrar com uma petição para falarem de sua teoria em estrutura 2!
Adorei =D

Se não fosse pelos ázarons, ganharia um nobel devido a eles… Entendeu? Hein?


Engenheiro maluco-beleza
9/8/2007 , 15:28

Caro QF:

Parabéns, seu trabalho merece ser publicado na “Nature” !
Encontrou explicação prum monte de coisas, pricipalmente, as filha-da-puta fases de azar que eu tive!!!

Gostaria de lhe fazer 2 perguntas:

1- Caso comprovem a existência do bóson de Higgs, como ficará sua teoria perante este fato.

2- Questão sobre grávitons: como produzir e manipular/controlar grávitons? Me interessa pois pretendo criar uma fábrica de carrinhos de supermercado sem rodas, e dando certo vou partir para a produção de cadeiras de rodas sem rodas.

Grato e um abraço


Matheus Matwinsen
9/8/2007 , 17:40

Gostaria de parabenizá-lo pela teoria meu caro. Eu venho interagindo com sua teoria a mais de 20 anos, e por motivos éticos apenas, preferi fazer de minhas cobaias eu mesmo. Achei que a descrição dos dejetos dos pássaros é bem interessante no aspecto físico, porém incompleta no seu ambito mais geral. Deve se dizer, que especificamente pare este caso, os ázarons provavelmente tiveram um papel evolutivo no que se diz a anatomia anal desses animais, os quais devem possuir algum mecanismo evolutivo, como por exemplo radar, ow algum dispositivo fotônico para melhor localizar e atingir seus alvos. Fora este caso, creio que sua teoria tem um embasamento bastante consistente, e gostaria de utilizar de alguns trechos de artigos científicos de sua autoria, caso precise de justificativas para uma possível DP na faculade este semestre.

Desde já mto grato!

[...] ML866 – Iate dos Céus Jovem cozinha laptop de namorada por engano Lanterna de Corte a Laser O Efeito Ázaron – A definição do azar Sound Test Drive: Imagine-se dirigindo uma moto 1300cc. [Somente headfone] Futebol Americano: [...]


Rodrigo
15/9/2007 , 15:24

Eureka!!!!

Estava eu no Lab Maldito nº666 da universidade estudando para minha prova de quarta sobre Partículas Elementares e resolvi estudar o efeito Ázaron por curiosidade e descobri uma subpartícula dos Ázarons que foi carinhosamente batizada de FÚDEONS!

pq depois da merda que eu fiz naquele lab, só me restou dizer: Fudeu!!!

fica aberta a questão sobre como os Fúdeons interferem no Efeito Ázaron, eu num posso mais pesquisar pq fui afastado por tempo indeterminado do lab

=/

abraços


Laila Ali
22/9/2007 , 11:44

Laila Ali

I Googled for something completely different, but found your page…and have to say thanks. nice read.

[...] destaque aqui no EÁ é o azar. Como mostrado anteriormente, o azar nada mais é do que uma das cinco forças fundamentais da natureza. E quando o assunto é o estudo das Interações Azarônicas, pode se dizer que sou um ótimo [...]


Charize Hortmann
25/3/2008 , 12:56

Meu Deus, sem duvida a melhor explicacao, hj apos nao conseguir tirar meu dinheiro do banco, meu carro quebrar, eu perder a aula na faculdade e consequentemente estourar em faltas, devo dizer que foi muito reconfortante saber da existencia dos malditos Azarons, proponho agora a confeccao de uma roupa ou escudo anti-Azarons, em compro toda a producao.


Quase-Físico
1/4/2008 , 16:06

Eu estou tentando…
Mas isso é tecnologia militar e se a gente divulgar, qualquer um pode inutilizar toda nossa tecnologia bélica do azar, que até então só o brasil domina!
uhauhauhauhauhauh
=P


kunhan
11/6/2008 , 21:48

axo q vou fazer física….

morri de rir do post e dos coments!!!!
é, eu sou um nerd.


Quase-Físico
11/6/2008 , 22:19

É, Kunhan…
Tem ser nerd mesmo pra rir viu! Hehehehe
Mas é bom, assim você sabe que está indo no caminho certo né!

Abraços


Tosco
26/8/2008 , 13:56

Vc pode usar azar a seu favor! Entenda que o mundo conspira contra vc, azarado(a), para q tudo dê errado. Então pense sobre o que está acontecendo ao seu redor e como isto poderá te prejudicar. Seguindo isto, muitas vezes fui capaz de prever o que estava pra acontecer, e pude me preparar! Detalhe: as vezes em que eu não pude prever foi azar.


StormBR
11/9/2008 , 17:57

Olha meus parabéns boas pálavras
mas não entendi nada….
esse azaron meu e coisa de doido mesmo…
mais azar acho que e uma coisa genetica mesma
e coisa da ciêcia…
essa e a explicação…
quando tudo tem de da errado…da errado mesmo
nem o ceus pode com o azar….
nada pode com o azar..
o azar esta presente na vida do homem quer diser
homem entre aspas” “…..
ciencia nao pode explica o azar…
esta na alma…..
esta na sua vida….
pois se vc nao acredita vcs ja viu exemplo de caras feios com mulheres gatas…. vcs pode explica isso………………………….

[...] A definição do azar – Motores perpétuos de ázarons – Mas.. o que são ázarons? – Minas terrestres de ázarons [...]

[...] azarônica só consegue influênciar as forças Gravitacional e Eletromagnética? (se não lembra, clique aqui). Pois bem, esse é um caso em que levamos mais em conta a influência gravitacional, uma vez que [...]


tatiane
25/1/2011 , 22:36

Eu achei ate legal tudo isso rsrsrs


gilson
2/2/2011 , 16:13

achei muito interecante


beatriz
17/2/2011 , 22:06

acheiiii interesante


gabriela
30/12/2012 , 00:58

Adorei o post… o blog… tudo! Dou muita risada com seus textos.
Parabéns.


Faça um comentário! Mas antes...

...saiba que:
O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu.
Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.