Científico, Faculdade

Momento de Inércia em Ação!


O que acontece quando se tem uma rampa kilométrica, uma borracharia de donos japoneses e uma câmera?
Podemos ver a mágica do momento de inércia em ação.

 
Não é necessário entender o que eles dizem, pois as imagens falam por si só! Agora, se você entende o que dizem e tem alguma piadinha legal, por favor não deixe de compartilhar com a gente!


Rolling Tires Down A Ski Jump – Watch more free videos

A Física por trás desse nipo-experimento – além de demonstrar subprodutos do processo de vulcanização da borracha – é a do Momento de Inércia. Basicamente, ele nos diz quão bem um treco roda/gosta de rodar, ou academicamente falando mede a distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo de rotação.
Quando se tem um momento de inércia grande, quer dizer que a coisa que você está girando curte muito ficar girando, ou seja a força necessário para cessar esse movimento de rotação dela é grande e tudo isso está relacionado a sua distribuição de massa!

Um exemplo que me impressionou muito logo que entrei na faculdade foi esse: Num plano inclinado, você coloca na mesma altura um aro, um disco, uma esfera oca e uma esfera sólida, todos com a mesma massa e soltamos todos ao mesmo tempo… Pergunta: Eles vão chegar na base do plano ao mesmo tempo?
Não! Por eles tem momentos de inércia diferentes!

Isso acontece porque dependendo de momento de inércia de um corpo ele vai converter mais energia cinética em rotação do que em translação. No caso do exemplo, eles vão chegar nessa ordem ao lado. O aro, que tem o maior momento de inércia, ele vai concentrar mais energia sob forma de rotação em torno de seu centro de massa do que em movimento de translação(pra frente). Se você quiser saber mais sobre momento de inércia de diferentes corpos aqui vai um bom link: MSPC – Informações técnicas

Moral do Post: Se você está sem dinheiro como eu, agora que já conhece o momento de inércia, vai poder organizar bancas de apostas e tirar dinheiro dos seus amigos da humanas… honestamente. “Quem aposta na esfera? Quem aposta no aro?

PS: Sim! Estou desesperado por dinheiro e pensando em meios físicos de fazê-lo, uma vez que meu conversor de luz em catupiry não funcionou! Hehehehe

=/




7 especialistas já comentaram!

  1. Filipe "Lipinho" Simões

    Esse sim foi um post nerd!!

  2. Dot

    cara, o arrasto aerdonidâmico de um pneu de f1 chega a ser bizonho.. é praticamente a aerodinâmica de um paraquedas

    e eu concordo com o lipinho

  3. Angus

    Caramba Q-F. Cada dia mais você consegue superar-se.

    Excelente matéria.

  4. Ihh cara.. acho que errei na ordem das esferas!
    Vou ter que fazer umas contas aqui e substituir a imagem!
    Saco! UHAUHAHUAHUHAU

  5. Dot

    Cara, você considerou a resistência nas contas?

    Dependendo do meio (tipo… rampa dentro de um aquário com mel ou pasta de dente) acho q o disco sólido chega na frente da esfera oca… ou não.

  6. Dot

    cara, to me sentindo mal…

    será q sou a única pessoa doente o suficiente no universo a pensar em um aquário cheio de pasta de dente.. =(

    ow JEsus!!!

  7. DonKalanishkov

    Doentes são esses japoneses, alguem pode me explicar o que foi aquilo no final, após 5:48 no video.

    “WTF” ??? (que música e essa)???

    Deve ser algo do tipo : we are the champions (em japonês).

Faça um comentário...

*Atenção! Letras pequenas! Aviso importante: O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu. Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.

Theme by Anders Norén