Projetos Secretos de Aviões Secretamente Esquecidos

Publicado em 17 de Abril de 2007

  

“Além de ser Físico, tenho outros problemas… gosto de história, aeronaves e de armas. Por isso, eventualmente vão encontrar artigos nesses padrões por aqui. Me Desculpem…”

Desde que o homem aprendeu a andar em duas pernas e fazer batatas fritas, um sonho continuou a martelar sua mente criativa. Esse sonho era voar. Sim, voar graciosamente como borboletas em uma tempestade de neve. Muitos tentaram reproduzir tal feito, mas poucos conseguiram algum sucesso. Os primeiros a conseguirem sair do chão planando (não voando) foram dois irmãos, nos Estados Unidos (também conhecidos como Super Gêmeos).


Irmãos Wright e seu incrível invento.

Logo em seguida, um brasileiro conseguiu um feito maior. Sair do chão sem auxílio de catapultas ou com a Irmã Gêmea se transformando em um condor. Este inventor era Santos Dumont.
Depois dessa revolução, o desenvolvimento aeronáutico cresceu e se tornou muito eficiente, sendo alavancado com as duas Guerras Mundiais. Nesse artigo, vou tratar de um projeto secreto que acabou sendo esquecido. Não porque não eram bom, mas por que foi esquecido mesmo.

Em 1941, Dmitru Badula Dracul, um romeno de criação simples e que era primo do sobrinho do irmão de um antigo companheiro de quarto da ex-diarista de um grande projetista de aviões da Segunda Guerra Mundial, Willy Messerschmitt, formulou um conceito muito criativo e que ainda hoje é perceptível nas linhas de todos os aviões atuais. Os aviões “Assento Sanitários”.


Aeroplano de Dmitru Badula Dracul à direita e a esquerda, o assento de privada inspirador.

Sua forma circular e aerodinâmica garantia um desempenho muito bom para sua época. Foi tão revolucionário, que chamou a atenção de vários projetistas alemães, que não esperaram nem um minuto para estudar e melhorar tal conceito. O melhoramento mais marcante foi a adição da tampa do acento sanitário. Repare que não temos mais o “buraco” central.


A tampa do assento. Modificação alemã ao projeto de Dmitru.

Com esse novo dispositivo que atua como um incrível e eficiente freio aerodinâmico, o Aeroplano de Dmitru conseguiu uma vantagem absurda em cima dos seus concorrentes, criando e aprimorando uma manobra conhecida como: GSZADAN “gehen Sie zurück auf die arabische Nahrung”, que ao pé da letra seria “voltar para trás na direção da comida árabe”, vulgarmente conhecida como “Ré no kibe”. Aqui podemos ver como essa manobra funciona em combate:


Manobra GSZADAN sendo utilizada contra um Spitfire Inglês.

Outro incremento alemão ao projeto foi a utilização de máscaras de oxigênio, otimizando o desempenho do piloto nas manobras mais difíceis e em voôs de altas altitudes. Podemos ver nesse diagrama como ela funcionava e suas equivalentes atuais:


Máscara concebida por Dmitru, à esquerda, máscara atual, à direita.

Alguns fatos curiosos sobre esse e outros projetos merecem ser lembrados, como o de que o Aeroplano de Dmitru foi roubado em 1942 por espiões americanos. Mas por alguns erros na tradução do projeto, o conceito foi mal interpretado, passando de “assento sanitário” para “bidê”. Desde então, todo o projeto foi baseado no conceito de bidês. Ao lado pode-se perceber vários traços do desenho de Dmitru com pequenas modificações. Tanto os modelos americanos como o romeno nunca chegaram a ser produzidos em massa.

Por final, uma outra história curiosa é do esquema de montagem do avião BV P-111 ter se perdido durante um bombardeio ao complexo de engenharia de Bremen (Alemanha) e o resultado da montagem sem o esquema foi esse:

E assim termino o post sobre essas incríveis máquinas de combate aéreo voantes.
Gostaria de me desculpar, pois eu tinha achado o projeto de um avião cachorro-quente, mas acabei perdendo (como os caras de Bremen). Se alguém o encontrar, por favor me enviem um e-mail.

=/


ARTIGOS RELACIONADOS :

    Introdução Uma grande limitação tanto para vôos comerciais quanto militares é a autonomia dos aviões. Desde os primórdios da aviação esse problema era um dos principais alvos dos projetistas. No ...

    O QUE É TEMPO? Muitas pessoas já se perguntaram sobre a verdadeira natureza do tempo, essa "coisa" que nos permeia e nos faz chegar sempre atrasado. Depois de muito estudo e pesquisa, cheguei a al ...

    Há algum tempo atrás, escrevi um post sobre alguns jogos que foram cruciais na minha formação moral e cívica! Mas acabei me limitando a citar jogos de video game, afinal esses foram meus primeiros ...



24 especialistas já comentaram!
Participe dessa importante discussão que pode... SALVAR O MUNDO!! MUUHAUHAUH...
 

vitor
21/5/2007 , 21:31

adorei ! se quiser,eu posso mandar fotos de outros avioês japoneses secretos.


Alan
25/7/2007 , 21:28

Ei! Quem voou primeiro foi Seu Betinho!

Mais conhecido como Alberto Santos Dumont!
Em Agosto de 1901 em Paris!

Cuidado com seus Ctrl C + Ctrl V. Pode acabar postando agressões à história!


Alan
25/7/2007 , 21:35

mas p**kiupariu!

UHuhUHAUhuHUAH…
Valeu a pena! O melhor post sobre aviação que já li!

Ré no kibe, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….!


Quase-Físico
25/7/2007 , 23:48

Ctrl+C e Ctrl+V onde?????
Snif.. não isso não moço!
HEHEHEHEHEHEHE!

Olá meu nome é Júlio César, eu móro em Tarituba Paraty RJ, eu adóro aviões meu sonho é ser projetista de aviões, eu adôrei esse site, quem souber alguma coisa sobre aviões tiver imagens me envie por favor!, meu e-mail é julioparaty92@yahoo.com.br (Obrigado!).

Olá caro amigo eu pesquisador e trabalho com engenharia espacial no IEAV do CTA em são josé dos campos,onde eu desenvolvo um avião chamado 14x sei que não é um brinquedo nada parecido com esses teus mais é só pra te deixar dentro do assunto mesmo..gosto do espaço e acho q as pessoas deveriam poder saber mais…pq muita coisa q elas sonham ja estão construidas e nem sabem..atualmente desenvolvo propulsões magnéticas entre outras como a screann Jet chegamos a 25x a velocidade do som..espero q quem veja isso não me prenda..hehe um abração se precisar de alguma ajuda pra desenvolver um trabalho pdem contar comigo…mandem e-mail.abração


Lucas
31/7/2008 , 14:10

Olha queria um projeto detalhado de um Aviao…


Carlos
21/9/2008 , 21:30

Eu gostei desse site pois eu achei td oq eu presisava aki … vlw vcs ma ajudaram em minha pesquisa mais acho que podem melhorar … Leris


Lily Miranda
5/12/2008 , 12:51

Ola!

sou estudante de Aviação Civil, passei por aqui
e confesso que adorei a pagina; muito produtiva!
Parabens!!!


Raphael
29/12/2008 , 10:13

Interessados em participar de um projeto me mandem um e-mail: raphaelcunha_9@hotmail.com


Raphael
29/12/2008 , 10:16

Se houver alguem interessados em participar de um projeto me mandem um e-mail: raphaelcunha_9@hotmail.com


thalyta
31/12/2008 , 16:56

oi oi pessoal……Eu estou terminando o meu segundo grau completo ,e já posso dizer que gosto muito de falar em ”projetos ” ou seja tanto vaz de aviôes ou ate mesmo de outros ,mas o meu irmão tem uma grande paixão que é de ser piloto ,e isso me incentivou a fazer ciências aeronáltica,mas isso só vai acontecer se houver o meu esforço de conquistar essa minha meta …….peso a voz que torção p/ que isso ocorra………!!! bjos………….


pau no cú
25/5/2009 , 13:30

todos eles são gaye boiolas


Regis Eccher
5/5/2010 , 01:14

Estou trabalhando num projeto de um avião… chamado cachorro quente… será que é o que vc perdeu???


Hudson Santos
24/9/2010 , 23:59

Nossa vei muito bom, gostei do artigo, e cara se eu encontrar o “cahorro quente” mando pra vc… Vlw!!


hebert rogerio
29/9/2010 , 15:36

Nunca na minha vida, li tanta ….. quanto essas vão estudar um pouquinho vão.antes de falarem tanta besteira.
Hebert.


valeria scalet walker
18/10/2010 , 22:38

adorei os projetos…gostaria de desenhos ou projetos para desenhá-los em tela sem nenhuma finalidade comercial pois sou “artista” de fundo de quintal…apenas gosto de desenhar em preto e branco…


lucas brum da silva
16/11/2010 , 14:27

uuuuuuaaauuuuu isso foi de mais o meu esta sinistro e bolado o melhor sait que eu ja fui


edwaldo
10/4/2011 , 17:22

ola, gostaria de montar um aviao, mas nao consigo arumar um projeto para ter uma ideia de tudo, todos os detales, se alguem tiver e quiser me enviar eu fico agradecido.


ismael barbosa
16/4/2011 , 01:23

gostaria de ver um projeto de um mono motor p um ou dois passageiros,quem souber o site ou tiver por favor me mande,abraços.


milton dias medeiros
23/4/2011 , 18:18

OLA!
PÁSSAROS DE ASAS DE PRATA. BONS CUNPRIMENTOS.
POR FAVOR, SOU FISSURADO NO JIP VOADOR “GLOSTER METEOR”; INICIALMENTE, CONSIDERANDO QUE A MÁQUINA DE VOAR TEM SUAS TURBINAS NO MEIO DAS ASAS, NUNCA ENTENDI COMO AS LONGARINAS FUNCIONAM NÃO ATRAVESSANDO A TURBINA NEM, COMO AUTO-SUSTENTAR. POR CONTA, SE ALGUÉM TENHA UM DESENHO EM PERSPECTIVA ESPLODICA, FICARIA MUITO GRATO EM RECEBER. OUTROSSIM, DO PRÓPRIO DESENHO DA TURBINA, E EM SENDO CABINE DUPLA,… BOM AI NO DESENHO ENTENDEREI.
AGRADECIDO PELA GENTIL DISPONIBILIDADE, CONTINUEM EM VOO DE PASSAROS DE ASAS DE PRATA; AINDA Q EM SONHOS.
Abrssssssss…….
Milton
Há!!! COMO NÃO SOU TÃO BOM NAVEGADOR, FINEZA INFORMAR OU ENVIAR PARA
E-mail: : arquimilton@uol.com.br


milton Medeiros
23/4/2011 , 19:03

CARÍSSIMOS!
QUE PENA O PAPEL E A TELINHA ACEITE QQ COISA.
AOS “LIMPOS”; PARABENISO PELOS SONHOS DE PÁSSAROS DE ASAS DE PRATA.
AOS NÃO TANTO ; “ KATSU-THECAS-MONONEUROS”, SONHEM COM UMA ESCARRADEIRA PÚBLICA, QUE TERÃO SATISFEITO SEUS LÍMBICOS CEREBROS DE CROCODILOS.
Por simples entender:
HÁ MUITOS ANOS PASSADOS, SONHAVA COM LANÇAMENTO DE FOGUETES; LANÇAMOS E FIZEMOS MUITOS ESTRAGOS; CONFESSO ATÉ FOMOS PROCURADOS PELA POLÍCIA; TAMANHA ERA A CONFA QUE O GRUPO APRONTAVA, SEM CONTAR OS RISCOS E DESASTRES PROVOCADOS PELA BUSCA DE COMO “IMPIRICAMENTE”, ENCONTRAR UM COMBUSTÍVEL SÓLIDO, JÁ Q LÍQUIDO NÃO DAVA MESMO.
TINHAMOS UM VERNER VON BRAUM; COMO ÍDOLO E O SONHO DAS ESTRELAS POR ALIMENTAR NOSSOS SONHOS.
ENTRETANTO, DESESPERA VER MICROCÉFALOS MOSTRAREM MESMO QUE NEM TUDO TRAVESTIDO EM CORPO DE HUMANOS, SÃO MESMO HUMANOS, NÃO TINHA-MOS TANTO TEMPO PARA KATSUCHECARGEM, CONFESSO, NÃO PERDEMOS NADA.
AOS 16 ANOS, TÃO LIGADO ÉRAMOS AOS SONHOS QUE POR BUSCA FICAMOS CONHECIDOS PELO PESSOAL DA DOUGLAS AIRCRAFT CORPORATION; EM TULSA DIVISION NOS ESTADOS UNIDOS. E, POR INCRÍVEL POSSA PARECER, RECEBEMOS CONVITE PARA IR VISITAR A FÁBRICA DE AVIÕES, CLARO NÃO FOMOS A MÃE NÃO DEIXOU TAMBE, AS PERNAS TREMERAM HERAM OUTROS TEMPOS.
ENTRETANTO, KATSU-THECAS DE UM SÓ NEURO; SEMPRE OS HOUVERAM, DESTARTE, NÃO HAVERIAM DESCENDENTES, AI OCUPAR ESPAÇO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, PELAS SUAS JOIAS, “ÚNICAS” EXALAÇÕES DE SERES PROCTOLÓGICOS.
GAROTOS (AS) CONTINUEM, HA MUITA COISA MELHOR QUE ODOR EXALADO DE FRIÇÃO FISIOLÓGICA.
DIO SANTO, COMO HE POSSÍVEL A VIDA DESTAS COISAS?
DESCULPEM TODOS, NÃO CONSIGO NÃO MANIFESTAR.
PERDOEM.


milton Medeiros
23/4/2011 , 19:10

Desculpem alguns erros, no tempo da digitação, não bom também nisto, acabei atropelado o português; a família enlutada perdoe; mas entendam: CUMPRIMENTOS; PERSPECTIVA EXPANDIDA; CAMINHO DAS ESTRELAS POR ALIMENTAR NOSSOS SONHOS;
DESCULPEM OUTROS.


coelho
16/7/2011 , 03:52

Prezados amigos. Aos que levam a serio, a ideia de ser um icaro, e puder fazer seu proprio avião ou mesmo aeroplano, um belissima porta de entrada esta no aeromodelismo. Pesquisem e terão panos para muitas mangas.


Faça um comentário! Mas antes...

...saiba que:
O sistema de comentários do Efeito Ázaron é um espaço para os leitores publicarem suas opiniões e comentários relacionados ao conteúdo. Todo e QUALQUER texto publicado nos comentários por terceiros não reflete a opinião do site e é de exclusiva e integral responsabilidade do leitor que o escreveu.
Ao comentar aqui, o usuário concorda que SEU texto é de SUA responsabilidade, e não do site.